teresa r Publicado Janeiro 11, 2010 Publicado Janeiro 11, 2010 Há 5 anos que temos aquarios. O meu marido era o apaixonado pela aquariofilia mas afinal não percebia disto tanto como dizia... ou como pensava... eu nunca me interessei muito pelo assunto, tive uns peixinhos dourados num aquario de bola que morreram pouco depois de mos darem e recusei-me a sacrificar mais animais só pq eram lindinhos. Ou percebia o que se tinha passado para tratar deles como devia ser ou desistia - e desisti. Mas quando mudámos de casa o meu marido montou o primeiro aquário, agora temos 3 - o meu de peixes de agua fria e dois dele de água quente. Tamnbém temos dois mais pequenos com camarões. Bem, isto é só uma pequena introdução para perceberem que somos uns aquariofilos amadores a tentar fazer o melhor possível. Já andei por cá muitas vezes, no inicio, quando tinha problemas com os peixinhos e ficava um bocado à nora. Ajudaram-me muito. Praticamente fomo-nos habituando a este e aquele problema e às suas soluções. Mas agora estamos novamente à nora: Um dos aquarios está agora com a população muito reduzida: alguns neons, alguns goopies, 2 coridora albinos e uma machadinha (não sei o nome verdadeiro e dos outros n sei se pus da melhor maneira, mas realmente n é isso agora o importante). Que se passa? Têm vindo a morrer muitos. Limpa vidros não se aguentam nem uma semana. Já tivemos lá 3 ou 4 plecos que tb não se aguentam. "Proibi" a entrada de novos peixes pq o mais certo é que pelo menos alguns não sobrevivvam. Então vamos tentar solucionar o problema com a prata da casa e depois logo se pensa em repovoar - estou a pensar bem, não estou? O meu marido queria por estes num contentor com a água do aquaria, o filtro e o termostato e montar de novo aquele aquario com areão novo, pedras escaldadas e plantas podadas. Eu penso que é a maior asneira do século, não é? Assim é que nenhum vai sobreviver? Será que para começar alguém me pode explicar pq é que não se deve renovar o aquario de raiz para eu lhe tirar essa ideia da cabeça? Agora testes: NO2 normal, GH e KH normais. PH - é o grande problema dos nossos aquarios e nunca conseguimos perceber porquê! Ao fim de uma semana PH muito ácido! Já tentámos por na água substâncias para melhorar o PH, nunca vimos grandes resultados e agora a solução é mudar a água com mais frequencia! Mas esta questão do PH já é um velho problema! Não parece que seja razão para AGORA estarem a morrer tantos (um ou dois por dia, embora n seja uma coisa matemática! às vezes estamos mais de uma semana sem que se passe nada) Hoje morreram mais dois. Estive a olhar com atenção para todos e parece-me que há dois com umas pintinhas pequeninas brancas no corpo. Mas não tem sido nada que tenhamos vindo a notar e o meu marido diz que os que morreram hoje estavam completamente "limpos". Tenho cá Bactopur da SERA. Pensei fazer o tratamento dos dois dias, com um dia de intervalo (n esquecendo tirar o carvão do filtro) e depois então mudar a água. Será a melhor solução? Têm outras propostas para mim? Já não me lembro como isto funciona! Penso que quando há uma resposta sou notificada no meu mail, não é???? Espero mesmo que alguém me dê ideias!!!! Tou em casa, doente, mas ao fim do dia vou ao meu mail ver se há alguma coisa para mim! ESPERO QUE SIM! OBRIGADA!!!!!
[C4] Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Boas. Antes demais, bem-vinda. Podes começar por colocar aqui o setup dos teus aquarios. Medidas, flora e fauna. Ja agora, o que é NO2 normal?.... coloca tb os valores sff. O pH pode ser a razao dos problemas..... é preferivel um pH desadequado aos peixes mas estavel do que um pH instavel. Quimicos para alterar o pH nao funcionam. Existem metodos "naturais" de alterar o pH. cps Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
Recommended Posts