Shubukins - como tratar?


Ligeia

Recommended Posts

Boa tarde a todos(as)!

 

Inscrevi-me há minutos no fórum pois há umas semanas que ando à procura de informação (que tenho encontrado, é certo) relativamente a uns adoráveis peixinhos de água fria que vieram morar cá para casa: os Shubunkins. Antes que me digam para ler acerca da ciclagem, de aferir quanto quero e posso gastar entre outros conselhos necessários e válidos (e já lidos e assimilados) apenas gostaria que me dessem o vosso parecer, em nome da qualidade de vida dos peixinhos (já que nunca fiz parte do mundo da aquariofilia, foi apenas um acaso, em que alguém decidiu que um par destes peixinhos seria um óptimo presente da Natal...).

 

Dar os peixinhos não me está a passar pela cabeça, pois já me afeiçoei aos pequenos e apenas lhes pretendo dar aquilo a quem têm direito como seres vivos que são. Posto isto, as minhas dúvidas:

 

- embora já tenha passado um mês, os peixes ainda estão num aquário provisório (não é um globo, mas sim uma taça de vidro enorme, com pedrinhas no fundo, que leva uns 5 litros de água): para dois Shubunkins poderei adquirir um kit de 30l? É muito pequeno? Algumas lojas de animais quiseram-me impingir nanos, outras aquários de 80l com plantas de plástico(?!)e até globos... Enfim, a confusão reina.

 

- filtros, luz, plantas e termóstato: sendo peixinhos de água fria qual a pertinência de cada um destes elementos?

 

- TPA's: conselho comum em todas as lojas - retirar uma vez por semana até 30% da água e substituir por igual volume de água limpa (de garrafão, não da rede pública); como devo limpar o fundo, uma vez que as pedrinhas não são muitas e os peixes são porquinhos q.b.?...

 

Peço desculpa pela maçada, mas não sou aquariofilista profissional (nem sequer amadora), apenas respeito os seres vivos e é como tal que a Vós me dirijo. Compreendo se consideram as minhas questões absurdas, mas preferi perguntar aqui (onde o know-how e o respeito pela Natureza são notórios) do que andar em pesquisas silenciosas online ou informações com interesse meramente comercial por parte de uns quantos lojistas.

 

Obrigada desde já pela atenção e muitos parabéns pelo fórum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vinda(pelo que li parece ser mulher) :roflroll2:

Primeiro de tudo mesmo aqui no fórum tens de pesquisar não é só perguntar.

Esse peixes necessitam +/- 50l para cada um pelo que para os dois um aquário de 60litros chega bem e mais um peixito para ajudar na limpeza ou uns caracóis para isso mesmo.

Adiciona muitas plantas tem é de ter quantidade senão eles comem.

Quanto ás tpa se a tua água estiver bem em termos de amónia e nitratos e nitritos podes pôr da torneira senão compra uma osmose nunca uses de garrafão.

Não ouças os logistas de shopping e vê bem a que lojas vais, algumas são duvidosas.

 

Põe luz, não ponhas plantas de plástico põe por exemplo anúbias, valisnérias(se quiseres fala comigo), flutuantes(também podes falar comigo), entre outras mas tem é de ser em quantidade.

Pôe um filtro com pleo menso 5 vezes mais de litros hora do que a litragem do aquário, termóstato é como queiras mas podes pôr um de por exemplo de 50w só para dar uma ajudinha a controlar as temperaturas e no verão desligas.

 

Bem penso que é tudo boa sorte e um bom dia.

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.