Mancha esbranquiçada em discu


ffar

Recommended Posts

Boas,

 

Um dos meus discus ficou com uma mancha esbranquiçada no corpo junto à barbatana de cima. O meu conhecimento em discus não é muito (são os primeiros que tenho e são ainda juvenis) por isso preciso de ajuda no diagnóstico... Como é que posso tratar isto?

 

Estão aqui umas fotos (acho que dá para ver mas posso tentar tirar melhores):

img0022ad.th.jpg

img0020av.th.jpg

img0018ay.th.jpg

 

O aquário (150L +-) é um comunitário e está montado à cerca de 2 meses (mas o filtro e uma parte da água transitou do meu aquário anterior). O PH está entre 7 e 7,5 e a temperatura a 25ºC. Faço TPAs semanais de 15L +-. Sei que tenho população a mais no aquário (tenho de dar alguns peixes) e provavelmente tenho a temperatura demasiado baixa. A filtragem é feita com um filtro externo de 700l/h. Também tenho aqui um esterilizador UV mas ainda não está montado (ajudará..?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a temperatura está baixa tens de manter os discus 28º a 30º.

 

As fotos não ajudam tudo indica ataque bacteriano experimenta sal e esha2000 dose a dobrar.

 

Vai vendo se melhoram.

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a temperatura está baixa tens de manter os discus 28º a 30º.

 

As fotos não ajudam tudo indica ataque bacteriano experimenta sal e esha2000 dose a dobrar.

 

Vai vendo se melhoram.

 

Ok, obrigado.

 

Vou tentar tirar fotos melhores hoje à noite.

 

Vou subir a temperatura e já encomendei o esha2000. Quanto ao sal, pelo que andei a ler, estava a pensar em por 1g/L. Que dose aconselhas?

Editado por ffar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aparentemente o discu já está curado e a 100%. Usei o esha2000 (dose reforçada e durante mais 2 dias além do tratamento especificado) e o sal tal como recomendado. Aumentei também a temperatura até 31ºC (porque entretanto também lhe apareceu uns pontos brancos que já desapareceram).

 

Neste momento estou a reduzir a temperatura gradualmente (+-1ºC/dia) até aos 27/28ºC e a fazer TPAs de 15L de dois em dois dias (para ir retirando o medicamento já que não usei carvão activado). Liguei também o filtro UV e fiz uma limpeza às mangueiras do filtro externo (o caudal aumentou significativamente e a água está muito mais limpa).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei também o filtro UV e fiz uma limpeza às mangueiras do filtro externo (o caudal aumentou significativamente e a água está muito mais limpa).

 

Ao ligares o filtro Uv já vais estar a retirar restos de medicamentos que ainda possam estar presentes :smile2:

Cumpts

Jorge Lamy

O meu tópico de feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais