SOCORRO!!! TENHO UM PEIXINHO VERMELHO!


sugarstorm

Recommended Posts

Pois é, a minha mulher teve uma brilhante ideia: "Vamos comprar um peixinho para a J. (minha filha de 3 anos)?"

E o parvo (sim, eu :bleh: ) disse que sim.

Fomos à loja e o Sr. avisou que era melhor primeiro montar o aquário, esperar,...

Mas o mal estava feito, a J. já sabia que ia ter um peixinho. Logo eu não podia sair da loja sem um peixe. Podia dar divórcio duplo. Da mulher e da filha :)

Ora o Sr. fez o possível e tirou um pouco de areão, água do seu aqua já estabelecido, uma plantinha (de plástico), umas instruções básicas (pouca comida, mudar 1/3 da água todas as semanas, não usar água da torneira mas sim de garrafão) e lá vamos nós para casa.

 

Claro que quando me liguei à net e comecei a ler ia tendo um ataque cardíaco!!!

Ora vamos aos factos:

 

1- Tenho um Red Cap Oranda (já vi alguém num fórum chamar-lhe capuchinho vermelho?!) num aqua de plástico de 4L;

2- Não tem qualquer filtro ou forma de mover/oxigenar a água (o sr. da loja disse que não era necessário);

3- Ainda está vivo ao fim de 13 dias, mas o seu comportamento está diferente dos primeiros dias. Ele agora está bastante mais agitado;

 

Antes de avançar vou expor o seguinte. Ainda não sou um aquarofilista. Longe disso. Neste momento sou alguém que cometeu um grande erro e que se sente na obrigação de o reparar. Peço a todos perdão pelo erro (em especial ao Peixoto, nome dado pela J. ao bicho) e peço também a todos vós (deuses dos aquários) que me ajudem a dar o mínimo de condições ao meu novo amigo.

 

Já dei o 1º passo. Depois de avaliar o que poderia fazer comprei:

- Um aqua de 60L;

- Filtro interno de 300L/H (Aquapor AQ-300 vai ter de servir para já, mesmo tendo um look muito "Made in China");

- Tampa com lâmpada de 15W de baixo consumo (sim eu sei, devia ser florescente :wink: );

- Areão e outra planta de plástico.

 

Foi montado dia 6 de Fevereiro seguindo as regras que li num livro e em vários fóruns na net.

Juntei Tetra Aquasafe, um pouco de comida, um pouco de água e areão do outro aqua pequeno. Por isso deve estar a fazer o ciclo do azoto. Espero eu.

Agora as perguntas são MUITAS!!!

 

1- Como posso saber que o ciclo está completo? Tenho de medir os nitritos?

2- A Tetra afirma que posso juntar os peixes 24 a 48h depois de juntar o Aquasafe. Eu ainda não o fiz, mas como já referi o meu peixe começa a dar sinais de stress (pudera, a viver sózinho num aqua do tamanho de um garrafão de 5L!)

3- Tenho mesmo de comprar testes de PH/nitritos/nitratos/amónia/GH/CH? Quais os ABSOLUTAMENTE essenciais?

4- Só depois de fazer que medições posso juntar o meu peixe ao aqua?

5- A água onde ele está actualmente tem 5,6 de PH. É de garrafão. O aqua foi cheio com essa água também #musica . Como posso aumentar o PH?

6- Estou a pensar comprar mais alguns peixes para o pobre não morrer de solidão. Quais aconselham, e quando os posso introduzir?

7- Para um aqua de 60L, máximo quantos peixes? 3,4?

 

Tenho a certeza que vou ter muito mais dúvidas, mas para já a resposta a estas são um começo.

Pode ser que me torne um verdadeiro aquarofilista no futuro.

 

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

 

Sugarstorm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo ao fórum e indo por partes.

 

O ciclo do azoto, é sempre importante, pois os peixes necessitam das bactérias nitrificantes, que são em muito benéficas para eles.

 

Quando o ciclo do azoto, se completa os níveis de Nh3/Nh4 estabilizam ou seja a amónia e os nitratos.

 

Para peixes de àgua fria deve-se ter um ph Neutro, ou seja 7,0ph.

 

Para aumentar o ph é preciso adicionar rocha calcária ou vulcânica.

 

E a regra é 1 litro de àgua para 1 cm de peixe.

 

Pode adquirir as tiras que mostram os testes de uma maneira simplificada, embora na minha opinião, os de líquidos são mais fiáveis.

 

Os testes necessários, normalmente são o Ph , Nh2 - Nitritos , Nh3/Nh4 - Nitratos e Amónia , Gh- Dureza Geral , Kh- Dureza Carbonatada

 

Presumo, que o peixe adquirido, seja de àgua fria, penso que se optar por adicionar mais peixes tenha em conta o tamanho, para não haver eventuais conflitos entre eles.

 

E quanto às tpas - Trocas Parciais de Àgua - Estas devem ser feitas 1/3 da quantidade total de litros que o aquário leva. Não é necessário usar químicos, em certos peixes, basta apenas deixar a àgua em repouso 48 horas, assim o cloro evapora, existem peixes que além disso necessitam da àgua acondicionada, mas não é o caso do seu.

 

Antes de meter o peixe no novo aquário, aconselho a deixar fazer o ciclo do azoto, 1 semana ou 2 e após isso fazer os respectivos testes à agua, e se verificar que está tudo bem, já pode adiconar o peixe ou os peixes em segurança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus 2 centimos, e completando o que foi dito.

1- Tenho um Red Cap Oranda (já vi alguém num fórum chamar-lhe capuchinho vermelho?!) num aqua de plástico de 4L;

2- Não tem qualquer filtro ou forma de mover/oxigenar a água (o sr. da loja disse que não era necessário);

 

Não vás mais a essa loja. Nem compres lá mais peixes, conselho de amigo. Vai ser só problemas e prejuizos.

 

Já dei o 1º passo. Depois de avaliar o que poderia fazer comprei:

- Um aqua de 60L;

- Filtro interno de 300L/H (Aquapor AQ-300 vai ter de servir para já, mesmo tendo um look muito "Made in China");

o filtro está bem para o aquario em questão.

 

 

- Tampa com lâmpada de 15W de baixo consumo (sim eu sei, devia ser florescente :D );

as lampadas economicas, são fluorescente, está bem... o melhor seriam tubos fluorescentes, mas as vulgares lampadas economicas tb dá.

 

- Areão e outra planta de plástico.

mete areão do rio, ou outro que te agrade e mete PLANTAS VERDADEIRAS (valisnerias, anubias, musgo de java, bola de musgo)

 

 

Juntei Tetra Aquasafe, um pouco de comida, um pouco de água e areão do outro aqua pequeno. Por isso deve estar a fazer o ciclo do azoto.

Agora as perguntas são MUITAS!!!

 

1- Como posso saber que o ciclo está completo? Tenho de medir os nitritos?

não compres mais nenhum peixe durante o proximo mes. dá comida uma vez por dia apenas. vai mudando 20% da água sempre que vires o peixe vir respirar à superficie, e na ausencia disso, uma vez/duas por semana, se manteres só esse peixe não terás problemas com o ciclo.

 

2- A Tetra afirma que posso juntar os peixes 24 a 48h depois de juntar o Aquasafe. Eu ainda não o fiz, mas como já referi o meu peixe começa a dar sinais de stress (pudera, a viver sózinho num aqua do tamanho de um garrafão de 5L!)

pois coitado. Já o meteste no aquario de 60L? o aquasafe apenas limpa o aquario de cloro, nao o torna habitavel no tratamento das fezes (ciclo do azoto) ou acelerador do ciclo.

 

 

3- Tenho mesmo de comprar testes de PH/nitritos/nitratos/amónia/GH/CH? Quais os ABSOLUTAMENTE essenciais?

o unico realmente importante é o de amonia na fase inicial de um aquario e com o peixe em questao...

 

todos os outros podes dispensar, GH e CH são apenas para aquariofilia avançada.

os de nitratos sao importantes para saberes quando tens que mudar a água, mas se mudas regularmente uma vez por semana, ou por mes, nao é importante. Mas se queres saltar isso, podes também comprar. pH não acho tao importante.

 

4- Só depois de fazer que medições posso juntar o meu peixe ao aqua?

mete já o peixe com a água que ele está e enche o aquario e mete o filtro a trabalhar. faz isso já.

 

5- A água onde ele está actualmente tem 5,6 de PH. É de garrafão.

para esse peixe, podes usar água de torneira tratada com aquasafe (5ml por cada 20 L ou algo assim). A água de torneira vem com pH mais alto também. Mas nao te foques muito no pH

 

Como posso aumentar o PH?

bocados de conchas esfareladas ou inteiras se queres enfeitar.

 

6- Estou a pensar comprar mais alguns peixes para o pobre não morrer de solidão. Quais aconselham, e quando os posso introduzir?

outro do mesmo genero, mas so um. Esse aquario já está no limite, visto que os peixes vermelhos crescem muito... e quando sentem que estao apertados começam a perseguir os mais fracos

 

7- Para um aqua de 60L, máximo quantos peixes? 3,4?

na verdade só podes por um peixe vermelho, mas 2, sim. 3,4... nao.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo :D

 

Deves medir os valores da agua para saber se o ciclo já fez o pico. Existem lojas que fazem estes testes. Também existem tiras no mercado que fazem mais ou menos um valor aproximado de todos os testes necessários.

Depois é ver os valores e ver se se pode por o peixe na casa nova.

 

A água da torneira não costuma ter o ph tão baixo, por isso é que é melhor. Podes abrir 2 ou 3 garrafões de agua, colocar lá a agua e esperar 2 dias para o cloro evaporar. Após isto já se pode adicionar a água ao aqua nos TPA's.

 

Outra questão que has-de encontrar resposta aqui no fórum na secção de peixes de água fria, é o volume do aquario e quantos peixes de agua fria leva.

Para um aqua de 60l eu deixaria só esse peixe, visto ele crescer muito. Costuma-se dizer que são 120l para 1 peixe desses e 40l adicionais para cada peixe adicional.

Agora, a questão é esta, podes pôr mais um, mas é mais porcaria, TPA's mais frequentes e limpeza do filtro também mais frequente. São peixes que sujam muito por isso é ter muito cuidado com a adição de peixes.

Um descuido com a limpeza geral do aqua pode originar doenças e morte dos peixes. Por isso é que aconselho a só ter 1 nessa litragem.

Além do mais que daqui a 1 ano talvez já seja necessário um aquário maior, até mesmo só tendo um peixinho desses. Mas não há nada como ler os tópicos dos peixes de agua fria aqui no forum.

 

Procura em > LAGOS, CARPAS E PEIXES DE ÁGUA FRIA

 

Bem vindo e boa sorte para a aquariofilia bang

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... boa tarde!

 

Atenção ao pH, o valor é demasiado ácido para um peixinho que prefere valor neutro e deve ser isso que está a stressar o animal.

Experimente trocar a água gradualmente com uma outra de valores mais alcalinos, eu faria assim, para uma acção rápida, iria à procura de água engarrafada com os tais valores alcalinos mais elevados, é procurar, há-as com valores mto próximos do pH neutro e algumas mesmo um pouco alcalinas. Retiraria 2/3 da água existente no pequeno aquário e, gradualmente, iria colocando a água nova (com o pH mais elevado) à razão de meio litro por meia em meia hora.

No novo aquário, colocaria água da torneira ou outra com o pH mais elevado e deixava-a a ciclar mais uns dias.

 

Para fazer companhia ao peixinho, nada melhor do que outro da mesma espécie, só mais um, no máximo mais dois, pois são peixes que, em certas condições, têm tendência a ficar com um bom tamanho em aquário.

 

Veja aqui mais a cerca:

 

http://clientes.netvisao.pt/maguioma/kinguio.html

 

Felicidades e cumprimentos,

Editado por Avelino Nascimento

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que quem esta a aconselhar a nao por o peixe no aquario, nao deve ter lido bem a situação. O peixe deve ser colocado logo no aquario, em vez de estar no garrafao. No garrafao vai acabar por morrer. e um peixe de água fria não é a mesma coisa que um peixe tropical.

 

Eles preferem agua alcalina, mas isso não é tao relvante para a sobrevivência do peixe. importante para a sua sobrevivencia é retirá-lo de onde está e mete-lo ja no aquario, mesmo sem o ciclo feito.

 

Penso que se deve entender bem as condicionantes, antes de se repetir soluções comuns para situações diferentes, como esperar pelo ciclo... isso é noutro caso, que não este. Visto que ele já tem o peixe e está num garrafão. E, um peixe destes, sozinho, tolera muito melhor amonia e nitratos acima do normal. Basta dar comida 1 vez por dia no maximo durante o proximo mes, que isso nao é problema. depois de passar o mes já pode dar duas vezes.

 

Se quer outro tipo de peixes, mais tarde pode comprar um aquario maior onde vai por os de água fria, e adaptar esse de 60 L para um aquario comunitario com varias espécies tropicais, mas ai a manutenção é mais complicada.

 

há variantes engraçadas de água fria, mas quantos mais, mais exigente é a sua manutenção, basta um outro para lhe servir de companhia, como depois crescem bem, a sensação de aquario vazio desaparece rapido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que quem esta a aconselhar a nao por o peixe no aquario, nao deve ter lido bem a situação. O peixe deve ser colocado logo no aquario, em vez de estar no garrafao. No garrafao vai acabar por morrer. e um peixe de água fria não é a mesma coisa que um peixe tropical.

(...)

 

Quem não leu bem a situação foi você! O Peixe não está num garrafão, está num aquário de 4 litros, o que ainda se torna pior, porque um garrafão, por norma, tem 5 litros de capacidade.

A única diferença entre um peixe de água fria e de água quente é, precisamente, a temperatura do meio de onde vivem, por isso água fria e água quente. Claro, os de água fria, por viverem em água fria, tem o seu metabolismo mais lento, digerem os alimentos mais lentamente, por isso a pouca quantidade de comida diária, tanto para a saúde do animal como para evitar a poluição do meio.

Nunca se deve colocar um peixe num outro meio sem se fazer a respectiva adaptação.

O resto já quase toda a gente sabe…

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem não leu bem a situação foi você! O Peixe não está num garrafão, está num aquário de 4 litros, o que ainda se torna pior, porque um garrafão, por norma, tem 5 litros de capacidade.

A única diferença entre um peixe de água fria e de água quente é, precisamente, a temperatura do meio de onde vivem, por isso água fria e água quente. Claro, os de água fria, por viverem em água fria, tem o seu metabolismo mais lento, digerem os alimentos mais lentamente, por isso a pouca quantidade de comida diária, tanto para a saúde do animal como para evitar a poluição do meio.

Nunca se deve colocar um peixe num outro meio sem se fazer a respectiva adaptação.

O resto já quase toda a gente sabe…

 

Cumprimentos,

estamos a falar dos peixinhos dourados e nao de outro qualquer, e disse para ele colocar toda a agua que possui no proprio aquario, para começar a adaptação.

 

há muitas dierenças entre os peixes dourados e os tropicais comumente vendidos para aquarios.

 

A ideia que dei de pouca quantidade de comida, tem a ver com a redução de produção de amonia e, consequentemente, nitritos. Nada a ver com metabolismos.... eles comem o mesmo ou mais que peixes tropicais, visto que necessitam para poderem crescer. Mas sao peixes que passam bem e muito tempo sem comer. o comer todos os dias é para eles mimos apenas. depois de acabada a questao do estabelecimento do ciclo, pode dar comida duas vezes por dia, porque estes peixes sao fixes, é quando estao grandes.

 

Estes peixes suportam niveis de amonia e nitritos melhor que a maioria dos peixes tropicais. logo 1 deles, provavelmente pequeno, num aquario novo de 60 L vai suportar os niveis de amonia e nitritos que houver sem problemas graves de saude, desde que estejamos alerta para ver o comportamento do peixe. Que provavelmente não vai dar!

 

se os tropicais fossem tao faceis de cuidar como os de agua fria...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver para esse tipo de peixes nao precisa de comprar nada dos testesde PH/nitritos/nitratos/amónia/GH/CH, eu comprava-lhe um amigo e via o que dava...fora isso acho que esta tudo bem.

 

Esses peixes ate sao fortes ele aguentam...diz que ve o peixe muito irrequieto ? sera da pressao da bomba de agua que o faz mexer muito ? ou entao é memso do peixe que gosta de andar de um lado po outro...acho que me assustava mais se o peixe estivesse mais parado..

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) O peixe deve ser colocado logo no aquario, em vez de estar no garrafao. (...)

 

 

Não fui eu que o disse!

 

Que amónia existirá num aquário que nem sequer é habitado, que nem tem plantas, que lhe foi introduzido água mineral? 0!

Estes peixes de água fria, possuem um intestino muito sinuoso, devido à forma do seu corpo assim meio ovóide, por isso o seu metabolismo intestinal é mais lento e, por vezes, têm muita dificuldade de evacuação, por isso não se deve dar grandes quantidades de comida tanto por causa da saúde do animal como, também, evitar a poluição do meio ou seja, evitar uma maior concentração de amónia, causada, portanto, pelas fezes do animal e dos restos de comida não ingerida. Foi isto que eu disse e digo sempre, mas aqui não digo mais nada, já vi que o caro amigo é que sabe.

Ah! Outra coisa:

(...) se os tropicais fossem tao faceis de cuidar como os de agua fria... (...)

Se me disser se os de água salgada fossem tão fáceis de cuidar como os de água doce, estaria a 100% de acordo assim só estou 1% de acordo e é só por causa de um termostacto!!! eheheheheh

 

 

 

Cumprimentos,

Editado por Avelino Nascimento

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem, a discussão pelos vistos está lançada. Eu quero frisar que um peixe de água fria nada tem a ver com os peixes de água quente, e falo por experiência, que tenho de ambos.

O meu aqua de 90l está com 4 peixes de agua fria e posso adiantar desde já que a porcaria que fazem é pelo menos 5Xmais que as do de 100l de água quente. Por isso essa do que um peixe suja menos que 5 de água quente é mito. A começar pela limpeza dos vidros dos aquas até ao filtro.

Um guppy que atinge 7cm máximos não é um kinguio que chega aos 30cm ou mais. Não vamos confundir as coisas, por isso volto a frisar, leiam muito bem o forum na parte dos peixes de água fria e depois com bom senso tirem as conclusões.

Eu no aqua de 60cm deixava só o peixe que já tem e pronto. Até porque pelos vistos a experiência não é muita, vamos com calma com um peixinho, a ter a inclinação de comprar mais e depois aparece um novo tópico para nova ajuda porque aconteceu sei lá o quê ao coitado do peixe... enfim... a pressa é inimiga da perfeição!!!

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também tenho ambos.

 

é verdade a parte da alimentação em excesso, quando fazem muitas serpentinas longas nas fezes, deve-se reduzir a alimentação, pois causam problemas de saude.

 

A amonia é produzida pelo peixe, fornecendo-lhe alimentação

 

flocos ---> peixe come ---> faz fezes -=> amonia

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem, a discussão pelos vistos está lançada. Eu quero frisar que um peixe de água fria nada tem a ver com os peixes de água quente, e falo por experiência, que tenho de ambos.

O meu aqua de 90l está com 4 peixes de agua fria e posso adiantar desde já que a porcaria que fazem é pelo menos 5Xmais que as do de 100l de água quente. Por isso essa do que um peixe suja menos que 5 de água quente é mito. A começar pela limpeza dos vidros dos aquas até ao filtro.

Um guppy que atinge 7cm máximos não é um kinguio que chega aos 30cm ou mais. Não vamos confundir as coisas, por isso volto a frisar, leiam muito bem o forum na parte dos peixes de água fria e depois com bom senso tirem as conclusões.

Eu no aqua de 60cm deixava só o peixe que já tem e pronto. Até porque pelos vistos a experiência não é muita, vamos com calma com um peixinho, a ter a inclinação de comprar mais e depois aparece um novo tópico para nova ajuda porque aconteceu sei lá o quê ao coitado do peixe... enfim... a pressa é inimiga da perfeição!!!

 

Olá :D

 

Para já a discussão, se a houver, é somente no sentido de transmissão de conhecimentos e nada mais do que isso.

Se respondi a este tópico, é porque estou em condições para responder.

Estar a comparar as fezes de um gupie a um carassius é a mesma coisa do que comprar as de um elefante com as de um cão, não vamos por aí.

Agora o amigo vai-me desculpar, mas porque é que o amigo num aquário de 90 litros tem quatro peixes e este nosso amigo que comprou um 60 litros para a sua filha, não pode ter mais um ou dois peixinhos? Claro, não sei porquê, mas algo me diz que o dito não tem os 30 cm que atingem os da espécie em grandes tanques ou em liberdade.

«... a pressa é inimiga da perfeição!!!» Em tudo, em tudo mesmo ;)

 

(...)

 

A amonia é produzida pelo peixe, fornecendo-lhe alimentação

 

flocos ---> peixe come ---> faz fezes -=> amonia

 

A amónia é produzida pelo peixe através das fezes, pelas plantas em decomposição (restos mortos de plantas) e pela alimentação não ingerida (restos de comida perdidos pelo aquário)

 

 

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei avelino. e, quando falei de maus conselhos, não referi que foste tu a dá-los.

 

Quanto aos aquas salgados, nao sei nada sobre isso... mas os peixes tropicais e os de agua fria de agua doce, tem bastantes diferenças entre si... por exemplo como disseram a regra dos cms de peixe por cm de aquario não se aplica. porque os de água fria vendidos sao robustos. basta olhar para ambos de cima, o de agua fria tem presença, o tropical parece um insecto. isto porque as especies tropicais são bem selecionadas para aquarios, a variedade é muita.... o que interessa num aquario é ser visto de lado em boa parte dos peixes... mas são mais sensiveis, se calhar por estarem há menos gerações no hobby. a questao do ciclo do azoto/nitrogenio também merece tratamento dierenciado. como vamos enfeitar o aquario tb deve ser diferente, etc.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa mesma questão é que no final do ano vou mudar os meus 4 para um aqua de 200l. Eles em 6 meses cresceram o dobro, imagino agora nos anos de vida que têm pla frente.

A verdade é que comecei com um aqua de 60l para 2 peixes de água fria, e logo mudei para os 90l. Como sei o que estou a fazer, coloquei mais 2 temporariamente até ao final do ano, mas é como digo, eu sei o que fazem 2 peixes num aqua de 60 por isso é que recomendo manter só um peixito. Quando ganhamos experiência e vê-mos que a nossa vida permite tomar conta de um aquário, aí podemos com a experiência adquirida dizer "posso colocar mais outro que sei que posso tomar conta deles". A minha vida quotidiana o permite.

Eu faço 2X por semana as TPA's, limpo o filtro pelo menos 1X por semana, alimento 2X por dia em poucas quantidades, mas eu tenho vida para isto. Não é coisa que tenha decidido começar à 1 mês. Já lá vai um tempinho de aquariofilia. Também temos que contar com isso! Acho somente que a pouca experiência deve ser tida em conta, para que não aconteça nenhum desgosto pelo caminho.

Eu falo por experiencia própria, porque comecei com um betta e só passado um ano é que decidi que já sabia qualquer coisa para dar qualidade de vida aos meus próximos peixes.

É claro que aprendemos com os nossos erros, mas se nos aconselharem as coisas tornam-se muito mais fáceis.

 

PS - a comparação das feses de um cão com as de um elefante, acho que é uma boa relação para comparar as de um guppy com as de um kinguio.

Ora os meus kinguios são uns elefantes dentro de um aqua, os coitados dos guppies, se lhes fizer uma TPA de 2 em 2 semanas é muito :D basta fazer um teste de nitratos para ver as diferenças.

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu obrigado pelas respostas.

Depois de ler um pouco já vi que existem diferenças de opinião mesmo entre os experientes.

Por isso volto a perguntar: Mudo o peixe ou não?

O ciclo é assim tão importante para os kinguios?

O meu aqua já tem 9 dias de ciclo. Tenho medo que esteja num pico de amónia ou nitritos. É esse o meu medo.

 

Por outro lado, lembrem-se que ele está há 2 semanas no "garrafão" sem filtro, só com 2 TPAs por semana.

Ele neste momento tem uns 5cm, por isso começo a pensar que não deve fazer muito mal mudar o peixito.

Não acho que tenha muita capacidade de sujar os 60L, ainda por cima COM filtro.

Espero mais respostas sábias...

 

Sugarstorm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, como também já foi dito atrás, punha-o no aqua e monotorizava-o constantemente. Sempre é melhor que viver num T0.

Se passados dois dias ele estiver bem, então penso que já não haja problema.

Não acrescentava era mais nenhum peixe, pelo menos até daqui a 1 mês pelo menos, não vá haver um pico de amónia com o excesso de nitratos de mais peixes.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos aquas salgados, nao sei nada sobre isso... mas os peixes tropicais e os de agua fria de agua doce, tem bastantes diferenças entre si... por exemplo como disseram a regra dos cms de peixe por cm de aquario não se aplica. porque os de água fria vendidos sao robustos. basta olhar para ambos de cima, o de agua fria tem presença, o tropical parece um insecto. isto porque as especies tropicais são bem selecionadas para aquarios, a variedade é muita.... o que interessa num aquario é ser visto de lado em boa parte dos peixes... mas são mais sensiveis, se calhar por estarem há menos gerações no hobby. a questao do ciclo do azoto/nitrogenio também merece tratamento dierenciado. como vamos enfeitar o aquario tb deve ser diferente, etc.

 

Caro amigo,

Um peixe é um animal de sangue frio, esta particularidade assume uma importância enorme, pois, implica que a temperatura do corpo do animal esteja condicionada pela do meio ambiente de onde vive, só e unicamente isto difere os peixe de água fria com os de água quente, isto falando só de água doce, obviamente, a diferença com os de água salgada será mais a tal característica da própria água, (não esquecer que existe água doce, água salobra e água salgada).

Os tamanhos, meu caro há peixes tropicais enormes, aliás, o peixe de água doce maior do Mundo é de águas tropicais, o Pirarucu pode atingir os três metros, isso, três metros e não centímetros, ora veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarucu

 

Porque havemos de tratar de um peixe de água fria de maneira diferente de um de água quente? Só porque não precisa de calor na água?

O que me impede ter um plantado com peixes de água fria, um biótipo plantas e peixes de água fria? Os rios são assim tão diferentes?

 

Um peixe de água fria merece tanto respeito como um de água quente.

A culpa da transmissão, errada, dessa informação sobre os peixes de água fria é o negócio, mas isso é em peixes, em répteis, em aves e outros animais.

 

(...) eu sei o que fazem 2 peixes num aqua de 60 por isso é que recomendo manter só um peixito.

 

Penso que estes peixes, até a grande maioria dos peixes, não gostam de estar sós, ainda mais, num aquário. Pelo menos mais um ou dois, são pequenos, 5 cm, aguentam muito tempo (anos) nesse meio de 60 litros.

 

Mudo o peixe ou não?

O ciclo é assim tão importante para os kinguios?

O meu aqua já tem 9 dias de ciclo. Tenho medo que esteja num pico de amónia ou nitritos. É esse o meu medo

 

Para a sua filha, que é quase uma bebé, acho que escolheu o peixe indicado, é mais ou menos grande, 5 cm, vê-se bem, não dá muito trabalho no novo aquário e pode durar muito tempo, o que servirá para o amigo ganhar experiência e gosto pela aquáriofilia.

O ciclo é importante para todos os peixes mas, no seu caso, o problema, a meu ver, está na água demasiado ácida, o valor de pH 5,6 é perigoso para muitas espécies de peixes, ainda mais para essa, que gosta de água neutro a ligeiramente alcalina. Experimente ficar numa pequena sala, num ambiente hostil, e verifique se não fica stressado para sair de lá

Troque é de água, gradualmente e depois, semanalmente, faça uma mudança parcial de água, água da torneira, com um repouso de 24 horas, conforme já foi dito.

A água das torneira deve repousar num recipiente aberto, pode ser num garrafão normal de água engarrafada mas só até atingir o ponto mais largo, nunca até ao gargalo e deixar sem tampa de um dia para o outro, assim o cloro evapora na totalidade e mais rápido.

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Penso que estes peixes, até a grande maioria dos peixes, não gostam de estar sós, ainda mais, num aquário. Pelo menos mais um ou dois, são pequenos, 5 cm, aguentam muito tempo (anos) nesse meio de 60 litros."

 

 

Pois é, os meus devem ser diferentes de todos os outros ou sofrer de gigantismo... ;) ficar com o dobro do tamanho num espaço de 6 meses... tsc tsc... shame on me!!! Vou já cortar no espinafre!

 

Já agora acrescento que tenho duas orandas, um telescópio e um ryukin. Não vão pensar que tenho aí uns kois ou uns cometas valentes, para crescerem tão depressa.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho a trocar o peixe vermelho para o aquario, basta encher com agua da torneira e colocar o condicionador.

Ao colocar o peixe ter o cuidado de fazer como viesse da loja mas sem colocar dentro do saco é claro, retirar 2 litros de agua do garrafão sem mexer no peixe e colocar dois litros de agua do aquario, passado 15 minutos voltar a tirar 2 litros de agua e colocar 2 litros de agua do aquario, passado 15 minutos pegar no peixe com uma caneca ou rede (de preferência caneca para não danificar escamas) e coloca-lo dentro do aquario, assim evitas choques de ph e de temperatura.

(...)

 

Apesar de não ser adepto desses "condicionadores", concordo com este amigo. È bem melhor e mais rápido!

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa mesma questão é que no final do ano vou mudar os meus 4 para um aqua de 200l. Eles em 6 meses cresceram o dobro, imagino agora nos anos de vida que têm pla frente.

A verdade é que comecei com um aqua de 60l para 2 peixes de água fria, e logo mudei para os 90l. Como sei o que estou a fazer, coloquei mais 2 temporariamente até ao final do ano, mas é como digo, eu sei o que fazem 2 peixes num aqua de 60 por isso é que recomendo manter só um peixito.

 

O nosso amigo, autor deste tópico, não sei quando, comprou um aquário de 4 litros, no dia 5 ou 6 deste mês comprou outro de 60 litros para um peixe de 5 cm, daqui a um ano este peixe a comer os tradicionais flocos para água fria, cresce no máximo mais uns dois, até lá, se lá chegar, na sua óptica, tem que ficar sozinho no aquário, privado de companhia, porquê?

Os seus quatro, "enormes", estão num aquário de 90 litros e ainda têm que esperar quase um ano (menos um mês e meio) pelo de 200 litros.

Daqui a um ano ou dois, quem sabe se o nosso amigo, o do peixinho isolado, não compra um aquário de 400 litros? Sei lá, digo eu!

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nosso amigo, autor deste tópico, não sei quando, comprou um aquário de 4 litros, no dia 5 ou 6 deste mês comprou outro de 60 litros para um peixe de 5 cm, daqui a um ano este peixe a comer os tradicionais flocos para água fria, cresce no máximo mais uns dois, até lá, se lá chegar, na sua óptica, tem que ficar sozinho no aquário, privado de companhia, porquê?

Os seus quatro, "enormes", estão num aquário de 90 litros e ainda têm que esperar quase um ano (menos um mês e meio) pelo de 200 litros.

Daqui a um ano ou dois, quem sabe se o nosso amigo, o do peixinho isolado, não compra um aquário de 400 litros? Sei lá, digo eu!

 

Cumprimentos,

 

 

Eu relato a experiência que tenho, mas cada um sabe de si... não disse para não pôr, só desaconselhei. Um aqua de 60cm não dá saúde a um grupo de kinguios.

E quando disse no final do ano, não quer dizer que eles tenham que esperar pla prenda no sapatinho ;)

Mas o mais engraçado é que à pouco o peixe não crescia, agora... já cresce uns 2cm...

 

Bem... Já não digo mais nada!

 

Boas aquariofilias!

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o mais engraçado é que à pouco o peixe não crescia, agora... já cresce uns 2cm...

 

Diga-me, por favor, onde é que eu escrevi que o peixe não crescia?

Não vamos desconversar, por favor, é que se não, isto em vez de ter teor informativo tem, precisamente, o desinformativo.

Estamos a discutir a melhor forma para ajudar este amigo com o peixe da sua filha. Já foram dadas, a meu ver, boas soluções e conselhos, há mais um amigo que diz o mesmo que eu em relação à quantidade de peixes para o novo aquário em questão, mais um, no máximo, mais dois, estamos a falar de peixes com 5 cm e para um principiante, claro um de 200 litros seria, sem duvida, uma excelente escolha mas um de 60 litros não será o ideal para uma menina de três anitos?? Hein!!!!

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo que os peixes de água fria sao indicados para as crianças. eu dei dois orandas ao meu irmao para por no aquario dele de 300 L que tinha lá uns guppies a que ninguem la em casa ligava, e os peixes ate morriam quando ele nao tava em casa,porque se esqueciam de alimentar e manutenção. assim que ganhou os orandas, a criança e a mulher adoraram. Sao peixes bons para as crianças, pois parecem vindos de desenhos animados.

 

Caro amigo,

Um peixe é um animal de sangue frio, esta particularidade assume uma importância enorme, pois, implica que a temperatura do corpo do animal esteja condicionada pela do meio ambiente de onde vive, só e unicamente isto difere os peixe de água fria com os de água quente, isto falando só de água doce, obviamente, a diferença com os de água salgada será mais a tal característica da própria água, (não esquecer que existe água doce, água salobra e água salgada).

Os tamanhos, meu caro há peixes tropicais enormes, aliás, o peixe de água doce maior do Mundo é de águas tropicais, o Pirarucu pode atingir os três metros, isso, três metros e não centímetros, ora veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarucu

 

Porque havemos de tratar de um peixe de água fria de maneira diferente de um de água quente? Só porque não precisa de calor na água?

O que me impede ter um plantado com peixes de água fria, um biótipo plantas e peixes de água fria? Os rios são assim tão diferentes?

esta parte do forum é sobre agua doce. que é o que me interessa, o que tenho, o que sei, e onde este topico está colocado.

 

voce está a fazer, chama-se desconversar e a colocar conversa fora, o que tem a ver o Pirarucu e outros peixes enormes nos rios tropicais com os peixes comuns tropicais e os peixes dourados nos aquarios? ou isto tudo com água salgada? se gosta de água salgada há uma parte do forum sobre isso. já que está em desconversar, os peixes de água fria também precisam de calor na água. só a zero graus kelvin é que não há calor. e é tudo peixe, precisam todos de água, todos de calor, de comer e todos sabem nadar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta parte do forum é sobre agua doce. que é o que me interessa, o que tenho, o que sei, e onde este topico está colocado.

 

voce está a fazer, chama-se desconversar e a colocar conversa fora, o que tem a ver o Pirarucu e outros peixes enormes nos rios tropicais com os peixes comuns tropicais e os peixes dourados nos aquarios? ou isto tudo com água salgada? se gosta de água salgada há uma parte do forum sobre isso. já que está em desconversar, os peixes de água fria também precisam de calor na água. só a zero graus kelvin é que não há calor. e é tudo peixe, precisam todos de água, todos de calor, de comer e todos sabem nadar.

 

Sem comentários, é que não vale mesmo a pena! eheheheheheheheh

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.