ajuda precisa-se


Diogo Amaral

Recommended Posts

boas pessoal...

comprei um aquario novo há mais de um mes e fiz muita asneira apetece me fazer tudo de novo mas agora tudo certinho...tenho uma serie de questoes que gostaria que me ajudassem (se tiverem paciancia)

1-posso mudar a agua toda e por outra mas depois por o tetra safe start juntamente com o tetra aqua safe e tetra vital e depois os peixes?

2-a minha agua nunca chegou a ser cristalina por mais coisas que fizesse (tpas, tetra crystal water...) como fazer para ter a agua cristalina?

3-tenho um feto de java que veio da loja em condiçoes. o vendedor (excelente na materia) disse me que nao era preciso manutençao da mesma, mas parece que ela (a planta) tá a morrer: folhas com buracos e filamentos castanhos..o que se passa?

4-como sei que a minha iluminaçao é adequada?

nao tenho ninguem que me fique com os peixes por isso é que estou a pedir ajuda...

muito obrigado pelo vosso tempo dispendido...

SETUP

aquario 60x30x30cm - 54lt

filtro fluval 2

termostato 75 wts

1 - feto de java

3 guppies

5 neons

1 molly

1 coridora albina

2 danio zebra

 

sou mesmo caloiro na materia e nao quero os meus peixes a sofrer por isso peço ajuda...

obrigado

atenciosamente

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Antes de mais recomendo-te alguma leitura pelos vários sub-foruns aqui existêntes:plantas, iluminação, substratos, etc.

 

Aproveita igualmente e lê os textos que estão associados à minha assinatura pois são tópicos de ajuda e muito muito importantes para que percebas o que fizes-te de errado e para que saibas o que irás fazer a seguir.

 

O vendedor saberá com certeza, assim como tu, que qualquer ser vivo tem necessidades básicas, e no caso da tua planta o mesmo se verifica por a mesma ser igualmente um ser vivo com necessidades básicas: luz e alimento.

 

1 - Os acondicionadores que falas tornam a água segura para os peixes. Com várias leituras irás perceber que uns usam esses acondicionadores e outros não. O que tens de perceber é que existe uma fase de adaptação do teu aquário chamado ciclo de azoto que terás que dar inicio. Lê.

 

2 - A água cristalina obtem-se com filtragem adequada e limpezas regulares, bem como manutenções correctas e alimentação moderada. Lê.

 

3 - Plantas já te expliquei em cima.

 

4 - A iluminação está dependente do que queres meter (plantas) no aquario assim como da tua disponibilidade financeira.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde já muito obrigado pela sua disposiçao

já li muito neste forum e gostei muito, tenho dois livros "o ABC do Aquario" e "300 perguntas sobre aquarios"

 

1- so falo em por os condicionadores porque nao tenho ninguem que fique com os meus peixes porque se tivesse fazia o ciclo do azoto, por isso gostava de saber se posso fazer o que disse.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Lê mais um pouco.

 

O ciclo de azoto é interminável assim como a renovação do ar e da água dos oceanos. O cilco do azoto é a vida em movimento, por isso recomendo-te que leias mais um pouco.

 

O cilco de azoto é necessário "dar-se" inicio num aquário novo para que o mesmo fique dotado de condições necessárias a manter a vida dos peixes que compras na loja, daí teres que colocar acondicionadores na água, comprares um filtro, um termoestato, iluminação, etc. etc.

 

Vai com calma e não compres mais peixes sem entederes estes pequenos grandes pilares da aquarifilia.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

resolvi ouvir os seus conselhos e vou ler mais aqui no forum e nos meus livros...

tenho mais uma pergunta

existe algum topico onde possa ler a correcta manutençao do aquario, do filtro e coisas assim?

de quanto em quanto tempo devo fazer tpas?

como fazer para ter agua cristalina?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

resolvi ouvir os seus conselhos e vou ler mais aqui no forum e nos meus livros...

tenho mais uma pergunta

existe algum topico onde possa ler a correcta manutençao do aquario, do filtro e coisas assim?

de quanto em quanto tempo devo fazer tpas?

como fazer para ter agua cristalina?

obrigado

 

 

Não me trates por você que me fazes sentir velho :(

A informação como deves compreender está dispersa por assunto, mas se fizeres uma pesquisa por palavras chave irás encontrar muita informação preciosa.

 

A TPA serve para além de retirares a agua que se vai sujando com a alimentação e os detritos dos peixes servirá para repôr alguns minerais da água.

 

A filtragem é também util porque consegues aumentar a qualidade da água.

 

Vá vai lá lendo as coisas e vai colocando as duvidas porque ninguém nasce ensinado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal...

comprei um aquario novo há mais de um mes e fiz muita asneira apetece me fazer tudo de novo mas agora tudo certinho...tenho uma serie de questoes que gostaria que me ajudassem (se tiverem paciancia)

1-posso mudar a agua toda e por outra mas depois por o tetra safe start juntamente com o tetra aqua safe e tetra vital e depois os peixes?

2-a minha agua nunca chegou a ser cristalina por mais coisas que fizesse (tpas, tetra crystal water...) como fazer para ter a agua cristalina?

3-tenho um feto de java que veio da loja em condiçoes. o vendedor (excelente na materia) disse me que nao era preciso manutençao da mesma, mas parece que ela (a planta) tá a morrer: folhas com buracos e filamentos castanhos..o que se passa?

4-como sei que a minha iluminaçao é adequada?

nao tenho ninguem que me fique com os peixes por isso é que estou a pedir ajuda...

muito obrigado pelo vosso tempo dispendido...

SETUP

aquario 60x30x30cm - 54lt

filtro fluval 2

termostato 75 wts

1 - feto de java

3 guppies

5 neons

1 molly

1 coridora albina

2 danio zebra

 

sou mesmo caloiro na materia e nao quero os meus peixes a sofrer por isso peço ajuda...

obrigado

atenciosamente

Diogo Amaral

 

Pela tua descrição, acho que só falta uma coisa , bomba de ar , com Pedra Difusora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já tive para comprar isso mas o gajo na loja disse que isso nao é muito importante alem disso o meu filtro tem um acrescento que lança bolhas de ar para a agua, mas nao sei se é o suficiente...o meu problema é mesmo nao ter agua cristalina e acho que vou fazer uma cena que é começar tudo de novo mas dessa vez lavar tudo muito bem, incluindo o areao que acho que nao foi muito bem lavado..mas se alguem tiver algo a dizer força porque deve perceber muito mais que eu sobre isso...

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já tive para comprar isso mas o gajo na loja disse que isso nao é muito importante alem disso o meu filtro tem um acrescento que lança bolhas de ar para a agua, mas nao sei se é o suficiente...o meu problema é mesmo nao ter agua cristalina e acho que vou fazer uma cena que é começar tudo de novo mas dessa vez lavar tudo muito bem, incluindo o areao que acho que nao foi muito bem lavado..mas se alguem tiver algo a dizer força porque deve perceber muito mais que eu sobre isso...

obrigado

calma. agua nao cristalina e normal. mesmo! espcialmente no inicio! isso com as tpas e com o passar do tempo melhora 1 pouco

se voltares a fazer tudo de novo pouca diferença fara!

e alem disso o importante nao e se a agua esta bem cristalina ou nao!

o importante e que o aqua tenha condiçoes para os peixes viverem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rubenpescas - sem te contrariar , por acaso leste bem o que o membro D10 escreveu. :music_singguitar:.

 

1 - Feto de Java - Planta

 

Por isso falei na bomba de ar, Pedra difusora apenas porque eu acho que faz melhor a distribuição. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

agradeço a disponibilidade do pessoal no meu problema...

tenho o aquario ha mais de um mes e a agua ainda nao esta cristalina, o meu feto de java parece estar a morrer mas pelo que sei sao plantas resistentes...nao sei o que posso fazer...

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

agradeço a disponibilidade do pessoal no meu problema...

tenho o aquario ha mais de um mes e a agua ainda nao esta cristalina, o meu feto de java parece estar a morrer mas pelo que sei sao plantas resistentes...nao sei o que posso fazer...

obrigado

tens o feto enterrado? ele nao pode estar enterrado! prende o a uma rocha ou algo do genero.

usas fertelização adequada?

poe fotos do aqua. e que a agua nao estar cristalina e relativa! e impossivel ter agua cristalina como agua do garrafao ou algo do genero!

se tiveres um tronco, ele tambem poe a agua 1 pouco amarelada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens o feto enterrado? ele nao pode estar enterrado! prende o a uma rocha ou algo do genero.

usas fertelização adequada?

poe fotos do aqua. e que a agua nao estar cristalina e relativa! e impossivel ter agua cristalina como agua do garrafao ou algo do genero!

se tiveres um tronco, ele tambem poe a agua 1 pouco amarelada

boas,

nao o feto nao esta enterrado esta preso a um tronco, nao sei como se poe fotos aqui senao eu punha algumas, e o gajo lá na loja disse que mnao era preciso fertilizaçao...

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que o pessoal das lojas nem sempre está bem informado...ainda agora numa loja perguntei qual a temperatura e ph para uns tubarões que lá estavam e a resposta foi:

 

-o normal para peixes de água quente...

 

Hmmmm pensei eu...ora isso é: 24º, 25º, 28º, 30º, ph de 5,5 a 8????

 

Ou seja é melhor que quando fores a uma loja vás à procura de algo específico e não lhes peças muita ajuda porque podem é fazer o oposto.

 

Desculpa n poder ajudar na questão da água....a minha por acaso continua bem, com substracto da elos, areão, tronco e plantas.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

concordo contigo por isso já mandei vir dois livros assim sinto-me mais seguro.

penso que o meu areao foi mal lavado (asneira minha :snipersmile: ) pois sempre que mexo nele o aquario fica com muito muito "pó" e isso leva tempo a desaparecer...acho que vou fazer o que disse no primeiro post que coloquei nao sei se é o mais certo mas nao quero é que os peixes sofram, alias, trato melhor deles do que de mim proprio, lol mas quem é que aqui no fórum nao é assim?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o complicado é não teres onde por os peixes.... vou dar uma ideia q pode ser um disparate...pô-los num balde bem lavado com a água do aquário e com o filtro e o termóstato enquanto lavas tudo ou mesmo ferver. Depois voltas a pô-los no aqua com a água do balde...pq está mais ciclada e juntas a restante como se fizesses uma tpa....aos poucos com as mudanças de água ela deve ir aclarando.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o complicado é não teres onde por os peixes.... vou dar uma ideia q pode ser um disparate...pô-los num balde bem lavado com a água do aquário e com o filtro e o termóstato enquanto lavas tudo ou mesmo ferver. Depois voltas a pô-los no aqua com a água do balde...pq está mais ciclada e juntas a restante como se fizesses uma tpa....aos poucos com as mudanças de água ela deve ir aclarando.

 

boa sorte

 

Aconselho-te a aspirar o fundo do aquário, e removes tudo excepto o areão, e aspiras isso bem aspiradinho.

Se não tiveres um aspirador aconselho-te a comprares um, vai-te dar imenso jeito acredita. :snipersmile:

Acho que te vai dar menos trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desde já agradeço a disponibilidade do pessoal no meu problema...

acho que vou fazer mesmo o que a Karla_M disse porque o meu areao foi muito mal lavado e assim aproveito e lavo o muito bem...já agora encontrei umas pedras junto a uma ribeira que gostei muito e queria inseri las no aquario...qual é o procedimento de limpeza para isso?

obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desde já agradeço a disponibilidade do pessoal no meu problema...

acho que vou fazer mesmo o que a Karla_M disse porque o meu areao foi muito mal lavado e assim aproveito e lavo o muito bem...já agora encontrei umas pedras junto a uma ribeira que gostei muito e queria inseri las no aquario...qual é o procedimento de limpeza para isso?

obrigado...

facil. limpar e ferver uns 10 minutos ou assim. deixas arrefecer e esta pronto para ir para o aqua.

mas antes disto tudo ve primeiro se ela e calcaria ou nao! poe um pouco de vinagre ou gotas de limao por cima da pedra. se borbulhar claramente e porque e calcaria e nao a podes por no aqua.

aspira bem o areao com um sifao (e assim que se chama o "aspirador" para o areao). e algo facil simples e barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ah tenho uma lampada t15f8...é suficiente?

o meu filtro tem um acrescento que "mete" bolhas na agua, mas, tenho bolhas muito pequenas pelo aquarrio, é normal do filtro ou nao tem nada a ver?

desculpem tanta pergunta mas é o preço a pagar pela ignorancia lol :character0050:

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.