Que "outro" tratamento sugerem para tratar ictio?


KenzoPT

Recommended Posts

Tenho reparado desde ha um mes para cá que 2 botias palhaço apresentam os comuns pontos brancos no corpo e barbatanas, sendo que durante todo esse tempo, poucos mais peixes apresentaram sintomas.

 

Tenho deixado a temperatura sempre nos 27ºC, apesar de o aquecedor estar regulado para 30ºC.

Apesar do aquecedor (AquaClear 200w) ter apenas 3 meses, nao aparenta estar a funcionar nas devidas condições, daí poderem ocorrer as diferenças de temperatura e o ictio nunca ser completamente eliminado.

Que outro aquecedor aconselham para um aqua de 200L?

 

Ja fiz dois tratamentos para o ictio...

Waterlife Protozin: 3 dias seguidos e finalmente no 6º dia.

JBL Punktol: 15 dias de tratamento, aplicado em dias alternados com TPAs.

 

No entanto, as botias apenas ficavam "melhores", com muito menos pontos brancos mas nunca lhes desapareceram completamente.

Hoje, notei que um locarideo (L075) e 10 tetras cardinais também começavam a apresentar os ditos pontos brancos.

 

Que poderei usar que realmente limpe por completo o ictio?

Deixo as luzes desligadas durante os dias de tratamento?

Utilizar, ou não, sal de cozinha juntamente com um farmaco e em que quantidades?

Páro com a aplicação de CO2?

 

Fauna:

- 1 ancistrus dolichopterus

- 1 peckoltia sabaji L075

- 3 beaufortia leveretti

- 2 botias palhaço

- 3 botias loachata

- 1 ramirezi

- 2 escalares

- 3 colisas lalia

- 10 tetras cardinal

- 7 rasboras arlequim

- 3 buzios neritina

- camaroes

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único concelho que te posso dar é que os peixes de casca não suportam o sal.

 

Com o íctio tão avançado não me arrisco a dar mais nenhum concelho, é melhor aguardar por Membros com mais experiência.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens um pleco nao podes usar sal. o sal a usar seria sal grosso e nao sal de cozinha. podes pegar nos botia e fazer o tratamento numa caixa da vodafone. nao sei se os botias sao intolerantes a sal... a maior parte dos peixes parece ser na boa, excepto os de fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me parece que seja 28C, mas 30C

Leia bem e com atenção o que eu escrevi!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei a temperatura nos 29ºC e estou no segundo dia de tratamento com Exit da eSHa, no entanto ainda nao notei melhorias (visiveis no número de pontos brancos) nos peixes.

 

Ja alguem prolongou o tratamento com Exit para além dos 3 dias?

No folheto do produto diz que pode ser continuado no caso de infeccoes por agentes mais resistentes, so nao menciana quantos dias mais.

 

Pensei que o ictio fosse facil de tratar e no entanto parece um bicho de sete cabeças ali naquele pequeno aquario.

Afectou as botias palhaço, os tetras e o pleco 075, os outros peixes estao bem, aparentemente sem pontos brancos.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os tetras ainda podes tentar tratar num recipiente à parte com sal. Os outros tem mesmo que ser por esse metodo. tens tb que melhorar a resistencia dos peixes, compra outra comida diferente, uma melhor.

 

Leia bem e com atenção o que eu escrevi!

 

abraço

pois mas a temperatura tem que ser acima dos 30ºC... ja li que a temperatura ideal seria 32C para matar o ictio, e depois variar na comida, dar uma outra bem vitaminada para aumentar a resistencia dos peixes. tb os peixes companheiros nao podem ser agressivos. eu tive que tirar os meus tetra buenos aires e tetra preto que estavam super-bem para outro aqua, para salvar o escalar e boca-de-fogo que estavam debilitados e infestados e hoje estao bem, pois poderam andar à vontade no aqua, em qualquer altura e na hora de alimentação (tb variei a comida) e os pontos so assim desapareceram.

 

mas continuo alerta com o ictio mas em relação aos neons pretos, rais parta essa doença. para estes, estou a usar ainda outro truque que ainda nao sei se resulta, para matar bacterias, usando cloro (agua nao tratada com anti-cloro), estou a testar 3 litros de água para 115 litros, deixados num recipiente por 24 horas para evaporar algum cloro, e no dia seguinte coloco no aquário. retirei do aquario cartucho do filtro onde estao as bacterias beneficas que nao quero que morram.

 

o que provoca o ictio é uma instabilidade na temperatura, pois o microorganismo que a provoca está presente em todos os aquarios de forma dormente, no meu caso, foi ter o aquario desligado da tomada durante meio dia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei a temperatura nos 29ºC e estou no segundo dia de tratamento com Exit da eSHa, no entanto ainda nao notei melhorias (visiveis no número de pontos brancos) nos peixes.

 

Ja alguem prolongou o tratamento com Exit para além dos 3 dias?

No folheto do produto diz que pode ser continuado no caso de infeccoes por agentes mais resistentes, so nao menciana quantos dias mais.

 

Pensei que o ictio fosse facil de tratar e no entanto parece um bicho de sete cabeças ali naquele pequeno aquario.

Afectou as botias palhaço, os tetras e o pleco 075, os outros peixes estao bem, aparentemente sem pontos brancos.

Agora é ter paciência e esperar, o ictio acima dos 27º morre mas os ovos ficam pelo que se tem que manter uma temperatura superior a 28º por um periodo de 17 dias pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os vossos comentarios.

Neste momento estabilizei em definitivo a temperatura nos 30ºC, inclusive troquei de aquecedor para um externo da hydor visto que nao tinha uma perfeita circulaçao de agua no aquario e poderem existir diferenças de temperatura em ambos os extremos do aquario.

Adicionei agora as gotas do 3º dia de tratamento com o Exit, vou permanecer com a temperatura nos 30ºC tal como o sr. António Ferreira disse durante os 17 dias e mais tarde darei o feedback.

 

Uma outra questao, em relação às horas de iluminação...

devo permanecer nos próximos dias com as lâmpadas desligadas ou deixo ligadas as 8 horas diárias actuais?

 

Obrigado.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os vossos comentarios.

Neste momento estabilizei em definitivo a temperatura nos 30ºC, inclusive troquei de aquecedor para um externo da hydor visto que nao tinha uma perfeita circulaçao de agua no aquario e poderem existir diferenças de temperatura em ambos os extremos do aquario.

Adicionei agora as gotas do 3º dia de tratamento com o Exit, vou permanecer com a temperatura nos 30ºC tal como o sr. António Ferreira disse durante os 17 dias e mais tarde darei o feedback.

 

Uma outra questao, em relação às horas de iluminação...

devo permanecer nos próximos dias com as lâmpadas desligadas ou deixo ligadas as 8 horas diárias actuais?

 

Obrigado.

As luzes podem continuar ligadas sem problema.

 

Ter muito cuidado com as mudanças bruscas da temperatura, isso é o que ocasiona o ictio, ao fazer as mudas de água acontece frequentemente os peixes apanharem com duches de água fria, o que se deve evitar.

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi o 4º dia de tratamento com eSHa Exit, notei menos pintas (aparentemente) no pleco 075, mas com as botias palhaço e tetras cardinale continua tudo na mesma, carregados de pintas brancas. Todos os restantes continuam de perfeita saude e bem activos.

 

Será que nao pode ser outra doença a afectar os peixes para além de ictio e que se assemelhe a esta... ou aqueles pontos brancos poderem ser derivados a outro problema?

Editado por KenzoPT

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tratei há 4 dias atrás com Super Ick Cure™ Liquid da API e parece ter resultado.

O produto tinge ligeiramente a água de azul mas depois desaparece.

 

Estou tentado a fazer novo tratamento com um produto de outra marca (talvez use um fármaco diferente) para ver se apanho os parasitas que escaparam ao 1º tratamento.

 

Tenho a água a 26º e pH 6,8.

 

Se não tentaste este ainda talvez valha a pena, não afecta os camarões (tenho uma caridina ovada e não teve problemas) nem as Corydoras sterbai ou Ancistros dolicopterus .

 

Abraço e boa sorte.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o notar menos pintas nao significa que o problema terminou, apenas que reiniciou o "ciclo" do ictio, por isso se faz tratamento de tres dias.

 

Convem alertar que há especies de camarões sensíveis aos medicamentos. Os meus tb até agora nao apresentaram problemas, mas fui informado disso...

 

como disse o ictio é um fungo causado por um protozoário que é activado com diferenças de temperatura, por isso devemos aumentar as defesas dos peixes da seguinte forma:

-variar a alimentação, dar uns suplementos vitaminicos tb é opção.

-desligar as luzes do aquario durante o tratamento.

-remover espécies conflituosas do aquario.

 

A temperatura deve ser elevada a mais de 30 graus durante 18 dias (temperatura estável), 18 dias é o tempo maximo do ciclo do ictio, eliminando o problema do aquario, falta saber se os peixes gostam.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pintas foram completamente extintas do L075, os tetras ainda apresentam algumas e as botias palhaço ficaram com as pintas brancas concentradas, sobretudo, junto às barbatanas.

Uma das botias apresenta desde ontem à noite uma falha na barbatana da cauda, como se uma camada de algodão branco estivesse nas extremidades.

Iniciei hoje o tratamento com o eSHa 2000, para fungos e apodrecimento das barbatanas, sendo esse o diagnóstico que retirei do estado das botias.

 

A temperatura continua nos 30ºC, pelo 5º dia consecutivo, e irei deixar assim pelo menos durante mais 2 semanas.

No filtro Fluval 305 deixei apenas as cerâmicas, retirei turfa, carvao activado e as 4 esponjas filtrantes.

 

Parametros da água

- pH: 7.5

- Amonia: 0.2 mg/L

- dureza GH: 100 mg/L

- carbonatosKH: 80 mg/L

- NO2: 0.3 mg/L

 

O aquario tem cerca de 3 meses e meio.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pintas foram completamente extintas do L075, os tetras ainda apresentam algumas e as botias palhaço ficaram com as pintas brancas concentradas, sobretudo, junto às barbatanas.

Uma das botias apresenta desde ontem à noite uma falha na barbatana da cauda, como se uma camada de algodão branco estivesse nas extremidades.

Iniciei hoje o tratamento com o eSHa 2000, para fungos e apodrecimento das barbatanas, sendo esse o diagnóstico que retirei do estado das botias.

 

A temperatura continua nos 30ºC, pelo 5º dia consecutivo, e irei deixar assim pelo menos durante mais 2 semanas.

No filtro Fluval 305 deixei apenas as cerâmicas, retirei turfa, carvao activado e as 4 esponjas filtrantes.

 

Parametros da água

- pH: 7.5

- Amonia: 0.2 mg/L

- dureza GH: 100 mg/L

- carbonatosKH: 80 mg/L

- NO2: 0.3 mg/L

 

O aquario tem cerca de 3 meses e meio.

 

Eu aconselho a fazer mais TPA's e ter cuidado com a quantidade de comida por cauda da amónia e dos nitritos, estão altos. Cuidado com tanto medicamento não morrem da doença e sim da cura. A meu ver, antes de fazer um novo tratamento tem que se deixar os peixes recuperar e limpar bem a agua da medicação anterior e tb sou apologista que só se deve medicar um peixe em ultimo recurso e não encher o aqua de quimicos. Para se ter peixes a primeira coisa a comprar é uma dose enorme de paciência.

 

No que respeita ao ictio, não aconselho a fazer mais nada, manter a temperatura durante os dias que disse (17).

 

abraço

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho a fazer mais TPA's e ter cuidado com a quantidade de comida por cauda da amónia e dos nitritos, estão altos. Cuidado com tanto medicamento não morrem da doença e sim da cura. A meu ver, antes de fazer um novo tratamento tem que se deixar os peixes recuperar e limpar bem a agua da medicação anterior e tb sou apologista que só se deve medicar um peixe em ultimo recurso e não encher o aqua de quimicos. Para se ter peixes a primeira coisa a comprar é uma dose enorme de paciência.

 

No que respeita ao ictio, não aconselho a fazer mais nada, manter a temperatura durante os dias que disse (17).

 

abraço

 

 

Peço desculpa, só houve uma coisa, que não percebi muito bem , Kenzo deixas-te as esponjas ou tiraste-as? :music_singguitar: .

 

A bactéria do Ictício aloja-se em tudo o que seja material filtrante isso tem que ser substituído por novo, caso contrário a bactéria do Ictício estará sempre a renovar-se. Estranho o Punktol da JBL resolveu-me bem o problema. :medieval_mace: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, só houve uma coisa, que não percebi muito bem , Kenzo deixas-te as esponjas ou tiraste-as? :alberteinstein: .

 

A bactéria do Ictício aloja-se em tudo o que seja material filtrante isso tem que ser substituído por novo, caso contrário a bactéria do Ictício estará sempre a renovar-se. Estranho o Punktol da JBL resolveu-me bem o problema. :D .

Retirei-as do filtro durante uma semana, voltei a colocar hoje as esponjas (as 4 novas), o carvao activado e a turfa.

As outras esponjas estavam completamente azuis do Punktol.

Fiz TPA de 25% e depejei mais de 30cl de JBL Denitrol (bacterias) nas 4 esponjas e ceramicas do filtro.

 

Ainda vou a meio dos 18 dias de quarentena com temperatura a 30ºC, no entanto, noto algumas melhorias nos tetras cardinal, eram o segundo grupo de peixes mais afectados depois das botias palhaço. Dos 8 tetras sobreviventes, 3 ja estam sem qualquer pinta e nos outros noto menos pontos brancos visiveis.

Uma das botias palhaço morreu, ficou com a cauda a desfazer-se e nao saía de um dos cantos do aquario, mesmo com a aplicação de eSHa 2000 aquela camada branca na barbatana de trás acabou por vence-la.

A outra está a aguentar-se mas ainda está muito minada de pontos brancos.

 

Qual a periodicidade de TPAs que sugerem? E que % de volume de água?

Editado por KenzoPT

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei-as do filtro durante uma semana, voltei a colocar hoje as esponjas (as 4 novas), o carvao activado e a turfa.

As outras esponjas estavam completamente azuis do Punktol.

Fiz TPA de 25% e depejei mais de 30cl de JBL Denitrol (bacterias) nas 4 esponjas e ceramicas do filtro.

 

Ainda vou a meio dos 18 dias de quarentena com temperatura a 30ºC, no entanto, noto algumas melhorias nos tetras cardinal, eram o segundo grupo de peixes mais afectados depois das botias palhaço. Dos 8 tetras sobreviventes, 3 ja estam sem qualquer pinta e nos outros noto menos pontos brancos visiveis.

Uma das botias palhaço morreu, ficou com a cauda a desfazer-se e nao saía de um dos cantos do aquario, mesmo com a aplicação de eSHa 2000 aquela camada branca na barbatana de trás acabou por vence-la.

A outra está a aguentar-se mas ainda está muito minada de pontos brancos.

 

Qual a periodicidade de TPAs que sugerem? E que % de volume de água?

 

Bem isto das TPA´S à quem as faça diariamente , e semanalmente. As tpas são feitas de acordo com a quantidade de litros que o aquário leva.

Mas regra geral deves tirar 1/3 da àgua do teu aquário.

Isto segundo o que eu aprendi. :2gunfire:.

Normalmente as tpas dependem muito também da quantidade de peixes que tiveres, quanto mais peixes tens mais amónia se cria, e mais tpa´s devem ser feitas..

Espero ter ajudado. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais