zoao Publicado Abril 22, 2010 Publicado Abril 22, 2010 (editado) Olá, Finalmente tenho o meu primeiro aquário (consegui convencer a minha cara metade ) Mas não estou com muita sorte, primeiro porque coloquei uma pedra muito bonita que na loja tinham dito que não era calcaria, mas estavam enganados. Agora porque comprei os primeiros habitantes, 1 guppy macho e uma fêmea. Mas a fêmea está a ficar sem barbatana caudal, pensei que era o macho que estava a morder, mas como sou novo por esta andanças e já li algumas coisas sobre bactérias e fungos que fazem com que as barbatanas desfaçam-se, gostava de ter a vossa opinião. Já vi algumas sugestões para colocar sal, mas não percebi muito bem como funciona e não tenho mais nenhum aquário. Alguns dados: Aqua de 60l (45l efectivos) Montado no dia 14/04/2010 TPA (por causa da pedra calcaria) 20%: 16/04/2010 Peixes colocados no dia 17/04/2010 PH: +/- 7.2 Temperatura: 27ºC A imagem do canto inferior esquerdo foi tirada hoje, as outras são do dia em que os peixes foram comprados. Não noto nenhuma modificação na cauda do macho. Antes de ontem (20/4/2010) separei o macho da fêmea com uma engenhoca feita de um garrafão de agua, mas parece que estou a colocar algum stress no macho e a fêmea está muito parada no topo do aquário e junto do termóstato e não ligou nenhuma à comida. Desde já agradeço muito a vossa ajuda, não queria logo perder os meus primeiros peixinhos. Editado Abril 22, 2010 por zoao
fjcb Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Antes de mais...reclama quanto à pedra Depois convem sempre ter no minimo 2 femeas para um macho...até que 3 para mim é o numero certo... quanto a essas barbatanas acho estranhas até porque já me aconteceram casos das barbatanas roidas mas nunca assim dessa forma...se for doença há tratamentos para isso...e umas TPA's constantes ajudam bastante... És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu
zoao Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 Tenho quase a certeza que o macho andava-lhe a morder. No entanto agora comecei a olhar com mais atenção e ela voltou-se ao contrário e vi que já está com fungos no olho e na barbatana frontal. Desde já peço desculpa por estar a abrir mais um post sobre este assunto e talvez não ter colocado no sitio correcto, agora que sei que é fungos ou bactérias. No entanto os posts que encontrei sobre este assunto a maioria não tem fotos e são de 2006, por isso espero que com as fotos ajude outras pessoas a identificar mais facilmente o mesmo tipo de doença. Vou agora tentar fazer um tratamento com o Sera Baktopur e ver se resulta. Como não tenho muito tempo para pesquisar por este assunto, um aquário de tratamentos tem de ter à mesma termostato e bomba, não é? Desde já obrigado.
zoao Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 Fui a uma loja aqui ao pé da minha casa e não tinha produtos da Sera, recomendaram-me colocar em todo o Aquário o JBL Fungol. Espero que dê resultado.
fjcb Publicado: Abril 23, 2010 Publicado: Abril 23, 2010 (editado) a seguir ao tratamento fazer umas belas dumas TPA´s que isso passa... quanto ao macho morder acho muito estranho e pessoas experientes em guppys poderão confirmar-te...deves ver é a brincadeira do acasalamento daí dizer te para teres mais uma ou duas femeas para terem espaço para respirar... mas faz o tartamento direitinho e dá noticias Mini atlas das doenças dos viviparos Editado Abril 23, 2010 por fjcb És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu
zoao Publicado: Abril 23, 2010 Autor Publicado: Abril 23, 2010 (editado) Obrigado pela ajuda Fjcb. Hoje de manhã o olho e a barbatana lateral (as que têm o fungo branco) já estão melhores, mas a cauda continuar a piorar, daqui a pouco já não tem nenhuma cauda Estou a pensar ir a uma loja da especialidade, e mostrar uma foto, para ver se eles recomendam alguma coisa. Estou convencido que na cauda é baterias e por isso o Fungol, não está a fazer efeito. Em principio já li que não posso (ou não se deve) misturar tratamentos, por isso é provável que para tratar a cauda, se ainda for a tempo, terei de a colocar noutro aquário e parar o tratamento do fungol. Se alguém poder-me dar mais algumas dicas, agradecia. Editado Abril 23, 2010 por zoao
fjcb Publicado: Abril 24, 2010 Publicado: Abril 24, 2010 epa tb não s epode esperar que num dia as coisas passem logo... calma tb há coisas que não podemos evitar...e na loja o que vão fazer é vender-te mais produtos...etc... o melhor é acabares o tratamento como recomendado não descurando as TPA's a seguir...acho o melhor a fazer...não me parece que possas fazer mais do que isso...e tudo acaba bem...esperemos... És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu
Recommended Posts