Desta é de vez :D


BaNnEd

Recommended Posts

Boas camaradas :D

 

Como o proprio titulo indica, desta e de vez :D

 

Ja andei a cerca de 3/4 meses aqui a tirar algumas duvidas e depois de algum tempo a pensar bem e organizar ideias acho que é desta que vou comprar material para fazer o meu "oceanario"

 

Estive a ver numa loja em Guimaraes e tem la um aquario porreiro mas nao sei bem as medidas nem a marca do material mas penso que o aquario e prai de 100c x 50a x 60l +/-, o dono da loja disse que era o indicado para começar, tinha o material e isso em condiçoes agora nao sei se 225 pelo aquario e material + 75 pelo movel é caro para ser o aquario que é ou se esta dentro dos preços, se alguem puder ajudar agradecia :D

 

Gostava de saber mais preços e isso, alguem sabe onde e que tem uma loja em que eu entre e diga assim uauhhhh olha para aquilo 100 peixes destes 200 daqueles mais 150 de outros e que tenha material que nunca mais acabe aqui na zona de braga ou ate mesmo porto :D

 

Obrigado desde ja pela atençao e espero respostas ansiosamente :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho que deves dar uma vista de olhos nos classificados aqui do forum......

por vezes a malta vende aquario com filtros externos que é o melhor filtro ao preço da chuva quase...

 

eu consegui por apenas 140 euros, aquario novo a extriar por 80 euros 100x50x50, e um movel com uma estrutura de ferro e lugar para 2 aquarios com madeira a forrar por apenas 75 euros :D

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado pela dica, mas tipo oportunidades dessas e que nao me aparecem xDD

 

Vou estar mais atento assim os trocos que poupa s dava para mais plantas e isso

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eheh

se soubesse o que sei hoje...um terço da guita que investi em material e peixes foi mesmo deitada po lixo por nao tomar atençao a classificados :P

para teres uma noçao...gastei tanto no meu primeiro aquario de 60cm...como num de 100x50x50 com movel incluido ;)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eheh

se soubesse o que sei hoje...um terço da guita que investi em material e peixes foi mesmo deitada po lixo por nao tomar atençao a classificados :P

para teres uma noçao...gastei tanto no meu primeiro aquario de 60cm...como num de 100x50x50 com movel incluido ;)

 

desculpem la a ignorância mas sou novato aqui no forum ando a procura dos classificados e não os encontro onde esta isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica na pagina inicial antes dos patrocinadores, tens aqui o link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=117

 

Entao tambem te vais aventurar na aquariofilia ou ja tens algum aqua??

 

Abraço

 

vou tambem aventurar-me a montar um ;) ja vi mais o menos os peixes que quero agora vou começar a procura de material ;) la para Dezembro pode ser que comece a montar tudo.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquario vai ser no minimo de 100 x 50 x 50 mas estava a ver se arranjava 1 porreiro de 120 x 60 x 60 a ver vamos :)

 

Tenho algumas duvidas em relaçao a iluminaçao que vou precisar para manter as plantas verdinhas pois estou a pensar num super plantado mas ainda nao sei o nome de algumas plantas que tenho em mente por isso precisava de uma ajudinha sff. . .

 

Estava a pensar em fazer 2 ou 3 especies de "rodas" no meio do aquario com plantas e esconderijos e o resto um tapete de alguma planta que se desenvolva rapido e de facil manutençao para ficar o chao do aquario verdinho :D

 

Tipo isto:

agegzsvsfx.jpg

 

O tal tapete em verde e os circulos feitos com pedras tambem nao sei bem em quais aceito opinioes :P

 

Depois de feitos os circulos em pedras estou a pensar por umas plantas bonitas tipo arvores ou palmeiras nao sei

 

Ja agora tambem precisava de saber que tipo de peixes sao compativeis com "camaroes" pois acho que deve ficar porreiro ve los a passear pelo relvado ;)

 

Resumindo preciso de nomes de plantas que sirvam para o efeito que "tentei" explicar e preciso saber tambem que condiçoes preciso para ter assim um aquario plantado (iluminaçao, substratos, fertelizantes etc etc)

 

Espero por ajuda ansiosamente :D

 

Abraço

Editado por BaNnEd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa noite

 

Desta e que é de vez e nao vai ser nada do que tinha planeado pois vou optar por algo mais low cost do tipo nano de 18a x 18l x 54c :)

 

Tenho as seguintes questoes:

 

- A minha intençao é mesmo a criaçao pois eu gosto bastante de animais mas o que gosto mesmo é de ver a sua reproduçao acho algo de fascinante e como tal o que aconselham para a criaçao neste tipo de nano??

 

Gosto das seguintes especies, neons, nariz de bebado, invertebrados etc etc (nao gosto muito de guppys, platys, mollis e por ai)

 

Em relaçao a flora e hardscape estava a pensar em tapete de cuba com algumas rochas e uma moita como fundo o que aconselham para a moita??

 

É muito dificil fazer um tapete de cuba?? Precisa de muita iluminaçao??

 

Obrigado desde ja pela atençao :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum e a este hobby

 

Algumas considerações minhas (segue-as se quiseres):

 

1 - Um aquário pequeno, para um iniciado, é sempre mais dificil de gerir, pois a degradação da qualidade da água, acontece mais rapidamente do que num aquário de dimensões médias (não é impossivel de manter um aquário assim, mas...qual a tua experiência);

 

2 - Este hobby como a grande maioria deles, exige uma disponibilidade (no arranque) de uma grande quantidade de dinheiro. Algumas coisas podemos nós fazer, mas existem outras que não...

Vê preços, compara-os, faz uma lista de material imprescindivel para começares. Vê o que tens na tua carteira e depois vai por aí.

Eu tive um ano para conseguir o material para o arranque do meu aquário (e ainda não tenho tudo).

 

3 - Atenção às compras em 2ª mão. Seja aqui seja em qualquer lugar. Vê se o user tem um bom feedback, fala com o mesmo, tira todas as duvidas relativamente ao estado do equipamento. Por vezes mais vale a pena dispender mais algum dinheiro numa loja da especialidade do que aproveitar um negócio tão barato, tão barato que depois... Não quero que tenhas medo de fazer negócios, nada disso, mas sabe perfeitamente aquilo que queres comprar.

 

4 - O tipo de aquário que queres iniciar, irá exigir de ti iluminação, acima da média, substrato em condições, fertilizações e testes frequentes e conhecimentos iniciais em muita coisa relacionada com este tipo de aquário. Não é impossivel, nem sei que conhecimentos terás nesta área, mas todo o cuidado é pouco quando os euros são poucos e os erros começam a ser muitos. Desanima-se, gasta-se dinheiro e perde-se o gosto disto.

 

5 - Vai com calma, paciência e boa sorte.

 

Queres um aquário plantado? Entendes inglês? Uma dica:

http://www.tropica.com/home.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado pelas dicas todas :bath:

 

Ja ando para iniciar desde abril prai e tenho lido bastante sobre isto, sei que 1 aquario pequeno da muito mais trabalho e é preciso muita mais experiencia mas como nao vai ser apenas 1 mas sim 3 ligados entre si ja dá mais agua para trabalhar :crazyeyes:

 

Em relaçao ao dinheiro nao tenho assim muito para disponibilizar para este hobby pois eu tambem crio psitacideos e essa sim a minha grande paixao por isso é mais complicado gerir o dinheiro para este hobby . . .

 

Estou a a pensar em comprar tudo novo pois pelo que tenho visto nao compensa muito as coisas em segunda mao a nao ser que apareça um negocio do outro mundo . . .

 

Quando começar com a ideia posto aqui qualquer coisa so para dar 1 cheirinho do que penso fazer ate la estava a ver que peixes podia ter com apenas 1 PH e temperatura e isso, vao ser 3 aquarios mas todos com a mesma agua ou seja os parametros do 1 vai ser igual ao do 2 e 3, como tambem quero ter invertebrados sei que nao seria muito aconselhavel por causa das doenças e isso mas nos comunitarios tambem estao misturados com peixes e isso e eles la vivem felizes da vida :D . . .

 

Obrigado desde ja pela atençao . . .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Enquanto nao monto os aquarios sera que podia por apenas num recipiente algumas plantas para irem crescendo do tipo, punha na mesma o substrato fertil e o inerte e plantava as plantas que tenciono comprar para se irem desenvolvendo e depois ja ter mais pes para encher o aquario, sera viavel??

 

O que seria preciso para manter as plantas verdinhas e com um desenvolvimento rapido??

 

Alguem tem por ai podas de cuba para dar ou vender?? :P

 

Que tipo de plantas aconselham para fazer moitas para o fundo do aqua?? (Ja vi umas porreiras mas nao sei o nome :S)

 

Como vao ser 3 aquarios sera que chega 1 termostato no primeiro aqua ou quando chegar ao 3 ja vai estar mais fria??

 

Estou a pensar em colocar por especies divididas em cada aquario do tipo no 1 neons, 2 invertebrados e no 3 nariz de bebados é viavel??

 

Sera facil a criaçao destas 3 especies com os mesmos parametrosde agua??

 

Vou precisar de algum peixe de fundo e limpa vidros ou apenas com algum cuidado diario mantenho os aquas limpos??

 

Apos este testamento espero ficar mais um pouco esclarecido :)

 

Obrigado desde ja pela ajuda . . .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Obrigado pelas respostas estou surpreendido com as respostas que tenho obtido, sao tantos os membros que nem sei como agradecer este apoio . . . :S

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Enquanto nao monto os aquarios sera que podia por apenas num recipiente algumas plantas para irem crescendo do tipo, punha na mesma o substrato fertil e o inerte e plantava as plantas que tenciono comprar para se irem desenvolvendo e depois ja ter mais pes para encher o aquario, sera viavel??

 

O que seria preciso para manter as plantas verdinhas e com um desenvolvimento rapido??

 

Alguem tem por ai podas de cuba para dar ou vender?? :thumbdown2:

 

Que tipo de plantas aconselham para fazer moitas para o fundo do aqua?? (Ja vi umas porreiras mas nao sei o nome :S)

 

Como vao ser 3 aquarios sera que chega 1 termostato no primeiro aqua ou quando chegar ao 3 ja vai estar mais fria??

 

Estou a pensar em colocar por especies divididas em cada aquario do tipo no 1 neons, 2 invertebrados e no 3 nariz de bebados é viavel??

 

Sera facil a criaçao destas 3 especies com os mesmos parametrosde agua??

 

Vou precisar de algum peixe de fundo e limpa vidros ou apenas com algum cuidado diario mantenho os aquas limpos??

 

Apos este testamento espero ficar mais um pouco esclarecido :music_singguitar:

 

Obrigado desde ja pela ajuda . . .

 

Abraço

 

 

Postaste as tuas perguntas ontem e se tivesses um bocado de calma e alguma compreensão?

 

"Nós" não estamos aqui no fórum a tempo inteiro, com essa atitude merecias é que ninguém te responde-se... ainda por cima nem é um assunto urgente.

 

 

Podes colocar as plantas num recipiente, para se começarem já a desenvolver, mas isso tanto pode ou não compensar, vai depender do tipo de plantas em que estas a pensar...

 

Não tenho cuba.

 

Eu gosto de Egeria densa para fazer moitas, mas existem mais plantas, tudo vai depender do teu setup...

 

Um termostato, consegue-te dar conta do recado. (julgo que a distancia dos aquários, não vai ser assim tanta quanto isso, ou vai? A circulação que vais ter também influencia.)

 

Não vejo qualquer problema em fazeres isso.

Apenas arranjava algo para colocar os novos seres de quarentena, pois não vais querer que um peixe novo que compres que possa vir doente, te afecte os outros.

 

Sobre a criação:

Os neons são muitíssimo difíceis de criar, para alem dos parâmetros da água tens de simular as condições atmosféricas...

Que invertebrados estas a pensar manter? É que a sua dificuldade não é toda a mesma.

Sobre a criação de nariz de bebados, sou totalmente ignorante, não sei nada. xD

 

Com manutenção diária, consegues ter os vidros e aquário limpos, mas podes sempre ter algum peixe que te ajude na limpeza, para aquários pequenos aconselharia otto e neritina, para as algas e corydoras aeneus, para comer os restos de comida que caem no fundo (isto não quer dizer que não as tenhas de alimentar na mesma)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

PS: Para te poderem ajudar mais, era conveniente colocares o setup, que filtragem tencionas por, qual a litragem de cada aquário, tipo de iluminação, etc...

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que assuntos menos urgentes tem saido com respostas mais rapidas mas afinal nao esta a morrer ninguem e nao por isso . . .

 

Preciso deste forum apenas para nao ter o trabalho de pesquisar por isso obrigado por tudo o que aprendi aqui no forum . . .

 

Ate sempre . . .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

essa azia toda não te vai levar a lado nenhum. Só vai fazer com que aqueles que te poderiam ajudar percam a vontade de o fazer.

 

Aqui ninguém é obrigado a nada!

 

Já pedi ajuda e fui ajudado, já ajudei e até pesquisei para outros que não se deram ao trabalho de o fazer. Porquê? Porque quis e não esperei nada em troca.

 

Já abri tópicos onde pedi a colaboração da comunidade e nem uma resposta tive.

Há mal nisso?! Nenhum! É sinal que o tema não interessava.

 

Sugestão: muda de atitude porque há por aqui quem saiba muito disto e pode ajudar-te a poupar muito dinheiro.

 

Escolhe o teu caminho :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O meu caminho esta escolhido, animais aereos e nao aquaticos, estava a pensar montar uns aquas para passar um pouco de tempo pois ate acho engraçado, nao é azia é apenas um tiro para o tecto sem olhar para traz quando postei nao 1 double post mas sim o triple post de hoje faz parte da minha pessoa ou seja sou ironico, sarcastico e gozao o mais possivel por isso é que disse o que disse mas enfim fui logo recebido com 4 pedras na mao mas ao menos ja recebi 2 respostas . . . xDD

 

Obrigado pelas dicas tankado e plisboa vou tentar ser mais "normal" pois isto é um forum e ninguem me conhece por isso nao preciso de ser eu mesmo :music_singguitar:

 

Em relaçao ao que interessa, eu estou a pensar montar os tais 3 aquas de 18a x 18l x 54c o que pelas minhas contas da prai 15 litros brutos x 3 aquarios significa 45 litros brutos sendo assim penso que 1 termostato de 50 ou 75W deve chegar que dizem??

 

Penso meter 1 filtro externo EHEIM CLASSIC 2211 pois tou a pensar comprar pelo site pet4you e em relaçao preço qualidade acho o mais viavel, ja agora ainda nao percebi como é que nao destruo a colonia de bacteria que se cria depois do ciclo de azoto no filtro se vou ter que lavar o filtro de 2 ou de 3 em 3 meses :S alguma dica??

 

Iluminaçao vai ser prai 1 lampada de 60 cm para cada aqua em principio, chega ou é pouco??

 

Os neons sao assim tao complicados de criar?? pelo que li na ficha dos peixes os neons sao super faceis de criar apenas nao podem ter predadores e como vao estar sozinhos acho que sera possivel mas nao sei :S

 

Os invertebrados vai ser tipo red cherrys e isso algo barato e basico

 

Em relaçao aos narizes de bebado nao sei se colocarei esses ou outros que encontre na altura de comprar, alguma dica de peixes que se adaptem bem nestas condiçoes??

 

Obrigado mais uma vez

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O meu caminho esta escolhido, animais aereos e nao aquaticos, estava a pensar montar uns aquas para passar um pouco de tempo pois ate acho engraçado, nao é azia é apenas um tiro para o tecto sem olhar para traz quando postei nao 1 double post mas sim o triple post de hoje faz parte da minha pessoa ou seja sou ironico, sarcastico e gozao o mais possivel por isso é que disse o que disse mas enfim fui logo recebido com 4 pedras na mao mas ao menos ja recebi 2 respostas . . . xDD

 

Obrigado pelas dicas tankado e plisboa vou tentar ser mais "normal" pois isto é um forum e ninguem me conhece por isso nao preciso de ser eu mesmo :D

Nunca te esqueças disto: quando escreves aqui, ninguém pode 'ler' a intenção com que o fazes se não a indicares ;)

 

Em relaçao ao que interessa, eu estou a pensar montar os tais 3 aquas de 18a x 18l x 54c o que pelas minhas contas da prai 15 litros brutos x 3 aquarios significa 45 litros brutos sendo assim penso que 1 termostato de 50 ou 75W deve chegar que dizem??

Parece-me suficiente. Se pudesse metia 100W.

 

Penso meter 1 filtro externo EHEIM CLASSIC 2211 pois tou a pensar comprar pelo site pet4you e em relaçao preço qualidade acho o mais viavel, ja agora ainda nao percebi como é que nao destruo a colonia de bacteria que se cria depois do ciclo de azoto no filtro se vou ter que lavar o filtro de 2 ou de 3 em 3 meses :S alguma dica??

As bactérias estão em todo o lado, água, substrato, vidros, filtro, plantas, etc, etc.

Se lavares as matérias filtrantes com água do aqua não haverá problema.

 

Iluminaçao vai ser prai 1 lampada de 60 cm para cada aqua em principio, chega ou é pouco??

As lâmpadas não se medem aos centimetros. Coloca o tipo de lampada que vais usar e a sua potência.

 

Os neons sao assim tao complicados de criar?? pelo que li na ficha dos peixes os neons sao super faceis de criar apenas nao podem ter predadores e como vao estar sozinhos acho que sera possivel mas nao sei :S

Não sei. Julgo que são muito dificeis, sim. Sempre tive e nunca procriaram.

 

Em relaçao aos narizes de bebado nao sei se colocarei esses ou outros que encontre na altura de comprar, alguma dica de peixes que se adaptem bem nestas condiçoes??

Acho que com 54cm de comprimento e 18 de profundidade não deves optar por peixes de cardume como são os que referes.

Pesquisa melhor, identifica o ph que vais ter e escolhe por exe um casal de uma determinada especie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São 52L brutos...

 

Não conheço o filtro em causa, mas sei que é uma boa marca e está avaliada para aquários com uma litragem bem superior á tua por isso penso ser uma boa escolha. (só um aparte, acho que esse filtro não traz ceramicas, pelo que terás de comprar á parte, para alojar as bactérias, apesar de elas se alojarem em todo o lado é aqui onde se vão concentrar mais)

Tu não destróis as bactérias pois as matérias do filtro devem ser todas lavadas com água do próprio aquário (as ceramicas é só passar por água do aquário), eu apenas uso água do aqua para as cerâ. as esponjas lavo com água corrente e nunca tive qualquer problema.

 

Eu nunca tentei criar neons, mas pelo que li, são muito difíceis... posso estar errado, mas não me parece. xD

 

Os red's são faceis de criar, mas tens de ter uma boa qualidade de água.

 

Não gosto de sugerir peixes, pois tens de gostar deles para não ficares desinteressado e desmotivado, contudo escolhe peixes pequeninos, pois não tens muito espaço.

 

Já agora lavar o filtro de 2 em 2 meses julgo ser pouco, principalmente em aquários de baixa decilitragem pois a concentração de produtos nocivos para os peixes é maior, faz de 1 em 1 mês (o normal, é o que quase toda a gente faz, acho eu... vai depender da quantidade de peixes que tiveres) e troca 20% da água do aquário todas as semanas (sinfonizando o fundo de preferência)

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo entao nao posso ou melhor nao devo meter neons apenas com 18cm de altura, qual é o minimo aconselhado??

 

Acho que ainda nao perceberam como vou fazer os aquarios mas aqui vai a minha ideia, para fazer 1 aquario de 18 x 18 x 54 é a medida de 3 caixas da vodafone juntas, como nao tenho muito dinheiros disponivel para este hobby vou tentar poupar nos aquas e no que puder para tentar fazer uma coisa engraçada, a ver vamos . . .

 

Sendo assim o filtro lavado ja nao terei problemas com a destruiçao das bacterias, em relaçao ao termostacto o preço é igual tanto para o de 50 cmo de 75 como de 100 por isso mando vir o de 100 . . .

 

Em relaçao as lampadas vai ser daquelas normais tipo T5 de 60 cm nao sei bem as caracteristicas delas :S . . .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.