Discu com problema na pele


nuno

Recommended Posts

Boas,

Hoje ao chegar a casa deparei que um dos meus discus estava com uma cor esquesita, sera algum fungo????

 

Pic_3304_11.jpgPic_3304_12.jpgPic_3304_13.jpg

 

Ele esta todo assim, só assinalei mais para identificar o local, com a luz todo ele está estilo prateado, ja apliquei anti-fungos em todo o aquario, não vá o "diabo esfregar o olho". por favor se me poderem ajudar agradeço.

Até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a vista desarmada não dá para ver mas parece-me algum fungo. ja reparaste se os peixes andam a luta? tens mais discus? isso pode ser a definir a hierarquia da casa mas pelo sim pelo não coloca backtopur direct para ver se as feridas ficam boas.

se tiveres mais discus muda a discposição das plantas, costuma resultar.

abraço

Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, a luta não andam ( além que este discu é o maior do aquário), tenho mais 5 mas são mais pequenos, além que a hipoteses de mudar a disposição das plantar está fora de questão (mas obrigado na mesma), é que tenho muitas plantas e não seria facil estar a mudar tudo. Hoje quando tornei a regressar a casa (pq saiu as 07 da matina e só regreso as 7 da tarde), estive a observar o dito adoentado e reparei que aquela cor esbranquisada já não é tão forte, mas agora surgiu-me outro problema: o "gajo" nada um pouco de lado e as vezes até faz uma derrapagem.

Será que ninguem me consegue dizer o que se passa com este tipo é que os outros estão todos bem, pelo menos aparentam estar com boa saúde, até o discu mais pequeno que passa a vida entre as anubias esta bem, e só este é que esta assim, ainda por cima o gajo assim que me aproximo do aquario ele não se esconde e vem para a frente do vidro. Por isso se alguem conseguir identificar a doença ou como o tratar eu agradecia.

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

Nuno, embora seja imperceptivel pelas fotos...esse tipo de manchas e Hiperplasia são normalmente sintomas de ataques de protózoários externos, como a Costia.

Os tratamentos são na base da formalina ou Pemanganato de potássio.

Podes ainda dar banhos de sal no peixe.

Claro, se não sabes usar deves comprar um medicamento anti-protozoos.

Isto tudo claro com o peixe isolado num aqua Hospital.

Por isso já fizeste mal em pôr um anti-fungos no aqua...

Atenção ao filtro biológico a partir desta data..não percas os valores de nitritos de vista e faz TPAs.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens plecos( é por que é estranho só estar um peixe afectado)?O peixe coça-se ?

Poderá ser infecção bacteriana , nomeadamente F. columnaris ; tens limpo os filtros mecânicos, aspirado o fundo e feito TPA,s?

mede o pH , nitratos e oxigénio dissolvido ?

A antigamente chamada "Costia", provocada pelo Ichthyobodo necatrix é menos frequente do que se pensa nos Discus e geralmente apenas ocorre em aquário sobrepovoados e com muitomá condição de água . Geralmente o peixe coça-se e afecta mais do que um peixe . E neste caso também poderia ser Gyrodactilus ou Chilodonella ou Trichodina.

Os fungos nunca são primários e geralmente vês sempre uma espécie de algodão .

Se for parasitário trat com banhos de formalina. se for bacteriano trata com Bactopur direct , mas sobretudo faz análise à água par determinares os factores predisponentes .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pela ajuda, o peixinho já se encontra de boa saude novamente, não sei ao certo que doença ele tinha, mas o certo é que a cor dele voltou ao normal e já nada outra vez bem.

Como não sabia qual a origem da doença segui po vosso conselho: usei produto para os fungos e outro para os parasitas e o certo é que funcionou.

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais