Comunitário com dúvida na fauna; Barbos tigre "apertados"


KTMZQW

Recommended Posts

Boa noite

 

Venho aqui com a seguinte questão:

 

Tenho 5 barbos tigre que estiveram algum tempo sozinhos num aqua plantado de 160l, ajudaram no ciclo e fui acrescentando fauna

 

Começaram por ser 3 e juntei 2 escalares, sendo que no mesmo dia trouxe mais 2 tigres para eles se entreterem entre eles, perfazendo os ditos 5

 

Um dos escalares perdi-o há dias (veio doente, hidropsia...) e assim juntei outro escalar mas desta vez já adulto, o anterior dono disse-me que tem cerca de 6 a 8 meses pois é de criação dele

 

O que acontece é que os tais tigres davam-se bem com os 2 escalares juvenis, ou seja, não se davam e estava cada espécie na sua vidinha, no entanto devido ao temperamento agressivo dos tigres estes adoraram as longas barbatanas do dito escalar adulto

 

Dei o benefício da dúvida, mas olhando com atenção o comportamento dos tigres vejo que de vez em quando um deles se separava da "manada" e vinha dar uma mordidela no escalar. Comportamento inaceitável, embora previsível tendo em conta a mistura ali feita

 

Assim hoje desmanchei o harscape (tronco red moor, uns 8 kg de seiryu) e com cuidado para não arrancar o plantado lá consegui com muita dificuldade tirar os 5 destabilizadores com a intenção de os colocar noutro aqua. Os habitantes desse eram uns guppy, platy e neon e habitam agora com os 2 escalares

 

Assim tenho no 160l:

 

2 escalar (juvenil; adulto)

3 platy

5 guppy

5 neon

1 plecostomus com cerca de 8cm

 

O tal outro aqua é mais pequeno, tem 40l e tem agora:

 

5 barbos tigre

1 corydora albina com cerca de 5cm

 

As minhas questões são:

 

- No aqua 160l estarão os neon em perigo pelos escalares? Por enquanto são exemplares muito, muito zen, mas só quero harmonia...

 

- Estarão os 5 tigres com pouco espaço agora no tal aqua de 40l? Eu gosto imenso deles, mas se as vozes mais experientes e sábias me disserem que irão stressar, eu irei doar uns 2 exemplares, é só arranjar um dono..

 

Agradeço opiniões, eu posso relatar o comportamento deles e tirar as minhas ilações mas aí observando um comportamento menos saudável já será tarde e quero evitar chatices pela prevenção

 

Antecipadamente agradecido, boa aquariofilia a todos e todas :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbos tigre... adoro esses peixinhos!!!

Escalares, mais ainda!

É assim, dou-te o meu conselho seguindo a minha experiência: eu tive B. tigre e Escalares juntos num comunitário de 200l de inicio, tal como te acontece a ti,

os Barbos atacavam os Escalares e ratavam-lhes as barbatanas, comportamento normal em peixes vorazes e irrequietos como os barbos, mas foi tudo uma questão de tempo, os escalares crescem, e tomam diferente postura no comunitário. Se fosse eu, mantinha os barbos no aquario de 160 l e os escalares q ganhem corpo e imponham o seu dominio (é uma questão de tempo...). Quanto Ás caudas ratadas, tranquilo,, elas crescem de novo, na boa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbos tigre... adoro esses peixinhos!!!

Escalares, mais ainda!

É assim, dou-te o meu conselho seguindo a minha experiência: eu tive B. tigre e Escalares juntos num comunitário de 200l de inicio, tal como te acontece a ti,

os Barbos atacavam os Escalares e ratavam-lhes as barbatanas, comportamento normal em peixes vorazes e irrequietos como os barbos, mas foi tudo uma questão de tempo, os escalares crescem, e tomam diferente postura no comunitário. Se fosse eu, mantinha os barbos no aquario de 160 l e os escalares q ganhem corpo e imponham o seu dominio (é uma questão de tempo...). Quanto Ás caudas ratadas, tranquilo,, elas crescem de novo, na boa!

 

Mas eu estive uma tarde inteira para mudar os 5 tigres para o pequeno, enquanto ao mesmo tempo andei à pesca dos 13 outros peixes que agora coabitam com os 2 escalares e pleco... Porquê? Porque não admito que os tigres andem a malhar no escalar, além de lindo, não o quero stressado quanto mais ratado :D. É curioso que quando trouxe os tigre ía à procura de cereja, mas à ultima da hora caí-me com os tigres. É uma relação amor/ódio com eles :)

 

As caudas crescem, eu sei, às vezes aparece um com menos um pedaço, mas devidamente tratado com myxazin volta tudo num àpice.. mas eu quero evitar isso

 

O meu receio agora é com os escalares e os neon (com os guppy e platy estou minimamente descansado) e os tigres mais corydora num espaço que me parece pequeno para eles..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu estive uma tarde inteira para mudar os 5 tigres para o pequeno, enquanto ao mesmo tempo andei à pesca dos 13 outros peixes que agora coabitam com os 2 escalares e pleco... Porquê? Porque não admito que os tigres andem a malhar no escalar, além de lindo, não o quero stressado quanto mais ratado :D. É curioso que quando trouxe os tigre ía à procura de cereja, mas à ultima da hora caí-me com os tigres. É uma relação amor/ódio com eles :)

 

As caudas crescem, eu sei, às vezes aparece um com menos um pedaço, mas devidamente tratado com myxazin volta tudo num àpice.. mas eu quero evitar isso

 

O meu receio agora é com os escalares e os neon (com os guppy e platy estou minimamente descansado) e os tigres mais corydora num espaço que me parece pequeno para eles..

Pois é...

Barbos com Escalares é isso mesmo! Quando crescem juntos a primeira parte é dos barbos, também merecem, não é? A segunda é dos Escalares!!! não tenhas pena deles, vão ter todo o tempo para mostrar a sua Realeza. Quanto aos néons, se já vieram para o aquário ao mesmo tempo dos Escalares, não tens que te preocupar... Volto a dizer: Barbos em cardume, num aquário de 160 l... é um regalo!!! dá-lhes espaço! Eles merecem, emboram sejam uns estupores que comem tudo o que lhes aparece á frente!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.