Recommended Posts

Ola a todos.

Decidi criar este tópico para partilhar convosco o meu novo lago.

O lago tem cerca de 5 metros de comprimento, 3 metros de largura e 50cm de profundidade.

Foi feito com a ideia de colocar tartarugas e peixes, no entanto, neste momento, as tartarugas andam desaparecidas (escondidas ou mortas?! :D ) portanto neste momento tenho 3 cometas, 1 carpa koi, alguns peixes apanhados num rio e talvez as 4 tartarugas que introduzi.

 

Aqui estão as fotos da construção do lago:

 

Início da escavação:

 

P140410_14300001.jpg

 

P140410_16450001.jpg

 

Colocação do plástico:

 

P190610_10180002.jpg

 

(epdm da firestone era o ideal mas a minha carteira não se mostrou muito interessada)

 

Já com areia no fundo e pedras à volta comecei a encher:

 

P190610_16140001.jpg

 

P190610_17180001.jpg

 

Com a vedação para as tartarugas não fugirem:

 

P030710_20120001.jpg

 

Introdução de nenúfares e outras plantas:

 

P110710_20180001.jpg

 

Uma das inquilinas:

 

P180410_12550002.jpg

 

 

E pronto, agora falta semear relva à volta do lago e talvez arranjar mais algumas tartarugas. Tive alguma pressa em colocar lá as primeiras porque queria que disfrutasem da nova casa mas esqueci-me que os buracos não estavam aínda todos tapados e o lago não estava completamente pronto. Enfim, um erro simples de principiante do qual já me arrependi. Neste momento acho que o lago etá mais seguro portanto falta adquirir mais algumas.

 

O custo total do lago foi 0€ portanto mesmo com algumas, muito prováveis, falhas estou para já satisfeito. O sistema de filtragem foi criado por um tio que é canalizador e aquariofilista, o resto foi feito por mim e o meu pai ajudou a trazer algumas pedras.

Cheguei a pensar em adquirir filtro UV, uma vez que na segunda semana com água o lago ficou verde, no entanto, a partir do momento em que completei o sistema de filtragem com cerâmica, a água ficou práticamente cristalina (já está transparene ha cerca de um mês, mesmo apesar de apanhar luz solar directa ao longo de quase todo o dia)

 

Obrigado por lerem o topico e agradeço qualquer crítica construtiva.

 

Márcio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....

primeiro parabens marcio teis ai um belo lago... para mais com custo tao reduzido

agora misturare tartarugas e peixes num lago nao sei ja vi algums sim onde isso acontece, ja eu n ponho minha ao pé das minhas carpas, porque ja tenho bastante tempo 16 a 15 anos e aquilo é maquina de matar come todo caça todo, nunca deilhe peixes vivo mas ja lhe dei comida viva e ela come e apanha tudo porque debaixo de agua n sao tao lentas nao. claro minha opiniao, como ja tinha dito ja vi lagos com peixe e tartarugas.

na construçao só posso darte outra vez os parabens e as maoires criticas deixo para entendidos.

mas teis ai belo espaço desfruta dele e diverte.

comprimentos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado chacal3. Inicialmente o lago era mesmo só para tartarugas (quis dar-lhes uma casa maior uma vez que estavam numa caixa de plástico e já estavam a ficar grandes) mas quando comecei a ver aquela água toda tive vontade de colocar também peixes e o meu tio acabou por oferecer a carpa e os cometas. Para já só estou triste por não conseguir encontrar as tartarugas :D

 

Em relação à durabilidade do plástico acreditem que pensei muito nisso antes de construir e concordo que este não é o mais adequado, no entanto é como disse anteriormente, as telas mais apropriadas são mesmo muito caras. Eu acabei por optar por este plástico e coloquei 3 camadas. Vamos la ver quanto tempo dura...

 

Em relação às plantas, neste momento tenho 3 nenúfares que foram oferecidos e uma outra que fui buscar a um rio (que podem ver na foto) que tem tipo umas fitas (não sei o nome da planta). Aconselham mais algu tipo de planta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

hummmmm tou a desconfiar desse plastico!

 

ja tinhas a areia compravas uns sacos de cimento e um pouco de malha sol fica mais barato que a tela

 

quando o plastico furar o lago fica bazio em pouco tempo e se nao estas por perto..................

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas kohako

 

ando para construir um lago há uns anos, mas todos os anos digo "é para o ano que vem" devido ao custo que construir um lago acarreta

 

quero com isto dizer que penso que cimento e malha sol não é suficiente....isso iria dar a estrutura, mas não a impermeabilização, depois teria de levar um revestimento e tudo somado não sei se fica mais barato que uma boa tela

 

de qualquer das formas, o plástico dá sempre para fazer a experiência, pode ser que ele se comece a habituar á ideia do lago, comece a tomar gosto e daqui por um ano invista numa tela

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

o cimento teria sempre que levar impremeabilizante

 

mas fica mais barato que um lago feito em tela se a mao de obra for nossa!

se tiveres que pagar ao trolha e melhor optar pela tela

 

A minha preocupaçao e o facto de ele um dia de manha chegar ao lago e ele estar bazio......

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Realmente eu tive sempre como objectivo conseguir construir o lago sem ter de gastar muito dinheiro. Acabei por arriscar com este plástico porque conheço uma pessoa que tem um lago há 5 anos, tembém construído com 3 camadas de um plástico semelhante. Isto não deixa de ser uma experiência e concordo convosco que outros materiais seriam mais adequados mas vamos lá ver como isto corre. Se furar tento de novo, e há sempre alguem cá por casa para salvar os peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

vais ver o quanto apaixonamte e veres os teu lago a evoluir!

 

Quanto a construçao eu continuo a usar o velhinho tanque de rega que ja vem do tempo do meu avo e ele continua sem perder uma gota de agua nem uma rachadela

segundo me diz a minha mae, o tanque tera a volta de 50 anos foi construido pelo meu avo para reter a agua de uma mina

 

mas os antigos sabiam o que faziam! o terreno sedeu e todo o tanque descaiu e ficou desnivelado ..... mas nao rachou

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas macio. este lago depois de bem plantado nas margens e tal fica um espectáculo. o problema é mesmo se o plástico rompe e tens de desmontar tudo e arrancar plantas. mas em principio tapado com terra e pedras ,não apanha sol e mantém-se fresco pode ser que dure 5 ou 6 anos..

 

 

as tartarugas so deviam sair do lago no inverno. agora com o calor se se afastaram da agua desidratam e morrem rapidamente. o mais certo é terem-se perdido e não conseguiram voltar. repara se ha muitos obstáculos como degraus e isso que para uma tartaruga é um obstáculo...

 

 

Só uma pergunta ? que cerâmicas utilizaste? a custo 0 é mesmo o que preciso.. a ver se também trata da minha agua verde. sao cacos de tijolo? isto é o que tenho no lago pequeno e funciona 1000 maravilhas

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é kohako, esses tanques são um espetaculo. Pena não ter aqui nenhum :)

 

Em relação ao custo de 0€, esqueci-me de ter em conta a cerâmica. Realmente foi a única coisa que comprei e é mesmo cerâmica da sera. Comprei 2 caixas portanto ficou por cerca de 10€. Mas aínda queria por mais, alguem sabe onde há a preços um pouco mais reduzidos? Já agora, é verdade que a fibra de coco tambem pode ser util no filtro?

 

Em relação aos cacos de tijolo, isso também funciona? é suficientemente poroso para ser eficiente?

Não sei se foi mesmo a cerâmica que fez com que a água deixasse de ficar verde mas a verdade é que coincidiu mesmo com a introdução da cerâmica. Também tenho a água bem arejada por isso provávelmente também ajuda. Uma coisa que acho que me faltou é um filtro de plantas, mas acho que quando as plantas que eu tenho crescerem, derem "filhotes" e ocuparem uma maior área deve ser suficiente...

 

Queria so fazer-vos mais uma pergunta e agradeço desde já se me conseguirem responder. Eu tenho uns insectos no lago, aqueles comumente chamados de "alfaiates" que flutuam sobre a água. A minha mãe trouxe-os de um rio mas eu não sei se é seguro mantê-los cá ou se devo removê-los. Tenho medo que se tornem numa praga. O que é que vocês acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do lago está bonito. Tb usei plástico mas ao fim de 1 ano ficou quebradiço e substitui por lona, mas o meu lago é mais pequeno.

 

Não quero desmoralizar mas não são os buracos, elas trepam cimento, madeira e até gradeamentos e isso tem pouca altura, vai ao fórum "mundo das tartarugas" e pergunta que eles dizem logo, não vale a pena estar a colocar mais tartarugas sem solucionar esse ponto.

 

Tartarugas com cometas é que não sei se dá, tenho ideia que são um pouco lentos e pequenos e as tartarugas crescem e são rápidas, sem saber a espécie eu não arriscava.

 

Em relação às plantas de rio nunca mais apanho coloquei produto para matar os caracóis e entre outras coisas até apareceram sanguessugas.

 

Em relação às cerâmicas podias ter usado a leca (argila expandida) que ficava ainda mais barato apesar de não ter a mesma eficácia da cerâmica.

Editado por pedrolive
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

Então muito provavelmente daqui a um ano vou ter de desmontar tudo para substituir o plastico não é? :arrow:

Que tipo de lona utilizaste? Quando eu estava a construir o lago comprei uma lona impermeável barata no aki mas acabei por não utilizar porque parecia mais frágil que o plástico...

 

Encontrei uma das tartarugas ontem, tava escondida entre as raízes de uma das nenúfares. Acredito que a maior terá, provavelmente, fugido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lona na verdade é um bocado cara mas só se gasta uma vez, julgo que dura muitos anos. Pelo menos ao fim de um ano o plástico que ficou ao sol ficou todo rachado e esfarelava nas mãos e a lona em 3 anos está igual e para lavar ando lá em cima descalço e não rasga.

Parabéns pela tartaruga, tenho uma que só a vejo uma vez por ano quando limpo o tanque por isso esperança, pode ser que ainda apareça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tive o cuidado de deixar o plástico todo coberto para evitar a exposição ao sol mas não sei se vai adiantar alguma coisa...

Pode dizer-me onde posso comprar essa lona? Assim se isto algum dia correr mal consigo orientar-me ;)

 

Em relação às tartarugas fico um bocado triste por se esconderem assim tanto. Quando estavam na caixa de plástico uma delas era muito envergonhada e escondia-se bem mas as outras 3 já eram bastante sociáveis, até vinham comer à minha mão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Em relação às cerâmicas podias ter usado a leca (argila expandida) que ficava ainda mais barato apesar de não ter a mesma eficácia da cerâmica.

 

 

Boas. Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico mas por acaso nao sabem onde há leca à venda??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico mas por acaso nao sabem onde há leca à venda??

No Leroy na secção de jardinagem têm cada saco de 20 lit a 5,99eur.

A argila entre outras coisas pode conter chumbo, ferro na forma inerte (espero eu), mas num outro fórum de água salgada dizem que tem alumínio. Vá-se lá saber quem tem razão. Se o filtro é pequeno a cerâmica é melhor e é coisa que não chega a 10eur nos mais vulgares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais