Praga de Caracois


abryu

Recommended Posts

Bem pessoal eu já vi que já existem pelo menos 2 topicos com este titulo, ma visto que já não tem actividade um certo tempo, decidi abrir este para vos informar de um "novo" predador de caracois, que não fazia a minima ideia, e que pelo que já li sobre este tema ninguém o mencionou.

Tenho o meu aquario montado a cerca de uns meses,e passado uns 2 meses de estar a funcionar, começou-me aparecer caracois no aquario, onde se foram mutiplicando, ao ponto de tirar 15 a 20 caracois por dia, e alguns já com um tamanho engraçado. Fui lendo os topicos que vi por aqui, onde havia varias opiniões e dicas, mas as que vi mais era comprar botias palhaço para eleminar os caracois. Mas enquanto o tempo passava foi reparando que eles não comeram uma unica planta,e as plantas que tinham tipo "musgo" ficavam limpas.

Entretanto encontrei comentarios de alguns users sobre os tais caracois, e comentarios interessantes como " sinal de equilibrio", e alguns users a pedirem os caracois.

A partir daí começei achar engraçado em ver os caracois a passarem pelo aquario, e começei a tirar menos, até houve dias que nem tirava.

Isto para não me alongar mais com a conversa, na sexta feira fui comprar uns novos habitantes, escalar, molies e um beta para dar outro cenário ao aqua.

No domingo a noite estava a beber o meu cafezinho, a ver actividade do aqua, e vi menos caracois, mas não liguei.

Ontem a noite ao fazer o mesmo, vi então o "novo" predador de caracois no activo, o BETA achei incrivel a maneira como ele comeu o caracol, estava quieto em cima de pedra vulcanica em frente a um bom caracol, e derrepente dá um impulso tão rapido, que deixou a casca limpimha. Aí despertou-me atenção e começei a olhar para o areão, e vi muitas cascas de caracois vazias.

Eu peço desculpa pelo testamento, mas fiquei maravilhado com o acto do BETA, paracia que estava a ver um documentário animal mas ao vivo.

 

1 abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia.

axo que hoje vou a procura de um betta.:)

 

tb ja tenho uma praga desses bichinhos a desenvolver-se no meu aqua.

 

abraço

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post, aqui fica uma informação que eu desconhecia totalmente.

Mas devo te dizer que tenho dois nanos com um beta em cada e nunca os vi a comer caracóis.

Mas vou andar atento:)

 

Só um pequeno aparte, tu compraste escalares com mollys e um betta????

Tens consciência que são animais totalmente incompatíveis a nível de exigências e parâmetros de água?

Já para não falar que se tiveres alevins das mollys, com o escalar e o beta não te vão durar 24h vivos.

Pah a ideia de comunitário tem que ser urgentemente remodelada para o bem dos animais.

Um conselho, antes de comprares mais peixes, primeiro informa te das suas necessidades e exigências,

Acabaste de cometer um enorme erro ao comprares essas espécies.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, fiz mal em comprar estes peixes :eusathink: desconhecia completamente a informação que me esta a dar...... mas sinceramente esta tudo a correr as 1000 maravilhas com a comunidade que tenho no meu aqua.

Tenho neste momento os seguintes peixes;

2 escalares

1 casal de guppys

6 mollys

4 neons

4 zebras

2 tetras

4 espadas

1 beta

1 pleco

1 coridora

1 botia

 

e estão se todos a dar bem, como em comunidade, e com as paremetros da agua...

 

o que é que me sugere em fazer relativamente aos peixes que tenho no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ainda é pior que aquilo k imaginava.

isso ta tudo junto?

4 neons?sao peixes de cardume,pelo menos 6

2 tetras?k?cardinais?sao peixes de cardume,pelo menos 6

isso tá aí uma grande açorda...

realmente nao sei como eles conseguem estar todos juntos...

so ver para crer:)

 

mas se consegues ainda bem.

boa sorte

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, fiz mal em comprar estes peixes :eusathink: desconhecia completamente a informação que me esta a dar...... mas sinceramente esta tudo a correr as 1000 maravilhas com a comunidade que tenho no meu aqua.

 

 

O que é para ti um comunitário? Se para ti for um aquário onde se mete várias espécies então é na boa, realmente deve estar tudo ás 1000 maravilhas, agora se para ti um comunitário for um tanque onde tens espécies compatíveis que em vez de se limitarem a sobreviver, vivem em harmonia e óptimas condições então digo te que estas longe mas bem longe disso.

 

Tenho neste momento os seguintes peixes;

2 escalares

1 casal de guppys

6 mollys

4 neons

4 zebras

2 tetras

4 espadas

1 beta

1 pleco

1 coridora

1 botia

 

 

Tu neste momento tens uma salgalhada mas que salgalhada sem teres a mini ma noção do que ter e como ter.

 

 

2 escalares - Quantos litros tem o teu aquário? Se tiver menos de 80 esquece, devolve os animais que são grandes de mais para tão pouco espaço. Gostam de PH a volta de 6,5

1 casal de guppys - São peixes de cardume que devem ser mantidos com o rácio de 1 macho para 3 fêmeas. Gostam de Ph a 7,2(com as espécies que tens diz adeus ao alevins que possam nascer)

6 mollys - São peixes de cardume que devem ser mantidos com o rácio de 1 macho para 3 fêmeas. Gostam de Ph a 7,5 (com as espécies que tens diz adeus ao alevins que possam nascer)

4 neons - Peixes de águas ácidas 6,5 que devem ser mantidos em grupos de 8 elementos.

4 zebras - Conheço mas nunca tive por isso abstenho-me.

2 tetras - Peixes de águas ácidas 6,5 que devem ser mantidos em grupos de 8 elementos.

4 espadas - São peixes de cardume que devem ser mantidos com o rácio de 1 macho para 3 fêmeas. São vivíparos agressivos por vezes. Gostam de Ph entre 7 a 7,5 (com as espécies que tens diz adeus ao alevins que possam nascer)

1 beta - Gosta de águas mais acidas mas calmas e pouco profundas logo não tem lógica NENHUMA estar num comunitário. Para além disso quando começar a ficar territorial tenho pena dos teus guppies.

1 pleco - Isto cresce bastante sabes disso não sabes? Dependendo da espécie pode rondar os 40 a 60 cm.

1 coridora - 4 no mínimo NUNCA apenas 1.

1 botia - Eu normalmente costumo ter dois por aquário

 

Quantos litros tens no aquário?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos isto parece-me que o meu aqua está mesmo longe de estar dentro dos parametros da aquarofilia :thumbdown2: , e até parce que cometi um crime, mas sinceramente fico agradecido pelas info que me estão a dar.

Agora independentemente de o meu aqua estar uma salgalhada, o que é certo é que estão todos a darem-se bem, ainda não vi um unico peixe a ter um comportamento agressivo com outro qualquer.

Os parametros do meu aqua são estes;

 

aquario de 128 litros (por isso para os escalares parece-me estar bem.)

O PH está a 7 ( está alto para alguns peixes que tenho, mas estão se a dar bem)

 

Agora se com estes peixes que tenho, e começar a ver situações anormais, aí sim pois temorei medidas para que isso não aconteça.

Eu em tempos tive um aqua com 1.40 de comprido e mesmo nessa altura eu tinha muita varedade junta, e posso vos garantir que numca tive qualquer tipo de problema, o unico peixe que tive de dar após 3 dias de o ter comprado foi um botia modesta que andava a dar cabo dos guppys, espadas, mollys, neons tudo o que fosse de porte pequeno.

 

Eu gosto de ver um aqua com vario tipo de raça, pode ser teimosia, ignorancia, seja aquilo que for, mas é assim que gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos isto parece-me que o meu aqua está mesmo longe de estar dentro dos parametros da aquarofilia :thumbdown2: , e até parce que cometi um crime, mas sinceramente fico agradecido pelas info que me estão a dar.

 

Não cometeste crime nenhum, simplesmente cometeste erros por falta de conhecimentos que podem ser reparados, basta quereres.

 

Agora independentemente de o meu aqua estar uma salgalhada, o que é certo é que estão todos a darem-se bem, ainda não vi um unico peixe a ter um comportamento agressivo com outro qualquer.

 

Quem falou em agressividade ser o único problema? Quem falou em ser só isso a ter em conta?

Um aquariofilista é um ser humano que tem a noção que existe uma grande diferença entre manter peixes vivos e entre manter peixes vivos com as condições dignas que merecem como parte da natureza.

Um aquariofilista acima de tudo respeita e põe em primeiro lugar a vida dos seus animais.

 

 

O PH está a 7 ( está alto para alguns peixes que tenho, mas estão se a dar bem)

 

Esta demasiado alto para alguns peixes e demasiado baixo para as mollys.

Os teus peixes não se estão a dar bem,é que estas mesmo muito enganado, não quer dizer que morram por isso, mas não estão a viver como gostariam e merecem estar.

 

Agora se com estes peixes que tenho, e começar a ver situações anormais, aí sim pois temorei medidas para que isso não aconteça.

Eu em tempos tive um aqua com 1.40 de comprido e mesmo nessa altura eu tinha muita variedade junta, e posso vos garantir que nunca tive qualquer tipo de problema, o único peixe que tive de dar após 3 dias de o ter comprado foi um botia modesta que andava a dar cabo dos guppys, espadas, mollys, neons tudo o que fosse de porte pequeno.

 

Eu gosto de ver um aqua com vario tipo de raça, pode ser teimosia, ignorancia, seja aquilo que for, mas é assim que gosto.

 

Acho que a malta não deve estar a conseguir comunicar...não esta em questão teres vários tipos de raças, não é isso, esta em questão tu não teres a mínima noção de compatibilidades e de necessidades das espécies disponíveis.

Basicamente tu não entendes o mal que estas a fazer aos teus peixes e não queres entender.

Não acho que seja por teimosia ou por ignorância, acho sim que é pela duas coisas, tens demasiados animais para esse aquário, tens animais fora do âmbito das necessidades básicas que necessitam e tens animais quase isolados quando são espécies de grupo.

Eles não te vão morrer, mas vão limitarem se a sobreviver de forma infeliz.

 

 

 

o que é que me sugere em fazer relativamente aos peixes que tenho no aqua?

 

 

O que é que eu posso dizer a alguém que mesmo depois de lhe estarem a dizer os erros que cometeu me responde:

 

 

 

Eu gosto de ver um aqua com vario tipo de raça, pode ser teimosia, ignorancia, seja aquilo que for, mas é assim que gosto.

 

Nada não é? Basicamente falei para as paredes.

Lamento a sorte dos teus animais, mereciam menos teimosia e mais conhecimento.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

nem mais nem menos julius.

 

realmente ele esta bem longe de se tornar um aquariofilista.

nao tem sentimentos nenhuns pelos peixes,seres vivos.

nao aceita as criticas do pessoal.

nem sequer quer tentar fazer algo em relaçao ao aqua.

ele gosta e pronto.o que lhe interessa é que ele gosta(os peixinhos que se lixem)

sinceramente,nao tenho mais palavras para pessoas assim.

 

fiquem bem

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais