A.Guerreiro Publicado Janeiro 25, 2010 Publicado Janeiro 25, 2010 Boas... Sou o André Guerreiro, tenho 21 anos e iniciei-me neste hobby à relativamente 2 dias =P Tudo começou porque me deram um aquário, e como até achei piada, fui investigar, conclusão: gostei do que vi, e acho que vou gostar de me iniciar neste hobby! =) (e espero obter muita ajuda neste forum) Mas passemos relativamente à minha questão, bem, eu com a pica toda, assim que me deram o aquário (dimensões: 65x35x35) fui logo comprar alguns dos acessórios, bomba interna, produto para baixar o cloro, algumas decorações e papel de fundo...(Nota: o areão grosso e fino também já vinha mas fervi tudo, e fui à ribeira mais próxima para arranjar alguma areia do rio mais fina que depois também fervi). Depois de tudo montado comecei a encher o aquário, ao principio começei a ficar preocupado porque a água parecia que começava a ficar suja e turva, mas depois disseram-me que éra normal e que tinha que esperar mais ou menos uma semana para as impurezas assentarem, e agora estou precisamente nesse ponto, já noto algumas melhorias, mas coloquei-me em frente ao aquário e começei a pensar... se eu quiser colocar plantas verdadeiras vou ter que mexer no areão, será que vou ter que esperar depois mais tempo para que tudo assente de novo? (1ª questão) Depois começei a pensar também nos peixes que iria colocar, já vi algumas opiniões no forum, sobre tetras, barbos tigres, etc... mas gostaria de ficar muito melhor esclarecido sobre esse assunto, especialmente nas quantidades. (2ª questão). Toda a ajuda que me pudessem dar agradeceria, e algumas dicas também, visto que começei agora neste hobby e não tenho muita experiência. Cumprimentos André Guerreiro Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Bem vindo André 1º Vais ter que remexer no substrato para plantar e sim vais levantar poeiras. A questão é que deves ter a certeza de que o substrato que tens permite uma boa oxigenação e circulação de nutrientes para as plantas que irás colocar. Areia é complicado pois com o tempo compacta, podendo asfixiar as plantas. Recomenda-se um substrato fertil por debaixo do areão que tens e tem atenção ao tipo de plantas que queres pois está sempre dependente da iluminação que consigas garantir. Conselhos? - verifica se o filtro que tens no aqua é suficiente, pois talvez seja a razão porque demorou uma semana até teres o aqua limpo. - se fores em frente e uma vez que não tens peixes e partindo do principio que ainda nem sequer tenha iniciado o ciclo, retira tudo, aproveita a água, coloca o substrato fertil, areão, decoração, enche e espera. 2º Quanto aos peixes tudo depende do tipo de água que podes ter no aqua (PH, etc.) Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
alcaide Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 Estou de acordo com o que foi dito, mas se o ciclo ainda nem iniciou não há necessidade de estar a guardar a água. Digo eu. Um conselho (grátis ) tem calma, muita calma, nes pequeno mundo da aquariofilia a pressa arruinaum aquário bem pensado. Boa sorte Citar ALCAIDE
A.Guerreiro Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 1º Vais ter que remexer no substrato para plantar e sim vais levantar poeiras. A questão é que deves ter a certeza de que o substrato que tens permite uma boa oxigenação e circulação de nutrientes para as plantas que irás colocar.Areia é complicado pois com o tempo compacta, podendo asfixiar as plantas. Recomenda-se um substrato fertil por debaixo do areão que tens e tem atenção ao tipo de plantas que queres pois está sempre dependente da iluminação que consigas garantir. Ok, Neste ponto fiquei completamente esclarecido... Conselhos?- verifica se o filtro que tens no aqua é suficiente, pois talvez seja a razão porque demorou uma semana até teres o aqua limpo. Bem eu espero bem que não seja do filtro, porque eu até fui a uma loja de animais (ornimundo - montijo) para me aconselhar sobre a bomba, e a senhora disse que para o aquário que eu tenho aquela chegava perfeitamente, é uma de 60Lt, a marca é Boyu, será que pode ser mesmo da bomba? Se for é porque estas não são de boa qualidade? - se fores em frente e uma vez que não tens peixes e partindo do principio que ainda nem sequer tenha iniciado o ciclo, retira tudo, aproveita a água, coloca o substrato fertil, areão, decoração, enche e espera. Ok, Roger That Assim farei... 2º Quanto aos peixes tudo depende do tipo de água que podes ter no aqua (PH, etc.) Ok, Vou verificar então, Muito obrigado pela ajuda João, é bom Haver foruns como este, sempre disponivel para ajudar o pessoal Um conselho (grátis :D) tem calma, muita calma, nes pequeno mundo da aquariofilia a pressa arruinaum aquário bem pensado. :D Acho que tens toda a razão, aliás, esta parte "menos excitante" da aquariofilia tambem faz parte do hobby, portanto Obrigado pela dica alcaide (Mais tarde vou mostrando a minha evolução) Cumprimentos A.Guerreiro Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 (editado) Estou de acordo com o que foi dito, mas se o ciclo ainda nem iniciou não há necessidade de estar a guardar a água. Digo eu.Um conselho (grátis ) tem calma, muita calma, nes pequeno mundo da aquariofilia a pressa arruinaum aquário bem pensado. Boa sorte Lol Quando me referi à agua, é para poupar nela. Não me expliquei correctamente. A agua a aproveitar, naturalmente, será se eventualmente o filtro a tiver limpo. Quanto à bomba??? não é um filtro? Uma caixinha com um recipiente, pelo menos com uma esponja lá dentro? (Desculpa a pergunta não leves a mal, mas parece-me que li que apenas tens no aqua uma bomba daquelas de ar) Vê lá a referência da mesma e coloca aqui. Pelo que leio parece-me que não tens um filtro, é isso? Editado Janeiro 26, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
A.Guerreiro Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 Quanto à bomba??? não é um filtro? Uma caixinha com um recipiente, pelo menos com uma esponja lá dentro?(Desculpa a pergunta não leves a mal, mas parece-me que li que apenas tens no aqua uma bomba daquelas de ar) Vê lá a referência da mesma e coloca aqui. Pelo que leio parece-me que não tens um filtro, é isso? Sim, é um filtro da boyu...não faz mal, eu sou iniciante, podia estar a explicar-me mal =P Eu agora vou almoçar e ja te digo... Citar
A.Guerreiro Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 Boas João... Olha já estive a ver, e o filtro é este: Marca: Boyu Modelo: SP-602E Será que é o mais aconselhado para mim? Obrigado Citar
mindgirl Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 Boas João...Olha já estive a ver, e o filtro é este: Marca: Boyu Modelo: SP-602E Será que é o mais aconselhado para mim? Obrigado Não conheço essa marca, mas conheço umas boas ELITE , EIHEM , RENA entre outras mas isto é só a minha opinião. Deves comprar o filtro, de acordo com os litros que o teu aquário leva (à excepção de certas espécies, que requerem cuidados mais exigentes). As decorações não são aconselháveis, pois os peixes são frágeis e podem arranhar-se. Aconselho-te a ires para plantas, de fácil trato ( Valisnérias , Elodeas, Musgo de Java , Cambombas). Eu pessoalmente, encomendei um filtro da Rena e pareçe-me boa peça, são um pouco caros, mas bons. . Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 29, 2010 Publicado: Janeiro 29, 2010 Parece-me que não conheço o modelo, isso tem uma "flauta" para saída da água ligada ao filtro que tem uma esponja lá dentro não? Terás que ver qual é o volume que o mesmo faz por hora e se se adequa à litragem do teu aqua, numa proporção de 2x mais a litragem. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts