Aqua 70L


Darker_JR

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Tenho um aquário de aprox. 70L a ciclar desde início do mes.

 

O setup é o seguinte:

 

Aqua: Aquapor 60*30*40

Filtro: Tetra Ex400 Externo

Termóstato: Por comprar €€€€

Iluminação: Boyu Stb-60H 10W*2

 

Qualidade da água actual:

 

Ph +- 7,5

Kh +- 5 dH

 

restantes valores não sei porque não tenho os testes...

 

Foto1

 

Foto2

 

Foto3

 

Foto4

 

Desde já agradecia opiniões quanto ao setup e possíveis maneiras de melhorar. O aqua não tem substrato fértil porque pretendo colocar plantas de fácil manutenção apenas.

 

Pedia também ajuda na identificação de algumas plantas. Sei que a da esquerda são fetos de java, no entanto o resto não sei, apenas me garantiram que crescem rapidamente e são de fácil manutenção.

 

Estou a pensar em colocar no aqua 6 corys, uns 4/5 guppies e uma betta fêmea ( caso não se adapte vai para o aqua de 20L)

 

Gostava de opiniões quanto à fauna e flora...

 

Cumps e obg

 

Edit: erros ortográficos

Editado por Darker_JR

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às plantas, deixo isso para os mais experientes.

 

Parece-me (não sei se é ilusão óptica) que tens o filtro na parte da frente do aquário. Mete por detrás da planta, que fica mais escondido e dá um ar mais natural :surrender:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às plantas, deixo isso para os mais experientes.

 

Parece-me (não sei se é ilusão óptica) que tens o filtro na parte da frente do aquário. Mete por detrás da planta, que fica mais escondido e dá um ar mais natural ;)

 

Boas,

 

lá atrás está o tubo para retorno de água e depois no futuro irá ficar o termóstato... mas era uma ideia fixe (aproveitá-la para o futuro ;))..agora falta mangueira para tal...

De qualquer modo quanto à fauna?

 

achas que satura ou inda dá para por mais qualquer coisa?

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E amónia? Será possível que tenha feito o ciclo já, sem teres medido?

 

O que tens no teu filtro como matérias filtrantes?

 

amónia não sei...não tenho o teste...mas hoje coloquei a minha guppie favorita para ver se ela se dava... resultado..cheguei à uma hora a casa e ela estava em pânico...e eu com um estado WTF terrível...

 

por sorte comprei os testes para medir nitritos e nitratos...(não tenho da amónia) e ambos a zero... :snipersmile:..este WTF inda foi pior que o 1º...

 

o filtro é um EX400 da Tetra com as matérias de origem.. só mudei à bocado a lã e o carvão que estavam todos sujos...não consigo perceber :S

 

nem com as bactérias do ciclo aquilo mexeu...

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amónia não sei...não tenho o teste...mas hoje coloquei a minha guppie favorita para ver se ela se dava... resultado..cheguei à uma hora a casa e ela estava em pânico...e eu com um estado WTF terrível...

 

por sorte comprei os testes para medir nitritos e nitratos...(não tenho da amónia) e ambos a zero... :P..este WTF inda foi pior que o 1º...

 

o filtro é um EX400 da Tetra com as matérias de origem.. só mudei à bocado a lã e o carvão que estavam todos sujos...não consigo perceber :S

 

nem com as bactérias do ciclo aquilo mexeu...

 

Boas

Tira o carvão activado não faz falta agora,só fará quando tiveres uzado remedios para oa peixes

ai sim colocas o carvão ácho que li que não tinhas termostato,pois já devias ter e estáres a fazer o ciclo do

azoto com a água já na tenpartura desejada. Muita sórte. Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tira o carvão activado não faz falta agora,só fará quando tiveres uzado remedios para oa peixes

ai sim colocas o carvão ácho que li que não tinhas termostato,pois já devias ter e estáres a fazer o ciclo do

azoto com a água já na tenpartura desejada. Muita sórte. Cump: A.S

 

boas

 

hmm coloquei o termóstato ontem... e subi a temperatura...mas não penso que seja essa a razão para não haver NH's...

será que as bactérias não existem?

há alguma razão para tal?

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizaste bactérias? Então já tens o ciclo mais que feito...lol. Com bactérias e comida todos os dias, já tens o ciclo feito, de certeza...Provavelmente tu nem deste conta...

 

Vai introduzindo peixes agora de forma lenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizaste bactérias? Então já tens o ciclo mais que feito...lol. Com bactérias e comida todos os dias, já tens o ciclo feito, de certeza...Provavelmente tu nem deste conta...

 

Vai introduzindo peixes agora de forma lenta.

 

epa...se tivesse tinha os nitratos a subir...e eles estão a zero..sei que tenho um plantado mas não é razão para eles não estarem a subir..estão nitratos e nitritos a zero...

 

e eu ponho peixe e ele fica completamente stressado e a respirar como se a amónia existisse em alta quantidade :S

 

e eu não quero arriscar porque adoro estes peixinhos :P

 

se calhar o que faço é amanhã levar um bocado de água para a loja da ornimundo para o paulo a testar e me dizer os níveis da amónia :S..

 

a sério...eu cheguei a casa e vejo a peixinha (a peixinha que me sobreviveu ao 1º aquário e mãe da 1ª ninhada de guppies :P) num canto encolhida e a agitar as barbatanas bueda rápido como se não conseguisse respirar...depois noto que ela andava no arranca e para para arranca...voltou logo para o aqua de 20L e acalmou...

 

achas que pode ser stress de ambientação a nova casa?

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio, a água dos dois aquários não deverá ser muito diferente. Fizeste a ambientação como deve ser?

 

É possível que os testes não estejam bons, de facto, porque nitratos a zero...Não é impossível, mas é raro...

Durante o mês do ciclo, mediste os nitritos e os nitratos? Foram sempre zero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio, a água dos dois aquários não deverá ser muito diferente. Fizeste a ambientação como deve ser?

 

É possível que os testes não estejam bons, de facto, porque nitratos a zero...Não é impossível, mas é raro...

Durante o mês do ciclo, mediste os nitritos e os nitratos? Foram sempre zero?

 

só comprei os testes hoje..eu pensei que tivessem defeituosos mas depois fui testar no aqua já ciclado e aponta nitratos a quase 50...TPA a caminho xD

 

mais logo vou testar a amónia e depois digo algo...

 

abraço e obg pela ajuda :(

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só comprei os testes hoje..eu pensei que tivessem defeituosos mas depois fui testar no aqua já ciclado e aponta nitratos a quase 50...TPA a caminho xD

 

mais logo vou testar a amónia e depois digo algo...

 

abraço e obg pela ajuda :P

 

 

epa...testei hoje a amónia e está a zeros o.O

 

será que os peixinhos estavam em stress de adaptação ao novo ambiente? ou pode existir algo que os esteja a incomodar?

 

mudei para lá agora duas peixinhas e elas aparentam estar bem!

 

Edição: Estive agora a ver e estão com respiração forçada!..epa..eu não entendo..fiz agora o teste dos nitratos e eles estão já lá presentes :S

 

pessoal preciso mesmo de ajuda

 

não entendo o comportamento destas duas guppies...

Editado por Darker_JR

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...Como está a oxigenação da água? Tens um bom movimento da água à superfície? Garante que o filtro faça umas bolhinhas de ar.

 

A quanto estavam os nitratos? Se estavam já perto dos 50, TPA nisso. Não esquecer de deixar a água repousar pelo menos 24 horas de forma a evaporar o cloro e para lavar o filtro, só com água do aquário...

 

Quando mudares os peixes de aquário, faz a ambientação térmica e química mais prolongada e depois apaga as luzes do aquário. O stress pode ser só de se estarem a ambientar ao novo aquário. Se estiveres com medo, porque não meteres outros peixes que não esses que já tens? Imagino que vás precisar de uma equipa de limpeza, por isso são um bom ponto de partida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...Como está a oxigenação da água? Tens um bom movimento da água à superfície? Garante que o filtro faça umas bolhinhas de ar.

 

A quanto estavam os nitratos? Se estavam já perto dos 50, TPA nisso. Não esquecer de deixar a água repousar pelo menos 24 horas de forma a evaporar o cloro e para lavar o filtro, só com água do aquário...

 

Quando mudares os peixes de aquário, faz a ambientação térmica e química mais prolongada e depois apaga as luzes do aquário. O stress pode ser só de se estarem a ambientar ao novo aquário. Se estiveres com medo, porque não meteres outros peixes que não esses que já tens? Imagino que vás precisar de uma equipa de limpeza, por isso são um bom ponto de partida...

 

lol

sabes que foi por pensar que eu estava a mandar água com cloro que comprei o teste da amónia para verificar que dava 0...

epa..nitratos só comecaram a aparecer hoje e pelo teste de fitas estão <10 por isso não há TPA... se calhar o stress está neles levarem com luz directa da lâmpada...li que eles não gostam taditos :)

 

eu quero equipa de limpeza :) ando à procura de um ou dois ottos e depois de um cardumeco de corys albinas...só que falta o T€€€€€MPO :)

 

agora estão as duas a dormir..vou ver como estão amanhã. Achas que pode ser outro tipo de envenenamento?

 

abraço

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora estão as duas a dormir..vou ver como estão amanhã. Achas que pode ser outro tipo de envenenamento?

 

Isso já seria entrar num campo de especulação...Penso que não...Se não houver mesmo problema com oxigenação, nem com nitratos, nitritos e amónia, não deverá ser envenenamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já seria entrar num campo de especulação...Penso que não...Se não houver mesmo problema com oxigenação, nem com nitratos, nitritos e amónia, não deverá ser envenenamento.

 

epa o filtro é um tetra Ex400 o qual aumento o caudal quase ao máx à noite e de dia abrando para as plantas terem algum CO2 com que trabalhar e desenvolver...

Até pode ser falta de oxigénio porque as guppies que lá estão neste momento só andam à superfície...mas este filtro é recomendado para aquas de 80L por isso não penso que seja disso

 

a questão é que já li que restos de plantas mortas no aqua são veneno.. e pah..eu vou tirando mas não sou o mestre da limpeza xD por isso pensei que pudesse vir daí.

 

Mais logo quando acordar verifico como elas estão e posto novidades

 

Abraço e thanks pela ajuda

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os restos das plantas causam amónia, mas também não andam aí a envenenar peixes lol.

 

O problema não é no caudal, mas sim se causa agitação da água à superfície. É que se não houver, movimentação à superfície, não há trocas gasosas e pode acontecer os peixes de morrerem de falta de oxigénio/CO2 a mais...Daí que o ideal é ter a saída do filtro perto da tona da água, não sei se é o teu caso...

 

Deixa o filtro sempre no máximo. Não é por aí que as plantas vão-se dar melhor ou pior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os restos das plantas causam amónia, mas também não andam aí a envenenar peixes lol.

 

O problema não é no caudal, mas sim se causa agitação da água à superfície. É que se não houver, movimentação à superfície, não há trocas gasosas e pode acontecer os peixes de morrerem de falta de oxigénio/CO2 a mais...Daí que o ideal é ter a saída do filtro perto da tona da água, não sei se é o teu caso...

 

Deixa o filtro sempre no máximo. Não é por aí que as plantas vão-se dar melhor ou pior...

 

boas

 

deixei-as lá por uma noite...e quando acordei taditas...uma já encostada a um canto e a outra toda torcida a meio do tanque... mandei-as logo de volta para o aqua de 20L onde está a matilha toda... a questão está em que mesmo com a agitação no máx elas não mudaram...

 

epa..reconstruir o aqua e assim acabo com estas experiências

não sei mais opiniões?

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a achar estranho...Já não tenho mais ideias...A ver se alguém mais experiente te pode ajudar, porque já vai para lá dos meus conhecimentos básicos...

 

brigadão pela ajuda

 

eu acho que vou desmontar e voltar a montar..depois ponho bactérias e lanço os peixes lá para dentro e vou controlando a coisa... este 20L é pequeno para 20 guppies e eu preciso do 70L porque está a embelezar a sala xD só falta mesmo vida aquática ;)

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é bastante estranho.experimenta por 3 peixes resistente para ver qual a sua reacção.dps passado 1 semana poes mais 3 peixes(podem ser os teus guppies).

ps:se hover alguma baixa com os guppies eu posso te oferex«cer alguns. ;)

são puros.

força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é bastante estranho.experimenta por 3 peixes resistente para ver qual a sua reacção.dps passado 1 semana poes mais 3 peixes(podem ser os teus guppies).

ps:se hover alguma baixa com os guppies eu posso te oferex«cer alguns. ;)

são puros.

força nisso!

 

LOL

epa não...eu afeicoei-me aos meus :thumbup3: não quero arriscar casualties...até porque elas não aguentam nem um dia...no fim já tão encolhidinhas a um canto quase que mortas..

 

vou remontar a coisa e aproveito para limpar restos de plantas mortas e podar as vivas biggrin.png' alt=':biggn:'>

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

epa não...eu afeicoei-me aos meus ;) não quero arriscar casualties...até porque elas não aguentam nem um dia...no fim já tão encolhidinhas a um canto quase que mortas..

 

vou remontar a coisa e aproveito para limpar restos de plantas mortas e podar as vivas ;)

 

 

entao é melhor nunca pores os teus guppies lá antes do aqua estar estabelizado.mas podes por uns peixes resistentes tipos neons chineses.não há mais resistente!garanto te q nao morrem!e assim ajudan te no ciclo da agua.mas nao 'podes por mts atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.