O meu primeiro aquario...


Ricardo78

Recommended Posts

Boas,

o meu hobbie não é propriamente a aquáriofilia, embora tenha quatro aquários montados, pois como hobbie tenho a manutenção de caudatas, ou seja, tritões e salamandras. Como os dois hobbies andam de mãos dadas, digamos assim, quando me iniciei aderi a este forum, até porque existe nele uma pequena secção dedicada aos animais a que já me venho a dedicar há cerca de dois anos. Portanto, desta feita, não vim aqui por causa do meu hobbie mas sim porque uma coisa puxa a outra. A patroa cá de casa tem um aquario de 50x25x30 que lhe ofereceram aqui há uns tempos em vez de o mandarem para o lixo, já lhe tou farto de o pedir para mim, mas ela insiste em querer fazer um aquario de peixes. Coisa que eu achava um desperdiçio. lol Isto até que na loja de aquariofilia onde sou cliente montaram um aqua de dois metros e meio repleto de barbos (pequenos), de todas as especies imaginaveis (atenção que de peixes não percebo nada). O que aconteceu, uma vez visto que o tal aqua não vem parar às minhas mãos lol foi que achei interesante a ideia de reproduzir o aqua da loja.

A questão que se coloca aqui é: O que posso eu fazer com um aqua de 50x25x30 e barbos? Até onde posso ir?

 

Riacardo Alves

Obrigado

cumps

Editado por Ricardo78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o meu hobbie não é propriamente a aquáriofilia, embora tenha quatro aquários montados, pois como hobbie tenho a manutenção de caudatas, ou seja, tritões e salamandras. Como os dois hobbies andam de mãos dadas, digamos assim, quando me iniciei aderi a este forum, até porque existe nele uma pequena secção dedicada aos animais a que já me venho a dedicar há cerca de dois anos. Portanto, desta feita, não vim aqui por causa do meu hobbie mas sim porque uma coisa puxa a outra. A patroa cá de casa tem um aquario de 50x25x30 que lhe ofereceram aqui há uns tempos em vez de o mandarem para o lixo, já lhe tou farto de o pedir para mim, mas ela insiste em querer fazer um aquario de peixes. Coisa que eu achava um desperdiçio. lol Isto até que na loja de aquariofilia onde sou cliente montaram um aqua de dois metros e meio repleto de barbos (pequenos), de todas as especies imaginaveis (atenção que de peixes não percebo nada). O que aconteceu, uma vez visto que o tal aqua não vem parar às minhas mãos lol foi que achei interesante a ideia de reproduzir o aqua da loja.

A questão que se coloca aqui é: O que posso eu fazer com um aqua de 50x25x30 e barbos? Até onde posso ir?

 

Riacardo Alves

Obrigado

cumps

 

Olá, no mundo da aquariofilia, quanto maior o aquário, melhor para ti e para os animais.

50x25x30 é um aquário pequeno a meu ver, se queres meter Ciprinídeos, o mais comum de se ver é o barbo tigre, gosto bastante dessa espécie, embora te diga que são um bocado briguentos com outras espécies e que são animais de grupo.

Pessoalmente para esse aquário não ia para Barbos, mas se mesmo assim fores em frente apostaria então num grupo de 6 a 8 barbos tigres.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

estava a ver que não aparecia nenhum admirador de barbos!lol

Sim, os tigre são de facto uma bonita espécie.Já andei a pesquisar e de facto parecem ser briguentos quando mantidos com outras espécies e que a solução que existe para que deixem os outros habitantes do aquário em paz é mesmo mantê-los em grupo. Também pesquisei sobre o barbo dourado e pelo que entendi tambem são de grupo. A terceira espécie de barbos que pesquisei foi o barbo cerejeira. Em relação a esta espécie dizia que são pacificos e que se pode ter alguns exemplares juntos com outras espécies.

Eu gostava de fazer um aquário comunitário e não de um só cardume.Por exemplo, colocaria uns camarões, uns caracois, um limpa vidros e sei lá, talvez 6 a 8 peixes, pois pelo que percebi num aquário deste tamanho não tenho espaço para muitos mais.

Fico, então, aberto a sugestões.Pois estou certo de que neste mundo fantástico o que não faltará são espécies igualmente belas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbos tigres com camarões só se for para eles se sentarem a mesa com arroz de marisco;)

Pah com essas dimensões eu escolheria:

 

Equipa de limpeza

 

Camarões - Red Cherry

Limpa fundos se vais meter camarões dispensas na boa

Limpa vidros - ottos (uns 3)

Peixe de cardume - Neons? / Guppys? / Barbos Cereja? / Plattys? / Espadas?

 

Tens muita coisa, depende muito dos parametros de água que vais ter.

 

Primeiro como te disse averiguas e informaste dos assuntos que te disse, depois montas e ciclas a água e só depois é que pensas em animais.

Tu és de que zona?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há muito que pensar quanto ao tamanho do aqua, Julius. Só vou montar um aqua com peixes porque está a ganhar pó e não posso fazer dele o que quero. Ou seja ou o monto com peixes, nem que sejam só dois ou três ou então continua a ganhar pó. Quanto à escolha dos animais é claro que a ultima palavra é sempre a dos parametros da água.No entanto para convencer a patroa a avançar com isto tenho que lhe apresentar uns peixes bonitos, percebes? lol

Sou da Amora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que entendo, lá em casa por mim aquilo já era mais um oceanario do que uma casa normal mas a ultima palavra é sempre delas ehehehhe.

Eu nesse aquário não metia barbos meu amigo, e que tal NEONS?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pois bem, que sejam neons! São umas criaturas simpáticas e coloridas,devem fazer um belo aquário!

Agora resta saber quais as espécies e também quantos, tendo em conta o tamanho do aqua, e tambem quais os parametros da àgua indicados para eles.

Será que existe por aqui no forum, ou um site na net, onde se possa ler todos estes premenores sobre eles?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os neons são mesmo muito bonitos eles gostam de água ácida e mole no ambiente natural estão em black water por isso terem a risca azul para se verem no escuro, mas as pessoas costumam mete-los em água cristalina eu gosto mais de os ver em águas mais escuras, e luminosidade fraca.

Espero ter ajudado

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os neons são mesmo muito bonitos eles gostam de água ácida e mole no ambiente natural estão em black water por isso terem a risca azul para se verem no escuro, mas as pessoas costumam mete-los em água cristalina eu gosto mais de os ver em águas mais escuras, e luminosidade fraca.

Espero ter ajudado

 

Boas,

é claro que ajudás-te!

Os neons são de facto engraçados, acabei agora mesmo de os ver ao vivo! Estava com a ideia de existirem só três espécies, mas acabei por descobrir um grande numero! Já para não falar de outros pequenos peixes que são compativeis com eles! ;)Adorei os neons negros!

Agora respeitando à dica que me destes, pelo que já li a luminosidade do aqua é afectada pelo substrato e também pela potência da luz que se fornece às plantas. Logo para ter uma luminosidade fraca as plantas não podem ser muito exigentes, certo? (embora esteja habituado a lidar com plantas pouco exigentes nos meus aquas, aqui tambem aceito sugestões). Quanto ao substrato estava a pensar em silica negra, o que acham?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquahobby.com/gallery/b_neon.php

 

Da uma olhada nesse site que te ajuda bastante.

Podes meter um grupo de 8 a 10 neons sem stress.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a questão que se põe aqui agora é o pH. Será que com a dureza da nossa agua vou conseguir dar-lhes as condições mínimas à sua sobrevivência? Tenho um aqua que montei para os meus caudados recentemente e que ainda está a ciclar, vou fazer um teste ao pH para ver que tipo de agua lhes vou conseguir dar. Eu sei que o pH varia de aqua para aqua, no entanto como a agua vai ser da mesma proveniencia já fico com uma ideia aproximada.

Outra questão é que eu não pretendia fazer um aqua plantado. Apenas com duas ou tres mudas de cabomba e umas 2 cryptocorines ( + umas rochas e uns troncos). Será que os neons serão felizes aqui?

Agora, não querendo ser chato, vou deixar aqui mais umas questões, desta vez técnicas:

A iluminária do meu aqua só dá para uma lampada. Que tipo de iluminação devo colocar? Indicada para plantas ou para os animais? Penso que não gostando os neons de muita luz, que uma lampada para flora de baixa potencia será o suficiente para segurar as poucas plantas que pretendo? Corrijam-me se estiver errado!

Quanto ao filtro, sei que o indicado é um externo. No entanto tendo em conta as medidas do aqua 50x25x30 aconselharam-me a colocar um interno. O que pensam disto? Para ter uma boa qualidade da agua pensei colocar uma mini biobox em vez de um filtro normal, é boa ideia?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7.6 de ph é alto em demasia para tudo ou quase tudo;)

Tens que descer isso.

Primeiro precisas de entender a razão da subida de PH.

Faz o teste de PH sobre a agua da torneira e vê que valor te dá, se for igual tens a resposta, ele já vem alto, se for baixo é devido a algo do teu aquário que ele esta a subir.

Podes inserir troncos, CO2, ou Turfa para te diminuir o ph na água, ou também podes inserir água de garrafão (lidl é barata e vem com 5.0 de PH se não me engano) para te equilibrar isso.

Fazes os TPAs com metade de água da torneira e metade de água engarrafada.

Parece te bem?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.