PH baixo


Pedro&Filipa

Recommended Posts

Estou com um problema que não consigo ultrapassar.

 

Montei um aquário à 2 meses com akadama especial. Tenho sempre um PH de 6.4, KH a 3ºD e GH 4ºD, NO3 a 50 e NO2 a 0.

 

Mudas de água regulares e umas algas nos troncos que não param de crescer.

 

Se bem compreendo preciso de plantas de crscimento rápido para regular os valores o que sucede é que as valisnérias e as elodeas não desenvolvem.

 

Será que isto se deve ao facto de estas plantas precisarem de um PH mais elevado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

não é muito normal essas plantas não se desenvolverem.

Qual é a iluminação que tens?

Qual a temperatura?

Quantas horas fazes de iluminação?

 

E qual o valor do PO4?

 

Tens o NO3 muito alto! dai as algas. Falta saber qual o valor do PO4, mas devia andar na ordem dos 5 para esse NO3... O problema é que penso que são valores elevadissimos...

 

Quantos litros tem o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação: 2 lâmpadas Zoomed quase novas.

 

- Zoomed Flora Sun Max Plant - FL-36 -25W (91,4cm)

- Zoomed Tropic Sun Max Plant - FL-36 -25W (91,4cm)

 

Temperatura: Entre 25 e 26º C

 

Horas de iluminação: 9 horas

 

Po4: Não sei mas vou descobrir

 

Tenho um aqua de 200 Lt.

 

______________

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma pequena correcção; as lampadas são:

 

- Zoomed Flora Sun Max Plant Growth 30W(91,1cm)

- Zoomed Tropic Sun Day Light 30W (91,1cm)

 

Valores de Po4: 0.5 mg/l

 

Fotos:

 

http://s884.photobucket.com/home/PGV

Editado por Pedro&Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Se bem que o pH possa influenciar, não é esse o teu problema de certeza.

Qual é o espectro das lâmpadas (quantos kelvins tem)?

 

Para já, a solução para acabares com as algas é manter as tpa's e adicionar plantas flutuantes (há por aí sempre malta a oferecer). Se bem que a valisnéria e elodea sejam de crescimento rápido,garanto-te que se colocares lemna minor (lentilha) o problema vai diminuir.

Essa akadama especial deve ter uma granulometria baixa, e por isso deves ter muitas particulas em suspensão, sendo esse um condicionante para o crescimento das algas.

 

Quanto ao crescimento dessas plantas (valisnéria e elodea):

-a akadama especial foi comprada nova ou em 2ºmão?

-qual é a quantidade que tens de cada uma?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive a ver as fotos e não dá para ver concretamente, apenas que é verde, mas para mim não é grande problema, se tiveres uns camarões eles não largam isso ou então uns SAE.

 

Por outro lado realmente tens pouca luz para um aquário de 200l, no minimo terias de ter 100w com lampadas de 6500 a 10000kelvins.

As plantas levam o seu tempo a adaptar-se ao aquário, muito influência como se planta.

A ser correcto o teu teste de NO3 tens muita matéria orgânica na coluna de água, por isso recomenda-se TAPs frequentes até estabilizar para 10ppm, como tens fosfatos a 0,5, perfeito.

 

Tens uma foto da totalidade do aquário para ser ver a quantidade de plantas?

Qual a flora completa?

Tens fertelização?

Tens injecção de CO2 ou fazes excel?

Quantos dias tens o aquário montado?

 

Assim é mais fácil as pessoas ajudarem um pouco mais

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou responder às voassas questões em simultâneo (veterinário e AntónioPedroPinto).

Iluminação:

Ambas as lâmpadas têm a mesma indicação quanto a F2578 se bem que a Tropic Sun Day Light tem a seguinte indicação - F2578 / 5500K.

Calculo que ambas tenham 5500 Kelvins.

Ambas colocadas à 6 meses

Akadama:

Tinha algumas particulas em suspensão, se bem que isso melhorou/ quase acabou desde que coloquei um filtro interno AquaClean 50 (excelentes resultados)

- Akadama nova e coloquei substrato vulcanit da hobby

- Valisnéria – agora 5 ou 6 pés sendo que 1 é bastante grande.

- Elodeas – menos agora dado que tive que lhes dar uma limpeza grande, mas bastantes.

Flora completa:

1 cryptocoryne Undalata

1Microsopium pteropus (Feto de Java)

Elodea Canadensis

Valisnérea Gigantea

Vários pés de Cabomba Caroliniana

4 Bacopa Monieri

1 Echinodorus Macrophyllus

Anubia (nana)

 

Fertilização:- vulcanit da hobby

Líquida

Elos K40 – 2 em 2 dias – 2,00 ml

Plant Nutrition + Liquid – quase todos os dias – 2,86 ml

 

CO2 pressurizado:

- Sistema aquaristic

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/695...sable%20system/

 

Aquário alterado/nova montagem sensivelmente à dois meses - colocação de Akadama + Fertilizante

 

Fotos mais detalhadas em:

http://s884.photobucket.com/home/PGV

 

Actualidade:

Fiz ontem uma tpa de 30 Lt, pelo qual estou com os seguintes valores:

NO2 – 0; NO3 – 0; GH – 4; KH – 6; PH – 6,4; Po4 – 0,25

Pensei em colocar 5 caracois - neritinas natalensis (penso que é este o nome) – que tenho num outro aquario de 36 Lt em casa dos meus pais. Para além disso tenho um amigo que me arranja 2 pit bull. Será uma boa solução?

________________________________________

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vulcanit da hobby foi o sbstrato que utilizei quando coloquei a akadama.

Fertilizante líquido utilizo Plant Nutrition + Liquid com N e P e Elos K 40.

