peixe quase a morrer


Recommended Posts

boas, comprei recentemente um peixinho que me disseram na loja ser uma oranda. há cerca de duas semanas começou a ter um comportamento estranho, passava o dia a boiar de lado e so nadava para comer. dias depois reparei que tinha uns pontos brancos e começou a nadar de cabeça para baixo. fui a loja dos animais pedir ajuda, pelo que o senhor me disse que não valia a pena trata-la pois ia morrer a mesma. Não desisti, e comprei um tratamento para fungos, esha 2000. notei melhoras no primeiro dia pois deixou de nadar de cabeça para baixo, mas acontece que já passou uma semana, e mesmo com o tratamento a minha oranda está quase morta. totalmente imovel, a boiar de lado já nem se mexe para comer, só sei que está viva pois mexe a boquinha e os olhos :P que mais posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc00645p.jpg

 

25089zs.jpg

 

2i8g6zk.jpg

 

boas

aqui estao 3 fotos do peixinho. quanto a amonia e nitritos não pude verificar, se houver alguma forma caseira de medir por favor digam-me porque só para a semana é que posso comprar os testes. tenho feito tpa´s diarios nos últimos 3 dias pois notei que a água com as gotas do tratamento ficava verde e trato a água sempre com nutrafin aqua plus.

Quanto à alimentação dou-lhe uma folhinha por dia partida aos bocadinhos. Ele estava num aqua de 50l mas recentemente mudei-o para um de 10l que é o aqua hospital, e foi desde ai que notei que ele permanece mais imóvel. Quanto à temperatura o termómetro não assinala qualquer temperatura, penso por isso que a água está a temperatura inferior que o minimo que termometro marca que é 19Cº.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz um tratamento com Sera Tremazol (deve-se fazer logo assim que se compra os peixes porque eles por norma estão cheios de parasitase ou fungos, mas aviso-te ja que é caro).

Se das flocos, experimenta colocar os flocos debaixo de agua antes de os libertares (evita problemas na bexiga natatoria).Evita dar comida agora porque o peixe nao come e acaba por sujar a agua

Se queres fazer um banho de sal para matar parasitas, poe 5 colheres de sopa por cada 20 litros de agua (dissolve primeiro o sal num recipiente à parte) durante 3 dias (ex:no aquario de 10 litros poes 2,5 colheres de sal no 1º dia, 2,5 colheres no 2º dia e finalmente 2,5 colheres de sopa no 3º dia.Não fazes mudanças de agua até ao final do 7º dia, e depois fazes as mudas de agua normais como fazias)

 

Muito sinceramente duvido que ainda resista, porque isto deve ser feito logo no inicio dos sintomas.

 

Boa sorte

Editado por Daniel_Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sua Oranda esta com problemas na bexiga natatória e pela foto parece que ictio tb.

 

Veja tratamento a seguir:

 

Como as escamas não estão eriçadas pode ser constipação e aí o tratamento seria com Sal de Epson.

Aquele que está com problemas de equilíbrio deve ser TRatado com o Sal de Epson ou Salamargo, usando 1 colher de sopa para cada 20l, por 4 a 5 dias. Se fizer TPA durante o período, você deve repor o medicamento com a água nova.

Para este com escamas eriçadas tente fazer o tratamento com a terramicina, embora as chances de sucesso sejam poucas, pois quando percebemos a doença, ela já danificou bastante os orgãos internos. Tente 50 mg / litro de água em banhos de 24 a 72 horas por 7 dias.

Mas todos esses problemas relatados tem a ver com a qualidade da água e alimentação. ESteja atento que problemas de bexiga natatória são provenientes da formação de gases em excesso que paralizam esse órgão e o peixe perde o equilíbrio.

É recomendado que você inclua ervilhas frescas cozidas na alimentação deles e varie mais a dieta. Além disso, dê preferência para as rações em grânulos do que em flocos, pois assim os peixes não ficam pegando ar junto com a ração. O esquema das ervilhas consiste em cozinhá-las por alguns minutos, retirar a pele, amassar com os dedos e fornecê-las aos peixes. Não precisa ser diariamente, mas 2 a 3 vezes na semana é bom.

 

Escrito por Rosana.

 

Tb tem esta receita interessante :

 

Escrito por Joni:

 

 

No mais... na minha opinião ... e por experiência própria, que pode não ser muita ... mas ... já curei um pseudochromis purple, um green goby, 2 neons gobys e 1 tomato assim como descrevi abaixo:

 

1 - Não suba a temperatura!!!!!!!!!!!!

2 - Não mexa na densidade!!!!!!!!!!!!

3 - Não retire eles do reef!!!!!!!!!!!!!!

 

4 - Apenas use "Garlic Guard na comida deles.. é a base de alho e vitaminas.."

 

Alimente-os seis vezes ou sete vezes por dia com alimentação variada:

 

Shrimps (Artemia hidratada) da SERA ---- Flocos ---- Spirulina

 

Sempre embebidos antes em Garlic Guard!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Se tudo correr bem teus palhaços vão melhorar em uns 7 dias no máximo!!!!!!!!!!!!!!!

 

Comigo deu certo e contigo vai dar também!!!

 

Abs e sucesso!!!!!!!!!

 

Joni!

 

 

 

Escrito por oscarfish2008 :

 

 

 

O Ictio tem origem no ambiente, ou seja, nos nossos aquarios. Ele esta lá e é oportunista se aproveitando de algum desequilíbrio que ocorra, como por exemplo a entrada de um peixe novo ou uma mudanca brusca de temperatura. Seria como um resfriado para nós.

 

Eu já tive vários casos ao mesmo tempo, somente nos peixes novos, não havendo nenhum antigo contaminado o que invalida a tese de stress e a que um peixe passa pro outro. Quem passa é o ambiente e ponto.

 

Se você quiser curar o Ictio, segue uma receita caseira que funciona:

 

1 - Amasse 01 dente de alho sem deixar ele se desfazer e coloque dentro de um copo de vidro.

 

2 - Coloque um pouco de agua filtrada, uns 03 dedos.

 

3 - Acrescente nesta mistura a alimentacao que atrai as especies infectadas. Pode misturar mais de 01 tipo. (artemia + espirulina) etc.

Use uma boa quantidade, acima do normal, sem exagerar.

 

4 - Deixe de molho por 15 minutos.

 

5 - Use uma rede de tecido, a mesma que pega as artemias, para coar a mistura, deixando o dente de alho no local para uma proxima alimentacao do dia. No dia seguinte troque o dente de alho por um novo.

 

6 - Adicione de uma vez no aquario.

 

7 - Faca isso no minimo 03 vezes ao dia.

 

Os principios basicos sao:

 

1 - Alimentacao farta e variada

 

2 - Uso do alho, antibiotico natural

 

Em dois dias os pontos comecam a ficar menos nitidos e por volta de 03 desaparecem.

 

Aqui eu não mexo em nenhum parametro no aquario e acho um absurdo falarem em jogar remedios para ictio direto no aquario. Eu deixo ate uns pedacinhos de alho junto com a comida pois tem peixe que come feliz, mas não recomendo isso.

 

 

Escrito por MarcosGCruz:

 

Fala Alexey!

 

Já pensou em utilizar um filtro UV ?? Pode fazer um DY que funciona legal !! Acho que é o melhor meio pra conter este tipo de infestação !!

 

Alimentar bem os peixes também é uma forma de combater. Alguns fazem patê de artêmia com alho, ou a própria ração com o caldinho do alho, que estimula o sistema imunológico.

 

Eu ainda prefiro o UV !

 

Valeu.

T+

 

 

Escrito por andretoledo:

 

 

Em caso de suspeita de parasitas, mesmo que não se tenha certeza, pode dar para o oscar um pouco de pate de coração de boi com alho, o alho age como vermífogo natural.

 

A receita é simples:

1 - Um pedaço de coração de boi retire qualquer gordura da carne, o músculo do coração em geral não possui gordura entre as fibras, por isso é uma boa carne para o pate, mas caso tenha alguma gordura ela deve ser removida pois pode fazer mal ao peixe.

 

2 - Pique a carne do coração de boi bem picadinho, tem que ser quase que moído porque peixes como o oscar e discus (esta receita geralmente é usada para discus) não digerem facilmente carne vermelha, então você precisa picar bem.

 

3 - Numa tigela misture uma porção da carne de coração picada e a mesma quantidade de alho picado, não use alho que já vem picado do mercado pois colocam óleos e outras coisas para conservar, compre os dentes de alho e pique você mesmo.

 

4 - Amasse bem o alho com a carne de coração de boi até formar liga, você pode fazer pequenas bolinhas e dar aos peixes, você também pode congelar dentro de um saquinho plástico, tende deixar em formato de uma barrinha de chocolate, só que mais fina, assim fica mais fácil quebrar e servir aos peixes, não sirva completamente congelado.

 

Lembre-se de servir somente uma quantidade que o peixe realmente vá comer, não deixe restos da carne no aquário ou no filtro.

 

Outra coisa importante, carne vermelha não faz parte do cardápio original dos oscars, portanto não sirva regularmente fora do tratamento, durante uma semana tente faze-lo comer complementando a ração pois o alho ajuda em caso de vermes intestinais (mesmo em seres humanos).

 

Existem alguns remédios que se pode pingar na água para parasitas, mas seria interessante você saber qual parasita se trata, pois se não souber você precisará usar um remédio, digamos, de amplo espectro, ou seja, que vai tratar diversas doenças e parasitas, isto implica em inúmeros elementos e princípios ativos na mesma medicação, o que a torna muito forte a egressiva, de preferencia a medicamentos específicos para uma doença ou parasita.

 

Outra coisa importante é a água do aquário e a higiene, em casos de parasitas ou fungos, o problema se agrava pela sujeira na água ou no substrato, uma troca parcial grande com bastante sifonagem é muito bem vinda.

 

Porém o tamanho da troca parcial depende de quão debilitado seus peixes estão, se faz muito tempo que não se alimentam ou se estão muito fracos pela doença, melhor fazer trocas de no máximo 20% da água toda semana, e tomar o cuidado de ao voltar a áqua nova ao aquário, ter certeza de que ela esta condicionada quanto ao pH e adicionado o eliminador de cloro, mesmo assim voltar a água lentamente com uma mangueirinha fina para não causar choques térmico nos peixes. Mas como disse, isso depende muito de quão debilitado seus peixes estão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais