Yes!!!!!!!!! Um ano de hobby!


majo

Recommended Posts

Olá a todos! :-D

Esta a completar-se um ano do meu início de actividade aquariofilista e decidi partilhar o balanço da minha ainda curta experiência.

Comecei com um aqua de 60 lit. Que me deu água pela barba. Não consegui estabilizar aquilo, os peixes morriam, as plantas mal cabiam lá dentro, peixes mortos a torto e a direito, enfim, uma tragédia. Depois a mudança para um 240 litros, e não havia nada que enchesse aquilo!!!!!

Não queria um plantado, porque não gosto dos «relvados»; não gostava do visual tipo holandês, porque era muito confuso; depois o aquascaping chamou-me a atenção, era bonito, mas depressa me convenci de que não tinha feitio para ter uma paisagem linda e estática. Finalmente cheguei à opção de um aquário com muitas plantas, em regime low-tech que está a ser um grande desafio, e tem sido um exercício fantástico para cultivar uma muito esquecida virtude: a paciência.

Pois nunca esperei chegar aqui, muitas vezes pensei em desistir, fartei-me de gastar dinheiro, mas também tenho tido momentos de satisfação, sobretudo quando o aquário se enche de peixinhos, para logo a seguir desanimar e pensar e agora como me vou livrar deles?

Gostaria ainda de agradecer a todos os membros do fórum que me ajudaram em diversas situações de crise e desejar que as pessoas se motivem para dinamizar este sub-fórum low-tech , porque é muito interessante, é sempre um desafio e faz bem à bolsa em tempo de crise!

Cumprimentos a todos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, majo

Quero dizerte que por volta dos anos de 78 ou 79 o meu sogro

na altura,digo na altura porque já sou desvorciado ha 13 anos,

oferceu-me um daqueles aquários,se é que se pode chamar aquário

a uma redoma redonda á qual agora não me lembro o nome,com um

peixe de água fria,logo mas logo me despertou um bixinho para a aquáriofilia,

bom pasei para um aquário mais ó menos coisa para medidas de 30x25x25,claro

isto sem saber patavina de nada,não dava uma para a caixa,logo pouco tempo depois

quer dizer não foi muito pouco tempo,foi ai por 80 + ao -passei para um aquário de

medidas um pouco esquezitas,76,5x35,5x65,5,um aquário oferta de um amigo que

tinha feito para ele com as medidas para encaixar num movel que ele tinha,bom isto

tudo para te dizer que já por esses anos eu sem saber,nem sequer hovir falar e aquários

Low-Tech,eu comecei por têr um aquário,em que só metia água para repor a que se envaporava

e é claro munentenção normal,limpar vidros,e areão.mais nada,hoje fico muito sastisveito pela

tua alegria e concritazação do teu hobejetivo,e vejo o quanto os erros e vitórias nos fazem

lutar,e gostar mais,e mais deste hobby,um tão grande testamento só prar te dizer,e dár os meus

parabens,e que consigas hobeter os teus obejetivos na aquáriofilia,sempre muita calma,e amor

pelos animais (peixes).

comp: A.S :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro,

Agradeço as tuas palavras de reforço positivo e por partilhares a tua experiência.

Acho que fiquei com curiosidade de saber como fazias nesse teu aquário low-tech sem saberes, como tu dizes.

Porque não abres um tópico novo e nos contas como fazias?

Se calhar poderiamos tirar algumas ideias para agora.

Temos que fazer estas trocas de experiências, os mais antigos, com os mais modernos e os assim-assim.

Aprendemos sempre uns com os outros.

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nome: Underwater Love

 

Setup:

Aquário marca Pacific Carribean Aluminium: 120x40x50 cm – 260 litros

Filtro: 2 filtros Eheim, cada um com capacidade de 250 litros

Aquecimento: 2 aquecedores Tetratec, um para 100 litros e outro para 250 litros.

Iluminação: Calha 2 x 45w (T5). 9000 e 4500 kelvins

Termómetro: Sera

Temperatura: 25ºC

CO2: Não tenho

 

Substrato Fértil: Nâo coloquei

Substrato Inerte: Areão e areia fina, branca

 

Hardscape:

Rochas cerâmicas da marca Hobby, troncos, 3 pedras de quartzo cor-de-rosa apanhadas no monte

 

Flora:

Vários exemplares de:

Hygrophila polispermas

Cryptocoryne

Anúbias

Cabombas

Echynodoras marble

3 bolas de musgo

Microssorum pteropus

Elódeas

Ambúlias

Cabombas

Lemna e outra flutuante

 

Fauna

6 Bótias palhaço

10 Corydoras

15 Neóns

2 Molly

4 Guppy

2 Platty

Vários filhotes de Molly e Platty

1 L270

 

Acho que é tudo.

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Helder,

 

Tenho-me esforçado por fazer bem e bonito, mas ouvir um elogio é sempre bom e agradeço as tuas palavras.

 

Foi um prazer partilhar ao vivo e a cores o meu aquário.

 

E acho que partilhar experiências, ao vivo e/ou virtuais, é muito interessante, dá-nos confiança, aprendemos melhor, e é sempre agradável conhecer pessoas.

 

Gostei muito.

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, assim aprendemos com os erros/conquistas dos outros...

 

Já agora, quando àquelas duas plantas que não conseguia identificar, creio serem estas:

 

http://www.aquahobby.com/garden/b_lilaebras.php

 

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/plantfinder/details.php?id=157

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.