IsaGanhão Publicado Junho 13, 2010 Publicado Junho 13, 2010 Boas O meu lago estava finalmente com uma aguinha limpida, só que ontem resolvi comprar um nenufar, puz o vaso dentro do lago e a água está leitosa, que faço???? O lago tem à volta de 160 litros, tem uma bomba de 100litros da Sera agregada a uma lampada UV, e para ajudar meti um filtro que tinha ali de um aquário de 100 litros, mas para já não vekjo nada...faço como no aquário???'Mudas????Estou a pensr comprar um filtro, mas os que tenho encontrado são de muita litragem, será que faz diferença???Fazer um está um bocado fora de questão pois não percebo os vossos esquemas DIY.......alguem explica uma coisa muito simples?????se possivel, claro..Õbrigada e aguardo uma resposta. Isa
kohako Publicado: Junho 13, 2010 Publicado: Junho 13, 2010 boas! pusete o vaso diretamente na agua? e normal que os sedimentos mais pequenos se diluam na agua! faz assim: compacta bem a terra do vaso coloca uma camada de areao por cima da terra e depois uma camada de seixos ou pedras maiores assim evitas o contacto direto da terra com a agua Quanto a bomba e ao filtro tens que pensar bem no caldal pois se poes uma muito forte com tao pouca agua vais criar muita agitaçao
IsaGanhão Publicado: Junho 13, 2010 Autor Publicado: Junho 13, 2010 (editado) Oi, Obrigada pela dica...vou já tratar do assunto, isso nao vai impedir o crescimento da planta pois não???Puz o vaso diretamente na água, foi assim que quem vendeu disse para fazer...asneira????? Quanto ao caudal suponho que um filtro para 1000 litros seria suficiente,regra geral os mais pequenos não são suficientes....falo por experiencia com os aquários. Obrigada Isa Editado Junho 13, 2010 por IsaGanhão
kohako Publicado: Junho 13, 2010 Publicado: Junho 13, 2010 boas se tens experiencia com aquarios ja deve saber o que fazer eu pessoalmente axo bem mais dificil manter o equilibrio dentro de um aquario tem em atençao o escoamento da agua quando chove! e com os detritos que possam cair dentro! tens peixes outros residentes? coloca aqui fotos
tmaster Publicado: Junho 13, 2010 Publicado: Junho 13, 2010 calma.muita calma nessa hora.. lol com 160 litros é fácil criar equilíbrio. eu tenho um lago pequeno com 500litros ou menos que tem uma bomba de 800litros/hora que certamente tem menos caudal que isso a bombar para dentro de um pote de 50 litros cheio de cacos de tijolo. e volta ao lago. so isso é suficiente para manter 6 ou 7 peixes vermelhos adultos de 25cms como teve durante 5 anos,agora so tem criação e nem tem a bomba a funcionar se não la ia a criação para o pote. e a gua manten-se cristalina. depois descobri uma planta que quando desenvolve raízes dentro de agua sozinha da conta do lago: as sombrinhas chinesas. o lago leva meses a equilibrar-se e num lago tao pequeno é desnecessário o uv pois qualquer planta que cresca dentro de agua filtra bem a a agua. nessa quantidade de agua nao consegues manter mais de 3 /4 peixes adultos saudáveis e a água com bom aspecto. por isso espero que tambem não esteja sobrepovoado se nao nada feito. Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
IsaGanhão Publicado: Junho 13, 2010 Autor Publicado: Junho 13, 2010 (editado) Não neste momento os residentes são 3, e nao vou meter mais pois estao cresciditos.....Senão vejamos as fotos: http://www.facebook.com/album.php?aid=1785...mp;l=68468ad121, nao consigo carregá-las na mega galeria vao mesmo pelo facebook. O pau no meio do lago ja la nao está, era para segurar um jacinto que eles desfizeram, eles os peixes. Agora já tenho umas plantinhas e a bomba está mais escondida, de qualquer modo hoje nao da para tirar fotos, ta tudo branco. Essa da água entrar para um recipiente e voltar a sair, não deve ser facil de fazer, precisará de juntas er voltas e etc e tal e eu não tenho grande paciência, so se fgor nas ferias. Vou pesquisar a tal de sombrinha chinesa. Obrigada pelas respostas. Isa Depois de ver as fotos do teu lago peço desculpa o meu é uma malga sem jeito nem preceito.......~ LIndos-.Parabens Isa Editado Junho 13, 2010 por IsaGanhão
kohako Publicado: Junho 13, 2010 Publicado: Junho 13, 2010 boas! vi duas koi no teu laguinho? com 160l e muito pouca agua! uma koi percisa de mais espaço! pelo que vi nas fotos tens espaço para fazer maior!
tmaster Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 (editado) 2 Sao sem duvida carpas koi. o outro é uma oranda adulta e ja nao deve passar deste tamanho. agora as carpas kois devem tem 1/2 anos no maximo. o que significa que vao crescer bastante e bastante rapido. o que acontece é que tas a ficar sem alternativas. nao porque eu digo mas sim porque elas saltam para fora devido a falta de espaço e ao stress que criam. quando comecei com o lago pequeno tambem tive uma carpa koi que nao sabia o que era e pensei que fosse mais uma espécie de peixe vermelho de aquário que crescia rápido de mais e rapidamente ultrapassou o tamanho dos outros 6 peixes vermelhos adultos que moravam no lago. era uma carpa laranja linda comprada como sendo peixe vermelho que nesta altura se fosse viva valeria uns 500/1000 € ou mais. O que lhe aconteceu? chegou aos 25 cms e achou que um lago de 400/500 litros era pequeno e saltou para fora. como não reparei foi tarde de mais. isto tudo só para te mostrar os animais que ai tens. talvez ja tenhas reparado que sao 2 peixes fortes de mais e rapidos de mais para tão pouco espaço. tens de arranjar alternativa pois sao peixes que chegam ao meio metro facilmente. certamente ninguem te disse isso quando te venderam... Editado Junho 14, 2010 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
IsaGanhão Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 Olá Pois não, nem as comprei como carpas Khoi, pensei que eram meros peixes vermelhos e dourado que ficariam do tamanho da oranda, mas de facto enganei-me......acho que tinha outra Khoi, que saltou do lago, pois deixei de a ver, e essa era de facto parecida com as vossas fotos, branca e vermelhA, deve ter saltado e algum gato comeu-a, porque nunca mais a vi , pois pem-me perante uma situação em que nao sei o que fazer......Que fazer???? Agradeço toda a ajuda... Isa
tmaster Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 tens espaço para colocar ou fazer um lago maior? a tela anda a volta de entre 4 a 13€ o metro quadrado , da mais fina a mais grossa respectivamente. e dura ate 50 anos se bem colocada. sem pedras e tal. um lago ai de 2m x 2m com 50/80 de fundo ja era bem bom para elas crescerem mais um bocado. nesse lago não estão nada protegidas pois não tem fundura suficiente. é uma questão de aproveitar o espaço , pegar numa ferramenta de cavar e por alguem a trabalhar lol.de resto é imaginacao e criatividade. Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
IsaGanhão Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 Oi O meu problema é a profundidade, o meu canteiro nao vai tao fundo, nem sei bem quanto mede neste momento, mas há aqui um lago (ca na terra) que é quase raso, e as carpas andam por ali,é maior que o meu mas é menos fundo..........no entanto foi feito aproveiotando as raizes de uma palmeira....deve por isso ter muitos econderijos. Obrigada pela dica, ja tinha pensado em algo semelhante, alargar o lago e fazê-lo todo à mesma profundidade.....vamos ver o que se pode fazer. Obrigada pela vossa disponibiliade. Isa
kohako Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 boas! se o local nao da para cavar muito fundo tens a alternativa de fazeres um tanque semi enterrado! fica relativamente barato com 5 fiadas de tijolo e ja tens um metro de altura ! qualquer trolha faz o serviço em um dia de trabalho! depois forras por dentro com tela, no lado de fora podes fazer acabamento a teu gosto abraço
tmaster Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 Exacto. Podes fazer paredes de meio metro de altura. Se fizeres em cimento até podes colocar um vidro para fazer de mostra subaquática mas isso já são ideias minhas que ficavam bem. o mais fácil seria aproveitar o máximo profundidade tipo 30 ou 40 cms e depois fazer um muro de outros 40 ou 50 cms a volta das paredes e já dava 80 cms de fundo e com mais capacidade de agua.e colocar tela para isolar. pois so cimento passava humidade para as paredes do lado que devem ser da casa.. Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts