HORARIO DA ILUMINAÇÃO


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho uma duvida em relação ao horario que devo ter a iluminação ligada.

Tenho ligado durante 8 horas/dia , mas a minha duvida é se devo ter a iluminação ligada á noite ou se os peixes necessitam de dormir.

Como tenho a electricidade mais barata a partir da meia noite , costumo pôr a iluminação das 19h ás 03h , mas tenho receio que interfira com o relogio biologico dos peixes , não os deixando dormir o suficiente.

Alguem que me exclareça sobre o assunto s.f.f.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Normalmente deixamos o aquário iluminado 12 horas às vezes menos duas horas ou três derivado a plantas. De qualquer maneira tu é que sabes qual a melhor hora para ligares e desligares o aqua. Deve ser é sempre à mesma hora. Para os peixes a luz do aquário é que lhes dá o sinal de dia e noite, claro que se o aquário tiver num sítio muito iluminado os peixes podem ficar meio baralhados e não é aconselhável, se houver pessoal durante o dia sempre a passar pelo aquário, ainda que para eles seja "de noite". Por outro lado , queres os peixes só por querer? Ou és nocturno? Normalmente gostamos de os ver durante o dia, se vais ligar a luz mais à noite só porque é mais barata, não vais poder aprecia-los... digo eu :tongue: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Normalmente deixamos o aquário iluminado 12 horas às vezes menos duas horas ou três derivado a plantas. De qualquer maneira tu é que sabes qual a melhor hora para ligares e desligares o aqua. Deve ser é sempre à mesma hora. Para os peixes a luz do aquário é que lhes dá o sinal de dia e noite, claro que se o aquário tiver num sítio muito iluminado os peixes podem ficar meio baralhados e não é aconselhável, se houver pessoal durante o dia sempre a passar pelo aquário, ainda que para eles seja "de noite". Por outro lado , queres os peixes só por querer? Ou és nocturno? Normalmente gostamos de os ver durante o dia, se vais ligar a luz mais à noite só porque é mais barata, não vais poder aprecia-los... digo eu :tongue: .

Boas

Tal como disse no meu post , ligo a iluminação ás 19h que é a hora que chegamos a casa e ponho a desligar ás 03h para fazer 8 horas de iluminação , que foi o que me recomendaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. este horario está óptimo, o meu aquário está ligado das 16h30 à 1h, ou seja 8h e meia. Eu chego a casa as 17h30 por isso posso apreciá-los durante o fim do dia. O importante é não alterar este sistema...Porque os peixes e as plantas adaptam-se a ele e não apreciam as mudanças...no fundo, é como nós, seres humanos, gostamos de ter o nosso "dia" e a nossa "noite" sempre às mesmas horas...

Cumpts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.