Aquário a funcionar bem?


GomesBruno

Recommended Posts

Olá

Sou novo nestas coisas de aquários e já tive de refazer o meu por erros de iniciante.

Geralmente quando tenho problemas procuro a loja perto da minha casa e o dono até me tem dado umas dicas excelentes para me ajudar.

O meu primeiro aquário funcionou apenas por 8 meses, porque tinha como substrato areia de praia (achava eu que ficava mais bonito). Dos meus primeiros inquilinos, apenas sobreviveram os Guppys que de três passaram a uns 20 actualmente.

No inicio tinha muitas plantas, mas não sei bem porquê, não consigo mantê-las. Começam a ficar moles, a perder as folhas, e quando vou a dar conta, já morreram.

Tenho o problema de estudar fora, logo só consigo ver os problemas do aquário ao fim de semana, dou sempre dicas de problemas que os meus pais devem de reparar, mas não é a mesma coisa.

A semana passada comprei um comedor de algas chines (para fazer companhia a um outro que tinha) e não sei como, quando chego a casa este fim de semana ele tinha desaparecido. Não estava em lado nenhum. Os peixes comem-se uns aos outros? é que nem carcaça tinha.

 

Voltando ao problema das plantas, a única que cresce sem parar é um feto que tenho num tronco.

Agora tenho uma Limnophila que está a recuperar lentamente a cor e uma Staurogyne que quase não tem folhas. Não entendo onde ando a errar.

Faço mudas semanais de 20-40% da água porque já estou a filtrar à 2 meses com o novo substrato que já não me baixa o ph.

Faço os testes todas as semanas e tenho amónia a 0, nitritos a 0,1 e os nitratos nunca superior a 5mg/L.

O pH está a 6,4 e a água limpida (já tive um problema de água turva por causa de um tronco que libertava umas partículas e turvava a água, mas depois de mudas e de filtração, ao fim de um mês estava como novo)

 

O Status é:

Iluminação - 18W, vinha já com o aquário. Fluorescente e ligada 10h

Filtro - Externo Eheim Liberty 150

Plantas - Limnophila sessiflora; Staurogyne; vallisneria (muito pequena que foi do primeiro aquario e ainda está a recuperar)e Microsorum Minor. São adubadas todas as semanas.

A água que uso é da torneira (companhia). Uso um anti cloro cerca de 20 min antes de por a água no aquario. Já fiz o teste de cloro e passado esse tempo já está a zero.

 

Não sei mesmo o que fazer para melhorar o meu aquário. Agora apareceram umas algas no filtro que o dono da loja que frequento diz serem cianobactérias. Queria deixar uma fotos mas diz que não tenho autorização e não sei como fazer.

 

Qualquer ajuda é bem vida

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

estava ai uma descrição bastante detalhada, não fosse teres esquecido de descrever o próprio aquario cabecadura ,

 

partindo do principio que o aqua tem mais de 18 ou 20 litros a iluminação é claranmente insuficiente também pode faltar nutrientes mas sem fotos ou sem uma descrição mais detalhada do aspecto das folhas doentes é dificil disser quais,

 

para fotos eu uso este servidor, é simples, fazes o up das fotos e formas um album depois enquanto escreves aqui no forum abres um novo separador e vais ao album, escolhes a imagem e clicas onde diz "IMG code" depois voltas ao forum e no teu post onde queres colocar a foto "colas",

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heina, no meio de tanta coisa esqueci-me logo do essencial. O aquário tem 58L eu cheguei a perguntar na loja sobre a iluminação, mas ele respondeu que como a lâmpada vinha com o aquário, deveria de ser apropriada. Procurei lâmpadas com maior intensidade, mas para aplicar no lugar desta não encontrei melhor. No que toca a nutrientes, adubar todas as semanas não basta? Que devo fazer mais?

 

Em relação às imagens, aqui ficam. Têm um pouco de baixa qualidade, mas acho que dá para entender.

 

Mais uma vez obrigado =)

Pic_20005_5.jpg

Pic_20005_4.jpg

Pic_20005_3.jpg

Pic_20005_2.jpg

Pic_20005_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada pode ser o suficiente, caso não tenhas plantas exigentes. Por isso em vez de tentares adequares o aquário às plantas, procura adequar as plantas ao aquário, comprando plantas que necessitem de pouca luz e poucos nutrientes. Se estás a adubar o aquário, não deve ser preciso mais nada...Mas como estás a fazer? Já agora, TPAs de 20 a 40% é um pouco puxado. Sempre que o fazes, também estás a tirar nutrientes. Reduz as TPAs para 10 a 20% no máximo.

 

Voltando à lâmpada, a potência delas é proporcional com o tamanho, assim não encontrarás nenhuma lâmpada mais potente para esse tamanho, só maiores. O que podes fazer é introduzir mais um lâmpada igual e já ficas com 36watts, que chegam perfeitamente. Mas aí terias que fazer um projecto DIY..

 

Quanto ao tempo de luz, pode estar a ser excessivo, daí o aparecimento de algas...Em vez de 10 horas seguidas, experimenta meter, por exemplo, cinco horas ao início do dia e cinco horas ao final do dia...Para isso podes utilizar um temporizador, para ligar e desligar automaticamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um adubo líquido que aplico cerca de 1ml no aquário todo (é a proporção que mandam fazer no frasco do adubo), quando vejo que as plantas estão a desfalecer, não ponho na água mas aplico uma ou duas gotas nas raízes das plantas (também segundo as indicações do frasco).

Por acaso já uso um temporizador. Vou reduzir o numero de horas de luz então. O dono da loja que frequênto já me tinha dito para fazer um apagão de 3 dias, mas de pouco adientou. Agora estou a aplicar água oxigenada nas algas que estão no filtro (também por sugestão dele), e já noto algumas melhorias. Em último caso ele disse para fazer um antibiótico (ESE 500) mas isso vai-me dar cabo dos ciclos.

 

Vêem mais algum problema na manutenção do aquário?

 

Obrigado pelas respostas =D

Editado por GomesBruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água oxigenada para as algas? Essa nunca tinha visto. Depois diz como correu. É sempre bom aprender novos truques...Para as algas ainda, experimenta não colocar nutrientes nesta fase na água. Porque um excesso de nutrientes faz criar algas. Não tendo tu testes para os nutrientes, é mais complicado saber o motivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.