Caracois??


Marta Esteves

Recommended Posts

Muito boa tarde, venho aqui expor uma dúvida. Eu não entendo nada no que toca a caracóis nem sei se é este o nome correcto. À uns tempos descobri dois caracóis diferentes no meu aquário mas não dei muita importância,mas ultimamente reparo mais num que anda sempre de um lado para o outro e está sempre dentro das maternidades dos peixes. Hoje reparei que dentro de uma maternidade, coladas a parede estao umas massas gelatinosas com pintinahs brancas amareladas, podem ser ovos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uns que vinham no saco de um peixe que comprei. A princípio era só um mas agora devem ser uns 150.

Por sorte os que eu tenho não comem plantas, comem algas que estão no fundo do aquário. Senão tenha o aquário todo ratado :character0050:

Mas como é que é esse caracol?

 

É tipo em búzio ou é redundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

esse caracóle a que tu chamas buzio e um

Melanoide Tuberculatus,esses caracole enquanto

não for praga,são uma ajuda preciosa no meio

ambiente do aquário,comem detritos alimentares

e pequenas algas,e têm outra vantaje que e enterraren-se no areão e asim desta forma arejarem o subesólo.

Espero ter ajudado. Cump. A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderia estar mas de acordo consigo Álvaro! Os que tenho no meu aquário são dessa espécie! Acho que têm cores muito bonitas! Mas no meu caso os seus ovos são depositados no fundo do aquário! Por isso não cheguei la tão cedo! ( peço desculpa pelo atraso da mensagem) :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O conceito de búzio pode variar de pessoa para pessoa.

Para quem não saiba dizer os nomes correctos, o aspecto de buzio tambem pode ser dado às Physas.

Ela como disse 2 caracois diferentes ... podem ate ser estas duas especies.

 

600px-Physa_acuta_001.JPG

 

Melanoides_tuberculata2.jpg

 

As imagens são a correctas Marta?

 

No entanto o Alvaro disse tudo :thumbup3:

Eu deixo que eles tenham ate um numero razoavel no aqua ... ajuda imenso mesmo.

Quando começam a ser demais .... la vai um ou outro esmigalhado pros peixinhos e camarões comerem.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o conceito de buzio não varia. Se bem que com o meu background sou mais inclinado a denominar de caramujo (se for pequeno) ou buzio (se for grande) tudo o que seja gastropode aquatico. E, aqui no meio de aquariofilia somos instigados a denominar de caracol.

 

physa sp. são caracois. Caracol é um molusco gastropode com pulmões. que é o caso destes. também se denomina de caracol, em termos de nome comum, a gastropodes com um género de concha espiralada.

 

Anentome Helena é um buzio. Isto é um facto. Não são opiniões.

 

Os melanoides não são caracois. São Thiaridae. Na minha opinião é mais correcto denominá-lo de caramujo. mas é a tal coisa... ai já é mais o background da pessoa, o animal mais proximo que conheço são os buzios, e há pessoas que acham que sao os caracois, nao têm nada a ver, mas cada qual é como é. E de facto, a classificação cientifica demonstra que os melanoides são mais proximos dos buzios que dos caracois, e isso é também visivel a olho...

 

na aquariofilia existe muitos termos incorrectos ou ingénuos, diria infantis. como denominar tubarão a peixes que não o são, musgo a algas e caracois a todos os gastropodes. Isto vem do termo em ingles "snail", que apesar de significar caracol, não é em 100% das vezes uma tradução correcta. Visto que Snail e caracol se verem bem não significam o mesmo.

 

Anentome Helena

Phylum: Mollusca

Class: Gastropoda

(unranked): clade Caenogastropoda

 

clade Hypsogastropoda

clade Neogastropoda

Superfamily: Buccinoidea -------> BUZIO

Family: Buccinidae ---------> BUZIO

 

Melanoides tuberculatus

Phylum: Mollusca

Class: Gastropoda

(unranked): clade Caenogastropoda

clade Sorbeoconcha

Superfamily: Cerithioidea

Family: Thiaridae

Genus: Melanoides

Species: M. tuberculatus

 

Caracol comum

Helix pomatia

Phylum: Mollusca

Class: Gastropoda

clade: Heterobranchia

informal group: Pulmonata ----> CARACOIS

clade: Eupulmonata

clade: Stylommatophora

informal group: Sigmurethra

Family: Helicidae

Genus: Helix

Species: H. pomatia

 

Caracol das fontes

physa sp.

Phylum: Mollusca

Class: Gastropoda

(unranked): clade Heterobranchia

informal group Pulmonata <--- CARACOL

informal group Basommatophora

clade Hygrophila

Superfamily: Planorboidea

Family: Physidae

Subfamily: Physinae

Tribe: Physini

Genus: Physa

Draparna

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.