Plecos


A.Guerreiro

Recommended Posts

Boas pessoal...

Pessoal, hoje passou-se uma coisa muito esquezita no meu aquário, quando acordei e fui ver como estávam os meus peixes deparei com um cenário um pouco macabro, tinha 2 plecos "pitbull" no meu aquário, mas que se davam estremamente bem, andavam sempre juntos e tudo, e hoje quando acordei estavam os dois feridos, cheios de mossas e sangue, um morreu e o outro mexe-se mas está muito mal tratado tambem! O quwe se terá passado para despoletar uma luta? Estou preocupado!

 

Abraços

A.Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Pessoal, hoje passou-se uma coisa muito esquezita no meu aquário, quando acordei e fui ver como estávam os meus peixes deparei com um cenário um pouco macabro, tinha 2 plecos "pitbull" no meu aquário, mas que se davam estremamente bem, andavam sempre juntos e tudo, e hoje quando acordei estavam os dois feridos, cheios de mossas e sangue, um morreu e o outro mexe-se mas está muito mal tratado tambem! O quwe se terá passado para despoletar uma luta? Estou preocupado!

 

Abraços

A.Guerreiro

 

 

Boas, que outros habitantes tem o aquario? adicionaste sal recentemente? qual a filtragem e tamanho do aquario?

 

Tive 2 pitbull durante bastante tempo e nunca tive problemas entre eles, a causa nao me parece essa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que outros habitantes tem o aquario? adicionaste sal recentemente? qual a filtragem e tamanho do aquario?

 

Boas Nuno...

Como ainda estou no principio tenho poucos, porque não quero estar a meter tudo de uma vez, ou outros abitantes são:

- 3 corydoras

- 6 tetra neon

 

O meu aquário é de água doce.

Em termos de tamanho é de 60 Lt, e filtragem tem um filtro interno da boyu que é o mais indicado para aquele tipo de aquário.

O que achas que se passou? =( estou mesmo chateado, porque até gostava de ver os dois sempre juntos, e agoram mataram-se um ao outro...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno...

Como ainda estou no principio tenho poucos, porque não quero estar a meter tudo de uma vez, ou outros abitantes são:

- 3 corydoras

- 6 tetra neon

 

O meu aquário é de água doce.

Em termos de tamanho é de 60 Lt, e filtragem tem um filtro interno da boyu que é o mais indicado para aquele tipo de aquário.

O que achas que se passou? =( estou mesmo chateado, porque até gostava de ver os dois sempre juntos, e agoram mataram-se um ao outro...

 

Obrigado

 

 

O filtro interno com certeza nao É o mais indicado, pode ser indicado, mas um filtro de mochila ou preferencialmente um externo serao mais indicados, referiste que o aqua é recente, ciclo do azoto fizeste? ah mais algum peixe com algum outro sintoma? testes de amonia e nitritos tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro interno com certeza nao É o mais indicado, pode ser indicado, mas um filtro de mochila ou preferencialmente um externo serao mais indicados, referiste que o aqua é recente, ciclo do azoto fizeste? ah mais algum peixe com algum outro sintoma? testes de amonia e nitritos tens?

 

Sim, já me tinham referido isso, e essa vai ser a minha proxima aquisição.

Sim, o ciclo foi feito, deixei passar quase 2 semanas, porque me disseram que era suficiente...

Não, o resto dos peixes andam normais e contentes como sempre, só mesmo os dois "pitbull" é que estavam todos amaçados =(

De amonia e nitritos ainda não tenho, só mesmo o do PH, mas tambem tenho que comprar...

Há alguma esplicação plausivel para isto ter acontecido Nuno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ciclo por norma deve ser de 4 semanas, só caso tenhas adicionado algo para acelarar o ciclo é que permite que este seja de menos tempo, mas mesmo assim, a meu ver não há nada melhor que deixar o aqua a ciclar 4 semanas sem a adição de qualquer produto.

deverás comprar rapidamente os testes, pois, assim não sabes em que estado está o aqua e se já teve algum pico, pois a mim parece-me ser um pico a causa mais provavel para o que aconteceu.

compra os testes e vai fazendo tpa's regulares, pelo menos é o que eu faria.

