Kino Publicado Novembro 23, 2009 Publicado Novembro 23, 2009 Boas pessoal, Começei o meu primeiro aquario plantado á uns dias. Tem 20 litros e a minha ideia é de momento criar algumas plantas e mais tarde uns quantos peixes. Já se passaram alguns dias e agora começo-me a deparar com os primeiros porblemas: Aparecimento de algas verdes, Acho que dada a grande quantidade de luz (2 x 18w ), as poucas plantas que tenho não conseguem competir com as algas e estas começam a proliferar. Ou seja, o lado direito do aquario está completamente verde e nalgumas zonas existem "tufos" de algas cheios de bolhas de oxigénio. Como poderia resolver isto!? Será que retirar uma lampada ajudará? Ou depois não será o suficiciente para as plantas? Filtro, De momento não tenho nenhum filtro no aquario, isto poderá ser problemático quando no aquario ainda n habitam peixes!? Cumprimentos, Tiago Citar
Nuno Dinis Publicado: Novembro 23, 2009 Publicado: Novembro 23, 2009 Epá 2*18w num aqua de 20lts??? isso é mesmo muita luz, experimenta deixar só uma, e desliga por uns dias, se já estiver estabilizado, podes tentar por uns camarões tipo red cherry que ajudam nas algas. Filtro... imprescindivel, sem circulação no aqua, tende a criar mais algas! tens as condições todas para arranjar um BOOM de algas, sem circulação(que por si só era suficiente), sem oxigenação e com essa luz toda... não dá. Tenta arranjar já um filtro pra isso ainda que interno e depois, tira uma lampada, e em seguida espera... Abraço, Nuno Dinis. Citar ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
João Paulo Viegas Publicado: Novembro 24, 2009 Publicado: Novembro 24, 2009 Boas pessoal, Começei o meu primeiro aquario plantado á uns dias. Tem 20 litros e a minha ideia é de momento criar algumas plantas e mais tarde uns quantos peixes. Já se passaram alguns dias e agora começo-me a deparar com os primeiros porblemas: Aparecimento de algas verdes, Acho que dada a grande quantidade de luz (2 x 18w ), as poucas plantas que tenho não conseguem competir com as algas e estas começam a proliferar. Ou seja, o lado direito do aquario está completamente verde e nalgumas zonas existem "tufos" de algas cheios de bolhas de oxigénio. Como poderia resolver isto!? Será que retirar uma lampada ajudará? Ou depois não será o suficiciente para as plantas? Filtro, De momento não tenho nenhum filtro no aquario, isto poderá ser problemático quando no aquario ainda n habitam peixes!? Cumprimentos, Tiago Bem vindo 1 - É muita luz tal como já te disseram; 2 - Existe um subforum com informação sobre algas, pesquisa; 3 - Tens de pensar em comprar um filtro antes mesmo de colocar peixes; 4 - Verifica se tens pouco substrato inerte sobre a camada de substrato fertil, pois poderá estar a passar demasiados nutrientes; 5 - Faz TPA's regulares por causa dos nutrientes em demasia na coluna de água; 6 - Pesquisa o seguinte nome: Tom Barr e lê o que ele fala sobre aquários plantados; Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts