HEAVEN & sHELL


Simão Santos

Recommended Posts

Olá pessoal aqui vai o meu novo aquario, espero que gostem e comentem =D

 

Titulo: HEAVEN & sHELL - Tanganyika Shelldwellers

 

23102010121.jpg

 

 

Descrição: Aquario Monoespécie 59l para Neolamprologus Multifasciatus

 

Classificação: Tanganyika Shell Dwellers - Biótopo

 

Aquariofilista: Simão Santos

 

Dimensões: (CxLxA):60,5x31x31,5

 

Volume Bruto/Util: +/-50l

 

Filtragem: Eheim 2111-300l/h

 

Aquecimento: Eheim Jager 75W

 

Alimentação: Larvas de mosquitos vivas e congeladas; Hikari Cichlid - Cichlid Staple baby pellets; Dafnias.

 

Iluminação: Luminária 11W (de momento)

 

Substrato: TMC: Tropical Marine Sand containing algal oolites (tamanho fino)

 

Decoração: Seixos Rolados vários

 

Cenário: 3D Background Rock Formation

 

Temperatura: 26ºC

 

Ph: 8,5

 

GH: 15

 

Kh: 22

 

Nitratos: 0mg/l

 

Flora: -

 

Fauna: 6 Neolamprologus Similis

 

Vídeos: -

 

Outras informações: Tpa´s semanais 20%

Adição semanal nas Tpa´s de Tanganyika Buffer, Cichlid lake Salt e Cichlid Trace

 

Ultima Actualização: 06/11/2010

 

Fotos Várias:

23102010123.jpg

23102010126.jpg

29102010134.jpg

 

29102010136.jpg

 

Nota: ficha do aquario feita apartir da template do forum ciclideos.com

 

Cumps

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

está bem bonito o aquário, tem é cuidado, porque como esses peixes escavam, pode ocorrer uma derrocada.

 

Acho que os peixes vão gostar... xD

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: não te esqueças de por umas fotos quando tiver fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos =D

 

Os peixes vêm na proxima sexta-feira, e ao contrario do que tenho no setup talvez esteja mais inclinado para uma colonia de neolamprologus similis

 

Abraço

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio não, gosto mais assim.

Está no instinto destes peixes refugir-se nas conchas em caso perigo, e não creio que eles saltem fora (alias tenho uma forte convicção de que isso dificilmente acontecerá).

A ainda o facto de serem peixes que normalmente habitam apenas a parte média/funda do aquario o que reduz ainda mais um bocado a probabilidade de saltarem.

Por último o aquario encontra-se numa divisão com pouco "trânsito", por isso acho que os peixes vão estar tranquilos e não vai haver razao pra saltarem

 

ps:em todo o caso tenho uma tampa preparada para qualquer eventualidade, mas para já fica assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Simão,

 

Sem dúvida que a estética geral do aquário está agradável, mas tenho uns pequenos comentários a fazer. Primeiro, a nível estético, se mudares as pedras de modo a terem todas a mesma tonalidade, similar à do background, vai fazer uma pequena grande diferença. Pessoalmente tentaria também adicionar algum verde, mas isso é questão de gosto. Essa entrada no filtro tem de ser subida ou terás certamente areia a entrar no filtro devido à constante actividade de escavação dos peixes. Concordo contigo quando dizes que o aquário é mais agradável de se ver sem tampas, mas vais ter certamente peixes voadores a virarem múmias.Tal e qual como referes, quando ameaçados os peixes refugiam-se nas conchas. Contudo, os conflitos entre machos não são incomuns e algum que esteja a mais vai certamente ser encostado ao vidro e eventualmente saltar. Por último, essa lâmpada apontada à cara é capaz de não ser muito agradável. Talvez consigas improvisar um reflector? Também não recomendo a fita adesiva colada à lâmpada. Qual foi o objectivo? A calha não a segurava?

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Obrigado, é mesmo desse tipo de criticas construtivas que é preciso

 

A ver se respondo a tudo,

 

Quanto as pedras talvez, a ideias era usar um fundo escuro e pedras roladas de +/- 10 cm de diametro de cor negra para constrastar com todo o branco de tudo o resto. Porem no dia em que fui recolher as pedras pro efeito desejado já em fim de ferias do verão apenas consegui encontrar estas que se aproximavam do efeito desejado.

 

Plantas em principio tão fora de questão, já discuti esse assunto com outro membro do forum e cheguei à conclusão que não trazia melhorias ao aspecto do aqua, por outras palavras não aproxima este aqua da ideia que tenho de um leito de conchas;

 

Tampa :S - Pois de facto tou a ver que não tenho hipotese, lá terá que ficar com tampa. Vou por um acrilico de 10mm em principio

 

Quanto à iluminação presente tens toda a razão, mas se vires bem tá no setup que é provisoria. De facto ela estar na parte de trás do aqua para alem de ser desagradavel tambem projecta a sombra dos peixes para a parte da frente o que minimiza o impacto visual das tonalidades dos peixes, mas não tinha outro sitio para a colocar. A fita-cola serviu para provisorimente segurar com segurança a luminaria ao background(que não está totalmente submerso)

 

Mas pronto este aquario há-de aparecer periodicamente actualizado e estas pequenas falhas hão-de desaparecer

 

Mais uma vez obrigado pelas sugestoes

Abraço

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Simão

 

Esse aquário está um espectáculo! Simples, sóbrio e elegante...

 

Quando chegarem as feras ainda vai ficar melhor :music_singguitar:

 

Acho que deves subir esse tubo de aspiração de água um pouco mais, pois quando os "escavadores" começarem a trabalhar, vão encher-te o filtro de areia e talvez estragar o induzido da turbina.

 

Também acho que devias criar algum movimento na superfície da água, pois vai ajudar na oxigenação da mesma.

 

Boa sorte com esse projecto, e bem vindo aos africanos!

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

deixo umas actualizações agora que chegaram os peixes

e desde já queria agradecer ao membro jorgehcosta pelos fantasticos peixes ( 5* ) que me arranjou, e pela disponibilidade :)

 

 

Podem ver que adicionei a a dita tampa e desta maneira pode colocar a luminaria mais ao centro o que deu outra cor ao aqua no geral, espero que tenha ficado melhor assim...

23102010121.jpg

 

Aqui estão os jovens!! são seis no total.

23102010125.jpg

 

10 min e começa a prospeção imobiliária xD

23102010126.jpg

 

 

23102010127.jpg

 

 

Bem pessoal espero que gostem, são as fotos possiveis

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Antes de mais deixa-me dizer-te que tu e o membro com que falaste chegaram a um bom consenso (não colocar plantas), também eu julgo que nesse layout em vês de harmonizar e dar um ar natural iriam destoar bastante... mas é como se diz, gostos são gostos.

 

 

Se eu já gostava do aquário, agora acho que posso adiantar pouco, está fantástico e eles devem de gostar da casa nova...resta-me agora pela descendência desses pequenotes.

 

Tenta fotografar um numa concha, para o pessoal, ver...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comments

 

tirar fotos em pormenor dos gajos é dificil com o telemovel, mas vou ver se encontro a minha maquina fotografica e depois logo postarei as ditas fotos

 

Tankado ainda bem que gostas, a ver se um dia o possas ver ao vivo, axo que vais gostar, ao vivo é oura coisa

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Muito fixes as fotos, ficou muito giro o aquario e é muito engraçado ver os peixes dentro das conchas.

 

Agora só falta mesmo esperar para que essas vivendas de luxo fiquem cheias de filhotes...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.