 

cumps

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ciclo por norma deve ser de 4 semanas, só caso tenhas adicionado algo para acelarar o ciclo é que permite que este seja de menos tempo, mas mesmo assim, a meu ver não há nada melhor que deixar o aqua a ciclar 4 semanas sem a adição de qualquer produto.

deverás comprar rapidamente os testes, pois, assim não sabes em que estado está o aqua e se já teve algum pico, pois a mim parece-me ser um pico a causa mais provavel para o que aconteceu.

compra os testes e vai fazendo tpa's regulares, pelo menos é o que eu faria.

 

cumps

 

 

Eu ia exactamente referir um pico de amonia porque como os pitbull nao teem escamas, podem ficar em carne viva e parecer que foram atacados, mas depois lembrei me, tambem la estao corydoras (e por isso perguntei se haveria mais algum peixe com sintomas estranhos)... Pelo sim pelo nao Faz rapidamente uma tpa de 20/25%, sao precisos mesmo os testes para saber mos em que estado se encontra o teu ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ciclo por norma deve ser de 4 semanas, só caso tenhas adicionado algo para acelarar o ciclo é que permite que este seja de menos tempo, mas mesmo assim, a meu ver não há nada melhor que deixar o aqua a ciclar 4 semanas sem a adição de qualquer produto.

deverás comprar rapidamente os testes, pois, assim não sabes em que estado está o aqua e se já teve algum pico, pois a mim parece-me ser um pico a causa mais provavel para o que aconteceu.

compra os testes e vai fazendo tpa's regulares, pelo menos é o que eu faria.

 

Sim, adicionei, comprei um liquido da SERA que são bacterias vivas, que supostamente aceleram o processo, foi o que me disseram para fazer, mas de qualquer forma acabas por ter razão, é sempre melhor fazer as coisas ao natural...

Em relação às TPA's estou a fazer semanais de 50%, achas que é o mais aconselhado?

Desculpa-me a ignorância Rui, é que ainda sou novato, mas os picos provocam a violência nos peixes?

E porquê nos só plecos e não nos outros?

 

Obrigado Rui e Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se juntares um aqua pequeno (não sei se é esse o caso) e mesmo sexo de peiXes, poderão ocorrer lutas territoriais que até o peixe mais pacifico se pode passar da "marmita".

 

Tive um pleco que durante 2 anos conviveu pacificamente com um gourami e de um dia para o outro começou a perseguir o mesmo, tendo eu que os separar.

 

O que o levou a ter esse comportamento?

Provavelmente a falta de espaço no aqua, não sei...a realidae é que um peixe pacifico perseguia outro peixe com o intuito de o atacar.

 

Se calhar foi o que se passou no teu aqua: uma luta de morte...porque a degradação da água provoca a morte dos peixes mas não lhes altera significativamente o comportamento, tornando-os agressivos. E se os outros peixes estão saudáveis, penso que poderá ser essa a resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia exactamente referir um pico de amonia porque como os pitbull nao teem escamas, podem ficar em carne viva e parecer que foram atacados, mas depois lembrei me, tambem la estao corydoras (e por isso perguntei se haveria mais algum peixe com sintomas estranhos)... Pelo sim pelo nao Faz rapidamente uma tpa de 20/25%, sao precisos mesmo os testes para saber mos em que estado se encontra o teu ciclo.

 

Eu fiz uma TPA recente, mais precisamente no domingo, achas que posso fazer de novo Nuno?

Ok, eu hoje vou comprar os testes e depois coloco aqui os resultados...

 

Cumprimentos

A.Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, adicionei, comprei um liquido da SERA que são bacterias vivas, que supostamente aceleram o processo, foi o que me disseram para fazer, mas de qualquer forma acabas por ter razão, é sempre melhor fazer as coisas ao natural...

Em relação às TPA's estou a fazer semanais de 50%, achas que é o mais aconselhado?

Desculpa-me a ignorância Rui, é que ainda sou novato, mas os picos provocam a violência nos peixes?

E porquê nos só plecos e não nos outros?

 

Obrigado Rui e Nuno

 

agora tens de levar as coisas com calma, o melhor que tens a fazer neste momento é comprar os testes com urgência, pois assim sabemos melhor o que se passa com o teu aqua, pois o nuno referiu uma coisa que tem toda a logica, os plecos e as corys não têm escamas, logo, o mais provável era as corys também ficarem com os mesmos sintomas.

 

Faz o seguinte:

Vai comprar testes (Urgente)

Dá-nos o setup do teu aqua: Tamanho, litragem e etc (importante)

Faz um tpa de 20% a 30% como disse o nuno e informa-nos dos resultados (se for diária ou de 2 em 2 dias melhor, pelo menos até o aqua estabilizar)

 

e lê ISTO, se já leste, volta a ler e se tiveres mais duvidas não hesites em perguntar :P

note: já pareço o nosso colega João Paulo Viegas ;)

 

edit: agora vi que o João Paulo Viegas também respondeu, e foi mesmo por causa do que ele disse que eu pedi o tamanho do teu aqua, pois não sei o tamanho dos plecos neste momento, mas se o aqua for demasiado pequeno para eles podem lutar por espaço

 

edit2: já vi que é de 60lt, provavelmente terá 60 de comprido, o que vai ser curto para plecos, tens de ter atenção a isso também ;)

Editado por Rui F. Fernandes
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se juntares um aqua pequeno (não sei se é esse o caso) e mesmo sexo de peiXes, poderão ocorrer lutas territoriais que até o peixe mais pacifico se pode passar da "marmita".

 

O meu é de 60Lts e só lá estavam os dois plecos, 3 corydoras e 6 tetra neon. achas que está muito populado? =S

 

Se calhar foi o que se passou no teu aqua: uma luta de morte...porque a degradação da água provoca a morte dos peixes mas não lhes altera significativamente o comportamento, tornando-os agressivos. E se os outros peixes estão saudáveis, penso que poderá ser essa a resposta.

 

pois, mas isso é que é estranho, porque eu fiz uma TPA no domingo, supostamente deveria estar tudo bem, mas secalhar não, mas como os outros peixes estão saudaveis.

Mas como o Nuno disse os plecos não têm escamas e a explicação dele parece-me ser plausivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

No entanto esse aquário é pequeno para o pleco que sobreviveu.

 

Boa sorte.

 

Más noticias!!

O outro pleco tambem morreu =( bolas, foram os dois de uma vez...

Eu não tinha essa noção joão! pensava que até tinham espaço suficiente...

Já não sei se arrisco a comprar outro =(

 

Bem, mas de qualquer forma agora o que eu tenho que fazer é o que o Rui me disse, e depois coloco aqui os resultados, e se não for pedir muito depois davam as vossas opiniões e dicas do que devo fazer.

Em principio amanhã já cá meto os resultados...

 

Obrigado a todos...

 

Cumprimentos

A.Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a morte do outro pleco.

 

Poderia ter sido alguma doença?

Procura sintomas nos outros peixes, se comem se nadam bem ou se vêem à superficie "aflitos".

 

Os plecos são animais muito engraçados, gosto muito deles, mas não tenho hipoteses de ter um, porque crescem muito. É extremamente importante que saibas sempre que espécies estás a comprar para depois numa breve pesquisa possas saber que tamanho em adulto o peixe terá e assim veres se o mesmo terá espaço para viver dentro do aquário que tens.

 

60 litros de água poderás manter um pleco nuns primeiros meses de vida ou um ano talvez, mas depois começa a ficar grande, revolta-te tudo, suja muito.

 

Faz como te disseram: tenta saber que tipo de água consegues manter no teu aquário e depois vê que espécies se adaptam ao que tens.

 

Resiste ao impulso de comprares mais peixes até saberes o que aconteceu, se não faz umas TPA's regulares e depois de estabilizado o aqua (se não te morrer mais nenhum peixe) compra correctamente numa loja que te inspire confiança.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PESSOAALLLL

 

por favor tenham atencao quando tentam ajudar alguem, o aquario foi logo referido como tendo 60 litros, e os plecos que ela refere sao PITBULL

crescem ate aos 6 cm... podia ter la uma equipa deles (uma equipa pequenina xD !)

 

Ora pesquisem la:

paratocinclus jumbo - LDA25 tambem conhecido como pleco pitbull!

 

 

P.S - confirma-me se eram mesmo pitbull (aparecem em variadas cores) se sim, esquece o que o Joao Viegas disse, nao se aplica ao teu caso

 

EDIT:

Apesar de ja nao adiantar nada para os pit, nao deixes de comprar os testes e pedir ajuda caso seja necessario, para ver se safas os restantes que se encontram no aqua! vi que adicionas te bacterias, portanto neste momento nao sabemos mesmo como esta o ciclo no teu aquario, nao vale a pena dizer que sao 4 ou 2 semanas, o que interessa e o resultado dos teste e podem existir varios factores para acelerar ou atrasar o ciclo! :dance:

 

EDIT2:

 

Existem 2 tipos de testes que podem ser adquiridos em lojas, muita gente opta por um sistema de fitas, so queria alertar que estes testes sao bastante imprecisos, se a carteira permitir opta por comprar um que traga uma pipeta graduada e um reagente, este tipo de testes apesar de ser um pouco mais caro, e bastante mais preciso que os que referi anteriormente (minha modesta opiniao! )

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Nuno éra mesmo um pleco pitbull, eu só faço as minhas "compras" numa loja muito boa, a aquaplante em Lisboa - benfica, e para me orientar nos gastos agora ao principio guardo sempre os talões de compras e na descriçao do pleco vem lá pitbull... a senhora até me disse que não crescia muito mais, por isso confirma-se...

Ok, hoje vou já comprar os testes, e depois amanhã meto os resultados...

E vou fazer o que o joão disse, umas TPA's de 20% para ver se melhora...

Já agora sem querer massar muito, digam-me tudo o que querem saber do meu aquário, tipo requerimento =P

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA´s de 20 a 30% de dois em dois dias ate termos os testes parece me bastante bem, em relacao ao inquerito, vou tentar nao me esquecer de nada! xD

 

 

 

Testes realizados a agua:

 

Quais os testes e valores (principalmente PH, amonia, nitritos, nitratos, sendo este ultimo considerado nao prioritario muitas vezes)->

 

 

 

Set Up:

 

A quanto tempo montado ->

tamanho (comp x largura x altura) ->

litragem ->

iluminacao ->

filtragem (indicar quais as materias filtrantes) ->

CO2 (sim ou nao) ->

 

 

 

Hardscape:

 

qual o areao->

substracto fertil (se sim qual) ->

rochas (sim ou nao) ->

troncos (sim ou nao) ->

Presenca de esconderijos para os "assustados" ou os que deles necessitam (sim ou nao) ->

 

 

 

Flora:

 

Quais as especies ->

Algum tipo de fertilizacao ->

 

 

 

Fauna:

 

Quais as especies e o numero de individuos dentro de cada especie ->

 

 

 

Doencas:

 

Especie(s) afectadas ->

Quais os sintomas ->

Algum tipo de tratamento realizado recentemente ->

 

 

 

 

P.S - acho que nao me esqueci de nada, alguns desses parametros sao irreleantes neste caso, mas em casos gerais, se indicar mos logo isso tudo estamos a dar uma grande ajuda na resolucao dos nossos peixitos! :dance:

 

EDIT:

 

Uma foto do problema tambem costuma ajudar! :confused4:

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Nuno, vou ver ainda hoje se a minha bolsa pode com esses testes mais precisos =P

assim que fizer os testes e tenha o inquerito pronto coloco logo tudo aqui =)

Entretanto hoje ainda vou fazer uma TPA, para ver se melhora alguma coisa, e se conseguir vou meter aqui algumas fotos tambem...

 

Cumps

 

A.Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Nuno, vou ver ainda hoje se a minha bolsa pode com esses testes mais precisos =P

assim que fizer os testes e tenha o inquerito pronto coloco logo tudo aqui =)

Entretanto hoje ainda vou fazer uma TPA, para ver se melhora alguma coisa, e se conseguir vou meter aqui algumas fotos tambem...

 

Cumps

 

A.Guerreiro

 

 

Qualquer coisa vai dando noticias, se quiseres pode ser por PM ate que eu nem sempre estou atento a estes topicos! :)

 

P.S - se quiseres o msn tambem e so enviares me PM a pedir! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops :music_singguitar:

 

Peço desculpa pelas informações erradas que prestei pois não pesquisei pela espécie em causa na tentativa de ilucidar o mais depressa possivel o user para que pudesse salvar a restante fauna.

 

As minhas desculpas ao user em primeiro lugar e aos restantes membros.

 

Obrigado Nuno pela correcção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.