Meu primeiro aquário


Andy'Mar

Recommended Posts

Olá!

Criei o meu primeiro aqua, já o tinha utilizado para peixes de àgua fria apesar de ter o termostato e isso mas começou a surgir um "bichinho" cá dentro por peixes de àgua quente e assim pus mãos-à-obra e retirei tudo do meu aquário ... escaldei tudo em àgua a ferver (o aquário passei-lhe um pano novo com àgua a ferver) e construi-o. Coloquei àgua da torneira para um balde e com as devidas medidas adicionei-lhe o aquatan ( da SERA), depois coloquei o bactozym (da TETRA). após o primeiro dia fiz os testes e estáva tudo bem a não ser o pH que estava entre 6,4 e 6,8 porém só adicionei mais um pouco de aquatan e no segundo dia continuava tudo igual (a amónia a 0, os nitritos também a 0, o GH superior a 3 e inferior a 6-> não sei se li bem os resultados deste, o KH entre 3 e 6) e o pH subiu entre os 6,8 e 7,2. Coloquei um (ou uma, não sei) coridora albina pelo que se está a adptar bem segundo o que li na net. pretendo colocar ainda:

-2 betas fêmeas;

-1 platis macho;

-2 guppys fêmeas e 1 macho;

-1 molly poecilia sphenops macho;

-1 melanóide.

-e talvez uma rã...sou que ainda não me informei a esse respeito, sugestões?

o meu aquário tem 60 x 30 x 32 (entre 50l a 60l)

 

estou a pensar colocar um muso que pareçe uma planta em forma de bola, sabem qual é?

 

p.s.- como se colocam imagens?

 

p.s. 2- critiquem à vontade, estou à espera de aprender :roflroll2:

 

 

consultem (fiz o facebook de prepósito :D) :

 

facebook do meu aquário

Editado por Andy'Mar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar das rã familia dos sapos? O.o

sim, acho que sim.:S

eu vi uma no aquário de um amio meu, mas na altura não pensava em ter rãs e então não lhe perguntei o nome da espécie. só sei que era tipo albina e que não tinha nada onde se pudesse apoiar para se pôr à superfície da àgua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para isso tens que criar uma plataforma a superfície para ela estar, tens espaço para isso?

Ela não irá sujar a água ou comer os peixes?

Deixa ver se alguém já tentou fazer o mesmo ou se tem mais conhecimentos que eu :S

Cumprimentos :D

pois...esse tal meu amigo não tinha nehuma plataforma na superfície e tinha-a junto de outros peixes. Li também num tópico qualquer (já não me lembro qual) neste fórum que as rãs enquanto são pequenas que nem sujam muito o pior é se crescem e ainda assim se não tiver muitas plantas que dá para manter uma :roflroll2:

já agora...obrigada pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da tua lista de peixes:

 

-2 betas fêmeas;(Pode se saber o porquê???)

 

-1 platis macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

-1 molly poecilia sphenops macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

 

-2 guppys fêmeas e 1 macho;

 

-1 melanóide.(1 Melanoides?? Podes por mais caracóis se quiseres, tais como Planorbis corneus ou Neritinas...não ponhas nenhuma Pomacea se tiveres plantas...)

 

A rã!!!...deixa lá isso...pensa noutras coisas...he he

 

A tal bola de musgo é cladophora...são muito boas, mas requerem alguma manutenção, porque se não a vais tirando e rebolando nas mãos(ex. 1 vez por mês) e girando dentro de àgua (ex. 1 vez por semana), quando deres conta tens nas plantas e troncos todas cheias de um "algodão" em que isso também é cladophora...

 

E a corydora???Vai ficar sozinha???Ou já não é viva???

 

Regra número 1 da aquariofilia:

Conhecer tudo sobre os bichos antes de os comprar.

 

E se tentares conhecer sobre os peixes que queres vais descobrir:

 

Se a corydora é viva eu colocava mais uma ou duas, pois são animais de cardume.

Se achares que tens poucos peixes rápidamente vais esquecer isso pois os peixes que escolheste são vivíparos e com alguma facilidade consegues ter MUITOS pequeninos.

Betas é para aqueles que tem a febre das caixas da Vodafone e que eu não aconselho a ter num comunitário.(Piada sobre reprodutores de betas)

 

Em tom de alguma brincadeira espero ter conseguido dar alguma ajuda ou bom conselho.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da tua lista de peixes:

 

-2 betas fêmeas;(Pode se saber o porquê???)

 

-1 platis macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

-1 molly poecilia sphenops macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

 

-2 guppys fêmeas e 1 macho;

 

-1 melanóide.(1 Melanoides?? Podes por mais caracóis se quiseres, tais como Planorbis corneus ou Neritinas...não ponhas nenhuma Pomacea se tiveres plantas...)

 

A rã!!!...deixa lá isso...pensa noutras coisas...he he

 

A tal bola de musgo é cladophora...são muito boas, mas requerem alguma manutenção, porque se não a vais tirando e rebolando nas mãos(ex. 1 vez por mês) e girando dentro de àgua (ex. 1 vez por semana), quando deres conta tens nas plantas e troncos todas cheias de um "algodão" em que isso também é cladophora...

 

E a corydora???Vai ficar sozinha???Ou já não é viva???

 

Regra número 1 da aquariofilia:

Conhecer tudo sobre os bichos antes de os comprar.

 

E se tentares conhecer sobre os peixes que queres vais descobrir:

 

Se a corydora é viva eu colocava mais uma ou duas, pois são animais de cardume.

Se achares que tens poucos peixes rápidamente vais esquecer isso pois os peixes que escolheste são vivíparos e com alguma facilidade consegues ter MUITOS pequeninos.

Betas é para aqueles que tem a febre das caixas da Vodafone e que eu não aconselho a ter num comunitário.(Piada sobre reprodutores de betas)

 

Em tom de alguma brincadeira espero ter conseguido dar alguma ajuda ou bom conselho.

 

Cumps

 

 

 

SIM, a minha corydora está viva:D tem momentos em que se irriquieta mais e outros que ja é mais sossegada.

 

Tenho medo que se reproduzem os bettas, mas ainda assim vou considerar isso.

 

Só coloquei um caracol devido ao espaço do aquário e como também já tinha pensado comprar mais coridoras, uma ou duas mas sem serem albinas, e assim o trabalho da limpeza dos vidros e isso fica por conta destes, e também tenho medo que se reproduzem muito os caracóis, porque já vim na net muitos desconselhos em relação à manutenção de muitos caracóis devido à sua reprodução. :/

mas não dá mesmo para manter os bettas com os outros peixes?:S eu queria porque sempre dava mais cor ao aquário e eu não osto muito de ver só peixes do mesmo tamanho (sei que é egoísmo pensar primeiro na estética e só depois no bem estar-do-animal, mas é o que eu penso :S).

 

já agora...eu li as fichas dos peixes que quero manter mas ainda assim não reti toda a informação à primeira :D e de qualquer maneira ainda não os comprei por isso ainda vou a tempo :roflroll2:

 

p.s.- não se irritem com a minha ignorância na aquariofilia :/ e ajudem-me please:S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, os bettas não se reproduzem como os vivíparos, ou seja guppies, mollies, espadas e platies, é muito mais complicado e não num aquário comunitário.Claro que podes ter o betta num aquário comunitário, ou seja com outras espécies de peixes eu já tive bettas com guppies, mollies platies e não ouve problema nenhum e agora tb tenho um num aquário com discus, neons...

Quanto à rã, elas precisam mesmo de uma plataforma para poderem estar e respirarem, estar sempre dentro de água vai acabar por a cansar de estar sempre a ter que vir ao de cima e acabará por morrer afogada, claro que entretanto come os peixes. Por isso se quiseres rãs precisas de um aquário bem grande para poderes meter peixes que crescem muito e só depois de eles estarem maiores é que podes meter a rã, e a plataforma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da tua lista de peixes:

 

-2 betas fêmeas;(Pode se saber o porquê???)

 

-1 platis macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

-1 molly poecilia sphenops macho;(colocava um casal em vez das duas fêmeas de beta)

 

-2 guppys fêmeas e 1 macho;

 

-1 melanóide.(1 Melanoides?? Podes por mais caracóis se quiseres, tais como Planorbis corneus ou Neritinas...não ponhas nenhuma Pomacea se tiveres plantas...)

 

A rã!!!...deixa lá isso...pensa noutras coisas...he he

 

A tal bola de musgo é cladophora...são muito boas, mas requerem alguma manutenção, porque se não a vais tirando e rebolando nas mãos(ex. 1 vez por mês) e girando dentro de àgua (ex. 1 vez por semana), quando deres conta tens nas plantas e troncos todas cheias de um "algodão" em que isso também é cladophora...

 

E a corydora???Vai ficar sozinha???Ou já não é viva???

 

Regra número 1 da aquariofilia:

Conhecer tudo sobre os bichos antes de os comprar.

 

E se tentares conhecer sobre os peixes que queres vais descobrir:

 

Se a corydora é viva eu colocava mais uma ou duas, pois são animais de cardume.

Se achares que tens poucos peixes rápidamente vais esquecer isso pois os peixes que escolheste são vivíparos e com alguma facilidade consegues ter MUITOS pequeninos.

Betas é para aqueles que tem a febre das caixas da Vodafone e que eu não aconselho a ter num comunitário.(Piada sobre reprodutores de betas)

 

Em tom de alguma brincadeira espero ter conseguido dar alguma ajuda ou bom conselho.

 

Cumps

 

 

 

 

 

 

Eu uso caixas da vodafone para reprodução de bettas, posso garantir que servem o proposito....

As caixas só servem para manteres lá as fêmeas, porque depois, o melhor é passares para outro aqua ainda maior...

A propósito nuca ponham 2 bettas machos juntos...Dá asneira, normalmente passado duas semanas, dependendo do tamanho do aqua, um deles acaba por morrer...lol

 

podes manter as fêmeas juntas, mas em relação aos corydoras, sim, convem acrescentar mais algumas, pois esta é uma espécie de cardume...

 

TiagoA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso caixas da vodafone para reprodução de bettas, posso garantir que servem o proposito....

As caixas só servem para manteres lá as fêmeas, porque depois, o melhor é passares para outro aqua ainda maior...

A propósito nuca ponham 2 bettas machos juntos...Dá asneira, normalmente passado duas semanas, dependendo do tamanho do aqua, um deles acaba por morrer...lol

 

podes manter as fêmeas juntas, mas em relação aos corydoras, sim, convem acrescentar mais algumas, pois esta é uma espécie de cardume...

 

TiagoA :character0050:

 

pois eu queria mesmo era evitar a reprodução...e em relação da "regra" de apenas um betta por aquário também já tinha lido. Em relação ao corydora ainda hoje ou amnhã vou comprar mais um ou dois, mas será que isso chega para fazer um cardume? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, os bettas não se reproduzem como os vivíparos, ou seja guppies, mollies, espadas e platies, é muito mais complicado e não num aquário comunitário.Claro que podes ter o betta num aquário comunitário, ou seja com outras espécies de peixes eu já tive bettas com guppies, mollies platies e não ouve problema nenhum e agora tb tenho um num aquário com discus, neons...

Quanto à rã, elas precisam mesmo de uma plataforma para poderem estar e respirarem, estar sempre dentro de água vai acabar por a cansar de estar sempre a ter que vir ao de cima e acabará por morrer afogada, claro que entretanto come os peixes. Por isso se quiseres rãs precisas de um aquário bem grande para poderes meter peixes que crescem muito e só depois de eles estarem maiores é que podes meter a rã, e a plataforma.

 

vou desistir então da ideia da rã... estou a ver que é muito confuso...um dia mais tarde com mais experiência talvez volte a ponderar nisso. Mas a ideia das bettas vou continuar a manter então :character0050:

 

já agora, que acharam da minha combinação dos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

...ao fim de algum tempo já tenho o meu aquário quase no "ponto".

acabei por colocar:

-3 betas fêmeas (não tinham machos, pelo que teve de ser mesmo fêmeas)

-1 platy macho;

-um casal de guppys (tinha duas fêmeas mas uma morreu porque saltou do aquário nem sei bem como :S)

-juntei mais duas corydas (ou seja agora tenho 3);

-e um moly sphenops negro

mas o meu loy é mau :(...morde os outros sobretudo quando lhes dou de alimentação, por isso coloquei-o num berçario de forma a que já não possa atacar os outros peixes. É normal esse comportamento? :S é que ele embirra mais é com os guppies, porque será?:S

 

e já agora... agradeço todas as respostas dadas anteriormente :thumbup3:

 

p.s.- como se colocam fotos aqui no forum :S

 

p.s.2- vou colocar depois mais fotos no meu facebook para terem acesso a elas. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.