Novo por estas andanças


Kohzai

Recommended Posts

Não altera muito, mas não te esqueças que eles ainda são muito pequenos, o grande que é um cometa vai atingir 20cm e os outros ficam com 15 cm, alem disso são peixes corpulentos, muito grandes, a medida que crescerem vão começar a ficar com mal formações devido a falta de espaço.

A casa dos peixes é o aquario, imagina duas ou tres pessoas a viverem dentro de uma casa de banho por exemplo, agora imagina os peixes.

Eu costumo dizer que aquarios grandes com peixes a mais é como um recreio da primaria são muitos mas tem-em espaço para se mexer no teu aquario eles não vão ter por onde se mexer.

De betas nada entendo portanto prefiro não opinar.

 

Vou tentar ainda esta semana dar pelo menos 3 peixinhos, assim fico só com o capuchinho, telescopio, e a betta femea, ápartida é assim que vai permanecer, ate eu começar a tratar a água, que vou comprar os testes para a água.

 

Manda-me pm do teu email de messenger se tiveres, e não te importares é claro.

 

obrigado pela ajuda.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Graças ao amigo Ismenio e outros conseggui estabilizar a agua, agora so vou ter de dar o cometa, para que fique melhor o ambiente da água.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente por vezes não há muito a fazer quando os peixes não estão bem de saúde.

 

Resiste à compra de mais peixes para esse aqua. É chato mas tem que ser assim para o bem comum dos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias pessoal, já melhorei o meu aquário, descobri que tinha carvão activo, e era isso que me sujava o aquário, porque nunca lavava o saquinho :smile2: e então desde domingo que tenho feito um teste, de limpeza e água, tenho lavado dia sim dia não o filtro, e tem dado resultado sem mudar a água de 2 em 2 dias.

Achão que estou a fazer bem?

 

Ontem comprei carvão activo novo, este nao trazia saquinho por isso meti para dentro do caixinha propria do filtro, lavei-o muito bem como dizia nas instrucções, e hoje de manhã a melhora da qualidade da água em transparencia estava boa, mas ainda nao está cristalina como gostava que estivesse.

 

Acham que falta mais alguma coisa.

 

O cometa grande já vou dar, ainda estou a combinar é claro, para diminuir os residuos no aquario.

 

cumps

Editado por Kohzai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá eu estou na mesma situa çao que tu mas pior porque os meus peixes estao a morrer todos e estou muito triste com isso nao sei mais o que fazer, mas eu só tinha 3 peixes só ja tenho um vivo e tudo aconteceu num espaço de 3 dias.algo esta errado na agua, nunca percebia se nao agua é preciso por algo tipo um anti cloro ou só condicionador ou nada ja li umas coisas e falam que o melhor é deixar a agua repousar durante um dia que depois o cloro evapora mas ate que fiz isso tudo e tao morrendo que fazer?se alguem tambem me poder ajudar eu agradecia muito.Por favor diga-me os nomes dos produtos para a agua tudo please que aqui conserteza tsmbem haverá (eu estou em londres). Quero recomeçar tudo de novo e ter sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá eu estou na mesma situa çao que tu mas pior porque os meus peixes estao a morrer todos e estou muito triste com isso nao sei mais o que fazer, mas eu só tinha 3 peixes só ja tenho um vivo e tudo aconteceu num espaço de 3 dias.algo esta errado na agua, nunca percebia se nao agua é preciso por algo tipo um anti cloro ou só condicionador ou nada ja li umas coisas e falam que o melhor é deixar a agua repousar durante um dia que depois o cloro evapora mas ate que fiz isso tudo e tao morrendo que fazer?se alguem tambem me poder ajudar eu agradecia muito.Por favor diga-me os nomes dos produtos para a agua tudo please que aqui conserteza tsmbem haverá (eu estou em londres). Quero recomeçar tudo de novo e ter sucesso.

 

Amigo camuxa, faz o que o Isménio diz nas mensagens que me pos aqui neste topico, lê desde o incio, eu fui deitando sal, e fazendo TPA's (troca parcial de água) e adiciona a um copo de água uma colher de sopa de sal e dilui depois deita no aquário deve limpar algum cloro da água(isto uma vez para ser imediato a tempo de salvar o outro peixinho), se tiveres filtro limpa o saquinho de carvão com agua morna, depois nas seguintes mudas de água enche um garrafão de a´gua da torneira e deixa-oo aberto durante 2 dias antes da mudança parcial da água, para que o cloro saia totalmente.

 

eu tinha 8 peixes num aquario de 18 litros(inocencia minha não sabia foi uma prenda de aniversário).

agora tenho 5 peixes e esta semana estou novamente em teste, sem mudar a água e lavar o filtro dia sim dia não, e tem resultado.

Mas mesmo assim vou ter de dar um peixe grande.

 

Espero ter ajudado, se houver erros corrijam-me.

mas acho que não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a algumas coisas:

 

Nem todos os peixes toleram o sal;

NUNCA lavar o filtro com água da torneira! Utilizem APENAS água do aquário para fazer a limpeza do filtro. Utilizem a água que retiraram durante a Troca Parcial de Água (TPA).

Espero que tenham feito o ciclo de azoto.

 

Camuxa, cria um tópico para ti, se não, dificilmente te irão ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a algumas coisas:

 

Nem todos os peixes toleram o sal;

NUNCA lavar o filtro com água da torneira! Utilizem APENAS água do aquário para fazer a limpeza do filtro. Utilizem a água que retiraram durante a Troca Parcial de Água (TPA).

Espero que tenham feito o ciclo de azoto.

 

Camuxa, cria um tópico para ti, se não, dificilmente te irão ajudar...

~

EU nem sei bem o que o que é isso, mas já imprimi muita informação para me dedicar a recolher, eu não fiz o cliclo do azoto, porque eu fiz anos á um mês atras e os meus amigos, compraram tudo, desde peixinhos, aquario, areão(sem luz), filtro interior, plantinhas, pedra branca decorativa tipo cada um deu uma prenda, fiquei muito contente, nesse mesmo dia procurei um forum e achei o vosso, registei-me imediatamente, li os vários manuais e tenho vindo a ler algumas situações de outros membros e as respostas de ajuda também de forma a ser-me criada mentalmente dúvidas, para eu vos colocar aqui.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ATENÇÃO A UM PORMENOR MUITO IMPORTANTE !!!

 

Como todos sabemos não devemos lavar as matérias filtrantes com agua da torneira devido ao cloro que vai matar a colónia de bactérias do ciclo do azoto.

MAS e digo MAS eu disse provavelmente ao KOHZAI para todas as semanas lavar as esponjas do filtro interno que ele tem em agua corrente, e porque?

A explicação é simples, os detritos dos peixes vermelhos em questão de dias vão obstruir o filtro e se lavarmos com agua dos tpas nunca conseguimos retirar a maior parte da sujidade.

E qual é o problema?

Vou contar uma historia.

Num domingo a noite a muito tempo atrás tinha limpo o meu filtro interno da tetratec de 400L/H que é só de esponja com carvão activado embebido e mudado metade da agua do meu aquario de 40 L com 10 peixes vermelho pequenos (4 cm no maximo), na segunda feira a noite chego a casa e os peixes estavam bem e a agua limpa, terça feira de manha acordo e vejo a agua castanha, mais, vejo 4 peixes mortos e os outros 6 quase a morrer, o filtro estava entupido e não circulava a agua.

Conclusão, depois de abrir o filtro vi que a sujidade que não tinha conseguido tirar tinha ido bloquear o rotor do filtro e o filtro bloqueou, e sim, antes que perguntem, eu tinha limpo o rotor e o veio no domingo anterior.

 

Para quem mantém ou manteve estes peixes sabe perfeitamente que nunca se consegue fazer o ciclo do azoto em aquários pequenos com filtros pequenos, é todo muito bonito mas não dá, dai os meus avisos de fazerem mudanças de agua de 50 % dia sim dia não para manter uma qualidade de agua aceitável e dai poder-se lavar o filtro na torneira, é lógico se os peixes ficarem 4 ou 5 dias sem a mudança de agua também não morrem mas não convém abusar muito.

 

Eu sei que as vezes digo coisas que parecem não fazer senso mas acreditem que é melhor não explicar todo a quem se está a iniciar .

 

Ja agora o sal é só para os peixes vermelhos mas alguém sabe porque motivo eu mando colocar sal nos aquários de peixes vermelhos mesmo que eles não estejam doentes?

 

Fica a pergunta, aceitam-se apostas :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que li que ajuda a evitar doenças na bexiga natatória

Sim, ajuda mas não é necessário.

Também é um anti-bacteriano poderoso, mas não é por isso que eu mando colocar sal.

 

Quem sabe muito bem é o pessoal dos salgados :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica a dica então...Nunca tinha pensado nesse aspecto. Estamos sempre a aprender.

 

Mas, mesmo quem tenha filtros mais básicos, convém arranjar mais do que uma matéria filtrante (outra esponja, por exemplo). Assim sendo, já é possível lavar uma (ou comprar uma nova), sem perder as bactérias boas.

 

Já agora, quero saber o porquê do sal. E que quantidades. Porque sempre ouvi dizer que o sal faz mal a alguns peixes, nomeadamente corydoras (penso que tinha a ver com os peixes com a pele mais lisa - não sei o nome técnico - e não com as escamas tipo as daz mollys)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , o sal faz mal as corydoras e afins.

 

O sal é para bloquear os nitritos, com sal na agua os nitritos não afectam os peixes, por isso mando colocar sal, é bem simples.

 

Para peixes vermelhos a razão de sal para tratamentos é de 2g/L ou superior em banhos de 1 hora, por norma não se trata dentro do aquario.

Mas o sal é controverso, uns dizem que não se deve colocar dentro do aquario e outros dizem que se deve usar, eu prefiro usar em separado ou dentro do aquario em situações especiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigos já dei o cometa grande, e ontem foi a grande mudança, já possuo um anti-cloro da API '' stress coat'', que também tem medicamento, por aquilo que li achei muito bom.

 

 

Api ''Stress coat +''

 

Vantagens:

 

Contém aloe vera, que promove a cura e regeneração dos tecidos danificados, dos peixes e formauma pelicula de mucosidade sintética, para ajudar a prevenir a perda de electrolitos.

Stress coat também remove o cloro, neutraliza as cloraminas e elimina os metais pesados.

 

Digam o que acham? Se foi boa opção ou não?

 

Agora queria comprar um filtro novo, interno ou externo lembrem-se que o aquário neste momento é de 18l e tem 2 peixinhos dourados 1 capuchinho vermelho e um telescópio preto.

 

O que tenho:

 

Filtro:

 

Marca: RESUN

 

Modelo: MAGI-200

 

Caracteristicas:

•Estrutura compacta e eficiente

•Dircção do fluxo de agua regulavel por chuveiro

•Fluxo de oxigenio com kit acessorio incluido

•Filtragem mecanica e biologica

•Façil de limpar

•Matérias filtrantes incluidas (carvão activado e esponja)

 

Consumo: 5W

 

Fluxomax: 200lt/h

 

Tamanho maximo do Aquario: 40lts

 

Acessorio incluido: chuveiro

 

Sinceramente acho que isto não filtra nada de jeito.

 

Agradecia que me indicassem um filtro que dê para levar carvão activado, porque tenho imenso.

 

Já agora eu vi um filtro mas era externo o Eden 501, mas já li que tem um caudal muito lento, mas que não deixa de ser um bom filtro.

Vi este filtro na pet4you, só que tenho algumas duvidas, tipo para que servem aquelas materias filtrantes em ceramica?de quanto em quanto tempo se mudam?onde arranjar mais? e preço que rondam? isto é apenas informação que não consegui encontrar ainda, e agradecia que me ajudassem.

Preço máximo que darei 40€ por um filtro.

 

Digam alguns filtros?

 

Agradeço a todos os que me ajudaram até este momento, pois tem contribuido para o bom funcionamento deste mini aqua, que um dia será grande.

Eu de momento tenho outras prioridades na minha vida, e ñão posso gastar num aqua muito dinheiro, mas aos poucos vou proporcionar uma boa vida aos 4 peixinhos que possuo.

 

O kit de testes ph ja vem a caminho.

 

Obrigado a todos.

 

Cumps

Editado por Kohzai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que arranjes algum filtro externo para um aquário de apenas 18 litros. O que indicaste tem um caudal de 300 litros por hora, ou seja, tem um caudal 3 vezes superior ao máximo que é indicado para um aquário desses.

 

Uma solução são os filtros de cascata. Vê aqui várias opções. São mais baratos e alguns não tão fortes.

 

Mais importante que o caudal e potência e blá blá, é terem o máximo de matérias filtrantes diferentes...As cerâmicas servem para a filtragem biológica (há ainda para filtragem mecênica - esponjas - e filtragem química - carvão activado ou turfa). Não precisam de ser substituídas muito frequentemente. As marcas dizem 6 meses, mas ninguém respeita as referências das marcas...lol.

 

Em vez de trocares, passa-as por água do aquário que tires durante as TPAs. Retiras a sujidade e mantens o filtro limpo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que arranjes algum filtro externo para um aquário de apenas 18 litros. O que indicaste tem um caudal de 300 litros por hora, ou seja, tem um caudal 3 vezes superior ao máximo que é indicado para um aquário desses.

 

Uma solução são os filtros de cascata. Vê aqui várias opções. São mais baratos e alguns não tão fortes.

 

Mais importante que o caudal e potência e blá blá, é terem o máximo de matérias filtrantes diferentes...As cerâmicas servem para a filtragem biológica (há ainda para filtragem mecênica - esponjas - e filtragem química - carvão activado ou turfa). Não precisam de ser substituídas muito frequentemente. As marcas dizem 6 meses, mas ninguém respeita as referências das marcas...lol.

 

Em vez de trocares, passa-as por água do aquário que tires durante as TPAs. Retiras a sujidade e mantens o filtro limpo...

 

o teu link está errado.

o que eu vi para externo foi o EDEN 501 externo para aquarios de 20l.

 

ve aqui

 

pareceu muito porreiro, mas se tiver este k faço com o carvão activado que comprei.

 

Mas tb vi este aqui

Editado por Kohzai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse da tetratec é interno.

 

Pois, o link foi errado. Mas é só escreveres filtro cascata no motor de pesquisa do site da pet4you que vais encontrar o que falava.

 

Eu vi que o tal filtro da Eden,aqui, tem um caudal de 300 litros por hora. Deve dar para regular, mas parece-me demasiado potente...Deves ter um caudal por hora de cerca de 5 vezes a capacidade do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse da tetratec é interno.

 

Pois, o link foi errado. Mas é só escreveres filtro cascata no motor de pesquisa do site da pet4you que vais encontrar o que falava.

 

Eu vi que o tal filtro da Eden,aqui, tem um caudal de 300 litros por hora. Deve dar para regular, mas parece-me demasiado potente...Deves ter um caudal por hora de cerca de 5 vezes a capacidade do aquário...

 

pois o problema é esse o meu aqua não dá para cascata, tem beira com tampa prensada.

 

Vê estes 2, link1 e o link2

 

Achei estes muito porreirinhos, pricipalmente o easy crystal, não tem muita manutenção.

 

Crush obrigado pela ajuda que me tens dado a nivel da escolha dos filtros.

 

CUmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu iria mais para o 250...Se fores a ver, é adequado para aquário a partir de 15 litros...

 

Um filtro demasiado potente pode causar correntes muito fortes e os peixes stressarem...

 

Prontos, filtro é para inicio do mês que vem heheheeh.

 

Uma coisa qual é o comportamento de stress, identificativo a nossa vista, é que notei uma coisa este fim de semana.

Eu tinha o metodo chuveiro e eles andavam calminhos, desque meti o metodo de jacto, concentram-se todos debaixo do filtro?isso será o dito stress? mas também reparei que eles adoraram as bolhas, ate tentavam enfrentar as bolhas, achei muita piada.

 

OUtra coisa o meu telescopio tem um pequeno rasgao na pontinha da cauda, deitei medicamento da API(o do anticloro), uma vez que eles la dizem que cura barbatanas, agora não sei se devo deitar todos dias ou só quando mudo a água?que dizes?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.