Iluminação e plantas


majo

Recommended Posts

Olá

Tenho uma questão, queiram por favor ajudar....

Coloquei no dia 8 deste mês uma meia dúzia de pés de Hygrophila Polysperma no aqua de 260 lit e desde logo comecei a notar que as folhas de cima começaram a ficar acastanhadas. Hoje, verifiquei que as folhas continuam a ficar castanhas, desde o topo da planta até cerca de 10 a 15 cm abaixo.

Porque será?

Terá alguma coisa a ver com a iluminação?

Tenho duas lâmpadas Juwel high-lite de 45w/cada uma

À frente coloquei uma Day de 9000 kelvin (branca)

Atrás coloquei uma Nature de 4100 kelvin (amarela)

As plantas estão colocadas atrás. O aqua tem cerca de 50cm/altura.

Alguém me pode dizer algo sobre o assunto, por favor?

Será das lâmpadas? Será de outra coisa qualquer?

Obrg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João Paulo Viegas

 

Muito obrg. pela tua resposta que agradeço, compreendo e aceito.

Mas, permite-me um desabafo.

É verdade que a maior parte dos iniciantes na aquariofilia, são maçadores, porque estão sempre a colocar as mesmas questões, não leem os artigos de fundo dos fóruns, não leem os posts nem as respostas aos mesmos, entupindo os fóruns com posts desnecessários. Eu sei, somos uns melgas.

Também sei que os veteranos, na sua imensa generosidade, por vezes devem perder a paciência e é absolutamente compreensível que nos deem respostas como a que me deste: «vai ver ao forum tal....»

Ora bem, acho que no espaço destinado aos principiante no hobby, há perguntas muito mais básicas do que a minha e que mereceram da parte dos veteranos uma grande atenção, não percebo porque me despacharam em três tempos para o «forum tal...»

Se esta é a regra, e eu aceito-a e compreendo-a, então que a mesma se aplique para todos os que colocam as perguntas básicas repetidamente.....

Desculpa o meu desabafo, não quero ofender ninguém, mas na verdade, eu coloquei a questão, porque me alarmei com a rapidez da deterioração da planta e precisava de uma resposta «específica» baseada na experiência de quem sabe e, muito sinceramente, a única resposta que tive, desapontou-me.

Quanto à tua sugestão, de poder ser falta de nutrientes, pode ser, mas os efeitos não se fariam sentir de um dia para o outro (penso eu).

Para mim, principiante inexperiente, é da iluminação. Mas quem sou eu para fazer esta afirmação? A experiência de outros, ter-me-ia ajudado muito.

De qualquer das formas, muito obg. pela atenção. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Majo,

 

O João apenas te indicou de forma cordeal que ha um subforum proprio para esse tipo de questões.

Se reparares no forum de agua doce, ha um sub forum que diz PLantas.

 

La deves colocar este teu post e aguardar. Respeita a criação do post porque algumas das perguntas necessarias têm que ser logo respondidas por ti nesse post.

 

Não se trata de ter ou não paciencia ... ha moderadores ou users que aguardam entradas de posts em foruns ou sub-foruns especificos, e se estes não chegam lá por estarem em locais errados ... não ha respostas ... podes ate ter ajuda de alguem que saiba, mas a ajuda mais especializada pode ser mais complicado obter devido esse motivo.

 

Penso que o topico deve ser mudado logo que detectado ... aguarda mais um pouco e vais ver que tens ajuda.

 

Sobre a tua pergunta qual o horario de iluminação que fazes?

Normalmente ouve-se que o ideal será entre 8h a 10h ... e tendo já algum tamanho e se a iluminação for forte ou em excesso pode ser realmente um dos factores a teres em conta.

 

Ao nivel de nutrientes ... macros ou micro ... deveria a planta toda apresentar sintomas e não só as folhas de cima.

Mas não sou a pessoa mais indicada para ajudar uma vez que não tenho mta experiência com plantados.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Majo.

 

Para além daquilo que o João Costa (obrigado João) disse, permite-me que te diga mais qualquer coisa:

 

1 – Tens iluminação insuficiente para a litragem que tens no aqua.

A linha orientadora, que se calhar já saberás, é a de 1 watt por 1 litro.

Tens cerca de 90 watts de iluminação (não me vou debruçar nos lumens) para cerca de 200 litros de água.

 

2 – Que eu conheça existem 3 tipos de Hygrophila polysperma

 

A Hygrophila polysperma, a Hygrophila polysperma 'Big Leaf' e a Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

 

Todas elas de crescimento rápido, ambas dentro dos mesmos valores de PH mas com necessidades diferentes de iluminação.

 

Dá uma leitura nisto (desculpa estar a encaminhar-te para outro endereço):

www.tropica.com

 

3 – Já pensas-te nas fertilizações? Estás a fazer?

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Espero que as minhas direcções de newbie neste hobbie te possam de alguma forma ser úteis.

E por favor não hesites em voltar a colocar as tuas dúvidas, pois estamos cá para nos ajudarmos mutuamente, esperando eu, que um dia me possas ajudar…pelo menos para me indicares a direcção. :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Paulo Viegas,

 

Obrg pela atenção.

 

Mudei-me para o fórum plantas, conforme sugerido por ti e pelo João Costa.

 

Vou digerir toda a informação, tentar perceber e/ou reparar o que está incorrecto e esperar para ver.....

 

Voltarei com mais notícias, mas do outro lado.....

 

(pelos vistos estamos sempre a remeter-nos para outros lados ahahahahah :( )

 

Cumpts. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.