pontos brancos


Recommended Posts

boas

 

nasceram no meu lago peixitos, mas nao me parecem das kois... deixei la a maior parte e tirei uns 16... separei para ir vendo a evoluçao.

 

ora no sabado reparei que os que tinha no lago estavam a superficie e com a doença dos pontos brancos... fiquei logo alarmado....

 

essa doença pode aparecer do nada ?

 

é que comprei em agosto 5 koi's pequenas e pareciam limpas e meti no lago, passado 1 semana perdi uma, mas as restantes 4 andam la.

 

as koi's grandes nao consigo ver se tem alguma coisa....

 

ontem apanhei mais pequenos e juntei com os primeiros 16 pois tinha alguns ja infectados... e meti o produto para a doença da JBL.... deixa a agua azul.

 

antes apanhei-os do lago e meti num aqua para depois leva-los para o destino final. alguns ja estavam bem contaminados....o que fiz foi em 1º lugar um tratamento de choque.... meti em 2 ou 3 litros de agua o produto 5ml... quando pelo que diz 10ml para 100L

 

e deixei-os la uns minutos, depois meti-os no bidao ja com a dose recomendada. ora passado um hora 1 ja estava morto.... hoje de manha fui ver e tenho mais uns 4 ou 5 mortos.... mas eram os mais infectados, alguns nem sei como ontem ainda estavam vivos.

 

estava a pensar fazer a soluçao num bidao e apanhar as koi's maiores e tal e dar o mesmo tratamento de choque....

 

ou entao .... meter o produto no lago.... vai meter a agua azul, e nunca vai ter um efeito a 100%

quando comprei o produto havia para lago da mesma marca e tudo custava 12 euros e dava para 6000L, paguei 8 euros para 1000L logo penso que é mais concentrado.... nunca vai fazer o efeito desejado, mas mal nao deve fazer.... ha e se compra-se o de 12 euros para 6000L ia ter de o meter quase todo pois deve ter uns 5000L +/- e a agua ia ficar super azul....

 

que acham ???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muita coisa ai mal Luis..

depois de veres o pessoal a dar nas orelhas milhares de vezes aos membros novos devido a colocarem peixes sem estarem em quarentena antes de irem para o lago.... compraste peixes contaminados e agora tens o ictio espalhado pelo lago...

 

os peixes estao a morrer da cura ,não da doença. entao se é 10ml para 1000l de agua tinhas de por 0,5 ml para 100l e nao 5ml lol

 

Respeita as doses e compra mesmo o que dá para o lago todo. pois mesmo que trates os peixes ca fora ,quando voltares a coloca-los no lago volta o ictio outra vez , ja tenho lido relatos de quem teve esse problema no aquario e nem lavando somente com agua fria matou a doença... tens mesmo de a tratar.

A agua azul é o menor dos problemas .. até fica bem.. desde que controles a doença... o que acho que é difícil segundo tenho lido ,secalhar o pessoal aplica as dosagem mal..

 

 

força ai e ataca ja isso o mais rapido possivel

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim eu sei.... mas como na altura o bidao onde fazia a quarentena estava usado ja com peixinhos pequenos... so tinha 2 aquas de +/- 90L cada, mas um estalo por baixo e outro em cima.... mas nao foi por isso uns dias aguentava, agora tipo pelo menos 1 mesito.

pior mesmo é que ontem estive a ver o melhor possivel e ao que me parece os novos inclinos nao me parecem ter nada :character0050:

 

ha a dosagem nao é 10ml para 1000L, mas sim 10ml para 100L ...

nao sei bem o que fazer.... é que aquilo pelo que diz na embalagem é um tratamento para +/- 15 dias e fe 2 em 2 devo aplicar o produto....

 

ora 12 euros para o produto do lago que da para 6000L eu tenho ter que o meter quase todo... ia precisar de umas boas embalagens....

 

tenho de continuar a ver o que fazer....

 

alguem ja teve este problema em lago claro ?

 

o problema do lago é que nao se ve tao bem como num aquario.... :animal_fish:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Também já tive esse problema no lago quando comprei mais peixes vermelhos.

 

O que fiz na altura foi tirar os peixes todos para um aquário e tratá-los com o medicamento azul.

De 12 morreram 3, que eram os mais afectados.

Depois de desaparecer as pintas, e demorou mais de 15 dias, voltei a metê-los no lago.

Nessa altura ficaram todos escuros, e morreu mais um.

 

Com o tempo voltaram a ficar vermelhos e desde então que estão bem.

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nasceram no meu lago peixitos, mas nao me parecem das kois... deixei la a maior parte e tirei uns 16... separei para ir vendo a evoluçao.

 

ora no sabado reparei que os que tinha no lago estavam a superficie e com a doença dos pontos brancos... fiquei logo alarmado....

 

essa doença pode aparecer do nada ?

 

é que comprei em agosto 5 koi's pequenas e pareciam limpas e meti no lago, passado 1 semana perdi uma, mas as restantes 4 andam la.

 

as koi's grandes nao consigo ver se tem alguma coisa....

 

ontem apanhei mais pequenos e juntei com os primeiros 16 pois tinha alguns ja infectados... e meti o produto para a doença da JBL.... deixa a agua azul.

 

antes apanhei-os do lago e meti num aqua para depois leva-los para o destino final. alguns ja estavam bem contaminados....o que fiz foi em 1º lugar um tratamento de choque.... meti em 2 ou 3 litros de agua o produto 5ml... quando pelo que diz 10ml para 100L

 

e deixei-os la uns minutos, depois meti-os no bidao ja com a dose recomendada. ora passado um hora 1 ja estava morto.... hoje de manha fui ver e tenho mais uns 4 ou 5 mortos.... mas eram os mais infectados, alguns nem sei como ontem ainda estavam vivos.

 

estava a pensar fazer a soluçao num bidao e apanhar as koi's maiores e tal e dar o mesmo tratamento de choque....

 

ou entao .... meter o produto no lago.... vai meter a agua azul, e nunca vai ter um efeito a 100%

quando comprei o produto havia para lago da mesma marca e tudo custava 12 euros e dava para 6000L, paguei 8 euros para 1000L logo penso que é mais concentrado.... nunca vai fazer o efeito desejado, mas mal nao deve fazer.... ha e se compra-se o de 12 euros para 6000L ia ter de o meter quase todo pois deve ter uns 5000L +/- e a agua ia ficar super azul....

 

que acham ???

 

 

O azul a que te referes é o azul de metileno, que é usado quase sempre nos antibióticos para peixes. No final do tratamento o azul sai facilmente com uma dose de SERA Toxivec; ou então usas carvão activo no teu filtro do lago que faz o mesmo serviço, só que demora mais tempo. Isto de andares a mudadar os peixes para aquários para poupares nos medicamentos não é boa solução, pois os peixes morrem mais depressa com o stress da mudança do que com a doença.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O azul a que te referes é o azul de metileno, que é usado quase sempre nos antibióticos para peixes. No final do tratamento o azul sai facilmente com uma dose de SERA Toxivec; ou então usas carvão activo no teu filtro do lago que faz o mesmo serviço, só que demora mais tempo. Isto de andares a mudadar os peixes para aquários para poupares nos medicamentos não é boa solução, pois os peixes morrem mais depressa com o stress da mudança do que com a doença.

 

Cump.

 

 

eu so mudei os peixes pequenos por serem pequenos e estarem mais atacados que os restantes.

 

realmente poderia ter feito tudo no lago é verdade... mas o 1º ponto ja referi....

 

e depois o segundo ponto.... é que infelizmente nao tenho assim uma carteira enorme :bs_quesexclaim:

 

tipo o tratamento deve ser feito 15 dias

o produto aplicado tipo.... 1º dia / 3º dia / 5º dia / etc ate fazer os 15 dias

pelas contas acho que certas ia precisar de 5 embalagens.... e gastava quase tudo em cada utilizaçao.... ora 12x7 = 84 euros

tendo em conta que é proximo dos 13 euros.... passava dos 90 euros.

infelizmente nao me posso dar a esse luxo.... rezo para que pelo menos se safem as koi's grandes.... :P

sou capaz de ir comprar outro frasco visto que adicionei no lago e ja nao tem quase nada.... ai devo comprar o de 12 euros e meter tudo no lago, mas nao devo de digamos fazer o tratamento todo :P

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esvazia meio lado!ficas com metade da agua e uns 45cms de fundo não?

 

 

nem tanto..... a zona mais funda deve ter entre 60/80 cm, mas eles mandam a areia toda para la e esta a restante altura....

 

o problema é que se tirar agua nao posso ligar a cascata para circulaçao..... ???

 

ontem em conversa com um dono de uma loja aqui da zona ele diz ser normal devido a descida da temperatura.