 

deveria colocar mais Plant Nutrition, é isso? Estou a colocar conforme a rotulagem.

 

____________

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como diz o Ismenio e muito bem tens de fertilizar melhor o teu plantado, uma solução mais eficiente e mais fácil de tu controlares é ter os macro separados(N- nitrogénio, P- fosforo , K- potássio) e depois os micros.

 

Para mim, tens um aquário com enorme potêncial para se tornar um plantado fantástico, por agora tens poucas plantas, mas também não deverás colocar mais enquanto não aumentares a potência de watts disponiveis e com a injecção de CO2 terás capacidade de colocar plantas mais dificeis e melhorares ainda mais o teu layout.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito agradecido pela resposta, no entanto aproveito para perguntar:

 

Macronutrientes:

K - Um solução barata é o KCL (Cloreto de potássio da farmácia) - já andei a investigar mas não sei exactamamente a quantidade a colocar.

N e P existe alguma forma "caseira"?

Ou o melhor é mesmo adquirir uma fórmula no mercado com estes três/dois elementos? Alguma sugestão?

 

Micronutrientes:

O ideal então, é utilizar como exemplo o plant Nutrition liquid (sem N e P claro)? Sugerem algum?

 

________________________

Abraço

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa pela intervenção!

 

Mas acho que poupar no fertilizante é desnecessário para um aquário como o teu, visto que não irá consumir muito fertelizante diário/semanal.

Para mim a solução caseira é sempre mais arriscado e exige conhecimento e preparação para tal, como és totalmente iniciante, por mim não vale apena arriscar.

 

Tens nutrientes macro e micro a preços muito económicos em alguns patrocinadores com lojas on line e assim nem tens de procurar na tua área de residência.

Algumas casas tem nutrientes com marca da casa muito bons.

 

Tudo depende da pesquisa, se procurares encontras sempre uma boa oferta para as tuas possibilidades/necessidades.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aceito a sugestão. Realmente penso que neste momento posso estar a colocar-me onde ainda não tenho capacidade. No entanto questiono se vou ter os mesmo resultados tentanto seguir o método do Tom Barr.

 

Afinal, se entendi bem o método, resume-se a manter no máximo os valores em:

 

CO2 (25-35ppm)

NO3 (5-30ppm)

K (10-30ppm)

PO4 (1.0-3.0 ppm)

Fe (0.2-0.5ppm)

GH (3 graus ~ 50ppm ou mais)

 

Com fertilização quase diária e trocas parcias obrigatórias quando se atingem valores demasido altos de [] na água.

 

Já agora outra questão, quando falam em utilizar os Macro separados dos Micro, no que respeita aos Macro sugerem utilizá-los numa fórmula em conjunto (N+P+K)? Ou todos em separado?

 

________________________

Cumprimentos

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez o Ismenio tem razão no que diz, este método será para ser usado com todos os elementos ( Luz, CO2, plantas e fertelização correcta ), o método não exige a separação dos macro nutrientes mas é sempre mais fácil tu controlares as deficiências com o macro em questão.

 

O método de Tom Barr, não é exigente em termos de conhecimentos mas deve se ter os conhecimentos minimos sobre a visualização das plantas e reconhecer as suas carências, senão tu estás constantemente a fazer testes para saber as necessidades e não é essa a lógica.

Numa 1ª fase á que acertar as dosagens conforme o método e para isso usas os testes.

Numa 2ª fase fases as fertilizações normalmente por cima e 1 vez por semana uma TAP a 50% para zerar os excessos. Desta forma consegue-se um crescimento fantástico e dificilmente aparencem algas, porque nunca existe a carência de 1 dos componentes para o equilibrio.

As algas só aparecem nos desiquilibrios numa fase de deficiência e não no inverso.

 

Mas é mais complexo o sistema e para isso é preciso ler e reler o método para não existir dúvidas, apesar de eu o considerar simples agora porque já tenho mais conhecimentos que me permite a compreender o ciclo dele.

Existe mais matéria sobre fertelizações/plantas/algas para ajudar a ter uma noção base do método, procura na área de plantas.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito agradecido pela insitente ajuda neste tópico.

 

Tenho estudado bastante e realmente percebo que tenho duas tarefas essênciais antes de pensar em algo mais exigente.

 

1º Luminosidade: Tenho 50 Watts o que é francamente pouco para conseguir ter bons resultados quer com método de Tom Barr ou não. Vou investir em mais 100 Watts totalizando 150Watts. Fico assim perto de 1 Watt por Lt.

 

2º Acabar/reduzir as algas através da introdução de caracois, camarões e 2 pit bull.

 

Ao mesmo tempo ir tentando verificar as carências nas plantas e tentando chegar a algum lado quanto à relação destas com a fertilização necessária no meu aquário - para isso vou acabar com um frasco quase novo de elos K40 (potássio) e plant nutrition + com os Micro + Macro (NP), sendo que das carências que já consegui identificar foi a falta de N e P conforme a informação em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035.

 

Vou estudando entretando o método de Tom Barr e ver até onde consigo chegar - pois ainda me faltam muitos ml de soluções aqui por casa até avançar com uma solução caseira de Macros mais uma solução comercial de Micros.

 

Penso que é a melhor estratégia por agora ou estarei a cometer mais algum erro?

 

________________

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Finalmente o novo sistema instalado. Tenho neste momento 0.6 watt por Litro.

Coloquei um sistema com 3 lampadas T5.

 

CO2 tenho de garrafa - apesar de uma surpresa na semana passada em que rebentou uma válvula de retorno e lá se foi uma garrafa cheia :evil: - mas tudo operacional já.

 

Bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.