O meu aqua actualizado


Zélito

Recommended Posts

boas pessoal. foi em agosto que iniciei este fantastico hobby finalmente por conta propria.

peguei no "velho" aqua da minha irma, que ficou pra mim, defiz e refiz como queria.

ao inicio tive umas pequenas dificuldades fruto da inexperiencia e do pouco conhecimento que tinhamos la em casa.

mas depois de muitra pesquisa e tempo dispendido a estudar isto. agora sim! tenho tudo direitinho.

ao inicio era so para por peixes mas... vim para este fantastico forum e agora deu nisto.

comecei por comprar uma plantita verdadeira e depois mais outra... e agora tenho o aqua cheio delas juntamente com uma criaçao de mollys e guppies bem como, ontem, pus pela primeira vez CO2 caseiro. quanto tenho folhas soltas costumo enterra-las na areia para enriquecer o solo. mas tambem uso semanalmente um liquido para alimentar as plantas.

ora aqui vai o ponto de situaçao do meu aqua:

temp - 27º

pH - 7.5

kH - 7

aqua de 100l

substrato - areia de rio

decoraçoes - uma gruta artificial, 2 rochas vulcanicas, 2 troncos

plantas - 4 pes de valisnerias, 15 pes de fetos de java (so 2 sao grandes, os restantes sao mesmo muito novinho e pequenininhos), 1 anubia, e 4 pes de folhas de laranjeiro

equipamento - um filtro interno com flauta, lampada power glo 30w (com revestimento a prata por tras), um termometro e 1 termostato cujas caracteristicas nao estou recordado.

 

Habitantes:

1 casal de mollys

3mollys juvenis que nasceram no aqua e sobreviveram

2 machos guppies e 1 femea - ok eu tinha 3 femeas, 2 delas engravidaram e demoraram mais de 1 mes a parir. quando supostamente eram para começar morreram. no entanto ainda apanhei no aqua uns 4 ou 5 alevins guppies!

3 espadas. 1 macho (espada lira) e 2 femeas (1 com a cauda em lira a outra nao)

3 plattys - 1 macho e 2 femeas

brigada de limpeza - 3 corineras (2 bronze e 1 leopardo), os meus limpafundos, e 2 cascudos, os meus limpavidros

alevins - para ai umas 10 mollys (penso eu) e 5 guppies.

 

bem isto de alevins anda um pouco misterioso. a minha, molly deu a luz a 3 meses mas neste ultimo mes tenho vindo a apanhar todas as semanas novos alevins. apanho um ou 2 por semana. as platys que saiba nunca se reproduziram nem anderam inchadas. so a mesma molly e que inchou um pouco e andava escondida e etc... como se fosse para ter filhos. mas como ela tinha parido a tao pouco tempo nem sei bem se sao dela ou nao. quem conseguir ajudar a descubrir os verdadeiros pais destes alevins misteriosos... lol

 

bem ja escrevi demais. deem as vossas opinioes e criticas! e obrigado pela atençao e a todos os que me ajudaram quando tive dificuldades.

retirei as velhas fotos pra n tar a sobre carregar o post. mas estao ai as fotos novas.

façam a vossa justiçao lol

Editado por Zélito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá .

Os fetos de java nao devem ser enterrados à areia, mas sim, presos a troncos e a pedras :)

Se fosse a ti, tirava aqele fundo horrivel e punha algo de uma so cor, tipo so preto ou so azul ...

 

Tens uns peixes muito bonitos biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o comentario do andré19, devias tirar esse fundo, como tens plantas verdadeiras ficava mais harmonioso se colocasses um fundo só de uma cor, acho que um todo azul ficava bem.

Escolheste muito bem os peixes, para esse aqua, já que os espadas gostam imenso de ter plantas altas e um grande espaço para nadarem. E a gruta é optima para os peixes mais timidos.

gosto bastante.

Parabéns pelo teu aqua. : )

Podias por tb umas plantas flutuantes, os guppys gostam muito, e é bom para os seus alevins se esconderem.

Editado por Danii

Daniela Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e obrigado pela vossa opiniao.

quanto ao fundo gosto muito da arieia porque da um tema tipo tropical ao aqua (que era o que eu queria) mas sim, reconheco perfeitamente que para ter um aqua plantado areia nao e o melhor...

gostaria tambem de ter um fundo preto. provavelmente quando remodelar o aqua um dia sera esse que vou por em vez da areia.

as minhas valisnerias estao altissimas! tantos que ficam a cubrir grande parte da superficie onde estao colocadas. ja la vi muitas vezes os peixes juvenis a esconderem se (e atras do filtro interno tambem ) surprised

sera que devia de cortar de vez em quando parte das folhas das valisnerias para nao invadirem tanto espaço?

que plantas flutuantes aconcelhavam?

1 dos meus medos e que as folhas ou plantas que estao na superficie retirem demasiada luz as plantas do fundo.

a minha luz e so de 30w (com revestimento a prata por tras) e para por 2 lampadas teria que comprar calha nova! isto para 1 aqua de 100l brutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O fundo de que se fala é do papel de decoração e não da areia.

Os fetos devem ser agarrados aos troncos ou pedras para que os risomas respirem, doutra forma irão apodrecer.

Coloca um pouco de musgo na maternidade.

A pedra difusora que tens no aquário não está lá a fazer nada a não ser que gostes de ver as bolinhas a sair.

Não sei se é da minha vista ou se é mesmo assim, mas dá-me a sensação que o teu filtro tem a entrada de ar dentro de água e não não deve.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

desculpem pela confusao. costumo me referir ao fundo como o areao e quando falo do fundo costumo dizer fundo de papel:) lol

a pedra difusora que se ve e a do CO2 como tal tenho que a ter para o CO2 difundir se melhor.

as outras 2 pedras da bomba de ar nao se vem (1 ta debaixo da gruta e a outra ta no vaso)

sim o meu filtro ta todo submerso. apenas ta a fazer funçao de bomba de ar e filtro e como tem a flauta a fazer cascata ja faz muitas bolhinhas e aumenta muito as trocas entre as superficies! foi assim que me disseram para por.

O2 nao falta no aqua. e as plantas mais a bomba de ar e ainda a flauta do filtro! :P

agora dos fetos e que nao sei bem o que fazer. o meu antigo areao era areia muito grossa (com pedras esfericas com cerca de 4mm de espessura) posso pegar nesse areao e criar focos com pedras dessas para enterrar os fetos. que acham? caso as pedras nao fiquem juntas como quero (o que e provavel) posso sempre por dentro num vaso pequenino.

 

Boas,

 

O fundo de que se fala é do papel de decoração e não da areia.

Os fetos devem ser agarrados aos troncos ou pedras para que os risomas respirem, doutra forma irão apodrecer.

Coloca um pouco de musgo na maternidade.

A pedra difusora que tens no aquário não está lá a fazer nada a não ser que gostes de ver as bolinhas a sair.

Não sei se é da minha vista ou se é mesmo assim, mas dá-me a sensação que o teu filtro tem a entrada de ar dentro de água e não não deve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é suficiente para oxigenar o aquário, mas não deve estar completamente dentro de água, a entrada de ar deve estar fora, a bomba de ar usa-a quando estiveres a fazer algum tratamento, por ex.

 

Os fetos deves amarrar-lhes os rizomas às pedras ou troncos com linha preta (pode ser mesmo daquela da costura).

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Zélito,

 

Gostei de ver, está giro!

 

Não tens termostato? Convém que tenhas, com esta época de inverno a temperatura não deve ter quebras porque irá provocar ítio, e com o termostato consegues manter sempre a temperatura estável.

 

O que é a garrafa que tens acima do aquário?

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zélito,

 

Gostei de ver, está giro!

 

Não tens termostato? Convém que tenhas, com esta época de inverno a temperatura não deve ter quebras porque irá provocar ítio, e com o termostato consegues manter sempre a temperatura estável.

 

O que é a garrafa que tens acima do aquário?

boas e obrigado pela observaçao.

tenho sim. ta na foto da esquerda por tras da gruta e da maternidade. nao o tenho mesmo no cantinho para nao estar com 1 coluna de agua muito fina que arrefeça facilmente e faça com que o termostato esteja sempre a ligar se mesmo quando nao e preciso.

quero colocar uma elodea e musgo e uma criptocorina mas a loja nao tinha quando fui la :P

a garrafa e o CO2 caseiro. chega perfeitamente e sai bem barato :) nao tenho e outro sitio para por entao teve que ficar ali a mostra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pena e nao ter filtro externo e nao ter colocado um areao como deve de ser, com substrato fertil e etc... (ainda nao percebia grande coisa disto quando comecei a serio em setembro 09)

uso o nutrfin plant grow e tenho me safado bem com isso :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.