Recommended Posts

Publicado

Boas amigos preciso de uma ajuda vossa porque se anda a passar no meu aquário....

a cerca de mes e meio decidi montar novamente o meu aquario, e então tive o cuidado de lavar tudo como deve ser areia pedras, tronco etc.... enchi o aquario mais ou menos até meio e no dia seguinte fui buscar 2 bidões da agua do aquario do meu cunhado e umas plantas. O aquario esteve sem peixes por volta de uma semana e meia, apos esse tempo comprei uns peixes e tiveram sempre bem até fazerem mais ou menos 3 semanas e derrepente começaram a morrer alguns uns com "fungos" e outros não faço a minima ideia o porque pois não aparentavam nada nas escamas, olhos nem nas barbatanas, e certas plantas também começaram a morrer. Fiz um tratamento e continuaram a morrer e nesta ultima semana a agua começou a ficar muito turva.

Ontem chataedo com isto tudo decidi aspirar o fundo, lavei o filtro etirei metade da água e meti nova fazendo o devido tratamento para ver se melhora.

Alguém me sabe dizer o que poderá estar acontecer?

Outro promenor ontem reparei que o termostato yinha muitas bolhas em certa parte no exterior e reparei que esta a ficar "oxidado" o que também acho estranho sendo ele novo.

Publicado: (editado)

Amigo qual o tamanho do aqua e que filtro tens?

Falas em 3 semanas, dependendo do tamanho do aquario podes ter tido um aumento "rapido" de bacterias e os peixes nao aguentaram.

Normalmente esse tempo ainda faz parte do periodo de ciclagem.

Editado por tupi-guarani
Publicado:

Olá.

Tu fizeste uns erros graves que a prior decretaram a morte prematura dos teus animais.

Sabes o que é "ciclo de azoto"? Se sim muito bem, se não procura no fórum e informa-te ok?

Quando se monta um aquário é necessário dar tempo ao tempo para que a água estabilize em parâmetros e atinja o equilíbrio desejado.

Para que isso aconteça é preciso que a mesma incorpore bactérias (neste caso boas) que ajudam e permitem a que os teus animais sobrevivam e se sintam bem.

É o mesmo que criares uma atmosfera para nós ser humanos.

Ao meteres água de um aquário ciclado ajudas a que o ciclo de azoto seja atingido mais depressa, no entanto, a maior parte das colónias das bactérias encontram se no filtro e no areão, coisa que o teu aquário não tinha pois era tudo recente.

Não existe um tempo definido para que o ciclo do azoto seja concluído, só mesmo com teste é que podes verificar a evolução do mesmo, no entanto uma semana e pouco não foi suficiente de certeza para que o mesmo ficasse concluído.

Ao introduzires animais foste destabilizar o ainda não concluído equilíbrio do teu aquário e muito provavelmente foi essa a causa da mortalidade que se deu.

Agora alerto para uma coisa, retirar água de um dos nossos aquários para outro novo é bem diferente de retirar água de um aquário de um amigo.

É que se for água que és tu que controlas, sabes o que estas a meter mas se for água de outra pessoa corres o risco de vir com parametros incorrectos ou pior, com doenças que estejam por lá propragadas.

Não digo com isto que seja o caso mas muita atenção quando se vai buscar água a um aquário do vizinho;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

~Boas amigos muito obrigado pelas informações, mas um dos problemas acho que o já desvendei, a areia que meti no aquario esteve num aquaqrio de agua salgada. No dia que montei o aquario estive um dia inteiro a lavar a areia até sair agua transparente, mas se calhar não foi o suficiente.

E o que reparei nestas semanas foi que quando faço o teste do ph da água os niveis estam elevados, faço o tratamento para baixar fica bom durande 2 dias se for a medir outra vez p ph esta outra vez elevado.... isto de certeza tem a ver com a areia.

O que acham?