1º aquari plantado


baigodes

Recommended Posts

ola a todos pessoal bem queria mostrar o primeiro aquário que plantei, ou tentei, como neste momento nao tenho muitas possibelidades de adquirir melhor equipamento foi o que consegui, mas mesmo assim gostava de ter as vossas opiniões para poder melhorar.

 

Iniciado hoje:

 

O aquário é de 16L

filtro elite y5 120L

termostato 50w

substrato: JBL aquabasis plus

areão: não sei dizer ao certo foi dado.

ph:7,2

temperatura 26º

Imuminção: lâmpada económica de 14W :S será muita má?

em relação a flora não sei quais são, suponho pois tentei ver na net mas se vcs conseguirem era uma grande ajuda para melhorar o sistema, as plantas foram oferecidas.

fauna: penso em colocar guppys(2 fêmeas e um macho), e também pensei num limpa vidros, mas não sei se será população a mais.

 

http://img685.imageshack.us/img685/7422/img0125v.jpg

 

 

 

Plantas:

 

1

http://img714.imageshack.us/img714/413/palntado2.jpg

 

 

2

http://img714.imageshack.us/img714/5899/plantado3.jpg

 

 

Também deverei usar co2?

 

obrigado,

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

De facto estás um pouco limitado com espaço no aqua, no entanto os parabéns pelo esforço na montagem do mesmo.

 

Não faz sentido estares a fazer CO2 pois tens muitas poucas plantas.

 

Vai actualizando e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinão mas penso que vou precisar de co2 as plantas estão um bocado amarelas e murchas e como o aquário esta em ciclagm não tem peixes assim as plantas ficam sem co2 :s, acho eu!

 

podiam tambem ajudar em relação a fauna! 3 guppys e 1 limpa vidros sera população a mais, ja tenho 3 caracois mt pequenos(4ml)

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colega de aquariofilia não é o CO2 que te vai ajudar mas um sistema de iluminação novo.... Isso é uma iluminação má para aquários! isso é para pessoas existem lampadas especificas com espectros especificos.... Para alem do qual que um sistema de CO2 num aquario tao pequeno o mais provavel era não ser sustentavel em termos de qualidade de água....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois foi o que pensei em relação a iluminação, o meu aquário é pequeno e também não tenho muito dinheiro para gastar nele, nao sei que iluminação colocar, pelo que vejo é tudo grande e caro(t5 t8) vi umas lâmpadas fluorescente no chinês de 8w a 14W já com calha(5uros), será uma boa alternativa? ou vou continuar na mesma?

 

Ja fui a uma loja com equipamento para aquariofilia na minha cidade, e só vejo lâmpadas grandes como as que temos na cozinha e não cabem no meu aquário,.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a do chinês ou a que tenho não darão porque?são fluorescentes dai terem a temperatura de cor correcta, como o seu expecto ser o mais adequado para aquário(cores frias) o que pode acontecer é não ter lumes suficcients, em vez de ter uma lâmpada tenho duas, estarei assim tão errado?

 

Qual ´a diferença entre uma lâmpada toda xpto e uma mais básica, não tem o mesmo comprimento de onda? ou as xpto já chegam a apresentar uma luz roxa, onde a fotossíntese se da com maior intensidade?

 

Desculpem mas não percebo assim muito, estou a tentar aprender.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da iluminação tem a haver com kelvins:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7o_de_cores

 

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_5.html

 

Espero que ajude.

 

Fontes: Wikipedia e loja on-line Aquaeden

 

EDIT: colocação das fontes

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos links, é o seguinte , pelo que li a melhor temperatura de cor é 5600k, porque é a que se aproxima mais da luz natural(sol isto sem nuvens ou sombra).

 

Mas também li que a melhor temperatura de cor para ajudar na fotossíntese era na casa dos 10000k(apresenta uma cor azulada, como lhes costumamos chamar cores frias), eu sei o que é a temperatura da cor, pois estudo fotografia.

 

A minha questão é, qual é a temperatura de cor ideal para um plantado?

 

E voltando a fazer referencia as lâmpadas do chines,(t5 15w) elas tem uma temperatura de cor de 6400k perto da cor natural(sol5400k), então penso que poderá ser indicada(não a melhor) para um aquário, mas não para ajudar na fotossíntese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.