Ricardo08 Publicado Maio 20, 2010 Publicado Maio 20, 2010 (editado) Boas, Adquiri recentemente um aquario e com a ajuda de um amigo (já com alguma experiência), montamos um aquário (bastante simples)... Por indicações dele, o aquecedor e filtro deveriam ser mais do que suficiente para o aquário em questão. Entretanto ontem reparei que o aquecedor tinha a luz desligada e meti o dedo lá dentro e pareceu-me a água estar bastante fria (talvez 18/19º) quando devia estar nos 25/26º. (PS: tenho um termometro de colar nos vidros, mas não estava a dar indicação de temperatura, penso que não deve ser grande coisa ) Coloquei então o termómetro nos 30º e a luz acendeu, hoje de manhã a água já estava quentinha (o termómetro continuava a não dar indicação da temperatura)... Voltei a por nos 26º a luz desligou e agora mesmo que volte a por nos 30/32 ela não acende. A minha pergunta é se o aquecedor liga quando é preciso aquecer a água e desliga automaticamente quando ela já está quente? Neste caso estava ligada porque estava a aquecer, aqueceu durante a noite, como eu coloquei nos 25º e a água estava mais quente ele desligou? tenho que ir comprar um termómetro hoje para ver se não volta a acontecer.... Obrigado desde já pelas ajudas, Ricardo Editado Maio 20, 2010 por Ricardo08 Citar
Joao_Costa Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 Ola Ricardo. A velhinha historia de meter o dedo para ver se está fria ou quente é errada. Como sabes o corpo humano não será o melhor medidor de temperatura. Para ti podia parecer fria ... para outra pessoa quente ... ate para ti num outro dia à mesma temperatura poderia já te parecer outra coisa !!! Nada melhor que comprares um termometro de vidro por exemplo ... 1€ não custa e sempre é mais seguro. Agua a 30º ?? Ou estas a fazer algum tratamento ou estás a cozinhar algum peixe .... Os termostados vêm preparados para quando a temperatura desejada for atingida eles se desligarem. Se vires que o teu termostado não desliga por exemplo, é porque não é suficientemente forte para o aqua que tens e por isso necessita de estar constamente a produzir calor para tentar atingir o limite por ti colocado. Como o aqua pode ser bastante grande ele nunca atingirá esse fim. Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
Ricardo08 Publicado: Maio 20, 2010 Autor Publicado: Maio 20, 2010 Boas, devo-me ter explicado mal, mas acabaste por responder as minhas perguntas na mesma... Eu tenho o termometro de autocolante, mas não deve estar a funcionar. O aquecedor não está a 30º, coloquei durante a noite, porque a água pareceu-me fria (e o termometro não estava a funcionar), mas hoje de manha ja voltei a colocar nos 25/26º. O que eu queria saber, e acabou por responder-me, era se a luz desligava automaticamente quando aquecia a água á temperatura desejada, já vi que sim, e deve ter sido isso que aconteceu. Só tenho que comprar um termometro novo para poder ir controlando a temperatura. Obrigado Citar
João Paulo Viegas Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 Atenção que por vezes existe uma ligeira variação da temperatura do termoestato com a temperatura da água... se a diferença for significativa então deverá ser calibrado o aquecedor. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts