Tetras cardinais a morrer


Zoaninha

Recommended Posts

Bom dia.

 

Comprei 3 tetra cardinais no sábado...no domingo um deles ficou com a cauda esbranquiçada e acabou por ficar preso na parte de fora do filtro...a respirar mas sem força para nadar. Ontem reparei que um deles estava com a barbatana dorsal tb a ficar branca...hoje já estava colado ao filtro também...

 

Tenho um aqua de 60 lts

 

com uma molly e 2 guppies, e agora só um neon.

 

a temperatura esta nos 27º, ph 7.0 e outros valores normais.

 

Reparei apenas que os cardinais não comeram directamente os flocos da tetramin (talvez n gostem). Será que morreram de fome? ou a barbatanas esbranquiçadas indicam alguma coisa específica?

 

Obrigada a quem ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas passou-se algo semelhante comigo...comprei um pequeno cardume e acabaram todos por morrer e apresentavam alguns deles uma mancha esbranquiçada junto a barbatana dorsal e alguns na risca azul longitudinal do corpo... outros pareciam saudáveis mas morreram todos. a mancha tinha uma consistência estilo muco. li sobre uma doença que afecta apenas os tetras especialmente os de mais pequeno porte. esta será provocada especialmente por mudanças bruscas da temperatura e em alguns caso por exposição a ph's superiores aos requeridos pela espécie.

pergunto-te 2 coisas como foi a ambientação que fizeste quando os colocaste no aqua e pergunto-te também que teste usas para medir o pH? há testes mais precisos que outros e pode ser-te indicado 7 mas o valor ser por exemplo uns 7.5 ou um pouco mais, o que para eles não seria tão devastador a partida, embora eles prefiram pH's de +/- 6.8 (creio), mas isso aliado a uma má ambientação poderá estar a causar esse problema. penso eu de que. tenta isolar os que ainda restam para monitorizares melhor a evolução do seu estado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que na climatização fiz mais ou menos tudo correcto...deixei o saco com os peixes sobre a agua do aquario durante meia hora, depois juntei um pouco da agua do meu aqua no saco e deixei ficar um bocado. Só depois os coloquei juntamente com os outros.

 

O teste de PH efectivamente poderá não ser o mais preciso, é o da sera que só se vê pelas cores e tem intervalos de 0,5. Mas esta com quase toda a certeza entre os 6,5 e o 7, não para cima.

 

Agora que cheguei a casa o cardinal parece-me estar bem, pelo menos não tem as ditas manchas. Mas continua sem vir ao cimo comer. Infelizmente não tenho outro tipo de alimentação, pois o aqua não tem muito tempo e pensei em comprar mais variedade só para o mes que vem, este mes ja fiz muito investimento. Já li alguns posts em que os cardinais não comiam e quando lhes deram sera vipan adoraram.

 

Entretanto será que ele come algum tipo de placton ou alguns microorganismos da agua? É que ele nem procura pela comida, nem chega perto.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o facto de não comer é um grande indicador de que algo está mal de facto. costumam ser vorazes a alimentar-se :( no entanto calma. se possivel tenta comprar alguma outra coisa que lhe sirva de alimento, eu forneço como base de alimentação no aquario o Sera Vipagran que é a mesma coisa do que o que referiste só que é em granulado. Aceitam-no muito bem mas na generalidade os neons nem costumam ser muito exigentes.

 

na climatização devias ter tomado algumas outras precauções, nomeadamente, para alem do tempo em que deixamos a temperatura do saco igualar a temperatura do aquário deve-se ir adicionando pequenas quantidades da agua do aquario ao saco de 5 em 5 min até ter-se o dobro do valor inicial de agua dentro do saco. segundo entendi colocaste o saco 30 min dentro do aquário despejando em seguida uma dose de agua dentro deste e por fim passaste para o aquario, se calhar uma mudança dos parâmetros da água mais brusca desencadeou esse estado que conduziu a morte dos pequenos.

 

quanto ao teste se é da Sera (e presumindo que é de gotas e que esta bom) deve ser um valor relativamente preciso.

 

pode dar-se o facto de ter sido tudo uma infeliz casualidade mas pronto caso compres novos (que acredito que o queiras fazer, devido a serem peixes interessantes e muito bonitos) preocupa-te mais na climatização. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenciono comprar mais este fds, uma vez que realmente são peixinhos engraçados e marcam a diferença num aquário comunitário.

 

Quando somos principiantes aprendemos com os nossos próprios erros...mesmo depois de ler tantas coisas acabo por ver que falha sempre algum pormenor que neste caso pode ter sido fatal ou apenas uma infeliz coincidência como referiste.

 

Quando comprar os outros vou ter mais atenção à climatização e entretanto vou experimentar esse em granulado.

 

Muito obrigada pela ajuda e disponibilidade. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais