1º Aquario - Ajuda/Recomendações/Duvidas


TiagoMarques

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de ter passado muito tempo a ler posts neste e noutros foruns sobre aquariofilia, o bichinho tem vindo a crescer em mim de tal forma só parando na compra de um Aquario para me iniciar nesta aventura. Contudo, algumas duvidas e inseguranças persistem, pois nunca me atrevi a perguntar e para começar este projecto, a longo prazo, quero dar conforto aos futuros seres vivos tal como gostaria que me dessem a mim. Continuando,

 

Vou deixar aqui o meu desejado Setup:

 

Dimensoes 60x30x30 o que vai dar 54 Litros

 

Filtro EHEIM PICKUP 2010 (interno). Reside aqui alguma duvida, será este suficiente, ou talvez até bastará um modelo mais economico? Quanto ao barulho, este aqua vai estar no meu quarto, problemas com o dormir? (?)

 

Termo/Aquecedor 50W de 15 cm (?)

 

Luz - Quero opinioes, nao sei. (?)

 

Outros acessorios: Termometro, Rede apanha peixes, Aspirador de areao que serve como aspirador de agua, Esponja limpa vidros

 

PH da agua da torneira é 6,8 - isto é um valor bom, mau, que dizem? (?)

 

Ainda nao fiz mais testes, como é obvio. Quando tiver agua no aquario e este em circulaçao, vou adquirar teste de amonio e nitratos para controlar o inicio e o fim do ciclo do azoto, correcto? Ja agora, como extra, quais os valores que me irao aparecer nessa altura? (?)

 

Decoraçao

 

semttulobwnp.th.png

 

Nos circulos

 

Verdes: Plantas altas, para o fundo. Aceito sugestoes, talvez umas Vallisneria americana ; Aponogeton ; Onagra

 

Cor de vinho: Crito Anã, Heras vermelhas ; Feto de Java

 

Amarelo: Musgo de Java (penso que tenha de se atar com algo, mas nao sei o que (?)) e tambem queria alguma planta que nao fosse preciso plantar, para agarrar ao tronco.

 

Cor de pele: Plantas pequenas como Anubias ou Amazonense (penso que as Eleocharis sejam mais para plano lateral, nao?

 

No que toca a decoraçao, estou muito verde, nao sei bem o que meter se bem que esta ja seja a minha primeira maquete. Deixo tambem uma imagem de uma planta que me fascinou bastante mas nao sei o nome, penso que nao seja hera.

 

imagem1059.th.jpg

 

Nao sei se será facil de manter ou nao. Digam coisas lol.

 

Tambem tenho algumas duvidas como plantar. Algumas dicas, mesmo basicas, sao bem vindas. ( A historia de cortar a raiz é saudavel?)

 

Tambem ja devem ter reparado que escolhi um tronco para ornamento. Talvez deva colocar algumas pedras? Tambem tenho visto alguma decoraçao nas lojas para aquario como barcos afundados etc, bem interessantes. Será boa escolha? Partir um pote de barro ao meio e colocar no aquario de imediato, ou ferver primeiro? Boa escolha? Como podem ver tenho duvidas nesta area.

 

Prosseguindo,

 

Condicionantes: Um produto da Sera que remove o cloro da agua da torneira (coloco agua da torneira num garrafao e coloco la esse produto e espero 10 minutos. Fica logo apta para ir para o aquario?) e um produta da Sera que vi tambem para nutrir a agua e evitar algumas doenças. Estes dois sao indicados? Mais algum?

 

Areao: Um subsolo de um fertelizante para as plantas e depois um areao fininho (para os peixes que andam a remexer no fundo) escuro.

 

 

Peixes:

 

Estou a pensar em ter um limpa vidros e uma cory que ande a comer o que há no fundo.

 

Um camarao ( penso que um red seja indicado)

 

Molly balao

 

Platy azul

 

2 Guppy

 

1 rasbora (vai ser o primeiro para que se inicie o ciclo do azoto, correcto?)

 

Tambem gostava de ter uns Neon e um escalar.

Sugestoes e compatibilidades entre estas escolhas. Queria uma betta mas ja ouvi dizer que ou tenho betta ou guppy :medieval_mace:

 

 

Duvias um pouco soltas:

 

O aspirador de areao serve mesmo como aspirador de agua? Para fazer as TPA's lol Meto a boca do aspirador dentro de agua e a outra extremidade dentro do balde e aquilo suga, certo? Nao sei bem como fazer as TPA's..

 

 

Bem, acho que disse tudo o que queria, se me esquecer de algo vou dizendo até porque este topico vai agora sendo actualizado com as futuras fotos do aquario e a iniciaçao da sua construçao.

 

Se me faltar algo, se estiver a fazer alguma coisa mal digam, preciso do maximo de informaçao para começar bem e como ja disse, criar um habitat estavel e confortavel aos pequenos seres vivos.

 

 

 

Pelo que tenho visto, esta é uma grande comunidade que gosta da entre ajuda e foi isto que me fez iniciar o topico neste forum e nao noutro

 

Abraço e muito obrigado,

;):P

Editado por TiagoMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem em relação ao escalar penso que é melhor esqueceres porque os escalares precisam de 100cm ou 100L de água, Corydoras são um peixe de cardume por isso mantém no mínimo umas 4 ou 5, red cherry se calhar e se fosse eu a ti optava por ter mais que um criam um efeito engraçado e depois reproduzem facilmente e só se calhar não é a melhor escolha, guppys deves meter sempre um trio (1 Macho e 2 Fêmeas) de resto espera que venha mais pessoal para te ajudar....

 

Vejo que está a pesquisar e a procurar informação antes de comprar, acho que estás a iniciar muito bem ;)

 

 

Abraço :P

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem em relação ao escalar penso que é melhor esqueceres porque os escalares precisam de 100cm ou 100L de água, Corydoras são um peixe de cardume por isso mantém no mínimo umas 4 ou 5, red cherry se calhar e se fosse eu a ti optava por ter mais que um criam um efeito engraçado e depois reproduzem facilmente e só se calhar não é a melhor escolha, guppys deves meter sempre um trio (1 Macho e 2 Fêmeas) de resto espera que venha mais pessoal para te ajudar....

 

Vejo que está a pesquisar e a procurar informação antes de comprar, acho que estás a iniciar muito bem ;)

 

 

Abraço :P

 

 

E se eu nao quiser uma "praga" (no sentido positivo) de guppys? Dois machos nao se aguentam?

Eu tenho vindo a engrançar bastante com camaroes, mas como ja disse, nao quero nenhum animal a reproduzir-se em excesso ate eu ficar com o aqua sobrelotado (porque depois nao sei o que fazer).

Quanto aos escalares, estava a falar de um daqueles pequenos, que nas lojas estam nos aquas dos peixes pequenos tambem.. Nao sei o.o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha sugestão para o filtro é o eheim 2211. filtro externo. mais caro mas muito mais eficaz

 

Quero optar por um filtro interno, disseram-me que sao menos barulhentos, mais economicos e chegam perfeitamente para a minha necessidade.

 

Ja agora, um aquario consume muita energia no final do mes?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma ao fim de uns tempos é que começas a notar, mas em relação aos filtros internos consegues arranjar filtros exteriores mais silenciosos do que os interiores, e esses escalares que falas são pequenos mas eles crescem

 

 

Abraço :wink:

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma ao fim de uns tempos é que começas a notar, mas em relação aos filtros internos consegues arranjar filtros exteriores mais silenciosos do que os interiores, e esses escalares que falas são pequenos mas eles crescem

 

 

Abraço :wink:

 

 

Ja esqueci escalares entao.

 

Quanto é a diferença em € no final do mes, gasta pela energia do aqua?

 

Bem, tirando isto, mais gente a ajudar o Ontopic :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim parecendo que não uma lâmpada ligada 8 a 9 horas por dia se calhar faz diferença mas não vais notar muito porque se calhar a diferença nem chega a 2 ou 3 € mas ao fim de um ano por exemplo se calhar já é qualquer coisita

 

 

 

Abraço :wink:

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim parecendo que não uma lâmpada ligada 8 a 9 horas por dia se calhar faz diferença mas não vais notar muito porque se calhar a diferença nem chega a 2 ou 3 € mas ao fim de um ano por exemplo se calhar já é qualquer coisita

 

 

 

Abraço :wink:

 

 

Ah, mensalmente nem é grande a diferença, principalmente o meu aquario que é de poucas dimensoes. Começando a poupar noutros electrodomesticos essa diferença anula-se rapidamente, mas isto era só por curiosidade tambem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás bem vindo ao forum e ao vicío.

 

Fazes bem em estar a planear o teu futuro aqua.

 

Lembra-te que quanto mais pequeno é o aqua mais dificil é conseguir uma estabilização duradoura se meteres imensos peixes.

 

Existem peixes que referes que são de cardume, por exemplo as corydoras. Atenção a isso.

 

Como te estás a iniciar recomendo-te a utilização da regra de um cm de peixe adulto por litro de água.

 

Um filtro externo vai-te permitir fazer as manutenções sem estares a colocar as mãos dentro do aquário, no entanto e por serem mais caros e não conhecendo o teu orçamento, fazes bem em começares por escolher um filtro interno.

 

Se a preocupação é consumo deverás sempre verificar na embalagem do equipamento qual é o seu consumo e daí fazer contas.

 

Quanto a plantas, lembra-te que deves colocar iluminação de acordo com as plantas que queres meter.

 

A escolha de um substrato fertil é sempre de se louvar, pois ajuda no arranque do aqua.

 

Pessoalmente não escolhia areia fina, pois compacta e pode prejudicar o crescimento das plantas. No entanto existem aquariofilistas com bons resultados. Vê os aquas do user Quo.

 

Existem plantas, como por exemplo as anubias que não devem ser enterradas.

 

No site www.tropica.com podes encontrar mais informações e até como preparar as plantas. No youtube também. pesquisa...

 

Atenção às pragas de caracois que podem surgir em ovos que as plantas trazem...por isso uma boa verificação visual junto das mesmas e um tratamento nelas antes de plantar. Pesquisa...

 

Quanto à decoração é sempre uma escolha pessoal assim como a carteira. Vai vendo as fotos dos aquas do pessoal e vai tirando ideias...esclarece algumas duvidas com o dono do aqua e pode ser que até encontres boa informação para o teu aqua.

 

Deves ainda saber como estás de quimica da água.

Sabes que valores tens na aqua que vais colocar no aqua?

Tens de saber que valores vais ter na agua que fica no aqua (depois de amadurecido) pois isso condiciona a escolha dos peixes... se os queres manter muito tempo convém que fiquem num aqua com os valores de PH (por exemplo) adequados à sua espécie.

 

Quanto aos tratamentos da água podes utilizar n produtos...há quem use e há quem não use...eu apenas uso um iliminador de cloro quando não tenho tempo para ter a água em "descanço"...

 

TPA's: serve para retirares a água do aquario para ser substituída por outra nova. Reduzes o indice de toxicidade que o mesmo forma e aumentas a qualidade da água.

Ao aspirares o areão (tal como referes) vais limpando a porcaria que se junta no fundo... cuidado para não ires tão funo que chegues ao substrato fertil.

Existem aspiradores que funcionam por sucção e depois a gravidade faz o resto, outros a pilhas, etc. é conforme a carteira, no entanto o objectivo é o mesmo limpar o areão.

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás bem vindo ao forum e ao vicío.

 

Fazes bem em estar a planear o teu futuro aqua.

 

Lembra-te que quanto mais pequeno é o aqua mais dificil é conseguir uma estabilização duradoura se meteres imensos peixes.

 

Existem peixes que referes que são de cardume, por exemplo as corydoras. Atenção a isso.

 

Como te estás a iniciar recomendo-te a utilização da regra de um cm de peixe adulto por litro de água.

 

Um filtro externo vai-te permitir fazer as manutenções sem estares a colocar as mãos dentro do aquário, no entanto e por serem mais caros e não conhecendo o teu orçamento, fazes bem em começares por escolher um filtro interno.

 

Se a preocupação é consumo deverás sempre verificar na embalagem do equipamento qual é o seu consumo e daí fazer contas.

 

Quanto a plantas, lembra-te que deves colocar iluminação de acordo com as plantas que queres meter.

 

A escolha de um substrato fertil é sempre de se louvar, pois ajuda no arranque do aqua.

 

Pessoalmente não escolhia areia fina, pois compacta e pode prejudicar o crescimento das plantas. No entanto existem aquariofilistas com bons resultados. Vê os aquas do user Quo.

 

Existem plantas, como por exemplo as anubias que não devem ser enterradas.

 

No site www.tropica.com podes encontrar mais informações e até como preparar as plantas. No youtube também. pesquisa...

 

Atenção às pragas de caracois que podem surgir em ovos que as plantas trazem...por isso uma boa verificação visual junto das mesmas e um tratamento nelas antes de plantar. Pesquisa...

 

Quanto à decoração é sempre uma escolha pessoal assim como a carteira. Vai vendo as fotos dos aquas do pessoal e vai tirando ideias...esclarece algumas duvidas com o dono do aqua e pode ser que até encontres boa informação para o teu aqua.

 

Deves ainda saber como estás de quimica da água.

Sabes que valores tens na aqua que vais colocar no aqua?

Tens de saber que valores vais ter na agua que fica no aqua (depois de amadurecido) pois isso condiciona a escolha dos peixes... se os queres manter muito tempo convém que fiquem num aqua com os valores de PH (por exemplo) adequados à sua espécie.

 

Quanto aos tratamentos da água podes utilizar n produtos...há quem use e há quem não use...eu apenas uso um iliminador de cloro quando não tenho tempo para ter a água em "descanço"...

 

TPA's: serve para retirares a água do aquario para ser substituída por outra nova. Reduzes o indice de toxicidade que o mesmo forma e aumentas a qualidade da água.

Ao aspirares o areão (tal como referes) vais limpando a porcaria que se junta no fundo... cuidado para não ires tão funo que chegues ao substrato fertil.

Existem aspiradores que funcionam por sucção e depois a gravidade faz o resto, outros a pilhas, etc. é conforme a carteira, no entanto o objectivo é o mesmo limpar o areão.

 

EDIT: erros ortográficos.

 

Ja estive a ver hoje o aspirador manual e o electrico, e a diferença de 4 euros faz-me sem duvida optar pelo automático ( no acto de chupar a água ainda me entra pela goela abaixo algo indesejavel :discuss_gathering:)

 

Portanto, as anubias nao se enterram? Entao, nao flutuam?! Vi umas pequenas, para por na frente do aquario e pensava que as teria de enterrar, mas sendo assim nao sei. Quanto a formas de prender o musgo de java aos trocos (p ex), uso fio de pesca nylon.

 

Algumas dicas sobre plantas sao bem vindas, mesmo com a pesquisa que ando a fazer. O site tropica ja era meu conhecido, mas o ingles tecnico por vezes pode fazer escapar algo, entao, é sempre melhor confirmar. Aprendi tambem uma regra, plantas de folhas pequenas ou plantas rosadas sao as que requerem mais luz/cuidados. A iluminação do meu aqua penso que vai ser de 15W.

 

Quanto ao PH, ja medi, 6,8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

70L é a litragem "bruta", sem nada lá dentro.

 

Os 54L é o valor aprox. descontando o espaço que o filtro interno ocupa, o termostato e mais alguma coisas (areão, etc) que possas vir a colocar.

 

O ideal, para saber ao certo quantos litros leva o aquário, é quando estiver todo montado (areão, plantas, tronco, isto é, adereços...) ao encher ver na realidade quantos litros é que leva...

 

Abraço

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rebenta se não tiveres cuidado com o mesmo ou se o colocares numa mesa/móvel que não suporte o seu peso.

Atenção ao local onde o colocas pois alguém pode-lhe bater e o mesmo vir parar ao chão, etc. cuidados basicos que se deve ter com estas coisas...usa o censo comum.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres um feira nova a beira de casa la tem um aquario em conta e bem porreirito ;) para iniciantes, ao menos na povoa sei bque tem :P

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

O preço até não tá mau mas consegues melhor e a melhores preços 8)

 

 

Abrço

 

Onde? Aqui nos arredores de Setúbal pedem-me 100€ por um destes. E este na loja estava a 100 tambem, agora é que é promoçao. Talvez para iniciar este me chegue, nao?

Não tenho feira nova por aqui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.