Escalar com parasitas intestinais?


TeclasOC

Recommended Posts

VIva,

 

Hoje reparei que o meu escalar tem uns espigões vermelhos a sair do anus dele. Tal como na seguinte imagem que encontrei na net:

camallan.jpg

 

Será que tem parasitas intestinais? Ele comem bem, tal como o outro escalar que tenho. As fezes dele são um pouco brancas mais para o cinzento, mas densas. Mas o outro escalar também faz o mesmo e não tem estes espigões. Ambos são activos, sempre à procura de comida.

 

Caso se confirme parasitas intestinais, o que devo fazer? dar flagyl misturado com os flocos? ou colocar no aquário? Não tenho nenhum aquário hospital, por isso o tratamento tem que ser no aquário comunitário.

 

No aquário tenho:

 

Corydoras de bronze e albinas

Colisas chuna

Ramirezzis,

CAE,

tetra neon negros

e caracol helena.

 

Agradeço a vossa ajuda para este assunto.

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encontrei informações sobre este parasita. É o parasita Camallanus.

 

Meu link

 

eles falam de fazer tratamento com o nematol da sera ou com Levamisole Hydrochloride, alguém sabe o que é isso? Pelos visto o flagyl não é suficiente, ou é? Acho que vi posts que fizeram tratamento com fluvermal. O fluvermal destrói as bactérias do filtro, correcto?

 

Onde posso encontrar o nematol em lisboa, mais perto da zona de Sintra?

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive isso num Apisto, nematol resolveu-me a situação, faz o tratamento no aquário... isso alastra-se aos restantes peixes. adquiri o nematol da Sera na aquaplante

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nematol mata as bactérias do filtro ou prejudica a flora?

A fauna que tenho pode ser sensivel a este tratamento, como por exemplo as corydoras?

 

Como é feito o tratamento com este medicamento?

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nematol não prejudica plantas, bactérias ou peixes, pelo menos não vem a indicação disso na embalagem, e do que vi e testei, confirmo! ;) quanto a invertebrados, estes não toleram o tratamento, morreram-me alguns caracóis mas só os mais pequenos.

 

1ml por cada 40 litros, 2 dias depois tpa de 80%

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste o segundo tratamento com o nematol? e fizeste tambem depois o tratamento com flagyl?

 

Notaste algum comportamento estranho dos peixes durante o tratamento?

 

Eu amanha vou a lx comprar o nematol. Espero que o nematol não prejudique a minha fauna. Sei que as corydoras são sensíveis a alguns tratamentos tal como a borboleta chinesa. Tens corydoras? se sim como reagiram?

 

Alguém tem outra alternativa eficaz?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste o segundo tratamento com o nematol? e fizeste tambem depois o tratamento com flagyl?

 

Notaste algum comportamento estranho dos peixes durante o tratamento?

 

Eu amanha vou a lx comprar o nematol. Espero que o nematol não prejudique a minha fauna. Sei que as corydoras são sensíveis a alguns tratamentos tal como a borboleta chinesa. Tens corydoras? se sim como reagiram?

 

Alguém tem outra alternativa eficaz?

 

Já tive um problema muito semelhante, e dois dias de nematol resolveu sem grandes preocupações... Boa sorte;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste o segundo tratamento com o nematol? e fizeste tambem depois o tratamento com flagyl?

 

Notaste algum comportamento estranho dos peixes durante o tratamento?

 

Eu amanha vou a lx comprar o nematol. Espero que o nematol não prejudique a minha fauna. Sei que as corydoras são sensíveis a alguns tratamentos tal como a borboleta chinesa. Tens corydoras? se sim como reagiram?

 

Alguém tem outra alternativa eficaz?

 

não fiz segundo tratamento nem o tratamento com flagyl, não notei nada de anormal no tratamento e só tinha os apistos no aquário portanto não sei se outros peixes seriam afectados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado.

 

voces fizeram uma TPA antes de iniciar o tratamento? Se sim foi com agua preparada com aqueles produtos "anti-cloro" ou deixaram a agua em repouso?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como fazes o tratamento no aquario principal, faz uma tpa mais generosa no fim do... Eles aconselham 80%... (pode ser com anti cloro). Depois se possível, filtra com carvão, assim retiras o excesso de medicamento que eventualmente ainda la esteja após a tpa...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

hoje é o segundo dia do tratamento com nematol, sendo que hoje terei que fazer o tal TPA de 80% mencionado na bula, mas hoje de manha reparei que o escalar continua com os tais espigões vermelhos no ânus dele. :thumbdown2: Será que fiz algum erro na aplicação do nematol?

 

Coloquei 1.6 ml de nematol no aquario, tendo o meu aquario 65 litros ( o aquario é de 80 litros, mas com o substrato e com a decoração fica com 65 litros ). Tenho as luzes apagadas desde terça. Na aplicação agitei a agua tal como referido na bula.

 

Será que tenho que fazer para a próxima semana uma nova aplicação do nematol?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

hoje é o segundo dia do tratamento com nematol, sendo que hoje terei que fazer o tal TPA de 80% mencionado na bula, mas hoje de manha reparei que o escalar continua com os tais espigões vermelhos no ânus dele. :thumbdown2: Será que fiz algum erro na aplicação do nematol?

 

Coloquei 1.6 ml de nematol no aquario, tendo o meu aquario 65 litros ( o aquario é de 80 litros, mas com o substrato e com a decoração fica com 65 litros ). Tenho as luzes apagadas desde terça. Na aplicação agitei a agua tal como referido na bula.

 

Será que tenho que fazer para a próxima semana uma nova aplicação do nematol?

 

Não reparaste o peixe a expelir mto mais fezes q o normal? Será indicado fazer uma TPA de 80% e voltar a repetir o tratamento? ...não há nd na bula para situações semelhantes a essa, mas se calhar era o que eu fazia. Se tiveres condições metias o escalar num "aquário hospital", para não haver necessidade de sujeitar os outros peixes a mais uma dose de medicamentos, e fazia nova aplicação de nematol.

Abraços e boa sorte.

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só consigo ver na hora do almoço e ao final do dia, devido ao trabalho. Mas não reparei nenhum aumento de fezes. Só se for durante a tarde...

Reparei que os espigões estão um pouco mais saídos, mas mesmo assim parece que não querem sair... :(

 

Isolar o escalar é um pouco difícil visto que não tenho outro aquario, só se colocar numa bacia... Será que por não ter feito um TPA inicial com àgua sem anti-cloro, não prejudicou o efeito do medicamento? Será que o anticloro não corta o efeito do medicamento?

 

O que aconselham a fazer???

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O anticloro só faz bem.

O cloro é que estraga muita coisa.

 

A TPA é sempre feita após. A TPA antes é só para melhorar as condições dos peixes, e não tem influencia no resultado do tratamento, somente no bem estar dos peixes.

 

1,6ml é que me parece muito pouco...

De certeza que colocaste a quantidade certa?

Não colocaste de menos?

 

 

Eu não tenho aqui a literatura do Nematol (e estou com um ataque de preguiça...[já conhecido de muita gente]), mas tinha ideia que era 4ml para cada 100 litros, para os 65L seria quase 3ml... mas não tenho a certeza...

 

Por outro lado quanto mais nematol, mais matas a bicharada.. tbm acontece que esse bichos possam demorar mais a morrer, sobretudo os que estão dentro dos peixes, do que os 2 dias.

 

PauloA :character0050:

PS: a sobredosagem do nematol não aborrece ninguem... dos 2ml para os 4ml... contudo deves vigiar os bichos nas primeiras horas.

Se não conseguires matar a bicharada diz.. que há uns comprimidos que tratam do assunto com mais violência....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a bula é 1 ml por cada 40 litros...

Se tiveres um reservatório, tipo caixa de plástico com um volume bastante aceitável deve servir (atenção se não levou nada prejudicial aos peixes, tipo detergentes...), mais um termostato... e fazes novo tratamento. Como diz o alfapa, acrescenta mais um bocado que o recomendado, mas sem exageros... Espero que resulte;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal atenção que quando fiz o tratamento com o nematol os espigões não desapareceram ao fim dos dois dias do tratamento mas sim passados uns 4 a 5 dias... quanto a quantidade administrada parece.me correcta tambem.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então aconselhas a fazer agora o TPA de 80%, tal como indica a bula, e aguardar mais uns dias para ver se desaparecem? E caso estes não desapareçam faço novo tratamento no aquário, correcto?

 

Ric.Gomes: Apenas fizeste uma aplicação do nematol, não foi?

 

No peixe não fecho nada fora do normal, sempre esfomeado e activo.

 

Sei que passado 2 semanas devo fazer novamente tratamento de forma a matar possíveis eclosão de ovos.

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha vou ser sincero contigo... não segui a risca tudo o que vem na bula... vou partilhar a minha experiência mais detalhadamente mas esta não deve ser considerada prática correcta ou verdade absoluta.

 

fiz o tratamento durante os 2 dias com a dosagem da bula... fiz a tpa mas apenas de uns 70% e não fiz uso de carvão activado para remover o medicamento da água. na tpa dos 70% fiz uma injecção de bactérias considerável para não perder a estabilidade no aquário e depois nos 3 ou 4 dias seguintes fiz tpa's 'normais' de uns 15% sempre com adição moderada de bactérias.

 

os peixes continuam bem até ao dia de hoje. penso ter corrido bem

 

edit: não repeti o tratamento passadas as 2 semanas.

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva pessoal,

 

Tenho uma boa noticia. Os espigões desapareceram do traseiro do escalar. bigsmile

Ontem à noite, ao fazer o TPA de 80% reparei que apenas tinha um pequeno espigão. Hoje por volta da hora do almoço, fui ver como ele estava e 0 espigões. Mesmo quando ele a defecar, que era quando os espiões eram mais visíveis, não tinha nenhum. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Ainda ontem, também na hora do almoço tinha 4 espigões que estavam muito saídos, mais que o normal. Pelos vistos durante a tarde saíram quase todos e hoje ficou limpo. :)

 

Quero agradecer toda a vossa ajuda neste tratamento com sucesso. Este resultado positivo também foi graças às vossas ajudas. :)

 

OBRIGADO!

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que ja tá curado ;)

É bom quando os nossos esforços não são inglórios, principalmente no combate a doenças.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais