epoca de criaçao.


Recommended Posts

Bom dia a todos, Venho colocar uma duvida a quem tal como eu tem peixes vermelhos e kois em lago ou em aquario a temperatura anbiente. é o seguinte . esta manha estava limpar os lismos ou algas filamentosas do meu lago mais pequeno (que parece ser a unica planta acrescer bem de inverno) e reparei que há uns ovinhos de peixe amarelados e transparentes la(o que indica que foram postos ha pouco tempo). são só uma dúzia por ai. as questões são: estes peixes do lago pequeno sao a criaçao de 2009. è suposto ja terem idade de criarem?? com 10 meses no maximo! a outra questao é que a agua anda a volta de 10ºc nesta altura.. parece-me ser muito fria para ser época de criação e de ecludirem ovos nesta temperatura. tenho a ideia que a agua tem de estar a volta de 20ºc para nascer alguma coisa. certo?

 

cumprimentos

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, Venho colocar uma duvida a quem tal como eu tem peixes vermelhos e kois em lago ou em aquario a temperatura anbiente. é o seguinte . esta manha estava limpar os lismos ou algas filamentosas do meu lago mais pequeno (que parece ser a unica planta acrescer bem de inverno) e reparei que há uns ovinhos de peixe amarelados e transparentes la(o que indica que foram postos ha pouco tempo). são só uma dúzia por ai. as questões são: estes peixes do lago pequeno sao a criaçao de 2009. è suposto ja terem idade de criarem?? com 10 meses no maximo! a outra questao é que a agua anda a volta de 10ºc nesta altura.. parece-me ser muito fria para ser época de criação e de ecludirem ovos nesta temperatura. tenho a ideia que a agua tem de estar a volta de 20ºc para nascer alguma coisa. certo?

 

cumprimentos

 

Olá!

Eu tenho kois e peixes vermelhos e um telescópio negro tudo no mesmo aquário. Os koi e os peixes vermelhos apanhei-os num viveiro ainda eles mediam entre os 2 a 3cm, em Maio de 2007. Cresceram e em Novembro de 2008, quando estava a limpar o filtro reparei que colado a este estavam imensos ovos, uns 200 e tal (li que podem colocar 500 ovos), ou seja, os peixes tinham 1 ano e meio. Segundo o que li em diversos artigos e testemunhos é muito dificil a reprodução em aquários de kois e peixes dourados, contudo a temperatura considerada óptima para a reprodução é de 18ºC.

Deves colocar os ovos num outro aquário, de preferência, na medida em que possiveis concentrações de metais ou mat. orgânica da alimentação dos adultos não prejudique os alevins quando nascerem, uma vez que são extremamente frágeis. Se não for possível, coloca-os numa maternidade dentro do aquário dos adultos. Isto tudo porque os adultos poderão come-los.

O aquário dos ovos deve ter oxigenação, e deves comprar artémias para a sua alimentação, assim que nasçam. Os alevins nascerão entre 1 a 2 semanas após a postura (os ovos começarão a ficar escuros), e devem ter disponível alimentação ao nascimento, por isso deverás estar sempre com atenção.

As artémias podem ser compradas em líquido da marca Sera, por ex, ou então poderás optar por ovos de artémias, que na altura comprei da mesma marca. Optei por ovos de artémia pois as artémias que nascem terão um maior valor nutritivo do que as compradas em líquido, porém é muito mais trabalhoso!! Muito mais mesmo, pois é preciso colocar X colheres dos ovos em X litros de água com X quantidade de sal (indicações nas instruções da embalagem) e a temperatura dessa água deve rondar os 24ºC e deverá estar fortemente oxigenada. as artémias começarão a nascer entre as 24-48h. Vão ser muito dificeis de ver pois são minusculas, nem 1mm têm!! mas com atenção conseguirás ve-las. Depois devem ser apanhadas com uma rede propria de malha para artémias, e passadas por água doce para nao contaminar a água do aquário. Após esta lavagem (pela torneira com pouca pressão por ex) devem ser logo dadas aos alevis, pois as artémias começarão a morrer fora do seu meio em poucos minutos e os alevins terão tempo de comer. Por ex, eu fiz logo 2 Litros de preparação das artémias e todos os dias tinha lá artémias vivas para lhes dar.

Para as apanhar posso aconcelhar-te uma pipeta, pois elas ficarão no nível médio da água, uma vez que no fundo estarão os ovos não eclodidos ainda e na superfície os ovos já vazios a boiar. Da pipeta passas para a rede da filtragem.

 

Quando os peixes tiverem 2cm, por ex, podes coloca-los numa criadeira no aquário dos adultos, mas isto é só uma opção, pois podes mante-los num outro aquário, como já estavam!

 

Posso dizer-te que é muito giro isto tudo porém bastante trabalhoso, o que se resolve com as rtémias liquidas claro. A temperatura do aquário dos alevins não deve oscilar, pois como deves saber, se os peixes adultos são sensíveis imagina um alevim com 2mm ou menos!!

 

Infelizmente nenhuma das minhas crias sobreviveu... ainda consegui que 4 chegassem a um comprimento de 3cm, porém morreram sem razão aparente. Isto, no mundo da aquariofilia, sabe-se que são colocados, por ex, 100 ovos, nem todos nascem e dos que nascem muitos morrem... por isso nao te admires que morram alguns!

 

Só te posso desejar muito boa sorte, e espero que consigam sobreviver muitos :|

Espero que tenha conseguido ajudar.

Mais duvidas é só comunicar!!

 

Cumprimentos

JoseSousaJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. esta duvida é mesmo de onde apareceram os ovos ,pois os peixes tem 10 ou 11 meses no máximo. mas tambem so tenho uma dúzia de ovos ou assim.. devem ter-se enganado lol

 

a criaçao que estou a espera vem agora na primavera. com os outros peixes do lago grande puserem ovos.

 

e nao os vou criar em aquario. ja fiz isso no ano passado e praticamente só a base de gema de ovo desfeita e jurei pa nunca mais .devido ao trabalhao. de 100 sobreviveram estes 7 que que referi ter 10 ou11meses, mt poucos morreram sem saber porque. uns morreram devido ao umas larvas que os iam comendo e eu nao reparei(quando tavam num alguidar enterrado e debaixo de uma árvore) e dos que mudaram de cor morreram 2. sobrando estes 7.

 

foi a 1a vez que os criei so para testar e com pouca experiencia saiu isto. mas este ano vou simplesmente por os ovos sozinho no lago mais pequeno de 500ltros e eles que sigam o curso natural deles. sem predadores e sozinhos num lago com plantas e algas crescem bem.espero.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas.agora sim esta é a serio. no meu lago grande hoje houve um goldfish malhado que colocou ovos com fartura. Nestes dias tem chovido que se farta no Algarve mas a temperatura tem estado a 17 ºc de máxima e fez subir a agua dos 10 para os 14 ou 15 ºc e parece que foi suficiente para começarem a colocar ovos. passei alguns ovos para o lago pequeno que já nao tem nada dentro e vamos la ver se nascem com esta temperatura.

 

agora aguardo mesmo é pela koi apesar de ainda ter outro goldfish laranja pronto a por ovos.

 

ja agora informar do seguinte: tenho uma oranda femea que ta redonda la no lago que parece que tambem vai por ovos, dado que é a unica oranda no lago sera que os outros goldfishes macho(nao orandas) conseguem fertilizar os ovos ou sao ja especies de carracius auraos demasiado distantes para este fim e nao da nada.. ?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estamos mesmo em época de reprodução pois a minha oranda está muita cheia e o meu oranda já lhe apareceram aqueles pontos brancos junto as guelras.

Mas é claro que em aquário isso não deve dar em nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário também nascem .tens é de os tirar ao fim de umas horas e colocar noutro aquário.Sem adultos que os comam.

 

 

tens é o problema de não ter comida para os pequenos que mal se vêem. enquanto que no lago alimentam-se sozinhos.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário também nascem .tens é de os tirar ao fim de umas horas e colocar noutro aquário.Sem adultos que os comam.

 

 

tens é o problema de não ter comida para os pequenos que mal se vêem. enquanto que no lago alimentam-se sozinhos.

 

Pensei que era mais difícil em aquário e sinceramente espero que não aconteça pois não faço a mínima como tratar deles e para «os tratar mal» é melhor que não nasçam.

Obrigado pela resposta.

 

«É bom saber que não sou o único viciado neste tipo de peixes, toda a gente me diz que eles são comuns, não há variedade, são os mais burrinhos e os que mais sujam o aquário, de facto sujam mais o aquário que os peixes de pequeno porte mas são lindos e amorosos variedade há alguma ... Acho muito gratificante chegar a casa do trabalho e mal acendo a luz vê-los a correr pelo aquário em fúria para chamar a atenção para ver se lhes dou comida.»

 

Desculpem o desabafo mas teve que ser...lololol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquário se nada fizeres os que chegarem a nascer são comidos, se os quiseres ter e manter no mesmo aquário tens de colocar os ovos dentro de uma maternidade de rede, só assim, comida para eles há muita no mercado inclusive artemia liquida.

Para safares alguns ovos tens de ter plantas flutuantes com raízes ou folhas de plantas que fiquem a superfície, depois é fácil, ou arrancas as folhas ou retiras com uma seringa com algum cuidado, eu uso a seringa.

 

Obrigado, pelas dicas caso isso aconteça eu peço um :P...lololol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

JÁ NASCERAM!!!! :) :D

 

cheguei a duvidar que saisse alguma coisa devido a temperatura ter voltado a descer ate hoje,dia em que voltou a subir e os peixitos tao a nascer. com temp da agua entre 10 e 14 graus foi suficiente para se desenvolverem.

 

agora é so tocar numa planta e la saem um batalhão daqueles espermatozóides com olhos a nadar a volta. lool.

 

este ano se nao houver larvas de libélula no lago como aconteceu no ano passado num recipiente onde coloquei a criação saem mais do que no ano passado que chegaram 7 a adultos.

 

e como estão em lago este ano nem me preocupo em alimenta-los..

 

ainda falta as kois porem ovos....espero que os ovos sejam maiores que os dos peixes vermelhos:P

 

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais