Aquário 40x20x25


Filipe Simões

Recommended Posts

Venho apresentar-vos o meu novo projecto, a ideia é um nano aquário de 40X20X25 só com plantas.

Vou começar a comprar os equipamentos assim que o meu "Darkside" estiver orientado e com um pH decente.

O meu objectivo é montar um plantado gastando o mínimo possível, já tenho umas ideias na cabeça...

 

Setup

 

Aquário - 40x20x25(CxLxH), Não sei se mando fazer ou faço eu, penso que hoje em dia os valores não andem muitos distantes um do outro.

Filtro - Cascata Boyu ou algum que seja idêntico em termos de euros

Aquecedor - Não deve ser necessário por isso não vou meter

Iluminação - Aqui complica-se tudo, os mais baratos que tenho são os candeeiros pll de 11W mas duvido que seja suficiente para as plantas que quero manter.

CO2 - Caseiro, vou adaptar a receita que uso no meu aquário actual. Se alguém usa com sucesso CO2 de fermentação em garrafas pequenas diga a receita s.f.f

Substrato Fértil - JBL AquaBasis ou HÚMUS no caso do orçamento apertar

Substrato Inerte - Akadama(neste caso não é inerte)

Rochas - Basaltos(sobrarão da última montagem)

Backgroud - Vinil Preto

 

Flora

 

Planta de tapete, Não sei qual escolher... Por acaso ainda não sei que plantas escolher vou começar a procurar pelo fórum e tirar umas ideias. Também aceito sugestões.

 

Já ando a estudar a disposição das pedras, vai ser simples amanhã posto umas fotos.

Se alguém tiver um aquário com as medidas que quero ou se alguém do fórum fizer aquários por medida envie MP.

O mesmo em relação aos outros equipamentos descritos...

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as primeiras fotos deste projecto...

Como não tenho aquário fiz umas marcações com fita para ir treinando a disposição das pedras.

Pic_19184_1.jpg

Sempre com o Patrocínio...

E foi esta a disposição que mais gostei e também era das únicas que se encaixava bem num aquário destas dimensões...

Pic_19184_2.jpg

Pic_19184_3.jpg

Neste momento não se parece com nada mas depois com o substrato e um tapete que gostava que cobrisse todo o substrato deve ficar bom.

Nas marcações que fiz com a fita a altura era de apenas 20cm, decidi fazer com 25cm porque depois com a altura do substrato e como nunca enchemos o aquário até cima a rocha grande ficaria de fora.

Aceito sugestões e criticas.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já escolhi as plantas que quero colocar no aquário, resta saber se é possível nas condições que vou ter, isto porque escolhi plantas difíceis de manter.

 

-Hemianthus callitrichoides ''Cuba'', pertendo fazer um tapete que irá cobrir quase todo o substrato.

-Hemianthus micranthemoides, neste aquário vão ser as plantas de fundo e irão ficar por de trás das rochas.

-Pogostemon helferi, irá ficar encostado ás rochas na parte da frente para fazer a transição do tapete para a rocha.

 

O aquário vai ter substrato fértil, CO2 e 18W de luz que faz 1W/l mas quanto mais pequeno o aquário mais iluminação por litro precisa...

Será que vai ter sucesso?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro - Cascata Boyu ou algum que seja idêntico em termos de euros

 

Só um comentário: se for para colocar o aquário no quarto, não compres um Boyu ou teras que dormir com o zumbido do filtro :P

Comprei um (pq era barato) para o aquário do quarto do miudo (de 37,5l) e umas semanas depois tive de comprar um liberty da eheim.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim como assim, fizes-te bem em considerar um pouco mais de altura para o aquário.

 

Experimenta trocar as pedras (por a pequena para "dentro" do aquário, em vez de ficar do lado de "fora").

 

ficará porventura mais giro quando tiveres as plantas. Fica a sugestão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta trocar as pedras (por a pequena para "dentro" do aquário, em vez de ficar do lado de "fora").

 

Acho que não estou a perceber o que queres dizer, queres dizer para "esconder" a pedra mais pequena atrás da grande?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um comentário: se for para colocar o aquário no quarto, não compres um Boyu ou teras que dormir com o zumbido do filtro :)

Comprei um (pq era barato) para o aquário do quarto do miudo (de 37,5l) e umas semanas depois tive de comprar um liberty da eheim.

 

Pedro.

 

O aquário é para ficar no corredor, ao pé do outro.

Mas o barulho é assim tão irritante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então...Acham que a iluminação será suficiente para manter um tapete?

Será que me podem indicar um patrocinador,ou não, que faça aquários por medida? Costumava pedir à aquavitro mas aparentemente já não são patrocinadores e ainda não me responderam ao ultimo pedido de orçamento que o meu padrasto pediu para fazer.

Já agora, João Paulo Viegas, já percebi o que querias dizer... Já vou testar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que vives em Sintra. Tens perto de ti a Vidromoldura que fica no Cacém. Já mandei fazer 5 aquarios na vidromoldura e ficaram todos impecaveis e a preços em conta.

Para saberes a morada vai ao site deles.

 

Em relação à iluminação, uma calha de 11W é manifestamente fraca para manteres um tapete. Entra em contacto com o patrocinador Aquaeden e apresenta o teu caso. De certeza que te darão a melhor solução. Tens também a hipotese de comprar uma calha "chinesa" de 50cm que conseguiras usar facilmente no teu aquario pois os pés de apoio são deslizantes.

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

Editado por Rui Pedro Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pedi orçamento a um patrocinador do fórum, mas se for para arranjar o aquário mais barato não custa pedir em 3 ou 4 empresas diferentes, até se deve, vou já ver isso.

Quanto à luz arranjei, em principio, um candeeiro de 18W, vamos ver se é suficiente...

Cumps, Filipe Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de fazer um desenho e segui-lo como objectivo, por isso fiz isto:

Pic_19184_5.jpg

As grades eram desnecessárias mas era para ficar o mais próximo da realidade...

Depois de olhar bem para o desenho parece-me um pouco vazio do lado direito... Acham de devo colocar lá mais umas pedras?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Filipe,

 

ja vi que tas empolgado e empenhado neste projecto, continua...

 

Na minha opiniao arranjava mais umas pedras para o lado direito e fazia Iwagumi, usando as plantas que mencionas-te e dando um pequena inclinação ao solo para dar um efeito de mais profundidade.

 

Bem perdi um bocadinho de tempo e fiz um pequeno projecto como se fosse eu a montar esse aqua.

 

96877874.jpg

 

Nesta imagem tentei adicionar mais umas pedras e fazer uma pequena inclinação para dar mais profundidade ao layout.

 

45227116.jpg

 

Aqui tentei fazer a representação do layout na minha opinião o mais bonito e mais simples para esse teu projecto.

 

Usava as tres plantas como estas a pensar,

 

A Hemianthus micranthemoides para tentar fazer uma pequena moita atras dessas duas pedras maiores.

A Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' para o tapete.

A Pogostemon helferi para contornar todas as pedras que usasse neste layout.

 

Esta é a minha opinião e espero que te tenha ajudado em alguma coisa.

 

PS: Desculpa usar a tua foto sem autorização.

 

Cumprimentos,

 

Ivo Gabriel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivo: Realmente ficava bem mas tenho dois problemas que é não ter pedras para isso, as que tinha eram grandes demais para o aquário então desatei a parti-las mas não ficaram bem como eu queria, e queria a zona da direita o mais limpa possível para um grande tapete.

Vou ver o que consigo fazer, tenho tempo, mais tempo do que dinheiro...

Não há problema em teres usado a foto.

 

rickmfc: Quando dizes que gostas do layout referes-te ao meu ou ao que o Ivo se deu ao trabalho de fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivo: Realmente ficava bem mas tenho dois problemas que é não ter pedras para isso, as que tinha eram grandes demais para o aquário então desatei a parti-las mas não ficaram bem como eu queria, e queria a zona da direita o mais limpa possível para um grande tapete.

Vou ver o que consigo fazer, tenho tempo, mais tempo do que dinheiro...

Não há problema em teres usado a foto.

 

rickmfc: Quando dizes que gostas do layout referes-te ao meu ou ao que o Ivo se deu ao trabalho de fazer?

 

Era só uma opinião :)

 

Cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referia-me ao layout proposto pelo ivo, na minha opinião fica melhor, mas também não desgosto de todo o teu projecto inicial percebo a tua ideia em deixar o lado direito mais livre que assim realça um futuro cardume de peixes que introduzas mas eu escolheria a ideia do ivo.

São apenas gostos, faz de acordo com o teu gosto porque de qualquer modo sairá daí algo com futuro.

:)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse, vou ver o que consigo fazer.

Também não desgosto da ideia mas as pedras que tenho não ajudam...

 

Fica a duvida:

 

Que fertilização será necessária? Sei que vai depender dos resultados dos testes que fizer mas para que devo estar preparado?

E por falar em testes quais dos relacionados com fertilização vou precisar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que fertilizar micros e ferro à parte.

Eu uso seachem flourish e seachem iron, esta marca para mim é uma das melhores.

Depois também tens que fertilizar com K.

Mas nas primeiras semanas escusas de preocupar com isso pois o substrato fertil trata de fazer esse trabalho, quando ciclo do azoto terminar ai é k pensas em começar a equilibrar os macros NPK.

 

Os testes que mais uso é o NO3, PO4 e algumas vezes o de Fe.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler este topico e houve um paragrafo que não percebi muito bem...

Esta parte de avaliar o potássio a olho...

"A relação de NPK deve ser proporcional de NO3:5 PO4: 0.5 e K:10 ou NO3:10 PO4:1 e K:20 (não existe teste de potassio por isso tem de ser avaliado a olho, mas adicionando 10 ppm diários ou dia sim dia não será o mais adequado ou então por cada 5ppm de nitratos adcionamos 5ppm de potassio ou então por cada 0.5ppm de fosfátos adicionamos 5 ppm) Se tivermos de adicionar NO3 e PO4 o K não será a soma dos 2, fertilizamos consoante o valor que for mais elevado seja ele de NO3 ou PO4."

 

Alguém me pode explicar isto melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

Parece que o meu aquário(darkside) está finalmente a estabilizar o que faz com que me possa concentrar e começar a executar este novo projecto.

Também já tenho alguns fundos para começar a adquirir o material, aos poucos porque os fundos são poucos e tenho de estar preparado para alguma eventualidade que possa acontecer com o "darkside", por isso este vai com calma até para eu ir aprendendo o que preciso sobre fertilização, principalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ler mais umas coisas sobre fertilização, estou a pensar comprar fertilizantes de dissolução porque me parecem mais rentáveis.

E os que acho que vou precisar são:

Nitrato

Fosfato

Potássio

Ferro

Falta algum? Algum destes é desnecessário?

Qual o melhor sitio para adquirir este tipo de fertilizantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.