 

ja tinha pensado nisso.... mas perguntei-lhe .... ''o ano passado nao aconteceu''

 

em conversa pensamos que o problema foram os que la nasceram.... porque ainda nao sao ''fortes'' e com a descida a doença atacou e eles nao conseguiram combate-la.... ao passo que no ano passado com os grandes eles ja eram grandes e com boas defesas e combateram o virus..... mas com montes de pequenos infectados o virus ficou mais forte e dai eles tambem estarem infectados.

 

ele diz que daqui a uns dias passa, mas pelo sim pelo nao.... vou ver se faço um esforço financeiro para ir continuando os tratamentos..... :scarerun:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse que te disse que era normal com a descida da temperatura foi que te vendeu as kois infectadas com ictio não???

 

é normal um peixe que aguenta temperaturas abaixo do ponto de congelamento ficar doente com uma bactéria na descida da temperatura? sim porque o ictio é uma bactéria . nunca tive peixes doente com isso com o frio ou qualquer coisa desse género..

 

Ou a agua não está com qualidade ou foram infectados por outras que compraste doentes.

 

a cascata pode estar ligada enquanto a bomba tiver uns 20 cms de agua ...

 

estas a usar agua directa da rede com cloro??

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse que te disse que era normal com a descida da temperatura foi que te vendeu as kois infectadas com ictio não???

 

é normal um peixe que aguenta temperaturas abaixo do ponto de congelamento ficar doente com uma bactéria na descida da temperatura? sim porque o ictio é uma bactéria . nunca tive peixes doente com isso com o frio ou qualquer coisa desse género..

 

Ou a agua não está com qualidade ou foram infectados por outras que compraste doentes.

 

a cascata pode estar ligada enquanto a bomba tiver uns 20 cms de agua ...

 

estas a usar agua directa da rede com cloro??

 

boas

 

nao foi ele que me vendeu... alias de todas as kois que tenho so comprei la 1 logo no inicio, as ultimas que comprei e juntei vieram de outro lado.... a 20 de agosto... mas so agora tenho visto a doença.

e as que trouxe so uma morreu passados uns 4 ou 5 dias depois da compra as restantes andam la e parecem bem....

 

os que estao mesmo mal sao os sucunburis ou la como se chamam.

 

a bomba nao funciona.... é alta e mesmo so coberta por agua ja começa a tipo aos soluços, e isso puxa pela bomba e ia estraga-la, penso eu.

 

nao tenho agua da rede por isso nao tem cloro....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

2 sucunbis ou la como se chamam morreram. tinha-os separado a 2 dias e estava a fazer tratamento.

 

no lago ontem troquei metade da agua....

 

 

estou a ficar um pouco desesperado por ver os bichos assim, moles, parados , etc....

 

estive a ver bem.... e vi uma caca comprida branca, tipo devem ser parasitas internos, que poderei fazer nesse caso ???

 

ao mesmo tempo os sucunbis que morreram pareciam ter:

 

''Spring viraemia, SVC / Viraemia / Erythrodermatitis These are one of two really problematical virus diseases of fish (particularly in carp species, such as koi) together with the Koi Herpes Virus (KHV)!. The trigger is a virus called Rhabdovirus carpio (RNS virus). The disease occurs mostly in spring in ponds with water temperatures between 10 and 20 °C. The symptoms are: bloodshot areas of skin (at the base of the fins), apathetic behavior and distended abdomens. Fish which survive the disease can remain carriers of the illness for life, without displaying any symptoms themselves. At present, direct treatment with medication is not possible. It is important that the conditions under which the fish are kept are improved. Adding vitamins to the food with JBL KoiVitol and providing an extra source of energy for the pond fish with JBL KoiSynergy is very beneficial. Increasing the temperature of the water to 20 °C is also reported to be of benefit (Dr. Sandra Lechleiter: Krankheiten der Koi, DATZ Aquarienbücher). In Germany, spring viraemia is no longer a notifiable disease, by the way.''

 

isto porque tinham zonas do corpo vermelhas, tinha um que era branco que tinha montes de manchas vermelhas...

 

que acham ?

 

estava a pensar fazer num bidao uma soluçao para o parasitas internos e meter a koi's la dentro uns 30 minutos ...

e ver se encontro umas vitaminas para juntar na comida... que acham ?

 

é que tipo... se acordasse e estivessem todos mortos, eu ficava com pena, super triste, mas pelo menos nao estavam a sofrer mais... agora acordo vejo os bichos assim sempre parados, parece que em luta pela vida , etc, custa-me :(

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim é complicado. é como a medica que dava consultas pelo telefone...

 

è dificil perceber se é mesmo ictio ou não assim.

 

seja como for qualquer medicaçao só deve ser dada seguindo as indicações a risca e não vale a pena dobrar a dose em metade da agua durante metade do tempo.. certamente é um problema de bacterias...mas não sei especificar , usa um bactericida fungicida.

 

os peixes tem as barbatanas ratadas?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim é complicado. é como a medica que dava consultas pelo telefone...

 

è dificil perceber se é mesmo ictio ou não assim.

 

seja como for qualquer medicaçao só deve ser dada seguindo as indicações a risca e não vale a pena dobrar a dose em metade da agua durante metade do tempo.. certamente é um problema de bacterias...mas não sei especificar , usa um bactericida fungicida.

 

os peixes tem as barbatanas ratadas?

 

nao me parecem ratadas....

 

tenho procurado e tal na net.... e pelo que me parece pode ser parasitas internos, pois tipo...

 

deitei comer a hora de almoço e nao ligaram... tenho visto comer no fundo do lago ou seja nao comem tudo e tenho mantido a dose....

 

estao parados num canto e tal e coisa, pelo que vi indica parasitas internos.

 

e vi tambem caca a superficie da agua... brancas e tal.... como os parasitas dos discus

 

estou tentado a fazer um tratamento de fluvermal....

 

eu tenho visto o koiphen ... um site americano penso eu de koi's e vi la cenas identicas as que os meus peixes tem, eles vem guelrras etc... se tiver um pouco de coragem a ver se vejo logo ou amanha de tarde com ajuda da esposa.... sou um pouco melindroso, tenho medo de magoar os bichos....

 

e pelo que vejo se for aquilo que la num topico aparece.... ao gajo matou umas quantas koi's adultas.... enormes mesmo.... e parece que o tratamento e injectar antibioticos.... nao me parece que consiga faze-lo ;)

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao cheguei a fazer tratamento com fluvermal. foi comprar o SERA pond cyprinopur

 

isto porque pelo que andei a ver da-me a impressao que tenho la mesmo a : ''Spring viraemia''

 

e pode ter sido mesmo os peixes novos, mas pelo que entendi nao adianta fazer quarentena, isto porque pelo que entendi as koi's que tenho infectadas, as que sobreviverem ficam para sempre portadoras do virus, mas ficam imunes a doença, mas tipo.... agua fria a doença fica parada.... as alturas em que fica activa é na primavera e finais de verao em que a temperatura desce.

e o que aconteceu foi certamente ter vindo um dos peixes infectados e contaminou tudo.... possivelmente os 3 pequenos que la continuam vivos.

os sucunbis ou la como se chamam foram-se todos ou melhor foram-se todos os que separei, o mais pequeno como nao consegui apanhar esta no lago e ainda anda por la, os outros so os consegui apanhar por estarem doentes e muito lentos e tal este nao da possibilidade.

 

apanhei 3 das koi's para ver... 2 pareciam ter as guelrras bem reparei que os olhos pareciam ter uma pelicula ... pelo que andei a ver é uma especie de sintoma..... uma delas tinha a tal pelicula nos olhos e tinhas as guelrras infectadas.

 

fui buscar o tal produto e em conversa com o gajo ele diz que tambem ja teve problemas com a doença.... perdeu a unica koi segundo ele ''original'' japonesa e grandalhona. segundo ele a pelicula é um sintoma, segundo ele ja fez o tratamento varias vezes sem sucesso :medieval_mace: mas nao custa tentar.

segundo vi aconcelham este produto para ''limpar'' tudo o que é doença, e uma pastilhas da sera ao mesmo tempo que pelo que entendi é comida normal mas ja com anti-biotico ou vitaminas, so que nao comprei porque é caro e para ja as koi's nao estavam a comer. ora se as vir a começar a comer possivelmente compro para ver se ajuda na recuperaçao.

 

posso tambem adiantar preços porque eu pessoalmente acho que pode interessar....

 

250ml de SERA pond cyprinopur dao para 5000L sendo que:

 

em tratamento (foi o caso) durante 3 dias 100ml para cada 2000L

manutençao 1 vez por semana a mesma dose

 

14, 75 euros

 

havia tambem salvo erro de 500ml ficava por 30 euros algo assim e dava para 10.000L as doses nao sei

 

SERA KOI BAKTO TABS a tal comida medicada é de 250ml e ficava por 19 euros e tal, perto dos 20 euros.

 

nao comprei devido as razoes que apresentei.... e é pena que produtos necessarios sejam tao caros.... para tratar as koi's e sem certeza dos resultados é preciso a volta dos 35 euros no meu caso, quem tem lagos maiores precisa de muito mais.

 

entretanto a koi que tinha as guelrras infectadas hoje de manha estava morta, penso que nao so pela doença mas pelo tratamento pois desde que adicionei no primeiro dia o produto no dia seguinte ja estava pior, ontem a noite quando adicionei a segunda dose estava ainda pior, hoje de manha ao adicionar a ultima dose estava ja morta... contudo de todas parece ter mais 1 assim ''mole'' as outras embora menos activas parecem melhor, as 3 pequenas supostamente as infectadas la continuam... o problema é que de futuro nao sei se sera boa ideia meter peixes novos :)

 

abraço

 

ps. vou mantendo actualizado com a evoluçao positiva ou negativa

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem assim ja nem sei se diga para tratares. morrem do tratamento?é para fazer doses tão de seguida?

 

boas

 

pois nem eu sei ;)

 

sei que provavlemente devia aguardar mais dias antes de novo tratamento, mas o desespero é tal.... foi como ja disse e ainda comentei com o vendedor....

 

se acorda-se de manha e estivesse tudo morto, ficava triste, mas prontos tipo acabava por ali e pelo menos para ja a preocupaçao.... teria de comprar koi's novas ;)

 

assim acordar e ver os bichos ali a sofrer :( é pior penso eu...

 

mas tipo eu no sabado troquei mais de metade da agua, cerca de 80% sem exagero... e no domingo é que fiz o tratamento por isso pouco ou nada do outro tratamento teria.

 

ora bem... actualizando....

 

ontem como ja disse morreu possivelmente a koi mais afectada

hoje de manha vi a minha koi branca muito mole, a respirar lentamente e mais para la do que para ca... sinceramente nao sei se chega a hora de almoço viva :(

as outras parecem-me iguais.... :(

 

as pequenas e possiveis portadoras do virus, virose da primavera, parece que nada tem embora ontem visse uma um pouco parada....

 

quanto a morrer com o tratamento.... bem é uma forma de falar... a dose ate foi baixa.... 100ml para 2000L o lago deve ter mais de 3000L, mas o bicho estava muito afectado e nao aguentou...

 

pelo que vi com esta virose os peixes ficam mais frageis e podem apanhar outras doenças.... e tenho visto os mais pequenos principalmente a roçar muito a barriga no fundo, tipo ... parasitas internos.

 

pensei daqui a uns dias e dependendo de como estiverem comprar um outro produto que limpa uma serie de doenças em lago.... parasitas internos quero eu dizer.

 

pelo que andei a ver parece ser uma doença complicada, quer nos EUA quer na Alemanha... e nao tem grandes sintomas... e o pior pelo que entendi o virus nao é detectado. qualquer um de nos ao comprar uma koi nao tem como saber, e quando chega a hora o virus ''acorda'' e o infectado nao se lixa mas lixa os outros :(

 

bem tenho de ir vendo.... ao que parece nao estao a comer nada :( o que piora

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então não lhe dês muita comida para não ficar de sobra e provocar o aumento da amonia.

 

não coloques peixes novos tao cedo,mesmo que isso corra mal pois sempre pode permanecer no lago e infectar os novos. informa-te se só permanece em peixes vivos ou se também sobrevive no lago..

 

boa sorte

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então não lhe dês muita comida para não ficar de sobra e provocar o aumento da amonia.

 

não coloques peixes novos tao cedo,mesmo que isso corra mal pois sempre pode permanecer no lago e infectar os novos. informa-te se só permanece em peixes vivos ou se também sobrevive no lago..

 

boa sorte

 

boas

 

como tinha dito vou actualizando....

 

ontem a hora de almoço cheguei e tinha um morto, por sinal nao era o que esperava... pensei que ia ter uma koi branca mas afinal tinha era uma dourada morta.

 

ao final do dia ja sem saber o que fazer....

 

fiz uns testes.... ora bem o ph entre 7.5 e 8.0 nao me parece muito mau.... o pior mesmo foi para os nitratos que estavam de 50mg ou la o que é para cima.... no lago.... muito altos penso eu.

da torneira saiam a volta dos 25mg .... ja bem mais baixo

chamou-me a atençao tambem foi a superficie da agua mesmo sempre em movimento ter especie de espuma... embora se veja bem o lago todo.... lembrei-me que talvez fosse porcaria a mais... mas tipo ve-se o fundo bem.... nao se ve muita sujidade, e mesmo tendo que sei que tem (sujidade) ja esteve bem pior e nao tive problemas.

 

entao a minha esposa propos que fosse-mos ver se encontravamos um bibao ou algo identico que tivesse principalmente largura para os bichos poderem se movimentar....

 

la comprei uma caixa daquelas tipo arrumaçoes... a maior que encontrei 110L sei que é muito muito pouco para 4 koi's de 25cm para cima, mas nao encontrei nada mais largo nem comprido... a nao ser piscinas para crianças, mas a maior levava so mais 3 litros pois era mais baixa e podia furar, optei pela caixa.

 

cheguei lavei-a bem... ja de noite e vi que a tal branca parecia estar pior ainda.... sempre a superficie e parada...

entao enchi a caixa e meti uma pedra difosora a funcionar num canto.... e fui apanhar a tal koi branca...

ao apanha-la apanhei uma das koi pequenas que comprei em agosto, meti as 2 la dentro....

passado uns 30 minutos fui ver e a branca la andava mas parecia sega, pois nadava para a frente mas sempre a bater na caixa so quando batia mudava de direcçao.... a outra andava assim tipo a nadar rapidamente tipo a fugir de mim...

 

hoje de manha fui ver e pensei que a branca ia estar morta.... levantei a tampa, pois tapei nao va andar por la gatos.... a pequena estava morta e a branca nadava por la e ate parecia bem mas bem melhor... nadava mais, tipo fugia ao ver a minha sombra e tal.... entao pensei é da agua e fui apanhar logo as outras.

 

apanhei as 3 restantes e meti-as na caixa.... so que ao apanha-las na rede vinha restos daquele tipo de espuma e ao mete-las na caixa a espuma... pouca... ficou na agua da caixa.... quando meti a ultima koi vou a ver e a branca que parecia bem ja andava de cabeça para baixo, barriga para cima... mas ainda respirava.... ate comentei com a minha mae.... que nao chegava ha hora de almoço.

 

bem o que vou fazer para ja é tirar a agua do lago toda e limpa-lo bem... pedras e tudo... limpar tudo a 100%

ao mesmo tempo vou vendo a reaçao das koi's na caixa se vir que estao a recuperar nao faço nada se vir que nao vou buscar agua a uma fonte em que vem os nitratos a 0... so nao o queria fazer ja porque os nitratos como saem da torneira nao acho que estejam assim muito altos e para encher o lago é impensavel ir buscar agua la... é um pouco longe e so tenho garrafoes de 5L no total uns 40L +/-.... encher 3000L para cima.... a menos que chova ;)

 

pelo que entendi o virus fica é no peixe... e nao na agua.... logo se sobreviver alguma koi por um lado fico contente.... muito mesmo.... mas por outro no futuro nao devo poder meter mais koi's ou o que for.... logico que posso testar isso.... pelo que vi as sobreviventes ficam portadoras do virus mas imunes.... mas....

 

 

vou actualizando...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixaste 4 kois em 110l de agua a noite toda? e não morreram com falta de oxigénio?tem cuidado que é pouca agua para peixes medios..em termos de oxigénio..

não tapes nem deixes ao sol.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixaste 4 kois em 110l de agua a noite toda? e não morreram com falta de oxigénio?tem cuidado que é pouca agua para peixes medios..em termos de oxigénio..

não tapes nem deixes ao sol.

 

boas

 

nao.... deixei apenas 1 koi com uns 20/25 cm e uma pequena com menos de 10cm....

 

tenho uma bomba de oxigenio a funcionar.... de manha é que meti as outras 3 koi's la.... mas a pequena ja estava morta e quando meti a ultima koi a branca que ficou la toda a noite e de manha antes de meter as outras parecia bem, começou a dar-lhe....

 

cheguei a hora de almoço estava morta... ia para retirar quando vi um sinal que afinal era um piolho das carpas...

 

entretanto retirei-a com o tal piolho... e vi que das 3 que ficaram 1 ja estava 95% morta.... so se mexia mesmo quando lhe tocava 1 ou 2 vezes.... se nao toca-se nem se via mexer a boca para respirar... vai certamente estar morta quando chegar, mas separei para outro bidao....

 

das 2 que ficaram no bidao de 110L estive a ver e uma delas tem um piolho das carpas na cauda do rabo....

 

pelo que andei a ver o tratamento que fiz com aquele produto da sera que referi mais acima é indicado para isso, mas pelos vistos nao fez nada pois acabei o tratamento na segunda e hoje tenho piolhos vivos.... ha outro da sera mais concentrado tipo é da medicaçao profissional, mas tipo.....

ha um ano ou 2 comprei dessa gama o tremazol ou algo do genero e ficou por 12 euros, mas o gajo disse que era uma amostra dos gajos e dai ser mais barato porque o preço normal anda nos 40 euros.

 

havera algum produto mais que posso utilizar ?

 

entretanto hoje devo tirar a agua do lago.... vou limpa-lo bem... e espero que venha sol em breve para secar mesmo.... para caso fique la algum piolho... seque mesmo por completo, penso que seco nao vai a lado nenhum... ???

 

-------------

 

estive a procurar e a ler.... e vi por ai mais do que uma vez que um tratamento com cobre os mata.... para nao fazer asneira pensei neste produto: SERA oodinopur pelo que diz tem alto teor em cobre.

 

vi tambem que banhos de sal sao mais ou menos recomendados. tipo 30g/L durante 15 minutos.... parece que deixam o peixe meio atordoado, mas ao fim se formos ver o fundo dizem que tem la o argulus morto....

 

 

????

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

so para manter o pessoal a par da situaçao...

 

ja so tenho 2 koi's :tongue:

 

estao ambas num bidao de 110L.... ontem ia perdendo uma, pois coloquei a tampa em cima atravessada para entrar ar e tal... nao sei como uma delas saltou e saiu pelo buraco... a sorte foi a minha prima do lado estar em casa e o cao dela ter dado por ela pois ele ja andava bastante afastado do local da caixa... e pelo que ela me disse meteu-o logo num recepiente com agua e ele parecia mais para la do que para ca... mas la se começou a mexer e tal e ela voltou a mete-lo no bidao.

 

depois disso....

 

fiz um tratamento de choque e ate pode nao ter servido para nada e mesmo assim corri riscos.

ora o peixe que andou a passear era o que tinha pelo menos um argulus.... havia outro peixe com pelo menos um argulus mas morreu e consegui tirar peixe e parasita junto.

nao sei se foi de ter batido/esfregado no chao... o tal argulus que estava na cauda ja la nao estava... mas mesmo assim fiz o tratamento de choque.... (ha nao estava na cauda e nao dei por ele no corpo, e tambem nao vi nada na outra koi) peguei num bidao (outro) e enchi 10L de agua e meti umas 12 ou 13 colheres de sal grosso... colheres de sopa normais.... pelo que tinha visto diziam para meter 30g/L se cada 2 colheres levarem uns 20g +/- seriam umas 20 colheres... mas meti a menos.

embora nao tenha a certeza se fiz bem os calculos, pois achei muito sal para pouca agua.... mas mexi e dissolvi o sal todo.

espetei com as 2 koi's la dentro.... e nem 1 minuto começaram a nadar de lago.... onde vi isto diziam para deixar 15 minutos, mas talvez numa soluçao mais fraca, a minha possivelmente estaria forte demais, nao sei... sei que os deixei la.... e tirei toda a agua do bidao onde eles estavam.... lavei... e meti num local mais abrigado do sol principalmente... (ok... meti na garagem a um canto) enchi um pouco.... e meti as koi's.... basicamente devem ter estado na soluçao mais de 5 minutos pouca coisa....

meti-as e vi uma a uma, estavam tipo atrofiadas e deixavam tocar, e po-las de lado e tal... e nao vi assim sinais de parasitas, as guelrras pareceram-me bem, basicamente pareciam ok...

enchi o resto.... num canto meti rede para entrar ar.... no resto a tampa... pus peso por cima para nao mandarem a tampa fora... e pus a funcionar a bomba de ar.

hoje de manha fui ver e assim num relance tipo 5 segundos mesmo nao mais do que isso... pareciam bem, e pelo menos nadavam as voltas... coisa que nao faziam... nadavam sempre a direito ate baterem no bidao e so depois viravam.

mas logo a tarde posso relatar melhor como estao.... se começassem a comer estava a pensar comprar uma vitaminas para juntar na comida...

ou entao antes disso, algum produto que meta na agua para digamos ajudar na recuperaçao.

 

braço

 

ps. desculpem ser chato, e estar sempre a escrever testamentos, mas no fundo acho importante nao so para mim... eu por exemplo ja conclui que de x em x tempo tenho de tirar as koi's do lago e mete-las num bidao para as ver... a ver se ha parasitas, etc... de x em x tempo meter algum preventivo no lago... algo deste genero.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nada de novo a assinalar... ou pelo menos nada de novidade.

 

ontem estavam vivas... nao comem... e ao contrario do que pensei parecem nao ver ainda... :P

 

hoje de manha continuavam vivas... hoje ainda vou trocar um pouco de agua.

 

estou a pensar adicionar um pouco de aquatan... ?

 

para ja é tudo

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nada de novo a assinalar... ou pelo menos nada de novidade.

 

ontem estavam vivas... nao comem... e ao contrario do que pensei parecem nao ver ainda... :)

 

hoje de manha continuavam vivas... hoje ainda vou trocar um pouco de agua.

 

estou a pensar adicionar um pouco de aquatan... ?

 

para ja é tudo

 

 

Boas

 

 

Pode ter sido a virose das carpas e, como deves saber, não existem medicamentos para matar virus, nem mesmo o SERA CYprinopur, pois, este, só serve para prevenir.

Mas se morreram outros peixes sem serem carpas, então não é virose.

Em vez de gasteres dinheiro em medicamentos, poderias usar a lâmpada ultra-violeta, óprimo na prevenção de doenças.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pode ter sido a virose das carpas e, como deves saber, não existem medicamentos para matar virus, nem mesmo o SERA CYprinopur, pois, este, só serve para prevenir.

Mas se morreram outros peixes sem serem carpas, então não é virose.

Em vez de gasteres dinheiro em medicamentos, poderias usar a lâmpada ultra-violeta, óprimo na prevenção de doenças.

 

Boa sorte

 

boas

 

.... tipo.... sim sei que nao tratamento para a virose das carpas infelizmente. e sei que o cyprinopur é para prevenir apenas, e sim morreram sbunquis ou la como se chamam.

 

agora o problema é saber o que foi ?

 

é que tipo... vi varios sintomas. vi sintomas logo ao inicio de pontos brancos, vi simtomas de problemas nas guelrras numa das koi, numa vi a cor mais escura, em quase todas vi especie de uma pelicula nos olhos, na maioria dos peixes vi uma especie de marcas de sangue tipico se nao me engano da virose, e por fim vi argulus (piolho das carpas)

 

ora bem, pelo que li a virose das carpas, vem num hospedeiro, e a certa altura tendo tudo ok para tal.... infecta os outros peixes, mas o hospedeiro nao sofre com isso porque fica imune.

bem eu nao tinha problemas no lago, ate que em agosto comprei 5 koi's pequenas e 2 ras. bem passadas +/- 2 semanas com a descida de temperatura, começou a tragedia.

nao sei se foi virose, se foi o argulus, pelo que li o argulus ferra a koi e alimenta-se, quando esta cheio larga-a e depois procura novamente comida, pode ser ou nao a mesma koi, o problema é que a feridas nao fecham... e da origem a que apanhem doenças...nao penso que tinha uma verdadeira praga de argulus, ate porque teria visto mais cedo certamente... e era um pouco estranho morrerem os peixes todos por esse motivo... feridas expostas.

 

o certo é que este fim de semana morreram as ultimas 2 koi grandes.

resta 1 koi pequena (nem 10cm) e parece estar bem de saude.

ela estava e esta no lago sozinha... e nem sabia que la estava, pensei que ja estivesse morta... sem comer sem nada...

 

no sabado tirei a agua toda... limpei tudo bem, ate esfregao de arame (novo claro) usei para limpar as pedras da cascata e algumas zonas da tela ... tudo limpinho, so nao utilizei nada para desinfectar porque nao sabia o que usar... se nao tambem o tinha feito.

enchi.... vi a koi pequenina a ver se tinha parasitas.... nao vi nada.... estava gordinha... nao tinha marcas de sangue no corpo, parecia bem mesmo... meti-a no lago entao.

esta sozinha...

 

penso comprar talvez no fim de semana mais uma ou duas... a ver.

ha as ras pelo menos 1 ainda anda por la.

 

ja me pus a pensar, mas acho que nao tem logica.... terá sido as rãs ? dizem que tem veneno e tal... eu penso que nao tem logica se tivermos ras nao podemos ter peixes, mas....

 

que acham ?

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As rãs NÃO TEM veneno!!! pelo menos estas comuns em Portugal não tem... e ja tenho rans desde que tenho peixes e nunca nada aconteceu.tirando uma que este ano pescava os alevins (punha-se de cabeça no ar a olhar para eles e depois saltava-lhes em cima)mas acho que ao comia nenhum porque se abrem a boca debaixo de agua só bebem é agua lol

 

 

não ponhas ainda peixes novos. e tem atenção que não é por a carpa ser pequena que não pode estar infectada e pegar as novas outra vez... se bem que nem sabemos que bactéria/vírus dizimou a população.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais