KupraR Publicado Novembro 16, 2009 Publicado Novembro 16, 2009 (editado) Ora muito boa tarde a todos... Vou iniciar este tópico, que penso que se irá prolongar durante as próximas semanas... Tenho aqui em casa um aquário que é carinhosamente apelidado por mim, pela minha mãe e pelo amigo Kaoz por aquário dos pratos... E porquê?? por isto: Por isto mesmo... Espécies rarissimas.... Em vias de extinção... Como recentemente fiz uma montagem num aquário de 60L, fiquei com toda a vontade para colocar este no meu quarto a funcionar.. Cada vez que passo por ele, e diga-se de passagem que não são poucas vezes porque ele está no hall de entrada, dá-me uma terivel vontade de pegar nele e começar a inventar. Mas pra este projecto quero ter mais calma do que tive pro de 60L, e por isso vou começar a juntar o material, para quando tiver tudo reunido proceder à sua montagem... Para já tenho isto: - Aquario de 50x35x25, CxLxA respectivamente, o que dá uns 43L brutos aproximadamente, que ficarão uns 35L com todo o material... - Calha de iluminação com 2x15w (1 Power-Glo e 1 Life-Glo) - Está a caminho o filtro Eheim Liberty 2040 - CO2 (sistema caseiro, com pedra difusora de madeira) - Akadama - Areia de Silica Branca - Rochas Como podem ver, o hardscape (rochas apenas) irá assentar na Akadama e na areia branca... Farei algo tipo ilha, ou praia com a areia.. Rio penso que não... Falta-me portanto substrato fertil, termostato, massas filtrantes, e.... Não me tou a lembrar de mais nada... Quanto aos ultimos 2, queria pedir opinião... - Que massas filtrantes usar no Eheim? - Que substrato fertil aconselham? Eu para o de 60L usei Humus da Prodac... Neste não sei o que usar... Fauna tenho +- ideia do que quero, mas para já vai ficar em aberto... Para vocês poderem opinar também.. Quanto à flora, outro grande problema... Já tenho 2 plantas escolhidas: Irá levar um tapete de Utricularia graminifolia, e penso que entre rochas uns pezinhos de Hydrocotyle verticillata... Para plano traseiro, queria deixar a parte em areia sem plantas, mas por trás das rochas queria algo pra fazer moita... Um layout triangular ou em ilha, conforme o que fizer depois como hardscape... O que sugerem?? Para já é tudo, prometo ir actualizando isto com muitas fotos... Fazer um Step-by-Step, de alguém que ainda tem muitooo para aprender... Cumprimentos a todos!!! Até breve... Editado Novembro 17, 2009 por KupraR Citar Manuel Castanheira
kAoZ Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 fauna tens de ver o que é compativel com os pratos aconselho vivamente micro fauna. Corys pigmaeus boraras brigitae Microrasbora kubotai estes sao os peixes que vou ter no meu nano que é desse tamanho. depois podes optar tb por uns camaroesitos Citar D vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa
KupraR Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Publicado: Novembro 16, 2009 Kaoz.. A fauna será compativel certamente com os Pratus :D Pessoal.. Que aconselham, matérias filtrantes mecanicas, biologicas, ou das duas?? Citar Manuel Castanheira
warlord Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 As duas, Tenho esse mesmo filtro e na parte superior enchi com massas filtrantes, e no tubo de sucção coloquei um pre filtro de esponja. A saida na parte superior coloquei ainda lã filtrante! Citar
KupraR Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Publicado: Novembro 16, 2009 Obrigado warlord... Eu ainda não tenho o filtro, por isso não tou a ver muito bemas duas cavidades que falas, mas amanha tá aqui e ja pderei ver.. Mas tens ceramicas e assim? Ou seja, esponja, ceramicas e lã? Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Vá lá pessoal.. Uma ajudinha... Alguem conhece o substrato da Tropica? Será bom?? Que me dizem da Utricularia?? Que plantas poderei colocar para fazer moita por trás das rochas? Que matérias filtrantes comprar?? Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Bem pessoal... Eu cá vou falando sozinho, na esperança que alguem veja e responda a isto... O processo tá a ser mais rápido que o que pensei... O substrato fértil será o da Tropica... Falta-me saber opinião em relação às massas filtrantes e à flora.... Uma ajudinha.... Citar Manuel Castanheira
warlord Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Ola, Tenho esponja no tubo de sucção, dentro do aquario, ceramicas na parte de dentro, e por cima das ceramicas la filtrante. Cumprimentos, Citar
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Novidades.... Vejam o que chegou juntamente com a areia de silica branca: Filtro Eheim Liberty 2040 Esponja incluida: Nesta imagem, quem me quiser ajudar e dizer onde por as ceramicas.......... :D A peça Numero 1 é o tubo de sucção... Cavidade numero 2.... ???? é.... ???? Cavidade numero 3 é onde leva a esponja... Cavidade 4 é por onde a água volta pro aquário... Estou certo, não estou? Está proxima a montagem.... Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Bem... queria algo nesta onda.... Preciso é de ajuda pra flora.... Pra tapete tinha pensado como sabem na UG.. que me dizem dela?? O que acham?? Depois levará uns pezinhos de Hydrocotyle verticillata entre as rochas.. Falta-me é algo para o plano traseiro.... Que me dizem de Hemianthus Micranthemoides?? Vá lá... Dêem uma ajudinha.... Já agora... Deixo a areia assim, ou puxo pela frente do aquario também dando a sensação de ilha?? Citar Manuel Castanheira
kAoZ Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Bem... queria algo nesta onda.... Preciso é de ajuda pra flora.... Pra tapete tinha pensado como sabem na UG.. que me dizem dela?? O que acham?? Depois levará uns pezinhos de Hydrocotyle verticillata entre as rochas.. Falta-me é algo para o plano traseiro.... Que me dizem de Hemianthus Micranthemoides?? Vá lá... Dêem uma ajudinha.... Já agora... Deixo a areia assim, ou puxo pela frente do aquario também dando a sensação de ilha?? areia assim, estamos a falar de um nano, ja tu teras pouca margem de manobra e assim facilitas e muito a tua vida parece-me muito bem o projecto. Citar D vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Sim Kaoz.. Ja tirei os pratos e realmente, 25cm de profundidade é muito pouco para puxar a areia pra frente.... Logo, ficará assim... Citar Manuel Castanheira
warlord Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Novidades.... Vejam o que chegou juntamente com a areia de silica branca: Filtro Eheim Liberty 2040 Esponja incluida: Nesta imagem, quem me quiser ajudar e dizer onde por as ceramicas.......... A peça Numero 1 é o tubo de sucção... Cavidade numero 2.... ???? é.... ???? Cavidade numero 3 é onde leva a esponja... Cavidade 4 é por onde a água volta pro aquário... Estou certo, não estou? Está proxima a montagem.... Ceramicas 3 e 2. Se fizer ruidos tenta dar uma abanadelas que isso passa. Se não gostares ( o meu so a pouco tempo e que ficou afinado sem barulhos) colocas o filtro normal. Eu tenho ceramicas no 3,2, e por cima destes uma pequena camada com 1 cm de la filtrante. Quando tive tempo ponho foto. Cumprimentos, Citar
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 Obrigado warlord... Ou seja, cavidade 2 "cheia" de ceramica, e na 3 não tens a esponja que vinha com o filtro? So tens mesmo ceramica?? Aguardo pela foto... Cumprimentos... Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Publicado: Novembro 17, 2009 (editado) Bem.. Já que ninguem dá a sua opinião acho que vou optar pela UG para tapete e pela HM para o fundo do Aqua... Depois, se alguem der alguma opinião, acrescentarrei algo mais futuramente... Para matéria filtrante comprei lã e EHEIM substrat pro... Editado Novembro 17, 2009 por KupraR Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 18, 2009 Autor Publicado: Novembro 18, 2009 I'll be back........... Até breve... Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Novembro 25, 2009 Autor Publicado: Novembro 25, 2009 Boas... Ponto de situação: - Já tenho iluminação, filtro preparado com as matérias filtrantes, termostato, areia de silica branca, substrato fertil (Tropica), akadama... Faltam as rochas pra concluir o hardscape... - Já tenho a flora escolhida, Vai ter 5 plantas diferentes.. Conto fazer algo fresco, com bastante verde à mistura... - Já tenho a fauna escolhida... - Vai levar CO2 casiro, receita com gelatina, com difusor de vidro... - Vou caprichar nas fertilizações... Vão ser diárias e com tudo em separado... Para a semana arraca este projecto!!! Até breve..... Citar Manuel Castanheira
krypticall Publicado: Novembro 27, 2009 Publicado: Novembro 27, 2009 (editado) Boas Uma opinião um pouco talvez tardia, mas porque não optas por eleocharis parvula há frente e eleocharis vivipara para a traseira. Bem mais fáceis de manter e não necessitam de podas constantes o que facilita num aquário desse tamanho e fazem um efeito super natural. Editado Novembro 27, 2009 por krypticall Citar
KupraR Publicado: Novembro 27, 2009 Autor Publicado: Novembro 27, 2009 Boas Krypticall... Acertaste numa das plantas... :D Eleocharis parvula... Descartei a UG porque vi que era bastante complicada a adaptação e a manutenção dela... Optei assim pela parvula para a frente do aqua... Obrigado pela opinião :D :D nunca é tarde para ouvir bons conselhos.... Cumprimentos!!! Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Dezembro 2, 2009 Autor Publicado: Dezembro 2, 2009 Assim começa um nano.... Começou... Podem ver a continuação deste tópico ali... Obrigado Cumprimentos Citar Manuel Castanheira
Recommended Posts