Up date Aqua com 4 meses


ef70

Recommended Posts

Amigos,

 

ao fim de 4 meses, algumas asneiras e 0 baixas, terminei a decoração do aqua. Junto algumas fotos e agradeço a vossa opinião.

 

Abraço a todos os quanto me ajudaram!!

 

gallery_40271_2036_68268.jpg

 

gallery_40271_2036_358164.jpg

 

gallery_40271_2036_278706.jpg

 

 

(eu sei que as fotos não estão boas, mas depois tento colocar umas melhores)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ef70!

 

Está ficando bonito o seu aquario mas estou sentindo falta de um fundo azul (ou de outra cor) nele.

 

Quais são as medidas?

 

Você chegou a fazer o ciclo do azoto ou colocou logo os peixes?

 

O que usou de areão? Faz TPA toda semana? As plantas são naturais?

 

Todos os peixes são kinguios, não?

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ef70!

 

Está ficando bonito o seu aquario mas estou sentindo falta de um fundo azul (ou de outra cor) nele.

 

Quais são as medidas?

 

Você chegou a fazer o ciclo do azoto ou colocou logo os peixes?

 

O que usou de areão? Faz TPA toda semana? As plantas são naturais?

 

Todos os peixes são kinguios, não?

 

 

Jaqueline

 

Olá Jaqueline,

 

Bem o aqua é um aqualys de 120 litros com tampa abertura em V

A bomba é uma new-jet de 800l/H

Em termos de filtragem tem um filtro interior de decantação com Lã de Vidro, ZEOLITH EXCEL AQUATIC NATURE, BIO-RING S EXCELAQUATIC NATURE,

BIO-CHIP AQUATIC NATURE.

Tenho um termostato de 50W

1 termómetro

Areia no fundo (comprada na loja)

2 elementos decorativos artificiais de marfinite

1 tronco de madeira

1Anubias Lanceolata "Lucanas"

1Anubias Barteri

1Anubias "Odorata"

1Anubias nana "L"

1 feto de java

1 musgo ?

A lâmpada é SYLVANIA GRO-LUX F25W / 30'' / GRO - T8. - 10 horas

5 pedras vulcanicas porosas vindas da ilha da MAdeira

A temperatura do aqua é de 25 graus (sei que são peixes de agua fria, mas tendo em consideração que onde vivo (Algarve), no verão a temperatura interna da casa ronda os 25 graus, prefiro manter essa temperatura todo o ano no aqua.

O PH é de 8

 

(não tenho mais parametros da agua)

 

Peixinhos:

8 kinguios de varias especies

2 corydoras (escondidos nas fotos - aparecem muito à noite)

 

O inicio foi atribulado pois tinha 5 kinguios num aqua de de 30 litros e foi impossivel mante-los naquela "casa". À cerca de 4 meses comprei o novo aqua, e devido à urgencia de mudar os peixes, tive de os colocar sem fazer o ciclo do azoto, no novo aqua. Como não percebia NADA de aquas, as coisas foram acontecendo, e com a ajuda de alguns membros deste forum, fui resolvendo alguns problemas.

Graves problemas no inicio: Um boom de algas verdes, em que me obrigava a TPA's diarias de 50%, quando se resolveu o problema das algas, nunca conseguia ter a agua cristalina... considero que o factor mais importante na montagem do aqua foi (por volta do mês 2) ter retirado as plantas artificiais e colocado as plantas naturais. Equilibrou o aqua e no dia 30 de dezembro, houve um flash, e a agua ficou super cristalina.

 

Neste momento executo TPA's de 30% semanais (com aspiração da superficie da areia), com agua de rede e com adição de produto anti cloro. Já apareceram umas algas negras (poucas) que atacaram as plantas, cujo problema suponho tenha a haver com falta de iluminação. Estou a estudar a melhor solução para compensar a falta de luz com a colocação de umas linhas de Led isoladas. Como a tampa do aqua não consegue ter outra calha, talvez seja essa a solução.

 

As paredes interiores do aqua são limpas a cada 4 semanas, com umas gazes compradas na farmácia.

 

Já pensei em colocar o back ground liso atráz do aqua (azul ou preto) mas enquanto não resolver o problema da falta de luz, não vou tapar mais o aqua.

 

O aqua não tem substrato, estando as plantas "amarradas" as pedras e ao tronco. Semanalmente coloco um pouco de adubo Sera Florena liquido (cerca de 10ml) só para ajudar um pouco as plantas. Não tem adição de CO2. Tive o cuidado de só enterrar as raizes e deixar a outra parte da planta fora da areia (a que parece uma batata)

 

Estou muito satisfeito com os kinguios. São animais fantasticos! Acho que me conhecem, pois a forma como nadam e se movimentam quando estou perto é fantastica. Já se estiverem outras pessoas tem uma actitude completamente diferente.

 

Sei que irão crescer muito e já tenho solução. Serão transferidos para um lago que tenho no meu local de trabalho, onde já existem mais peixes. Mas enquanto sentir que estão felizes no meu aqua não os tiro de lá, mesmo porque os meus filhos até nomes já puseram aos peixinhos.

 

Bem, como muitos dos iniciantes, o principio foi um desastre, mas orgulho-me de não ter tido nenhuma baixa!

 

Aprendi que não vale a pena andar a comprar produtos quimicos para tentar equilibrar o aqua, pois colocava num dia e no dia a seguir já estava na mesma. O aqua equilibra-se sozinho, se tivermos paciencia e formos corrigindo de uma forma natural os seu problemas.

 

Foram vários dias a fazer TPA's no inicio, muitas delas feitas a horas muito tardias (menos umas horas de sono...) mas valeu a pena!

 

A aquarofilia é um excelente hobby! e viciante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, o aqua está muito bonito! Tenho kinguios também, dá uma olhada e opina no meu tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143689

 

Estou meio sem tempo, mais em breve vou colocar anúbias nele e trocar o fundo por preto ou azul.

Abçs!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.