Rasbora com ictio


Zoaninha

Recommended Posts

Boa noite,

 

tenho uma rasbora que durante esta semana apareceu com 4 pontos brancos (apesar de não ter muita experiência) penso que seja ictio.

 

Não coloquei qualquer químico, apenas fiz tpa e aumentei a temperatura para 30º. Os pontos desapareceram todos no dia seguinte.

 

Hoje apareceu lhe novamente um ponto branco no dorso.

 

A minha dúvida é a seguinte, amanha vou comprar sera costapur, mas eu tenho um filtro da tetra easy crystal filter box, que tem um filtro substituível com carvao activado dentro. Aconselham-me a substituir?

 

A minha questão é: devo retirar o filtro, colocar um novo e so depois o medicamento??? Ou coloco o produto e espero um bocado ate substituir o filtro (se é que é necessário remover o filtro actual).

 

Agradeço a quem me consiga ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

tenho uma rasbora que durante esta semana apareceu com 4 pontos brancos (apesar de não ter muita experiência) penso que seja ictio.

 

Não coloquei qualquer químico, apenas fiz tpa e aumentei a temperatura para 30º. Os pontos desapareceram todos no dia seguinte.

 

Hoje apareceu lhe novamente um ponto branco no dorso.

 

A minha dúvida é a seguinte, amanha vou comprar sera costapur, mas eu tenho um filtro da tetra easy crystal filter box, que tem um filtro substituível com carvao activado dentro. Aconselham-me a substituir?

 

A minha questão é: devo retirar o filtro, colocar um novo e so depois o medicamento??? Ou coloco o produto e espero um bocado ate substituir o filtro (se é que é necessário remover o filtro actual).

 

Agradeço a quem me consiga ajudar.

 

olá bom dia! se fores fazer o tratamento DEVES retirar todo o carvão que tenhas no filtro pois o carvão "limpa" o medicamento e no final do tratamento voltas a colocar um novo ou o mesmo, é contigo! penso que o carvão passado um tempo deixa de filtrar e passa a fazer o oposto ou seja a "largar" o que retem pois está saturado e deve-se substituir....mas tambem já li que não há problema nisso... mas retira o carvão aquando do tratamento!

abraço, Tiago Guerreiro

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá bom dia! se fores fazer o tratamento DEVES retirar todo o carvão que tenhas no filtro pois o carvão "limpa" o medicamento e no final do tratamento voltas a colocar um novo ou o mesmo, é contigo! penso que o carvão passado um tempo deixa de filtrar e passa a fazer o oposto ou seja a "largar" o que retem pois está saturado e deve-se substituir....mas tambem já li que não há problema nisso... mas retira o carvão aquando do tratamento!

abraço, Tiago Guerreiro

 

 

Penso que não me expliquei bem, a questão é a seguinte eu sei que deveria tirar o carvão activado, mas o meu filtro é tipo uma embalagem fechada que para alem de fazer a filtragem normal, tem carvão activado no interior, ou seja não posso retirar o filtro que tem o carvão porque se não fico sem filtragem nenhuma.

 

O que pergunto é se me aconselham a desligar o filtro uma ou duas horas imediatamente após a colocação do sera costapur ou se não tendo outra hipótese deixo o filtro ligado porque infelizmente não há forma de retirar o carvão. Não posso desligar o filtro durante os 3 dias propostos de tratamento.

 

Respostas urgentes precisam-se.

 

Muito obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para combater o ictio eleva a temperatura da agua a 28-29ºC e se não tiveres peixes com intolerância ao sal (peixes sem escamas) adiciona 1 colher de sopa de sal de cozinha grosso por caga 50 L.

 

 

tira a porra do filtro para fora e tira o carvão activo e mete cerâmicas e volta a por o filtro no aquário...

Editado por rikardo_stb_21

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais