Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos os foristas,

Preliminarmente, insta salientar que considero-me bastante afortunado por encontrar um fórum como este com regras bem definidas e foristas solícitos.

Anteontém resolvi, subitamente, comprar um aquário. Nunca estudei nada sobre peixes, mas ao adentrar em uma loja de aquários, adquiri um aquário pequenino para tentar começar a criar. Ocorre que, ao comprar o aquário, os equipamentos subsidiários e os peixes, acho que posso ter cometido graves erros, sobre os quais gostaria de ter opiniões dos demais amigos:

1) Comprei um aquário de 40 Litros

2) Comprei cascalhos, um filtro externo Elite Hush 35 (para aquários de até 132 Litros).

3) Comprei um termômetro digital e um termostato manual (AQUECEDOR HOT 40 W). Eu queria comprar o automático apesar de ser mais caro, mas o vendedor disse que o automático só pode ser usado em aquários de 100Litros para cima! Ele está correto? Não entendi.

4) A água está a 25graus e o Ph está 7.2 corretinhos.

5) Comprei também umas decorações que achei bonitas e estavam a venda.

Até aí creio que está tudo bem! Só não entendi pq nao pude comprar o termostato automático.

Ocorre que não fiz o ciclo do azoto. Nem sabia disso e meu aquário já está em funcionamento tem 3 dias.

Acho que comprei peixes demais e como nao sabia, a loja estava lotada, o funcionário não tinha como me dar atenção devido ao grande número de pessoas, escolhi os peixes pela beleza e acho que eles estao brigando no aquário.

Peixes escolhidos:

3 (três) Trigogáster

1(um) Jordani

1(um) Frenatus

1(um) Kinguio

2 (duas) Molinésias

2 (dois) Espadinhas

O Kinguio está sendo perseguido tanto pela espadinha fêmeas e por um dos trigogásters. Já machucaram a nadadeira traseira dele e tudo. Devo tirá-lo do aquário? O que vcs acham que devo fazer para melhorar o aquário? Destes peixes, existem alguns que não se aconselham conviver juntos? Devo comprar outros equipamentos além dos que comprei? Desde já, muito grato pela atenção!

Publicado:

Olá e bem vindo ao fórum.

Tens peixes a mais e de comportamentos distintos, assim como de águas mais frias com águas quentes.

Por exemplo, os Trigogáster apesar de bonitos têm um comportamento agressivo.

Começas-te bem na aquisição do material, no entanto falhas-te no que diz respeito ao estabilizar o aquário, nomeadamente permitires que se formassem as bactérias necessárias para a vida dentro do aqua.

Aconselho a devolveres os animais todos. Caso não seja possivel deverás escolher aqueles que não irão crescer muito dentro do aquário e que tenham um comportamento social se decidires ficar com diferentes espécies.

Aconselho-te a optares por peixes de fácil manutenção e resistentes. MAS se for possivel começar do zero, ou seja, sem peixes.

Terás que ter atenção à qualidade da água e terás que considerar comprar produtos que acelerem o ciclo de azoto.

O maior perigo desse aqua agora são os niveis de amónia que podem subir abruptamente num espaço de horas sem que te apercebas e isso irá provocar a morte dos peixes para além do stress que alguns estão agora a ser sujeitos.

Fala com o vendedor, diz-lhe o que se está a passar e se ele compreender irá com certeza ficar-te com os peixes.

Não percebo a questão do termoestato. É manual porque deve permitir-te escolher a temperatura do mesmo e é automático porque desliga quando chega à temperatura definida pelo utilizador.

Boa sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!