O Meu Primeiro Aquário


GomesBruno

Recommended Posts

Viva. Sou novo por aqui e montei o meu primeiro aquário há 3 semanas. É um aquário de 60L, com uma iluminação um bocado fraca, de 18 Watt mas as plantas parecem gostar, pois comecei com:

 

Vallisneria spiralis

Bacopa coraliana

 

e pelo menos a Vallisneria está a reproduzir-se a um ritmo louco. Neste tempo, o pé maior já está com 7 rebentos (uns saem dos novos)

 

Comecei com um Guppy macho e um Gyrinocheilus Aymonien dourado (comedor de algas chinês), por sugestão da loja onde costumo comprar as coisas para o aquário. Vi a loja aqui no forum (RoomFish) e pelo que sei é a única de Leiria.

 

Deixei o aquário a estabilizar por 3 semanas e fiz a primeira TPA. depois era para comprar só dois Guppy fêmeas, mas a minha mãe cismou que tinha de trazer uma Platy coral porque acha que está grávida. o Lojista disse que era provável, por isso lá veio. Comprei também um tronco e um Microsorum Minor (feto).

 

O areão veio da praia (pensei que fosse o mais bonito e natural) o problema é que me subiu demasiado o pH. Com a TPA ele baixou um pouco, mas não sei como fazê-lo baixar definitivamente.

 

Não sei como adicionar imagens... como se faz?

Queria deixar algumas para darem sugestões de melhora.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão que trouxes-te da praia é calcário, logo faz-te subir o pH e claro, deixa-o instável. A melhor maneira seria tirares esse areão e colocar um inerte, isto é, um que não altera os parâmetros da água. Existem inúmeras opções nas lojas especializadas, tudo vai dos gostos de cada um. Contudo convém dizeres o valor do pH para que te possam ajudar melhor. Para inserires imagens, basta fazeres o upload para este site e copiares o link das imagens para uma resposta tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha última medição estava entre 7.8 e 8.2... Mas depois da TPA ficou entre 7.2 e 7.4... os peixes até me parecem bem e não andam muito stressados. Será que posso deixar como está e ir descendo o pH com as TPAs de vez em quando ou mais tarde ou mais cedo vai acabar por acontecer alguma coisa aos coitados dos peixes?

 

Obrigado pela resposta

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha última medição estava entre 7.8 e 8.2... Mas depois da TPA ficou entre 7.2 e 7.4... os peixes até me parecem bem e não andam muito stressados. Será que posso deixar como está e ir descendo o pH com as TPAs de vez em quando ou mais tarde ou mais cedo vai acabar por acontecer alguma coisa aos coitados dos peixes?

 

Obrigado pela resposta

 

Cumps

 

o pH tem que estabilizar...assim com TPAs, irás fazer com que ele baixe um pouco, ou que acabe mesmo por baixar bruscamente pondo em causa a fauna do aquário. Há peixes que não toleram estas oscilações, acabando por morrer, logo poderás ter a infelicidade de te vir a acontecer também. Na minha opinião, o melhor seria mesmo alterares esse substrato, assim pouparias umas quantas dores de cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pensar em relação a mudar o areão. Não queria estar a tirar as plantas todas, tirar o areão e depois voltar a por, para além de muito provavelmente ter de despejar o aquario e ter de tirar os peixes. Mas o que tem de ser tem muita força.

 

Obrigado pelas respostas

Não consegui publicar as imagens, têm de estar em algum formato específico? Estavam em jpg.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste ao tal site? Clicas lá num "botão" cinzento que diz "browse"; seleccionas as imagens que queres; clicas em abrir; e depois é só clicar na barra azul que diz "Carregar agora". Vais ser redireccionado para uma página onde tens as tuas imagens, depois é só copiar o link delas e colar aqui. Espero ter sido útil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.