Recommended Posts

Publicado

Olá,

Peço que me esclareçam a dúvida que tenho.

Num aquário de água fria tenho entre outros peixes, um cometa amarelo que, quando comprei, tinha umas manchas pretas nas barbatanas.

(Tenho outros dois, cor-de-laranja que perderam as manchas pretas).

Mas no cometa amarelo as manchas estão a alastrar e agora tem a cabeça quase toda negra.

Não noto nenhum comportamento diferente ou estranho e estão todos os peixes de boa saúde.

Grato pela atenção.

Publicado:
Tens o teste de amonia?

Por acaso, não! :character0050:

Sempre tive muitos cuidados com os peixces e sempre controlei todos os níveis, PH, etc.

Já há muito tempo que não tinha peixes e desde o verão do ano passado (2009) passado que comprei novos peixes para o meu filho, sem nunca me preocupar com esse "investimento" em controlo dos vários níveis - Amónia; Nitritos; Nitratos; PH; GH (Dureza Geral); KH (Dureza dos Carbonatos).

E até agora, não só nenhum peixe morreu como estão ambos cheios de saúde e todos cresceram bastante.

São 2 cometas laranja, 1 cometa amarelo, 1 oranda branco e 1 telescópio.

No mesmo aquário tenho ainda um Beta "cauda de coroa", 1 Plecostmus, 1 Coridora Albino e 1 Coridora Mármore (os 3 últimos para ajudarem na manutenção do aquário, pelas suas qualidades de "limpa-fundos" e "limpa-vidros").

Poderão dizer que será arriscado ter peixes de água quente num aquário de água fria, mas fi-lo por ter uma experiência no passado em que estes coabitavam e se adaptavam maravilhosamente a estas condições, sem quaisquer problemas.

Mas voltando à minha dúvida, há 2 dias mudei a quase totalidade da água do aquário (deixei a parte do fundo que já constitui um pequeníssimo solo, com as pedras) e o cometa amarelo parece estar a voltar ao normal, pois as manchas já não estão tão escuras.

De qualquer modo, vou pensar seriamente em comprar os kits dos testes mais aconselhados. :tongue:

Obrigado pela dica :priere:

Publicado:

Os mais importantes a meu ver é claro são os testes de amonia e nitritos.

As manchas pretas significam que houve problemas, normalmente excesso de amonia que provoca queimaduras em determinadas situações, mas que depois desaparecem com o tempo.

Espero que o teu aquario seja grande (200 Litros) e que tenhas um bom filtro ou então poderás ter problemas.

Já agora fica o aviso para não retirares a agua toda ao aquario nas mudanças de agua, os peixes devem de ficar dentro do aquario e não devem ser removidos, é preferível trocar todas as semanas ou de 15 em 15 dias 20 ou 30 % de agua do que deixar andar e depois ter que mudar a agua toda por estar impropria.

Relativamente aos peixes não gosto de misturar peixes vermelhos com outros peixes mas logo que não tenhas problemas é o que interresa.

Cumprimentos