Ictio?


MariaW

Recommended Posts

Oi!

 

 

Tenho um aquário de 30 L e mantenho lá peixes de água doce e fria. Tenho lá 7 goldfish e um fantail. Esta semana deparei-me com uma situação caricata: Pontinhos brancos no corpo de 5 dos meus peixes e todos os peixes do aquário mantêm a sua dorsal fechada e alguns ficam no fundo. Ora, fiz algumas pesquisas e cheguei à conclusão de que se devia tratar da famosa doenças causada por um parasita: Íctio.

 

Dirigi-me rapidamente a uma loja de animais e deram-me um desinfectante com azul de metileno e verde de malaquite. Estive a ler as indicações deste medicamento e vi que os peixes tinham de estar sem comer durante o tratamento. Isto leva 15 dias....não é perigoso?

 

Outra coisa, li algures na net que quando o peixe se incontra com os pontinhos brancos (cada um deles representando um parasita que se alimenta do sangue) já não há nada a fazer......é verdade?

 

Estou muito triste porque cada vez que tento manter um aquário está doena estraga tudo. No entanto, esta é a primeira vez que tenho tido todos os cuidados (filtro, bomba de ar, termostato, produto para retirar o cloro da água, níveis de pH, etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se fizeres uma busca aqui no forum vais encontar informação como deves proceder, eu no inicio do meu hobby também passei por isso, contudo ha peixes que são mais susceptíveis a ter essa doença, eu falo pela minha experiência eu nunca safei nenhum ,mas como digo estava no inicio e já la vão uns 10. anos.

cumprimentos

 

peixe100espinhas

 

http://www.izimovies.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais