Dark Shore (43L)


milka

Recommended Posts

Este aquario pertencia à minha tartaruga Nikita, que foi mudada para um sitio muito melhor (um lago).

Aproveitei logo a oportunidade!

 

 

 

Data da Montagem: 20-08-2010

 

Setup

Aquario de 42L - 52x26x32

Filtro - AquaClear 30

Aquecimento - ainda não tem

Iluminação - Calha 55w (Sensen Aquariums, HDD-250C)

CO2 - não tem

 

Substrato - Sera

 

Hardscape - Rocha basalto apanhada no Monsanto e duas pedras cinzentas de rio

 

 

Flora

- Hydrilla verticillata

- Limnophila sessiflora

- Rotala rotundifolia

- Heteranthera zosterifolia

- Pogostemon stellatus

- Sagittaria subulata

(todas fornecidas pelo rickmfc! obrigada! ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':-)' /> )

 

Fauna

- ainda não tem!

 

 

Fotos

 

 

75580593.jpg

 

 

 

Montagem

 

12649687.jpg

 

20251564.jpg

 

14586614.jpg

 

77597567.jpg

 

67834324.jpg

 

21210872.jpg

 

91078043.jpg

 

80154248.jpg

 

 

 

Por enquanto o Dark Shore vai ficar a ciclar. Mas...

...Gostaria de vos pedir a opinião quanto à fauna!!

já tenho um outro nano só com guppys, por isso desta vez gostaria de me arriscar a outro tipo de peixes!

Editado por milka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila :2gunfire:

O aqua tá engraçado, ficou giro ;) (melhor que o meu :) ).

 

No que toca à fauna não tenho grande coisa para te dizer...talvez uns barbos cereja, ou uns tetras olhos de fogo...que são peixes que acho bonitos.

Depois também podes pôr umas corys, ou assim...

 

Cump e boa sorte :onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Belo projecto, mal posso esperar pela evolução.

Já agora reparei que tens a quantidade de luz boa para a quantidade de água deves ter 1w/L ou mais por isso aconselho-te a meter CO2, faz uma mistura caseira é muito fácil há aqui no forúm a receita. Pois porque com essa luz podes vir ter algas.

Em relação a fauna eu colocaria uns dois ottos e um cardume da familia dos tetras.

Mas tem atenção ao ciclo do azoto

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tá engraçado, ficou giro :laugh: (melhor que o meu :character0050: ).

 

No que toca à fauna não tenho grande coisa para te dizer...talvez uns barbos cereja, ou uns tetras olhos de fogo...que são peixes que acho bonitos.

Depois também podes pôr umas corys, ou assim...

 

obrigada! realmente os barbos cereja são bonitos! e não e nada mau pensado os corys!! muito obrigada bigsmile

 

 

Já agora reparei que tens a quantidade de luz boa para a quantidade de água deves ter 1w/L ou mais por isso aconselho-te a meter CO2, faz uma mistura caseira é muito fácil há aqui no forúm a receita. Pois porque com essa luz podes vir ter algas.

Em relação a fauna eu colocaria uns dois ottos e um cardume da familia dos tetras.

Mas tem atenção ao ciclo do azoto

 

ja andei a pesquisar as receitas para CO2, e só ficaram umas duvidas:

 

- o CO2 tem de ficar a funcionar sempre, certo?

- tenho que meter também uma bomba de ar, ou o filtro cascata serve para o efeito?

- uma x que vou meter CO2, tenho que ter cuidado extra para manter o pH? ou as variações são pouco significativas?

 

desde já obrigada! também gostei muito da ideia dos tetras!! :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o CO2 fica sempre a funcionar..

A bomba de ar acho que é escusado, no meu caso tenho CO2 caseiro e não tenho bomba de ar basta que o filtro faça agitação da superfície da água.

Em relação ao Ph tens que andar de olhos nos dois primeiros dias mais ou menos no0 meu caso não houve alterações significativas mas cada aqua é diferente de outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,no meu caso tenho co2 caseiro e tinha um filtro que agitava muito pouco a superfície da agua e notava se bastante de manha via os peixes todos muito em cima,falta de oxigenio penso,mas comprei um filtro de cascata e resolveu o problema.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que o aquário está giro.

Atenção ao PH desse aq. se te der problemas de PH alto tira essas 2 pedras de rio.

Quanto ao CO2 caseiro toma atenção pois durante a noite o PH baixar um pouco. No meu caso chegava a variar de 7.0 para 6.4, mas cada caso é diferente de outro pois há uma série de variáveis. Sem duvida nenhuma CO2 o de botija e se procurares bem por poucos euros já se encontra.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas colocaria como fundo uma cartolina preta.

Nesse aquários podias colocar uns camarões (red cherry) na companhia de umas mollys. :music_singguitar:

Quanto ao CO2 caseiro podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=78586&hl=

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora aqui vão fotos fresquinhas!

 

12728018.jpg

 

89622678.jpg

 

 

um close up das plantinhas

62435519.jpg

 

53145632.jpg

 

 

já ontem tinha reparado e hoje parece tar a acontecer outra vez:

de manha aparece esta espuma junto ao filtro:

espuma.jpg

 

o que poderá ser?! é que mais pa tarde já não ha vestigios dela... :character0050:

 

 

 

quanto à fauna...hmmmm ainda estou indecisa, acho que ainda tenho que pesquisar um pouco mais, mas as sugestões continuam a ser muito bem vindas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espuma apareceu quando?

Foi quando começou a colocar o CO2, certo?

Se for é comum aparecer nos primeiros dias de CO2 mas um TPA resolve o assunto.

As plantas parecem estar a mudar de cor...

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elas nao mudaram de cor, o que aconteceu foi que a lampada fundiu-se (nao sei bem porque..) e a que me arranjaram na loja é metade vermelha e metade azul! logo o aquário parece menos brilhante :D mas não deixa de ficar bonito a mesma :P

 

a espuma apareceu quando meti o CO2 exactamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou com um problema... as limnophilas parecem estar a ficar brancas no topo :eusathink: não percebo bem porque...

vou por umas fotos a ver se me conseguem ajudar!

 

dia 7

 

dia71.jpg

 

dia72.jpg

 

dia73.jpg

 

é comum isto acontecer?!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que as plantas tinham mudado de cor :(

Parece me que está a ficar é amarelo e não branco ...

Pode ser derivado à iluminação ou falta de nutrientes para as plantas...

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem duvido que seja de luz a mais, pois só mesmo a parte de cima que apanha luz fica branca... reduzi para 8h de luz então :P

 

entretanto apareceram umas algas malditas! esbranquiçadas, junto ao difusor de CO2...

aproveitei e fiz uma medição dos niveis de amónia, nitritos e nitratos e estou um pouco confusa...

Amónia = 0

Nitritos > 3.3 ppm

Nitratos > 110 ppm

pH =7.5

 

Não sei bem quais os valores médios que deveria ter.. sei que é suposto ter primeiro um pico dos nitritos e depois um dos nitratos.. mas parece que estão os dois em picos, nao?!

 

alguma ideia?!

Fiz uma TPA, pois parece-me que é o que é o que aconselha para niveis altos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não metas peixes nesse aquario tao cedo. além dos nitritos (que tem que ser 0 ou proximo de 0) tens nitratos elevados, vais ter que começar a fazer TPAs brevemente, as TPAs ajudar-te-ao a lutar contra as algas, a controlar os nitratos e a fertilizar as plantas.

 

Por ultimo, acho que em termos de compras, so deves é comprar plantas... as plantas irao consumir nitratos e ajudaram a reduzir o impacto das algas.

 

idealmente tens que ter:

amonia ~0

nitritos 0.1 ou menos

nitratos 25 ou menos

 

primeiro tens um pico de amonia, depois um de nitritos e por ultimo um crescimento regular de nitratos, que so serao controlados por TPAs e pelas plantas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito obrigada Quo!! segui o teu conselho e passei as ultimas semanas a fazer TPA dia sim dia não mas só quando tirei o CO2 é que as algas desapareceram (pelo menos aquelas que pareciam algodão)

quando obtive niveis aceitaveis, coloquei os primeiros habitantes: os 3 machos guppy que tinha no Pinky (2 endlers e 1 azul)

 

Amónia = 0

Nitritos = 0 ppm

Nitratos < 5 ppm

pH =8

 

 

o pH é que está um pouco alto. Existe algum problema?!

 

aqui vai uma vista geral!

 

dia 24

 

dia321.jpg

 

dia322.jpg

 

 

aproveitei e fiz uma "mini" poda. Estava com medo de cortar demasiado.. então deixei algumas assim compridinhas :(

 

dia323.jpg

Editado por milka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem arranjei novos inquilinos para o DarkShore! ainda ponderei sobre uns invertebrados mas a acabei por arranjar

 

2 corydora

2 otocinclus arnoldi

 

Hoje fui lá ve-los e parece que se estão a dar bem com o novo lar, pois os cory andavam alegremente a vasculhar o fundo e os otos estavam de volta da pedra com algas!

quanto aos guppys, ontem estavam com receio pois andavam sempre na superfície. Mas agora já descem para junto dos otos! parece que ja perceberam que eles não são ameaça :)

 

Aproveitei e tirei umas boas fotos!

 

dia 25

 

dia331.jpg

dia332.jpg

dia333.jpg

dia334.jpg

Editado por milka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com um problema...

 

Coloquei de novo o CO2 para ver se o pH baixava. No próprio dia houve um boom de algas verdinhas nas rochas, vidros e chão...

Hoje, ainda com o CO2, o pH já vai nos 9....

os peixes parecem nem notar,pois estão normais! no entanto fiz TPA e tirei o CO2...

 

Algum conselho/sugestão?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nautilex és o meu salvador!! bem podia andar a fazer TPAs que nem uma louca com aquelas pedras lá! já está tudo normalizado!

muito obrigada! :thumbup3:

 

Este fim de semana arranjei os últimos (previstos para agora!) moradores!

 

9 Tetra neons

2 Mollys

 

e aqui vão as fotos!

 

Dia 32

 

dia321.jpg

dia322.jpg

dia323.jpg

 

já em liberdade

dia324.jpg

dia325.jpg

dia326.jpg

 

os guppies andam todos contentes pelo meio dos neons!! e o casal de mollys começou logo a mordicar as plantas!

Editado por milka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

GRANDE MISTÉRIO....

 

Ao fim de quase 20 dias de ter adquirido os 9 neons apenas estão no aquário 2, bastante desnorteados... não encontro os outros em lado nenhum! é possivel que o macho molly os tenha devorado???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não encontro os outros em lado nenhum! é possivel que o macho molly os tenha devorado???

 

Já procuraste no chão? Podem ter saltado. Isso acontece...

 

Hmm não me parece que tenha sido o macho molly...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.