Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Começei o meu primeiro aquario plantado á uns dias. Tem 20 litros e a minha ideia é de momento criar algumas plantas e mais tarde uns quantos peixes.

Já se passaram alguns dias e agora começo-me a deparar com os primeiros porblemas:

Aparecimento de algas verdes,

Acho que dada a grande quantidade de luz (2 x 18w ), as poucas plantas que tenho não conseguem competir com as algas e estas começam a proliferar. Ou seja, o lado direito do aquario está completamente verde e nalgumas zonas existem "tufos" de algas cheios de bolhas de oxigénio.

Como poderia resolver isto!? Será que retirar uma lampada ajudará? Ou depois não será o suficiciente para as plantas?

Filtro,

De momento não tenho nenhum filtro no aquario, isto poderá ser problemático quando no aquario ainda n habitam peixes!?

Cumprimentos,

Tiago

Publicado:

Epá 2*18w num aqua de 20lts???

isso é mesmo muita luz, experimenta deixar só uma, e desliga por uns dias, se já estiver estabilizado, podes tentar por uns camarões tipo red cherry que ajudam nas algas.

Filtro... imprescindivel, sem circulação no aqua, tende a criar mais algas! tens as condições todas para arranjar um BOOM de algas, sem circulação(que por si só era suficiente), sem oxigenação e com essa luz toda... não dá.

Tenta arranjar já um filtro pra isso ainda que interno e depois, tira uma lampada, e em seguida espera...

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
Boas pessoal,

Começei o meu primeiro aquario plantado á uns dias. Tem 20 litros e a minha ideia é de momento criar algumas plantas e mais tarde uns quantos peixes.

Já se passaram alguns dias e agora começo-me a deparar com os primeiros porblemas:

Aparecimento de algas verdes,

Acho que dada a grande quantidade de luz (2 x 18w ), as poucas plantas que tenho não conseguem competir com as algas e estas começam a proliferar. Ou seja, o lado direito do aquario está completamente verde e nalgumas zonas existem "tufos" de algas cheios de bolhas de oxigénio.

Como poderia resolver isto!? Será que retirar uma lampada ajudará? Ou depois não será o suficiciente para as plantas?

Filtro,

De momento não tenho nenhum filtro no aquario, isto poderá ser problemático quando no aquario ainda n habitam peixes!?

Cumprimentos,

Tiago

Bem vindo

1 - É muita luz tal como já te disseram;

2 - Existe um subforum com informação sobre algas, pesquisa;

3 - Tens de pensar em comprar um filtro antes mesmo de colocar peixes;

4 - Verifica se tens pouco substrato inerte sobre a camada de substrato fertil, pois poderá estar a passar demasiados nutrientes;

5 - Faz TPA's regulares por causa dos nutrientes em demasia na coluna de água;

6 - Pesquisa o seguinte nome: Tom Barr e lê o que ele fala sobre aquários plantados;

Boa sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!