bRuNNoNN Publicado Maio 13, 2011 Publicado Maio 13, 2011 Boas tardes, Ainda sou um novato por aqui, registei-me hoje e tive a ler alguns post's por ai, mas quanto mais li mais confuso fiquei... Isto começou porque ofereceram um daqueles aquários redondos com 2 peixes laranja à minha namorada, mas o aquário como era pequeno, morreu o primeiro, como fiquei com pena do sobrevivente comprei outro que acabou por falecer (na loja nunca me informaram de nada), farto da situação fui a uma loja informar-me e explicaram-me que os aquários redondos stressao os peixes, não fazia ideia, mas como tinha um peixe sozinho e vi dentro de copos os betta fiquei apaixonado pelo peixe e ao mesmo tempo com pena do bicho estar dentro de um copo, comprei... comprei um aquário quadrado maiorzinho e pus o laranja sobrevivente e o betta, o laranja acabou por falecer também, e como adoro o betta eu e a minha namorada decidimos passar à frente e compramos um aquário de 90L, comprei o substrato para plantar comprei 20 kilos de areão preto (porque acho que combina de forma perfeita o preto com o verde das plantas) liguei tudo e já tenho o aquario a funcionar à duas semanas, o aquário já traz filtro termostato luz e aquele objecto que faz com que a agua esteja em movimento. tenho uns produtos para os metais pesados que comprei ara por umas gotinhas por causa do betta e comprei da mesma marca um produto de bactérias que eu agora como estou no trabalho não sei o nome. As minhas duvidas são: -Eu acho que o meu termóstato não funciona porque não aquece a agua e o termómetro diz que esta entre os 26º e os 28ºc mas ponho lá o dedo e a agua esta fria - o homem da loja de peixes disse que o aquario deveria estar a funcionar assim durante 15 dias, já me falaram em um mês, - com o betta que tipo de peixes posso eu por lá para que não entrem em confronto e viverem em comunidade sem problemas. - e já agora que tipo de plantas me aconselham a plantar no aquário? Obrigado pela informação que me possam dar. Citar
Sabuguense Publicado: Maio 14, 2011 Publicado: Maio 14, 2011 Boas Bruno, bem vindo e votos que tenhas sucesso nos teus projectos, antes de mais apresento-me, sou também um iniciante mas como me divirto a devorar informação sobre aquariofilia e tenho já a minha dose de erros e experiencia atrevo-me a opinar sobre algumas materias, 1º foi exelente teres te livrado da "tijela de sopa" " pucaro" ou o que lhe quiserem chamar menos aquario, porque esse objecto tem de facto volume suficiente para um betta mas age, devido a forma esferica, como uma parabólica para tudo o que é ruído e vibração que depois a agua se encarrega de multipicar pelo doubro, agora acho que passaste do 8 para o 800 para um betta 90lts e espaço a mais 20, 30 vá lá 40lts, o fundamento para esta afirmação vem de uma explicação do dono da loja de aquariofilia mais antiga de portugal e passo a citar o melhor que a minha memória permite: " o betta é um anambantideo isto é tem um orgão especial qque encaminha o oxigenio que o peixe retira diretamente do ar paras as guelras ou seja ele respira á superficie e isso implica frequentes deslocações á superficie para o fazer com o esforço fisico que isso acarreta, agora imagina um homem que vive até aos 90 anos achas que esse mesmo homem iria viver tanto se todos os dias da sua vida tivesse que andar com uma saca de 50kg ás costas? é obvio que não, por isso quanto maior o aquario sobretudo em altura menor será o seu tempo de vida." fim de citação, (quem não concordar com o que foi dito dirija-se á Damaia á Ruimar e entenda-se com o senhor simpatico que esta ao balcão) eu pessoalmente não sou a favor do copo, podem viver mais mas não acho que seja uma boa vida, entendo que se deve encontrar um meio termo. plantado par um betta , exelente, sobretudo de tiver umas folhas proximo da superficie para descansar, Que plantas? isso vai depender um pouco do teu set-up, já tens substrato fertil já te dá mais margem de manobra agora resta saber a iluminação Que peixes? á partida peixes bastante pacificos para não atormentar o betta, ageis o suficiente para escapar ao betta se lhe der ganas de matar, e sobretudo sem caudas e/ou barbatanas vistosas pois ele vai entender isso como sinal de desafio e é até a morte na certa,repara estes comportamentos com exepeção da cauda vistosa vão depender da personalidade especifica do teu peixe que varia bastante em cada exemplar, se ele for mesmo agressivo os que ele não apanhar por serem ageis vai-lhes fazer emboscadas, tive um que agia assim, mas se o aqua for bem plantado pode ser que não tenhas problemas, O termometro está estragado? é pá não sei, quem manda é o termometro, faz o seguinte: coloca o termometro no extremo oposto do termostato por exp: se tens o termostato no canto esquerdo do fundo do aqua colocas o termometro no canto direito da frente do aqua, e vais aumentando o termostato até teres no termometro a temperatura desejada nota que o aumento de temperatura é lento e pode demorar um ou dois dia a atingir o pretendido, se colocares essa "coisa que serve para fazer circular a agua" bem perto do termostato vai ser mais rapido e o termometro é que manda podes ter que regular o termostato para uma temperatura superior ou inferior á indicada pelo termometro que já agora para bettas deve ser de 26ºC para realçar as cores e estimular a actividade mas não deveves ultrapassar a não ser que tenhas de fazer tratamento ao ictio por exemplo. daqui a uns dias avalia-se esa situação da temperatura pode ser que tenhas o temometro pouco fiavél ou o termostato estragado ou insuficiente para o volume de agua que tens, no teu caso deve ser de pelo menos 100Watts. O homem da loja disse que? e disse bem, mas disse por que? falou-te no ciclo do azoto? se não falou e se ainda não tens a vista cansada por ler esta muralha de letras que costrui só para ti, aqui vai um link( http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html ) para leres e entenderes de principio ao fim isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso do teu projecto, termino como comecei, sou também um iniciante, por isso se queres cuidar bem do teu betta posta as tuas duvidas neste sub-forum( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=345 ) quanto a duvidas sobre material então este é o sitio certo( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=88 ) boa sorte cumprimentos Citar
bRuNNoNN Publicado: Maio 16, 2011 Autor Publicado: Maio 16, 2011 Muito obrigado pela informação que postaste aqui, eu ontem pus o betta no aquário sozinho para se começar a ambientar, porque tenho ideia de hoje adicionar mais uns "peixitos", quais ainda não sei, gosto de escalares e dos cardinais, também gosto dos discos, mas ando super indecisos, visto que na minha zona (Margem sul), a variedade de peixes é um pouco limitada, mas agora assustaste-me com a questão do betta ter agua a mais.. quero saber que tipo de plantas me aconselhas a plantas no aquário para poder dar descanso ao betta, mesmo tendo o termostato "avariado" o termómetro do aquário está sempre entre os 24 e os 28ºC, só lá pus o betta porque o aquário já teem 3 semanas de "rodagem" da água, mas não quero que o betta morra assim tão cedo, que peixes e plantas aconselhar a por no aquário, visto que eu gosto muito de peixes coloridos. Abraços Citar
bpinto Publicado: Maio 16, 2011 Publicado: Maio 16, 2011 Boas Bruno Estive a ler o teu post e como também sou novato nestas andanças tenho tentado-me informar com alguns amigos que já estão nesta área a algum tempo. E ainda agora desliguei o telefone de uma conversa e deu-me alguns concelhos, de sítios da margem sul. Koy Park em frente ao Almada fórum, diz que é muito fixe e que as pessoas que la estão são muito acessíveis. Avipeixes no Centro Sul. Se for sabendo de outras vou dizendo. Alguma coisa vamos trocando ideias, eu também estou a começar e estou perto. Citar Comunitario 80 lts
bRuNNoNN Publicado: Maio 16, 2011 Autor Publicado: Maio 16, 2011 muito obrigado, mas é mesmo onde me informo... ainda ontem estive no koi park e é brutal o espaço e a decoração do enorme espaço que tem ali, eu e a minha namorada adoramos mesmo... muito giro Citar
Recommended Posts