Apresentação


Recommended Posts

Olá,

já vos acompanho neste forum há bastante tempo, e tenho aprendido imenso convosco e me identificado bastante com algumas situações, este é o meu primeiro contacto, porque enquanto leio os vossos posts e comentarios, estou no meu local de trabalho, a trabalhar e não me é facil deixar o meu parecer, por falta de disponibilidade e principalmente privacidade, como calculo que alguns de voçês saibam o que quero dizer... :)

Dito isto,

comecei o meu percurso neste mundo aquatico, há cerca de 2 meses, quando adquiri um aquario de 80 L.

Sempre achei fascinante este mundo, mas pouco dele sabia, e então comecei a investigar, o que me trouxe a voçês e a comprar uns livrinhos.

Acabei por adquirir um filtro da sera externo com filtragem biologica (ceramicas) esponja e lã de vidro creio, com a agua em retorno de cascata.

Como fundo, tenho um lado com areia branca, e outro com um tipo de cascalho creio, mas que não altera o PH, e que serve de substracto pois algumas plantas aderem ao mesmo( pelo menos assim dizia na embalagem e confirmou o sr da loja...)

De luz, por agora apenas tenho uma flora glo, de 18W, que pelo que já li por aqui, talvez seja insuficiente.

Fiz o ciclo, e comecei por adquir 2 guppys macho, pois o objectivo seria um comunitario, procurando combinar a fauna de america do sul / central com as plantas de facil / media dificuldade, porque afinal sou maçarico nestas andanças, mas quero fazer as coisas bem e aos poucos.

Com intevalos, de 1 semana fui inserindo mais fauna e flora, num maximo de 2 peixes por vez / 1 planta ou objecto por vez.

Actualmente, tenho:

- 4 guppys (1 macho e 3 femeas) e 2 corydoras julli.

- 8 pés de cabomba verde ( já podada e replantada a parte cortada)

- 1 tronco Red Wood ( ainda por deixar de flutuar, mas já pouco suja a agua)

- 1 Bola de Musgo de java ( mas que pelo que li, é apenas um tipo de alga, mas venderam me como musgo de java...enfim...)

- 2 pedras com musgo atado para pegar no substracto ( creio que é um musgo designação de christmas, mas ainda não consegui confirmar...)

- peças decorativas, aproveitei uma cascata e uma toca que tinha do meu dragão da floresta que faleceu, há 5 meses (depois de 8 anos comigo:)), fervi e testei se alteraria o Ph da agua, antes de inserir, não alterava, pelo que aproveitei-os.

aproveitei também a bomba da cascata para criar corrente do lado oposto do sugar do filtro, para ajudar a enviar as particulas flutuantes nesse lado para perto do filtro, assim como criar uma zona de corrente mais forte para talvez os divertir:)

Por enquanto a cascata está a servir de peso para o red wood não vir a superficie.

tanto o red wood como o musgo nas pedras, foi a ultima coisa a ser inserida faz amanhã 1 semana.

Faço TPAs semanais de 20 a 25% com agua tratada com tovivex ( acho que é este o nome) e limpeza de filtro mensal a acompanhar a tpa, com reforço de bacterias nas ceramicas.

Tenho um ph de 7.2 em media, que já assim o obtenho quando vem da torneira antes até de ser tratada.

Perdi 2 guppys até hoje, um parou de comer e estava sempre parado mas aparentemente nada tinha (fiquei sem saber...) e uma femea que perdeu a barbatana dorsal e a partir daí não mais foi a mesma.

Espero não estar a cometer nenhum tipo de atrocidade, e que possa ter o vosso apoio para o resto da construção deste ecosistema:)

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esta semana, estava a pensar adquirir uma equipa de limpeza de algas, antes de aumentar o cardume de jullis...

Aconselharam-me um LDA25 Pitbull que não excede os 5 cm e um SAE que vai até aos 12 cm max( que seria o maior do meu aqua...) mas que come mais variedade de algas...

O que Aconselham?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salgueiral

 

esperimenta na Naturline em São Domingos de Rana, podes postar uma pergunta aqui no forum na area de patrocinadores ou melhor ainda sacas o contacto telefonico no site´

o site muito fraquinho mas a loja e boa e o pessoal exelente,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, Obrigado pelas respostas pessoal.

Acabei por seguir o conselho do amigo sabuguense, e passei na naturline, onde já era cliente e trouxe uns novos amigos.

- 1 Helena ( para controlar os Caracóis que já vão aparecendo, e só não quero que sejam demais...)

- 1 Ancistrus ( penso ser o mais comum, até 11 cm com três pontas brancas nas barbatanas dorsal e caudal)

- 2 Red Cherrys ( uma deles estava ovada)

Por enquanto, não mais vi um dos cherrys, que era o mais mexido quando chegou mas, só o vi nesse dia e desapareceu, suponho que estará numa "caverna" adaptada que tenho que era um alimentador de grilos (função original), que apenas tem uma entrada circular de pouco mais de 5 cm de diametro e poucos lá entram... espero que esteja lá...

O outro já desovou, onde não sei, mas está sempre entre as cabombas.

A helena, o que posso dizer é que me parece bastante preguiçosa em relação aos caracois de infestação, e creio que até hoje não apanhou nenhum.

O ancistrus tem sido um timido amiguinho, que parece se estar a adaptar bem e de vez em quando até visita a tal "caverna" :=)

Há uma semana para cá, que andam 2 alevins de Guppy a sobreviver nos pés das cabombas, mãe desconhecido, parto não foi presenciado...lol nem desconfiei.

tenho lançado umas pastilhas de fundo para ao pé deles um pouco antes de desligar as luzes, pode ser que consigam sobreviver:)

Queria vos fazer uma pergunta um pouco parva, provavelmente mas aqui vai:

Tenho um troco Red Wood que já não flutua, tenho musgo christmas que está a crescer numas pedras lisas onde está atado, gostava de passar o musgo para o tronco e atar lá as pontas para continuarem a crescer, é possivel retirar o tronco, fazer esta operação fora de agua e voltar a colocar o tronco e ele continuar sem flutuar?

 

Agradeço em antecipação

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o flutuar deve-se ao conteudo que permanece no interior das celulas da madeira uma vez esse conteudo substituido por agua perde acapacidade de flutuar levaria muito tempo a perder totalmente essa capacidade,mesmo que perca parcialmente é uma questão de minutos ate voltar a afundar, acho que estas á vontade para trabalhar

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.