Níveis Nitrito/Nitrato


nmiranda

Recommended Posts

Boas,

 

Iniciei-me há pouco tempo com o 1º aqua.

 

É um aqua de 90 Lts, onde tenho feito até agora passos seguros e pausados, da seguinte forma:

 

  • 6-Set: Instalação, com reforço de bactérias (SERA BIO nitrivec), tendo na fase de arranque inicial reforçado com + e em cada TPA (obviamente) reforçar bactérias
  • 9-Set: 1ªs plantas (anubia e limnofphila)
  • 16-Set: 2ªs plantas (+anubia e vallisneria), assim como 4 corydoras sterbai
  • 22-Set: 10 ml fertilizante de plantas JBL FERROPOL

 

Antes de mais, tenho obviamente filtros de FOAMEX e carvão aditivado, com termostato a 28.

 

Antes de colocar as 2ªs plantase as corydoras (dia 15-Set) , fiz as análises à água, e deu PH:7 / Nitratos:<5 mg/l / Nitritos:<0,1 mg/l / Amónia:0 mg/l.

A meio desta semana 1 lâmpada fundiu, e o aquário esteve 1 dia sem iluminação artificial.

 

As corydoras andam felizes da vida de lá para cá, e estava pensar algures neste fim de semana, início da próxima semana colocar uns neons (e talvez camarões), pelo que ontem fiz de novo os testes, e tive estes resultados:

PH:7,5 / Nitratos:50 mg/l / Nitritos:<1,6 mg/l / Amónia:0 mg/l.

 

Obviamente, irei hoje fazer um TPA, tenho já tudo planeado, e irei avaliar depois o que se passa. No entanto, gostava de saber se esta situação é usual, se terá algo a ver com o fertilizante, e se além do TPA há algo que deva fazer, ou é algo normal e sem preocupações, devendo acompanhar (obviamente).

 

NM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

parece-me que o ciclo só arrancou quando colocaste as corydoras.

 

Agora o meu conselho é TPA´s todos os dias, pelo menos 10/20% e reforço do nitrivec.

 

Eu tive uma experiência parecida, quando "re-montei" o meu aqua, por algum motivo perdi a colonia de bacterias e os nitritos dispararam. tive 5 dias a fazer TPA´s diários e com aceleradores de ciclo. Não tive nenhuma baixa e agora tenho tudo normalizado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

0,0 de amónia e 1,6 de nitritos? Parece-me estranho não teres amónia desde o primeiro grupo de testes e estares com níveis crescentes de nitritos, já experimentas-te a analisar a água que usas nas tpa's ou que usaste no aquário para saber se tem nitritos? Se tiver acondiciona essa água com Sera Toxivec por exemplo. Nos aquários que montei com aceleradores biológicos em nenhum os níveis de nitritos ultrapassaram os 0,1 e ao fim de 48 horas introduzi sempre dois a três peixes e na primeira semana estabilizaram sempre nos 0,05 de nitritos, depois é uma questão de tempo até chegarem a cor muito ténue nos téstes (visto que os nitritos nunca estão verdadeiramente a zeros :techi:). Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.