Peixe Morto


hermosilha

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um peq. aqua (cerca de 8lts) no qual tinha três coridoras, há cerca de uma semana troquei a massa filtrante do filtro (interno) por argolas de ceramica. Nos ultimos dias reparei que as coris estavam algo estranhas, ou seja, mais paradas do que o costume e por vezes estavam com a cabeça para cima junto a uma pequena decoração e vinham com alguma frequência à tona da água (para respirar penso eu). Hoje ao chegar a casa estava uma morta e a h2o tem uma espécie de camada oleosa à superficie. será que tem a ver com a mudança da massa filtrante???

Agradecia as vossas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais o aqua que tens penso ser demasiado pequeno para as 3 corydoras, ja agora o que tens dentro do aquario?

 

Ao efectuares a troca do material filtrante estas a retirar toda a colonia nitrificante do filtro dai poderes ter picos de amonia.

 

Testes nao tens? Seria mais facil se pusesses os parametros da agua.

 

Essa camada gordurosa na superficie deve-se a falta de movimentaçao da agua na superficie

 

Poe uma foto do aquario e das corydoras que sempre ajuda mais qualquer coisa

 

Por fim mas nao menos importante as corydoras sao peixes de cardume em que no minimo deve-se ter 4 mas preferencialmente de 6 para cima, mas no teu caso nem 3 devias ter.

 

PS: Falo por experiencia Teorica

Editado por KillFace

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Em primeiro lugar sou completamente leigo em matéria deste hobby já que eu próprio estou a montar o meu primeiro aquário. No entanto, face ao que relatas, deixa-me tecer os seguintes comentários:

 

1. Camada gordurosa na água? Donde veio a gordura? Lavaste bem os elementos cerâmicos antes de os introduzires no filtro? A gordura (óleo, etc) selam a superficie fazendo com que não haja trocas gasosas entre a água e o meio envolvente. Se houver bastante movimento da superfície da água as trocas ainda são efectuadas mas com a superfície parada, é o mesmo que colocar uma tampa numa garrafa. Não há oxigenação e isso talvez explique porquê é que os teus corys começaram a subir para tentar obter aquilo que não retiravam da água (apesar de saber que as corys gostam de fazer incursões pela superfície independentemente do estado da água.. talvez não com a frequência que tu relatas).

 

2. De acordo com o que li e tal como o Killface já referiu, quando trocamos de material filtrante, essa troca deverá ser feita por fases pois arriscamos a eliminar a colónia de batérias existente. Isto vai provocar a acumulação de amónia e de nitritos que tão intoleráveis para os peixes. Não sei quais as consequencias em termos de "aspecto" da água ou se isso poderá produzir um "filme gorduroso". É uma questão de investigares.

 

Seja como for, se fosse eu, fazia já umas TPAs valentes, removia essa gordura, inspecionava cuidadosamente o filtro e depois rezava... pelo que me disseram, as corys são dos peixes mais resistentes e se esses começam a ressentir-se, algo está muito mal.

 

Espero que algum dos pros venha cá e te ajude mais.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu só tenho duas coisas a dizer:

Primeiro devias lavar o teu filtro, e se possível com água do aquário( água antiga, que retiraste do tpa) para não perderes muitas colónias.

 

Segunda: os teus peixes parecem que falta oxigénio na água, por isso vêem a tona, tenta introduzir oxigénio e vê se o teu filtro está a trabalhar correctamente.

 

Mas eu ainda estou aprender todos os dias, sou um novato.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.