Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Adquiri recentemente um aquario e com a ajuda de um amigo (já com alguma experiência), montamos um aquário (bastante simples)...

Por indicações dele, o aquecedor e filtro deveriam ser mais do que suficiente para o aquário em questão.

Entretanto ontem reparei que o aquecedor tinha a luz desligada e meti o dedo lá dentro e pareceu-me a água estar bastante fria (talvez 18/19º) quando devia estar nos 25/26º.

(PS: tenho um termometro de colar nos vidros, mas não estava a dar indicação de temperatura, penso que não deve ser grande coisa :tapfoot:)

Coloquei então o termómetro nos 30º e a luz acendeu, hoje de manhã a água já estava quentinha (o termómetro continuava a não dar indicação da temperatura)...

Voltei a por nos 26º a luz desligou e agora mesmo que volte a por nos 30/32 ela não acende.

A minha pergunta é se o aquecedor liga quando é preciso aquecer a água e desliga automaticamente quando ela já está quente?

Neste caso estava ligada porque estava a aquecer, aqueceu durante a noite, como eu coloquei nos 25º e a água estava mais quente ele desligou?

tenho que ir comprar um termómetro hoje para ver se não volta a acontecer.... ;)

Obrigado desde já pelas ajudas,

Ricardo

Editado por Ricardo08
Publicado:

Ola Ricardo.

A velhinha historia de meter o dedo para ver se está fria ou quente é errada.

Como sabes o corpo humano não será o melhor medidor de temperatura.

Para ti podia parecer fria ... para outra pessoa quente ... ate para ti num outro dia à mesma temperatura poderia já te parecer outra coisa !!!

Nada melhor que comprares um termometro de vidro por exemplo ... 1€ não custa e sempre é mais seguro.

Agua a 30º ?? Ou estas a fazer algum tratamento ou estás a cozinhar algum peixe ....

Os termostados vêm preparados para quando a temperatura desejada for atingida eles se desligarem. Se vires que o teu termostado não desliga por exemplo, é porque não é suficientemente forte para o aqua que tens e por isso necessita de estar constamente a produzir calor para tentar atingir o limite por ti colocado. Como o aqua pode ser bastante grande ele nunca atingirá esse fim.

Abraço

João

Publicado:

Boas, devo-me ter explicado mal, mas acabaste por responder as minhas perguntas na mesma...

Eu tenho o termometro de autocolante, mas não deve estar a funcionar.

O aquecedor não está a 30º, coloquei durante a noite, porque a água pareceu-me fria (e o termometro não estava a funcionar), mas hoje de manha ja voltei a colocar nos 25/26º.

O que eu queria saber, e acabou por responder-me, era se a luz desligava automaticamente quando aquecia a água á temperatura desejada, já vi que sim, e deve ter sido isso que aconteceu.

Só tenho que comprar um termometro novo para poder ir controlando a temperatura.

Obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!